Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis por Assunto "Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCProjetos de pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): percepção de universitários de uma instituição privada na região central de São PauloSouza, Thayna Miro (2023-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) desempenha um papel significativo no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, além de promover uma abordagem docente inovadora e com foco na colaboração entre aluno e professor. Levando em consideração as habilidades necessárias para o profissional biólogo, bem como a exigência de elaborar um projeto para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é relevante compreender e analisar o processo de desenvolvimento dos universitários em uma disciplina de projetos (TCC). Com esse objetivo em mente, foi elaborado e aplicado um formulário aos estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade localizada em São Paulo, visando compreender o perfil dos projetos elaborados, as dificuldades enfrentadas durante o processo de produção e as disciplinas que contribuíram para o desenvolvimento do projeto ao longo do curso. Nos chamou atenção a dificuldade frente ao entendimento dos tópicos que compõe o projeto de pesquisa, bem como a não identificação de já terem elaborado um projeto anteriormente em uma disciplina base, voltada, assim como o TCC, para a elaboração de projetos de pesquisa. Além das dificuldades relacionadas, foi apresentado também a importância de estimular a autonomia, fornecer feedback constante e promover a colaboração entre professor e aluno para o desenvolvimento não apenas das habilidades, mas também da própria estrutura do projeto.