Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis por Assunto "Pesquisa escolar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaO uso das redes sociais no ambiente escolar e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagemRochael, Débora Sanchez (2013-05-06)Este trabalho aborda o surgimento das redes sociais, seu uso na atualidade por diferentes segmentos da sociedade, assim como na educação. Busca esclarecer ao leitor que a sociedade vive em rede desde a pré-história, passou por especializações que transformaram a comunicação rudimentar entre os homens em interações mais sofisticadas com apoio das novas tecnologias de comunicação e informação. Também apresenta a utilidade das redes sociais como recurso para a divulgação de notícias, organização de manifestações sociais, pesquisa e divulgação de informações pessoais, estabelecimento de relações por afinidades, gostos, interesses pessoais, profissionais e educacionais consolidando as redes sociais tecnológicas como uma das principais ferramentas da era da informação. Por ultimo, mostra a relação que as redes sociais podem estabelecer com a educação, sejam elas, redes sociais públicas ou educacionais. Essa abordagem serviu como embasamento para apresentar neste trabalho o planejamento de uma rede social exclusiva à educação, assim como o exemplo de sua utilização em uma aula de história.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2013-04-29)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2012)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.