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Navegando Dissertações por Assunto "abordagem interdisciplinar"
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- DissertaçãoReligião e educação: contribuição do Sistema Mackenzie de Ensino à educação brasileiraJacob, Graziela Mara Bernardes (2024-08-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho, realizado no âmbito de um Programa de Pós-Graduação interdisciplinar, que articula a cultura, as linguagens e a educação, teve como objetivo investigar as razões que levam escolas não confessionais, parceiras do Sistema Mackenzie de Ensino, a optarem pelo uso de um sistema de ensino explicitamente confessional. A dissertação se desenvolve apresentando um breve panorama sobre a trajetória da educação cristã no Brasil e como ela reflete as mudanças políticas, sociais e culturais do país. Como evoluiu ao longo dos séculos, adaptando-se aos desafios e oportunidades, mantendo seu compromisso com a formação integral do ser humano. Aborda o conceito de Escola Confessional e traz um breve histórico sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie, destacando a Escola Americana, embrião do colégio Mackenzie. Dentro dos objetivos específicos traçados, analisamos o material do SME e demonstramos que o que o torna diferente do material desenvolvido com objetivo de ser adotado pelas escolas não confessionais é o diálogo direto e explícito que ele estabelece entre os conteúdos e as orientações bíblicas sobre a vida, a moral, os valores e princípios cristãos e a necessária integração que pode haver entre os conteúdos, o processo de ensino e o processo de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa apresenta informações sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie e sobre a criação do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), o primeiro sistema de ensino confessional no Brasil que foi desenvolvido inicialmente para os Colégios Mackenzie, porém expandiu seu alcance e passou a ser adotado por outras escolas parceiras confessionais e não confessionais em todo Brasil. Para tanto, usamos como referencial teórico autores da História da Educação que embasaram o relato histórico, com autores ligados à área da educação e religião. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um caráter de ensaio histórico, que utilizou como estratégia a aplicação de um questionário com professores e coordenadores das escolas não confessionais para compreender as motivações da escolha pelo material. A partir dos dados coletados, a análise revela um esforço significativo dessas instituições em integrar valores cristãos à educação acadêmica e aponta que o que leva essas instituições não-confessionais a adotarem um material com confessionalidade explícita tem relação com os fatores valorativos, acompanhado do desejo de oferecer às famílias um diferencial formativo para seus filhos. Verifica-se, também, especialmente nas respostas dos professores, o desejo de melhor compreensão de como eles devem realizar a integração dos valores bíblicos com o ensino dos conteúdos e suas práticas pedagógicas .