Construções Civis, Excelência Construtiva e Anomalias - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Construções Civis, Excelência Construtiva e Anomalias - Monografia - EE Higienópolis por Assunto "Edificação"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaEnvelhecimento das obras civis : identificação das patologias e estudo de recuperação e reforço das estruturas de concreto – análise de algumas pontes e viadutos de São Paulo-SPNascimento, Verônica Dantas do (2013-09-13)O Brasil possui um vasto patrimônio edificado, contudo as obras civis estão envelhecendo e passam a se evidenciar seus sinais de desgaste, deterioração e/ou inadequação à crescente demanda de utilização das mesmas. Quando o desempenho de uma estrutura é insatisfatório, colocando em risco sua segurança e de seus usuários, sejam quais forem as causas e origens do problema, serão necessárias intervenções que visem restabelecer-lhe o desempenho perdido, ao que dá-se o nome de recuperação, ou que visem aumentar-lhe o desempenho, ao que se denomina reforço e em casos muito extremos de comprometimento pode-se optar pela demolição. Seja qual for a medida adotada, deve-se ter em mente que as intervenções necessárias devem respeitar os pontos de vista técnico, econômico e sócio-ambientais e que antes da tomada de qualquer decisão faz-se necessário uma investigação criteriosa para acertadamente julgar o grau de comprometimento a que está submetida a estrutura. O destaque para as Obras de Arte Especiais (OAE) que se pretende dar neste trabalho é devido ao fato de que as pontes e viadutos são consideradas estratégicas para o homem desde sua concepção, pois permitiram a expansão urbana e a melhora da mobilidade das cidades; são consideradas de suma importância operacionalmente, mas nem sempre recebem a atenção e cuidados merecidos e neste ponto se ressalta a importância dos programas de manutenção preventiva. Dada a significativa importância que essas construções têm para a vida das cidades e aos muitos casos de readequação que tem sido necessários para a sobrevivência destas estruturas, decidiu-se expor neste trabalho alguns casos para serem estudados e discutidos conforme análise documental e de projetos de soluções para problemas reais ocorridos em pontes e viadutos da cidade de São Paulo, tais como: Ponte dos Remédios; Viaduto Comendador Elias Nagib Breim (Viaduto da Lapa); Viaduto Engenheiro Alberto Badra (Viaduto Aricanduva); Viaduto Diário Popular; Viaduto Engenheiro Orlando Murgel e Ponte do Tatuapé. Em cada uma dessas obras, foram analisadas e discutidas suas particularidades com o intuito de enriquecer o conhecimento técnico. Todos os pontos levantados tem como objetivo o prolongamento da vida útil das estruturas.
- MonografiaFissuras, trincas, causas, prevenções e terapia em edificaçõesFonseca, Eliana Amorim C. (2009)Fissuras, trincas e rachaduras são anomalias encontradas nas edificações. Podem ser uma indicação de perigo que compromete a construção. Os prédios e as casas são construídos para proporcionar, ao ser humano, proteção, conforto e bem estar. Para isso quando a edificação esta comprometida por alguma anomalia é importante que seja feita um acompanhamento detalhado por um especialista para indicar a gravidade do problema. As fissuras e trincas surgem em função de diversas causas e tipos, que podem ser classificadas de acordo com suas características. Este trabalho tem como objetivo analisar as causas, as prevenções e terapias que provocam as trincas e fissuras nas edificações. Para analise deste tema, o levantamento de dados permite classificar os tipos de danos, diagnosticar as possíveis causas e estabelecer diretrizes para prevenção destas anomalias nas edificações. Ressaltando a importância da conservação das edificações, para isso as fissuras e trincas devem ser corrigidas e existem métodos e procedimentos apropriados.
- MonografiaPatologias ocasionadas pela umidade nas edificaçõesSuplicy, George Felix da Silva (2013-09-13)O presente trabalho informa a natureza dos problemas ocasionados por umidade nas edificações, as principais patologias decorrentes e mecanismos de proteção visando evitá-las. Isso é feito através de um levantamento dentro da literatura que norteia o tema. Em um segundo momento, o trabalho apresenta uma um estudo de caso. A conclusão do trabalho se fundamenta na importância de se buscar uma maior durabilidade das edificações, evitando que patologias de umidade venham a danificar o patrimônio e comprometer a saúde das pessoas.
- MonografiaProcedimentos para antecipação dos problemas comuns, com soluções e dicas para a manutenção e recuperação de edifíciosGranato, Ana Paula Medeiros Branco (2013)O presente trabalho informa sobre as diversas patologias sofridas em edificações em uso as quais na maior parte das vezes são acometidas ainda em fase de construção e poderiam ser evitadas se tomado o devido cuidado. São explanadas as causas de maior procedência de patologias e as atitudes corretas para execução a fim de demonstrar os procedimentos com antecipação dos problemas para evitar a ocorrências futuras. Num segundo momento apresenta a importância de métodos de manutenção e vistoria a fim de garantir que seja cumprida a vida útil da edificação e até mesmo prolongada. Apresenta também uma analogia dos problemas patológicos em empreendimentos concluídos e entregues ao consumidor final e quais são seus direitos perante a justiça brasileira, indicando quais são os prazos para reivindicar a solução dos problemas e quais procedimentos devem ser tomados, faz uma comparação entre o Código Civil e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).
- MonografiaO uso do vidro na arquiteturaRaeffray, Leira Hosoido de (2009)O vidro é um material que está cada vez mais presente nas construções, tanto em novas edificações como em reformas e modernizações. A evolução dos sistemas estruturais como o concreto de alto desempenho e estruturas metálicas, além do avanço tecnológico dos diversos tipos de vidro e caixilhos, possibilitaram as aberturas cada vez maiores e com utilização de panos de vidro ainda maiores. Porém o uso indiscriminado e excessivo do vidro numa edificação pode causar o desconforto térmico e acústico, altos gastos na execução e manutenção, e também gastos excessivos com sistemas de climatização e proteção termo-acústica dos ambientes. Neste trabalho serão apresentados os resultados de pesquisas relacionadas ao conforto e desempenho termo-acústico, características de eficiência luminosa e ótica, e consumo de energia com iluminação e climatização, e também o levantamento de dados relacionados ao uso atual do material, além de novas tecnologias disponíveis atualmente no mercado nacional e internacional. Os resultados permitirão formular diretrizes para a excelência na especificação e aplicação do produto, além de noções sobre dimensionamento ideal de áreas envidraçadas.