Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis por Assunto "Recurso digital"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaEducação e tecnologia: mudanças e possíveis caminhos para um novo currículo dos cursos de graduação em pedagogiaRibeiro, Eduardo Araújo (2013-04-29)Para acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, é preciso deixar para trás alguns paradigmas e dar início a um movimento de inovação, trocando o atual modelo de educação por um que consiga trazer mais resultados frente às gerações que nascem imersas neste mundo novo e informatizado. O processo é árduo: prevê a mudança de velhos hábitos, implica em derrubar mitos sobre o uso de tecnologias e em repensar a forma como estes recursos impactam a construção do conhecimento. A formação do futuro deve prever mudanças nos currículos da graduação em pedagogia, para que a sociedade consiga ser atendida em sua crescente demanda por profissionais da educação mais dinâmicos e capazes de atuar com criticidade e criatividade frente às novas gerações deste mundo digital. A evolução dos recursos informatizados, bem como a sua assimilação no cotidiano das escolas como elemento que pode ajudar na construção do conhecimento, são fatores que podem causar desconforto e repulsa nos professores pouco familiarizados com estas novidades em seu dia a dia. Neste sentido, este trabalho tenta expor informações relevantes sobre tecnologias voltadas à educação e ao, mesmo tempo, tenta apontar possíveis caminhos, ferramentas e teorias que possam ajudar o professor em formação a usar as tecnologias da informação e da comunicação a seu favor, através da exploração, da análise e da aplicação no seu cotidiano.
- MonografiaO olhar pictórico na construção significativa do elemento avaliação das webquests: uma contribuição para avaliar as competências e habilidades de matemática no 5º ano do ensino fundamentalValletta, Débora Waga (2013-04-29)Este trabalho de conclusão de curso traz uma contribuição sobre algumas possibilidades de aprendizagem utilizando o uso dos recursos educacionais disponíveis na internet/web, em especial ao elemento avaliação das WebQuests. Por meio desta pesquisa, buscamos relacionar os conteúdos curriculares do 5º ano do ensino fundamental, os recursos digitais, como softwares online, e as habilidades exigidas na avaliação em larga escala da Prova Brasil. Associamos essas questões às linguagens multimodais, visto que os nativos digitais durante essas conexões com o mundo sempre são mediados por algum tipo de tecnologia, seja o texto, som, imagem ou movimento. Além disso, este estudo buscou incentivar a reflexão do professor acerca do uso do computador e a potencialidade que os recursos educacionais disponíveis na web podem desencadear no processo de ensino e aprendizagem, visto que caminhamos para uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, tornando-se indispensável o repensar das funções atribuídas às avaliações educacionais e as novas tecnologias.