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- TeseAdaptação e implementação de um programa de intervenção de estimulação de funções executivas frias e quentesNunes, Liana Garcia (2024-08-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Funções executivas frias (EF) são um conjunto de funções cognitivas relacionadas à capacidade do indivíduo de manipular informações na memória de curto prazo, inibir respostas irrelevantes, bem como definir metas e organizar etapas para alcançá-las. As EF quentes estão relacionadas à capacidade de tomar decisões em situações emocionais e avaliar suas consequências. A adolescência é uma fase de desenvolvimento em que o indivíduo está constantemente em situações de risco e tem seus comportamentos facilmente direcionados pela influência dos pares, demonstrando dificuldade em recrutar as EF, especialmente em contextos emocionais. Este estudo teve como objetivo compreender melhor o desenvolvimento das EF frias e quentes em adolescentes e analisar os efeitos de intervenções. Dois artigos são apresentados. O primeiro incluiu um estudo de revisão sistemática que buscou verificar o que foi estudado nos últimos 5 anos em termos de estimulação de EF quentes e frias em adolescentes típicos. O segundo artigo contribui para verificar a eficácia de uma intervenção para adolescentes com queixas de EF no ambiente social. Para isso, foi desenvolvido um programa de intervenção baseado nas técnicas de Treinamento de Gestão de Metas (GMT) e Programa de Prontidão para Tratamento e Indução (TRIP), com foco no treinamento de EF quentes e frias em adolescentes. Os resultados revelaram ganhos a partir da intervenção no Teste de Sequenciamento de Letras e Números (SNL) e no Teste dos Cinco Dígitos (FDT), que avaliam a memória de trabalho e o controle inibitório, respectivamente. Quanto às queixas autorrelatadas e descrições parentais, foram utilizados os dados baseados nas escalas do Inventário de Avaliação Comportamental das Funções Executivas (BRIEF) e do Inventário de Funções Executivas, Regulação e Avversão à Procrastinação (IFERA). Na atividade ecológica, o estudo mostrou benefícios da intervenção no tempo para realizar a atividade, na busca pela receita e no número de comentários feitos no teste. Portanto, esta tese, além de identificar a lacuna na literatura de intervenção sobre funções executivas quentes, principalmente referentes a adolescentes, também buscou desenvolver um treinamento que pudesse trabalhar essas funções que são tão exigidas na adolescência. - TeseFatores educacionais e psicossociais associados a indicadores de deficiências de crianças/adolescentes de quatro municípios brasileirosZaqueu, Livia da Conceição Costa (2015-09-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
This thesis aimed to: (1) To estimate the risk indicators of rate of disability and according to four types (intellectual, visual, motor and auditory) in a sample of school children 6 to 16 years in four cities from four regions of Brazil; (2) Know educational and psychosocial factors of the same sample of children and adolescents associated with the four types of disability risk indicators. The method consists of cross-sectional study. The following instruments were used: Ten Questions Questionnaire consisting of 10 questions to detect disability indicators; sociodemographic questionnaire; Academic Performance Test; Kiddie-Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia-Present and Lifetime (K-SADS) for psychiatric diagnosis. Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III) to assess the intellectual capacity of children. The prevalence of disability indicators was 41.4% (N=694). The highest percentage was of intellectual disabilities (24.8%), followed by visual (15.1%). Logistic regression revealed statistically significant associations between: (1) visual disability and depression (p=0.006) and academic performance (p=0.030); (2) hearing disability and physical punishment (p = 0.003); (3) intellectual disability and anxiety (p = 0.002), depression (p = 0.007), attention deficit disorder and hyperactivity (p<0.001), repetition (p<0.001) and academic performance (p<0.001); (4) motor and academic performance (p=0.032). We concluded that different psychosocial and educational factors were associated with different indicators of disabilities, thus requiring specific interventions and specialized educational care for the specific needs presented by children/adolescents, both in educational and mental health spheres.