Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCCDesafios e transformações do processo avaliativo na educação infantil em tempos de pandemia da covid-19 na cidade de São PauloOré, Maria Clara Laso (2021-05-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa compreender como os professores da Educação Infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, adaptaram-se para garantir um modelo de ensino remoto que incluiu um plano de avaliação no contexto da pandemia da COVID-19. A fundamentação teórica sobre a avaliação da aprendizagem no cenário escolar é embasada pelos autores Spinardi e Both (2018); os quais descrevem a avaliação como parte intrínseca do ensino e também da aprendizagem; e pelos autores Dos Santos e Guimarães (2017) que apresentam a avaliação como instrumento que colabora para a construção do conhecimento. Para discutir sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, apoiamo-nos em Santos e Varela (2007), Alves (2013), Perrenoud (1999), Rampazzo (2011), entre outros autores. Ao discutir sobre a avaliação na Educação Infantil (EI), área que consiste na educação das crianças com idades entre 0 a 5 anos, baseamo nos em documentos oficiais legais, como a RCNEI1, a LDB2 e as DCNEI3, que instruem que a avaliação deve ser realizada com um caráter formativo que busque o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para discutir as relações entre o evento da pandemia pelo coronavírus-19, que, no ano de 2020, obrigou a creches, pré-escolas e escolas a suspenderem atividades presenciais ao redor do mundo e, como as instituições vêm reinventando seu modo de ensinar e avaliar, traçamos um panorama a partir dos documentos oficiais como o Diário Oficial da União, os Conselhos Nacional, Municipal e Estadual de Educação, e o Ministério da Educação. Além disso, apoiamo-nos em pesquisas recentes apresentadas por autores como Trindade et al (2020) e Dos Santos (2020), que pesquisaram e discutiram sobre as possibilidades e limitações do processo avaliativo diante da quarentena. Neste trabalho, optou-se por um estudo qualitativo e descritivo, o qual tem por objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, no ano de 2020 e 2021, durante a quarentena ocasionada pela pandemia de covid-19, e suas experiências educacionais relacionadas à avaliação da educação. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores que atuam na EI e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista realizada por meio de uma plataforma digital. Os resultados evidenciaram que, entre todas as dificuldades apresentadas pelos docentes, o trabalho com os pais foi o mais desafiador, pois esses não compreendiam a importância do processo, dificultando a avaliação do ensino e a aprendizagem. Ademais, apesar dos entraves que surgiram, esse cenário permitiu criar novas possibilidades de avaliação que ainda não haviam sido amplamente utilizadas para esta faixa etária, incluindo a tecnologia como aliada