Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Assunto "acolhimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de ciências biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São PauloSouza, Caroline Xavier (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ingresso à universidade se tornou o objetivo de grande parte da população brasileira nos tempos atuais. A fim de diminuir as desigualdades sociais no ambiente acadêmico e oferecer oportunidades de ingresso de forma semelhante entre aqueles com diferentes condições financeiras, criou-se programas e serviços que oferecem bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Entretanto, aumentar as oportunidades de acesso à universidade é apenas o primeiro passo, pois incluir e acolher um estudante bolsista em uma universidade privada não é simplesmente permitir que este frequente livremente o espaço. Sendo assim, buscando contribuir com insumos para que o ensino superior possa melhorar os indicadores de inclusão de estudantes bolsistas em seus programas, os objetivos do presente trabalho foram analisar a percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de Ciências Biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São Paulo e ainda, identificar possíveis obstáculos para a participação das atividades curriculares. Para tanto, foram entrevistados vinte e um estudantes de uma universidade privada do município de São Paulo, sendo dez alunos pagantes e onze bolsistas. Por meio deste estudo foi possível concluir que a inclusão de estudantes bolsistas em universidades privadas implica mudanças estruturais, organizacionais e curriculares. Para além disso, é necessária a construção e adoção de políticas que ultrapassem o objetivo de ofertar oportunidades, mas que garantam o aproveitamento pleno dessas oportunidades por todos os estudantes.