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- TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e FlexibilidadeCognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAHe o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle. - TeseIntervenção baseada na ciência cognitiva da leitura em crianças com sinais de transtorno específico da aprendizagemMatos, Lilian Meibach Brandoles de (2023-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A fundamentação das políticas públicas nas evidências mais atuais das ciências cognitivas, em especial da ciência cognitiva da leitura, foi apontada como fundamental para a melhora nos índices de alfabetização de países que as adotaram. A ciência cognitiva da leitura fornece evidências sobre como o ser humano aprende a ler, a escrever, e também orienta como é possível melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. É fundamental reconhecer que ler e escrever são habilidades essenciais no processo de escolarização. Estudos apontam três habilidades que são necessárias para a leitura competente: o reconhecimento de palavras, a compreensão linguística e a fluência. O Transtorno Específico da Aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com origem biológica, que é a base das anormalidades no nível cognitivo, as quais são associadas com as manifestações comportamentais, e quando estão ligadas à leitura e à escrita frequentemente relacionam-se a dificuldades no princípio alfabético. A literatura aponta a importância da identificação precoce de alunos que apresentam dificuldades na leitura e na escrita, bem como do desenvolvimento de intervenções preventivas, com os objetivos de sanar as dificuldades, sendo que, quanto antes executada uma intervenção, melhor o resultado. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar os impactos de um programa de intervenção pautado na ciência cognitiva da leitura aplicado em crianças com sinais de transtorno específico da aprendizagem (TEAp) de 2 o e 4o ano do Ensino Fundamental. Compuseram a amostra 14 professores de 2º ano, 10 professores de 4º ano, 21 alunos com sinais de TEAp que formaram o grupo com queixa e 260 alunos que formaram o grupo dos alunos sem queixa (grupo controle). Tal seleção foi feita a partir de um checklist para queixas de TEAp baseado no DSM-5, respondido pelos professores. Para exclusão de outros transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo deficiência intelectual, foi feita avaliação médica e aplicada a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) em todos os participantes. Após a seleção da amostra, todos os alunos foram avaliados no Ditado do Teste de Desempenho Escolar II (TDE II). Em seguida, os professores realizaram a apostila de intervenção, com 45 atividades, com os alunos com sinais de TEAp. Ao final da intervenção, todos os alunos foram novamente avaliados no Ditado do TED-II e, adicionalmente, a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO) e o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) foram aplicados somente no grupo com queixa de TEAp, para verificar a associação entre leitura, consciência fonológica e escrita. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos e momentos. Para o grupo com queixa, foram encontradas diferenças significativas em momento, que sugerem avanços no desempenho acadêmico. Um dado importante a ser pontuado foi o grupo sem queixa de 4º ano apresentou queda no desempenho no Ditado do TDE-II, diminuindo o número de palavras corretas e aumentando o número de palavras erradas e o total de erros ao longo do tempo. Esses dados validam a relevância do ensino explícito do princípio alfabético para todos os alunos, principalmente para os alunos com sinais de TEAp, trazendo efeitos significativos da aplicação da intervenção e impactando a escolarização desses estudantes. O estudo aponta, também, para a relevância em formar e capacitar os professores para práticas baseadas em ciência cognitiva da leitura na alfabetização.