Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "ADHD"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCDesenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas em crianças com TDAHOliveira , Mariana Almeida de (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As habilidades socioemocionais tem ganhado espaço dentro do contexto escolar desde sua inserção na Base Nascional Comum Curricular que propõe a sua contemplação em todas as escolas desde 2020. Além de ser fundamental o desenvolvimento desta habilidade em todas as pessoas, aquelas com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) necessitam ainda mais do desenvolvimento desta habilidade pois podem apresentar deficit também nesta habilidade. Adotados a definição de TDAH como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade e prejuizos sociais e as Habilidades socioemocionais são capacidades que o indivíduo desenvolve para ter comportamentoss adequados dentro do grupo social que está inserido. Em função disto este trabalho teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho das Habilidades Socioemocionais para crianças com TDAH. O método utilizado foi e revisão bibliográfica utilizando sites e artigos que tratam da temática das habilidades socioemocionais e do TDAH. Concluiu-se que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é fundamental na base curricular das escolas com o objetivo de contibuir para uma melhor saúde emocional e realização pessoal e profissional, desenvolvendo cidadão mais resilientes e altruístas. As habilidades socioemocionais estão ligadas ao desempeho escolar e ao bem-estar emocional, sendo essencial para lidar com desafios da vida. Programas de intervenção escolar que desenvolvem habilidades socioemocionais são essenciais para crianças com TDAH, ajudando-as a alcançar sucesso acadêmico e social. É crucial criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, implementando adaptações e estratégias para promover seu melhor