Administração – TCC – Campinas
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- TCCImplantação e implementação de ferramenta tecnológica de monitoramento para gestão de entregas e melhorias na etapa last mile : um estudo de caso no setor de transportes de uma distribuidora de peças automotivasSantana, Thamara Cristina de (2022)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Em virtude do rápido avanço tecnológico e da transformação digital o perfil de consumo mudou e impactou diretamente o setor logístico, especialmente o last mile ou última milha, no que corresponde a etapa final do processo de entrega. Com o mercado mais competitivo, faz-se necessário investir em tecnologia para que seja possível manter posicionamento no mercado, obter vantagem competitiva e atender as exigências dos clientes que buscam cada vez mais por agilidade, visibilidade e qualidade nas entregas. Neste contexto, este trabalho descreve a implantação e implementação de uma ferramenta tecnológica de monitoramento aplicada no processo last mile em uma distribuidora de peças automotivas com o objetivo de analisar se após a implementação deste sistema o setor de transportes da empresa seria capaz de realizar a gestão de entregas, atuar de forma proativa e corretiva. Foi realizado um estudo de caso fundamentado no método indutivo, tendo como objeto de estudo o Transportador , que representava a maior parcela de reclamações de atraso na entrega. Posto isso, a partir da análise de dados com base na abordagem quali-quantitativo foram identificados alguns tipos de ocorrências que geravam impacto na distribuição das entregas, uma vez que 41,69% das ocorrências eram referentes a mercadoria enviada diferente do pedido de compra e 34,94% ao cliente fechado. Além disso foi apurado o tempo de permanência do entregador no cliente que afetava na efetividade das próximas entregas. Por fim verificou-se que após a implementação da ferramenta o índice de reclamações de atraso na entrega referente ao transportadora reduziu em 79,08%, em consequência do de acesso instantâneo as informações de rastreio das entregas na plataforma digital de monitoramento. Conclui-se que a tecnologia é de suma importância para visibilidade e resolução de problemas no last mile. Portanto, com o resultado do levantamento das ocorrências para evolução da pesquisa é necessário aprofundar os estudos em relação aos prejuízos gerados como a venda perdida, o aumento do custo de frete e a insatisfação do consumidor. - TCCCercas ou pontes? A percepção do consumidor com deficiência física e visual sobre as embalagens de produtos de cuidados pessoaisIncerpe, Gabriela Neves; Costa, Marlon Barros da; Gozzi, Nicole Casalecchi (2023)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Este trabalho teve como objetivo compreender o impacto das embalagens não inclusivas ou acessíveis de produtos do segmento de cuidados pessoais na percepção dos consumidores com deficiência física e/ou visual. Para atingir esse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que estruturou o referencial teórico do trabalho, além de duas pesquisas de campo utilizando-se o método misto (quantitativo-qualitativo). A primeira pesquisa de campo contou com abordagem quantitativa e foi feita por meio de um questionário online, que obteve 155 respostas de consumidores, e buscou levantar dados sobre o comportamento desses indivíduos no mercado de produtos de higiene e cuidados pessoais. Já a segunda pesquisa contou com abordagem qualitativa e foi feita por meio de entrevistas em profundidade com cinco pessoas com deficiência física de membros superiores e/ou visual que participaram da primeira pesquisa, com os quais se investigou quais são suas percepções e sentimentos perante embalagens não inclusivas de produtos do segmento supracitado. Os resultados obtidos mostraram que a falta de embalagens inclusivas impacta negativamente a experiência dos indivíduos com deficiência física e/ou visual, uma vez que elas limitam sua participação plena como consumidores e também como cidadãos. - Trabalho de Conclusão de CursoO papel das redes sociais na propagação de escândalos empresariais : estudo de caso das vinícolas brasileiras Salton, Aurora e GaribaldiSantos, Felipe Rios dos; Silva, Gabriela Costa Miranda Marques da; Cassaro, Tais Galvão (2024)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
As mídias sociais tornaram-se uma ferramenta cada vez mais influente na disseminação de informações e formação de opiniões na sociedade. Nessa circunstância, esse trabalho tem como objetivo analisar qual é o papel das redes sociais e seus usuários diante de escândalos empresariais relacionados com funcionários e situações degradantes que os mesmos são expostos. Ao mesmo tempo que as mídias sociais ganham força, as práticas de ESG também vêm sendo discutidas pela sociedade e aplicadas pelas organizações. O presente estudo ressalta a importância do uso correto das mídias sociais e que as empresas entendam que os consumidores irão cobrar cada dia mais por práticas aderentes ao termo ESG. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa com nove pessoas, com amostragem não probabilística por conveniência e julgamento com perguntas de roteiro abertas, semi-estruturadas que contribuíram para o entendimento do comportamento do consumidor em casos de escândalos empresariais relacionados com ESG. Os resultados mostram que, em casos como o que pautou o trabalho, as redes sociais têm um papel fundamental na propagação e amplificação do ocorrido, visto a forma rápida que as informações chegam e o alcance que as mídias sociais propagam. Conclui-se, portanto, que as redes sociais desempenham um papel determinante na propagação de escândalos empresariais e, por consequência, na imagem e reputação das empresas envolvidas. - TCCInserção dos produtores de café da região da Alta Mogiana na cadeia global de cafés especiaisSouza, Pedro Antonio Ribeiro (2024)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Os cafés especiais têm conquistado espaço no mercado global, impulsionados pela busca dos consumidores por experiências sensoriais e pela valorização da qualidade e origem do produto. Dentro desse contexto, os produtores de café da região da Alta Mogiana têm buscado inserir-se nesse nicho de mercado. Este estudo analisa o impacto da inserção dos produtores de café da Alta Mogiana na cadeia global de cafés especiais, focando na rentabilidade de suas operações. O objetivo é compreender como essa inserção afeta a rentabilidade dos produtores e identificar estratégias para aumentar sua competitividade. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em entrevistas com produtores e profissionais do setor, utilizando abordagem indutiva. Os resultados destacam a conscientização dos produtores sobre a importância do mercado global de cafés especiais e suas demandas específicas, bem como os desafios logísticos e a necessidade de apoio institucional na exportação. Conclui-se que a gestão eficiente das fazendas, aliada a estratégias como participação em concursos de qualidade e investimento em práticas sustentáveis, é fundamental para garantir a competitividade e rentabilidade no mercado global de cafés especiais. - TCCTransformação digital nas universidades : uma análise de seus impactos sobre as Instituições de Ensino Superior privadas (IES)Oliveira, Gabriel França de; Borges, Izabelle Richeto Vieira (2024)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar os impactos da transformação digital nas universidades brasileiras, com foco nas Instituições de Ensino Superior Privadas (IES). A transformação digital, impulsionada pelo avanço tecnológico e a crescente demanda por inovação, está promovendo mudanças em diversos setores, tendo também a participação do sistema educacional, mudanças estas decorrentes de fatores como o COVID-19, e os novos modos de ensino que foram necessários nesta adaptação. Neste contexto, as universidades também estão passando por uma série de mudanças, seja na forma como os conteúdos são transmitidos, no relacionamento com os alunos, na gestão interna ou na oferta de serviços. Dentre os impactos da transformação digital nas IES, pode-se destacar a ampliação e diversificação das formas de ensino. No entanto, a transformação digital também traz desafios para as universidades privadas, como a necessidade de investimentos em infraestrutura e capacitação de funcionários, mudanças na cultura organizacional e na forma de gestão e o impacto na relação com os alunos.