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- DissertaçãoA competência oral do professor de inglês da educação básica: formação, percursos e desafiosSilva, Ana Carolina De Melo (2023-08-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Ensinar e aprender um novo idioma é sempre um desafio, especialmente no contexto nacional de educação básica. Assim, este estudo teve por objetivo investigar o percurso de formação e atuação do professor de inglês na educação básica brasileira. Investigar-se-á o ensino da habilidade oral tendo por base teórica a Abordagem Comunicativa de línguas estrangeiras, iniciada por Hymes (1966) e posteriormente desenvolvida por diversos autores, como Richards e Rodgers (2001), Larsen-Freeman; Anderson (2013) e Littlewood (1989). Esta dissertação, com base na pesquisa bibliográfica, examinou a história do ensino de línguas no Brasil, a preparação dos alunos na Licenciatura de Letras- Inglês e analisou dois livros didáticos com o objetivo de investigar o quanto a proficiência oral de professores de inglês é por eles sugerida. Estudos, registros e publicações relevantes sobre o assunto foram estudados para atingir esse objetivo. Constatou-se que muitos cursos ainda apresentam deficiências em termos de prática oral para os alunos de Letras. Embora a teoria linguística seja amplamente discutida, há poucas possibilidades para o desenvolvimento da competência oral, o que acaba por impactar no modo como os futuros professores atuam em sala de aula. Os livros didáticos utilizados nas escolas mostraram uma tendência a uma abordagem mais comunicativa, com maior inclusão de atividades destinadas à prática oral. No entanto, também houve várias falhas, como a falta de realismo das circunstâncias comunicativas hipotéticas e a falta de recursos que teriam auxiliado muito o engajamento e a fluência da fala. Ao destacar a importância de uma formação adequada e de materiais didáticos que valorizem a prática oral autêntica, este estudo bibliográfico busca compreender a importância da competência oral de professores de inglês no processo de ensino-aprendizagem dessa língua na educação básica brasileira.