Computação Aplicada (Mestrado Profissional) - Dissertações - FCI Higienópolis
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- DissertaçãoSistema de acompanhamento acadêmico para neuroatípicos no ensino superiorPassos, Fabiano Romeu Henry (2025-03-21)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta dissertação de mestrado teve como objetivo trazer uma proposta sobre a utilização de tecnologia para abordar a inclusão de alunos neuroatípicos no Ensino Superior. A ideia central foi estudar as estratégias adotadas na universidade e por professores do Ensino Superior para acomodar alunos com padrão neurocognitivo diverso, mais especificamente abordando os que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) e oferecer uma proposta de mudança processual, de forma a acolher necessidades que hoje não são atendidas. Como instrumento para mudança, a pesquisa oferece um protótipo de sistema para armazenamento das práticas adotadas pelos docentes e núcleos de apoio psicossociais a fim de favorecer a comunicação entre estes envolvidos, considerados fundamentais durante os anos de vida acadêmica de um aluno neuroatípico. Foi possível medir, a partir deste protótipo, quais funcionalidades a serem desenhadas em um sistema de informação para monitorar o progresso acadêmico destes alunos. Este sistema de informação também apoia na colaboração interdisciplinar e na troca de conhecimento entre docentes, promovendo práticas de ensino mais eficazes e inclusivas. Aqui, incluem-se práticas pedagógicas adotadas, dificuldades enfrentadas, estratégias de sucesso, necessidades específicas dos alunos, feedback sobre intervenções e atualizações sobre o progresso acadêmico. Durante a pesquisa, foi realizada uma avaliação do protótipo com a participação de docentes, núcleos de apoio psicossociais e alunos neuroatípicos. Os resultados dessa avaliação demonstraram que o protótipo de sistema proposto contribui para a melhoria da comunicação e do acompanhamento acadêmico. Além disso, foram observados avanços na personalização das estratégias de ensino, com destaque para o monitoramento contínuo das necessidades individuais dos alunos. O protótipo também mostrou potencial para reduzir a fragmentação das informações e integrar as práticas adotadas ao longo da jornada acadêmica, promovendo um suporte mais efetivo e inclusivo. Esses resultados confirmam a relevância da solução proposta e sua aplicabilidade como uma ferramenta de apoio essencial para atender às necessidades específicas de estudantes neuroatípicos no Ensino Superior. - DissertaçãoDesenvolvimento do sistema RastreiaAgroBr para rastreabilidade de produtos agrícolas brasileirosMiranda, Paulo Alexandre de (2025-02-17)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Ao longo dos últimos anos, com o crescimento da população mundial e com a necessidade do aumento no volume da produção de alimentos, as atividades relacionadas à agricultura e pecuária passaram a sofrer uma forte necessidade de evolução devido ao cenário onde é preciso otimizar a produção sem degradar o planeta. O Brasil possui cada vez mais um papel fundamental na produção de alimentos, pois diversas commodities são originadas no país e com a presença de grandes empresas do setor que exportam anualmente volumes relevantes para todo o mundo. Grande parte deste desafio está na produção sustentável, onde cada vez mais, se busca soluções otimizadas que impactem menos o clima do planeta, que evoluam as condições de trabalho das pessoas relacionadas ao agronegócio e atendam as exigências dos mercados consumidores que passaram a exigir uma total rastreabilidade de origem dos produtos. O objetivo geral desta pesquisa é projetar, desenvolver e testar um sistema WEB que auxiliará no controle da segregação das mercadorias agrícolas brasileiras, visando atender o Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR). Foram realizadas entrevistas estruturadas com o público-alvo para entender as necessidades e requisitos para desenvolvimento do sistema através de técnicas de Design Centrado no Usuário. Foram gerados personas, cenários as is e to be para identificação e especificação dos requisitos. Na sequência, foram desenvolvidos esboços das telas que nortearam a implementação do sistema. Foi desenvolvido um protótipo do sistema e realizado testes de usabilidade com 05 pessoas do público-alvo. Os testes indicaram que o sistema RastreiaAgroBr pode contribuir fortemente para a execução das tarefas relativas a exportação das mercadorias agrícolas foco do Regulamento EUDR. Espera-se que o produto gerado nesta pesquisa traga contribuições para que as empresas do setor do agronegócio continuem realizando seus negócios atendendo as novas legislações e regulamentos. - DissertaçãoRecomendações para acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na plataforma canvasMascarenhas, Rafael de Sá (2025-02-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Nos últimos anos, o processo de ensino e aprendizagem vem se transformando com a in tegração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). No entanto, para garantir que esses ambientes sejam acessíveis a todos, especialmente aos alunos com deficiência visual, é necessário o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela, legendas e navegação por teclado. Este estudo investiga as barreiras de acessibilidade nos materiais didáticos e na plataforma Canvas, a fim de compreender as dificuldades enfrentadas por alunos com deficiência visual. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão da literatura e uma avaliação da acessibilidade da plataforma, utilizando técnicas automatizadas e uma inspeção manual. Os resultados fornecem uma visão das barreiras enfrentadas por esses estudantes ao interagir com conteúdos didáticos, oferecendo subsídios para a elaboração de um guia de recomendações. Além disso, foi realizada uma pesquisa com especialistas para validar as recomendações propostas. Esse guia visa orientar professores, designers instrucionais, tutores e outros profissionais da educação na adaptação de materiais didá ticos no Canvas, visando promover a inclusão social de deficientes visuais no ambiente educacional digital. - DissertaçãoDesenvolvimento de aplicação web para extração de requisitos, tecnologias e competências presentes no mercado de trabalho para auxiliar na construção e atualização de cursos lato sensu voltados para a área de ciência da computaçãoWolski, Gustavo Coxev (2025-02-21)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma Aplicação Web baseada no Processamento de Linguagem Natural (PLN) das descrições de vagas de trabalho, com o objetivo de extrair dados como requisitos, ferramentas, competências técnicas e sociais. A ferramenta destina-se a auxiliar na estruturação e atualização de cursos lato sensu na área de computação, adaptando os currículos às demandas contemporâneas do mercado de trabalho. A necessidade de aprimoramento contínuo dos programas educacionais torna-se crítica em um mercado volátil, onde as tecnologias e requisitos evoluem rapidamente. Trabalhadores e instituições educacionais enfrentam o desafio imperativo de se adaptarem às novas exigências dos empregadores e às áreas de atuação emergentes. A volatilidade do mercado, a incerteza nas tendências, a complexidade das interações e a ambiguidade nas informações exigem que os cursos de formação sejam não apenas adaptativos, mas também proativos em antecipar mudanças futuras. A implementação da ferramenta proposta facilita esse processo, fornecendo análises baseadas em dados reais e atualizados, permitindo uma reação educacional mais rápida e eficaz às mudanças do mercado. A metodologia inclui um mapeamento sistemático, integrando-se a abordagens de outros pesquisadores no campo de construção de cursos no setor de computação e suas visões sobre o ensino nesse mercado. Além disso, a adaptação a este ambiente impulsiona a competitividade das instituições educacionais e melhora a empregabilidade dos estudantes, alinhando suas habilidades com as necessidades do mercado. A abordagem de PLN utilizada para processar e analisar textos relacionados a descrições de emprego, somada `a eliminação de palavras que não se caracterizam como tendências tecnológicas ou competências, permite uma revisão curricular mais ágil e alinhada com as transformações industriais. Este estudo não apenas contribui para a adequação dos programas educacionais, mas também serve como um mecanismo de resposta rápida às mudanças no ambiente tecnológico e profissional. - DissertaçãoModelo de síntese de fala para línguas com recursos limitados : uma investigação da quantidade de dados para garantir inteligibilidadeSilva, Larissa Santoni (2025-02-24)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Nesta dissertação de mestrado foi conduzida uma investigação com o objetivo de desenvolver um modelo de síntese de fala para línguas com recursos limitados, com o intuito de abordar a exclusão tecnológica e a falta de documentação enfrentadas por essas comunidades linguísticas. Foi proposto um modelo acessível e escalável, projetado para operar em ambientes de baixa infraestrutura e adaptável por comunida des indígenas, com vistas à preservação e revitalização de suas línguas. A pesquisa fundamentou-se na utilização de ferramentas de código aberto, como a plataforma Coqui TTS, e no ambiente computacional Google Colab Pro, que possibilitaram a execu ção dos experimentos mesmo em condições restritas. Os dados de treinamento foram escalonados em diferentes volumes, variando de 30 minutos a 6 horas de gravações, com o objetivo de avaliar a influência da quantidade de dados sobre a inteligibilidade do modelo. A metodologia foi aprimorada pela conversão de texto em fonemas, realizada com a utilização da biblioteca espeak, o que permitiu superar limitações observadas na abordagem inicial baseada no uso de caracteres. Foi validado que o uso de fone mas proporcionou uma representação mais eficaz das características fonéticas das línguas-alvo, resultando em melhorias significativas na qualidade da síntese de fala. Adicionalmente, foram realizadas validações do modelo em contextos computacionais limitados, confirmando sua viabilidade prática e sua escalabilidade para outras línguas de poucos recursos. Os resultados obtidos evidenciaram que a abordagem proposta é eficaz na democratização da tecnologia de síntese de fala, ao oferecer uma solução replicável e acessível para comunidades linguísticas marginalizadas. Foi destacada a relevância social e tecnológica que o projeto busca, ao integrar inovação, simplicidade e eficácia no enfrentamento da exclusão linguística, estabelecendo um marco para futuras pesquisas e aplicações no campo da preservação cultural. Assim, o projeto fornece uma base metodológica, por meio de um notebook para expandir iniciativas similares para outras línguas ameaçadas de extinção, reforçando seu impacto na diversidade linguística e cultural.
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