Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "aprendizagem significativa"
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- TCCAnsiedade matemática – percepções de professores de matemática de uma escola particularOliveira , Ana Clara Freitas (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho procura investigar as relações entre a ansiedade matemática e a afetividade por meio de uma pesquisa com professoras de matemática de uma escola particular. A pesquisa se detém a uma escola particular da zona sul de São Paulo que tem notoriedade na região devido a promoção de um ensino de matemática efetivo a partir de um método próprio e de um material didático produzido na escola. É uma analisa qualitativa em que por meio de conversas e da aplicação de um questionário buscou-se compreender a relação entre cognição e afetividade e as influências da escola e dos pais. Para mobilizar estes fatores, utilizamos a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon associada a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. O questionário foi aplicado entre os 4 professores de matemática com o objetivo de compreender se as análises percebidas durante as aulas eram corroboradas pelos docentes, além da análise do material didático. Pode-se observar a forma como o ensino de matemática se desenvolve e o material didático afetam a ansiedade matemática dos estudantes em diferentes graus. - TCCO papel docente e da criança na organização dos espaços da educação infantil: desafios e perspectivas para uma aprendizagem significativaJesus , Vanessa Santos de (2022-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa considerou analisar de que forma os professores têm valorizado, organizado e executado a organização dos espaços na Educação Infantil e se tais ações se constituem em desafios ou perspectivas para a Aprendizagem Significativa das crianças. O estudo teve como base principal a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) e Masini & Moreira (2011), a organização dos espaços na Educação Infantil com Horn (2004) e Forneiro (2006), como base complementar, sobre a história da criança, Àries (2006) e Mary Del Priore (2015) dentre outros. O problema de pesquisa discorreu sobre como planejar e executar a organização dos espaços na Educação Infantil para que sirva de recurso para uma Aprendizagem Significativa? Como possibilitar a participação ativa das crianças nesses momentos de organização dos espaços? Teve como objetivos, geral: investigar como ocorre o planejamento e a execução da organização dos espaços na Educação Infantil para a ocorrência de Aprendizagem Significativa das crianças; os específicos: consultar bibliograficamente os principais conceitos dos autores em relação à temática; entender qual é o papel docente e da criança na organização dos espaços para que ocorra Aprendizagem Significativa; analisar como são planejados e organizados os espaços potencialmente significativos na Educação Infantil; observar como se dá a participação das crianças durante a organização destes espaços. Os procedimentos metodológicos usados se deram pela pesquisa de campo de característica exploratória de cunho qualitativo, e o instrumento de coleta de dados foi a observação que ocorreu durante o estágio supervisionado da disciplina Metodologia da Educação Infantil e estágio remunerado na mesma instituição e turma. E foi possível perceber que a escola e professores observados seguiam com os critérios para uma adequada organização dos espaços proporcionando Aprendizagem Significativa por meio da participação ativa das crianças. As contribuições deste trabalho, servem para estudantes do curso de Pedagogia, futuros professores e até mesmo professores que já atuam na área da educação da primeira infância que tiveram uma precária formação docente, ou que desejam compreender mais sobre essa temática tão necessária e importante a ser colocada em prática diante da especificidade docente do profissional da Educação Infantil.