Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCCO método Montessori e a educação intercultural: aproximações possíveis a partir de um estudo de caso em uma escola primária na ItáliaDell'Olio , Francesca (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Em um mundo globalizado, que aproxima e justapõe inúmeras línguas e culturas em uma convivência muitas vezes forçada por necessidades sociais, econômicas e pessoais, a educação tem o importante papel de formar os educandos para que possam realizar o próprio projeto de vida e que saibam se posicionar criticamente, compreendendo a cidadania como participação social e política, colocandose de forma responsável nas diferentes situações sociais . Nesse cenário, surge a necessidade de analisar novos aspectos de métodos pedagógicos já firmados para podermos nos engajar com os desdobramentos extremamente atuais que apresentam. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões a respeito dos aspectos interculturais presentes na proposta educacional que embasa o método Montessori, especialmente no que diz a respeito da autonomia, complexidade e responsabilidade. Entendendo que linguagem, identidade e realidade são co-criadas, sendo compartilhadas pelas formas de como pensamos e entendemos o mundo, este trabalho focalizou-se nos aspetos linguísticos e suas didáticas. Quanto ao método, realizou-se um estudo de caso em uma escola primária italiana montessoriana, no qual foram observadas 9 crianças do primeiro e segundo ano, de origem não-italiana, entre 6 e 8 anos, bem como suas interações ao longo das aulas regulares e de italiano L2. Objetivou-se observar as relações entre educação, linguagem e interculturalidade no método Montessori que contribuem para a formação pessoal do aluno como cidadão crítico, além de criar bases para uma sociedade democrática. Os fundamentos epistemológicos do método Montessori e suas práticas em sala de aula desafiam as metodologias educacionais tradicionais, abrindo espaços para pensarmos novos mundos. - TCCO Método Montessori e educação intercultural: aproximações possíveis a partir de um estudo de caso em uma escola primária na ItáliaDell'Olio, Francesca (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Em um mundo globalizado, que aproxima e justapõe inúmeras línguas e culturas em uma convivência muitas vezes forçada por necessidades sociais, econômicas e pessoais, a educação tem o importante papel de formar os educandos para que possam realizar o próprio projeto de vida e que saibam se posicionar criticamente, compreendendo a cidadania como participação social e política, colocandose de forma responsável nas diferentes situações sociais . Nesse cenário, surge a necessidade de analisar novos aspectos de métodos pedagógicos já firmados para podermos nos engajar com os desdobramentos extremamente atuais que apresentam. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões a respeito dos aspectos interculturais presentes na proposta educacional que embasa o método Montessori, especialmente no que diz a respeito da autonomia, complexidade e responsabilidade. Entendendo que linguagem, identidade e realidade são co-criadas, sendo compartilhadas pelas formas de como pensamos e entendemos o mundo, este trabalho focalizou-se nos aspetos linguísticos e suas didáticas. Quanto ao método, realizou-se um estudo de caso em uma escola primária italiana montessoriana, no qual foram observadas 9 crianças do primeiro e segundo ano, de origem não-italiana, entre 6 e 8 anos, bem como suas interações ao longo das aulas regulares e de italiano L2. Objetivou-se observar as relações entre educação, linguagem e interculturalidade no método Montessori que contribuem para a formação pessoal do aluno como cidadão crítico, além de criar bases para uma sociedade democrática. Os fundamentos epistemológicos do método Montessori e suas práticas em sala de aula desafiam as metodologias educacionais tradicionais, abrindo espaços para pensarmos novos mundos.