Centro de Comunicação e Letras (CCL)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Assunto "(inter)compreensão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseUm estudo do mal-entendido em interações na rede social digital TwitterAndrade, Débora Cristina Longo (2021-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Considerando-se que os problemas de compreensão são inerentes às trocas comunicativas, seja no âmbito das conversações face a face seja nas interações que ocorrem em redes sociais digitais, propusemo-nos, neste estudo, a investigar particularmente o fenômeno do mal-entendido em um corpus constituído de mensagens publicadas e veiculadas na rede social digital Twitter. Pretendemos, portanto, examinar o mecanismo de organização das sequências discursivas em que ocorre o mal-entendido; especificar suas causas; como também descrever os processos interacionais que procuram resolvê-lo. Para a análise, selecionamos doze segmentos conversacionais, constituídos por tuítes – pequenas mensagens de até duzentos e oitenta caracteres – postados por perfis de diferentes esferas de atividade humana, os quais interagem espontaneamente no Twitter. Os tuítes são analisados com base em estudos realizados nos campos da Análise da Conversação e Linguística Interacional. Obtidos por meio de procedimentos metodológicos centrados numa abordagem qualitativa, verificamos que os segmentos analisados expõem o mesmo padrão estrutural que se revela nas conversações face a face, isto é, o fenômeno do mal-entendido manifesta-se predominantemente no intervalo entre o turno de origem e o turno de reparo do problema. Quanto às causas que o desencadeiam, observamos que elas são de diversas naturezas envolvendo, em especial, aspectos semânticos-lexicais. Constatamos, ainda, que os parceiros comunicativos tendem a adotar procedimentos de reformulação, como repetições e paráfrases, na tentativa de esclarecer os mal-entendidos e, eventualmente, alcançar a (inter)compreensão em suas práticas discursivas no contexto digital.