Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Assunto "acessibilidade"
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- DissertaçãoAcessibilidade em material didático digital para idosos: estudo de caso em uma plataforma educacional digitalMarino, Mariana Cardozo Herscovici (2020-08-21)
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Aging imposes limits on the body and the mind. Even in the face of these limitations - difficulty in memorizing, anomie, declining hearing and visual acuity, the elderly are returning to school, taking short courses and attending university again. Teachers, then, face a new challenge: receiving these students over 60 and including them in an effective way. The main objective of this work was to verify the ease of creating or transforming the didactic material that the teacher has in inclusive digital didactic material for these students and how much a digital platform is able to support this development. Thus, through the use of an ecosystem called SELI (smart ecosystem for learning and inclusion) still under construction, the research participants were able to test it and validate some of its features. The participation of these professionals took place in two courses - one for creating inclusive didactic material and the other for adapting didactic material, both using the ecosystem. The methodology for creating and applying the courses as well as its evaluation by the participants are presented in this work, in addition to a self-analysis of the entire process of creation and application of the courses by the author. - DissertaçãoEdifícios públicos tombados e a acessibilidade para pessoas com deficiência: um olhar multidisciplinarGabriely, Alexandre Oliveira (2007-09-18)
Psicologia
This work considers to study the social inclusion of the person with physical deficiency or mobility reduced in overthrown public buildings in the city of São Paulo. It involves theoretical research and of field. The theoretical research developed through the literary revision on the conceptualization of physical deficiency or reduced mobility, the conceptualization of public and private space, the falling, the accessibility and the social inclusion with emphasis in two areas: education and culture. The field research was carried through in two overthrown public buildings, with the application of interviews halfstructuralized with controllers and servers, whose proposal was to investigate the question of the social inclusion for people with physical deficiency or reduced mobility to the place that, for being tumbled, possess specific legislation of conservation, what it can make it difficult the necessary adaptations and the elimination of barriers. Over all, the field research was an indispensable tool to analyze the atitudinal question of controllers and servers in relation to the attendance and the promotion of the accessibility for the people with physical deficiency or mobility reduced in its dependences. The data gotten for the field research had been classified, selected and collated with the theoretical research, becoming after that the analyses. The research concludes that falling cannot be confused with plastering and evidences the necessity and importance of the information, the knowledge and the interactions with people with deficiency as elements facilitators of the felt accessibility in its amplest one. - DissertaçãoEducação inclusiva: formação de professores do ensino superior e contribuição das TICSpigel, Cibele Cesario da Silva (2022-08-09)
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Apoiados em políticas públicas, nem sempre aplicáveis em sua integridade, e no amadurecimento da legislação em prol da educação inclusiva, desde a década de 1960 até os dias atuais, os alunos com deficiência têm chegado cada vez mais ao ensino superior. Entretanto, no Brasil, ao contrário dos professores do ensino básico, os professores do ensino superior nem sempre são submetidos em sua formação, tanto inicial, quanto continuada, aos pressupostos da educação inclusiva. Esta falta de formação os deixa, muitas vezes, sem direção diante de um aluno com deficiência em sala de aula, desde como agir até a parte pedagógica, desencadeando o aumento da evasão, uma vez que o aluno se depara com a falta de acessibilidade, com materiais sem adaptação à sua limitação, e o professor sem preparo para lidar com esse público. Para o professor do ensino superior é cobrada a competência técnica, ou seja, o domínio em sua área de competência, mas não formação docente específica, com foco em questões didáticas e pedagógicas, excetuando-se as licenciaturas, porém, mesmo nestas, não são contempladas as práticas inclusivas. Por isso, este estudo investiga por meio de uma análise quali-quantitativa e fenomenológica a percepção dos professores do ensino superior sobre a educação inclusiva e como a adaptação de seus materiais, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), corroboradas com as diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), podem contribuir para sua prática pedagógica diante de um aluno com deficiência. A fim de atingir este objetivo, foi elaborado um e book, com orientações gerais e recomendações de acessibilidade, e foram ministrados dois cursos sobre educação inclusiva: o primeiro – Atitudes inclusivas em sala de aula: caminhos possíveis – aborda os tipos de deficiência, as sete dimensões da acessibilidade e o DUA, e o segundo – Atitudes inclusivas em sala de aula: tornando meu material acessível – orienta sobre adaptação de material com o uso das TIC, mais as recomendações de acessibilidade. Foram pensados em dois cursos, porque verificou-se que ensinar somente adaptação de material, sem antes contextualizar tudo que concerne à sociedade inclusiva, tais como as barreiras que cada tipo de deficiência enfrenta, seria improdutivo para os participantes, que geralmente têm formação incipiente. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados dois questionários. - DissertaçãoElaboração e validação de um instrumento de avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazerRibeiro, Nildo Manoel da Silva (2008-08-19)
Psicologia
O objetivo do trabalho foi elaborar e validar um instrumento de avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer. O instrumento elaborado e proposto como instrumento de avaliação foi baseado em dois documentos: A norma 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF). A pesquisa teórica abrangeu a conceituação de acessibilidade, acessibilidade e inclusão social, acessibilidade e lazer para pessoas com deficiência física, e sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde. A pesquisa de campo foi realizada por dois grupos de avaliadores que fizeram a avaliação e aplicação do instrumento proposto em cinco locais de lazer na cidade de Salvador-BA. O grupo um de juízes especialistas composto por profissionais fisioterapeutas, e o grupo dois composto por pessoas usuárias de cadeira de rodas e com mobilidade reduzida. Esses grupos participaram de reuniões de treinamento para aplicação do instrumento e receberam um manual de orientação para preenchimento do mesmo. Após aplicação foram analisados os dados coletados bem como as observações sobre utilização do instrumento e sobre o manual de orientação. Após essa análise as observações feitas pelos juízes foram consideradas pelos pesquisadores e foi realizada adaptação do manual de orientação. Também foi observado um alto grau de concordância no escore final entre os juízes. Desta forma foi possível concluir, que o instrumento proposto e elaborado pode ser utilizado para avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer. Além de mostrar-se simples e eficaz para ser utilizado também por avaliadores com qualificação diversificada, desde que tenha contato preliminar com o manual de orientação. - DissertaçãoO fisioterapeuta e a acessibilidade das pessoas com deficiência físicaNogueira, Cintia Mara Persona (2007-08-28)
Psicologia
After the graduation the physiotherapist find the most varied subjects in the daily practice and, starting from the experience and professional existence in the area the same happen not only to know your patients as well as the difficulties faced by them in the several atmospheres that he/she occupies, being in study situations, work or leisure. The present study had for objective to identify and to analyze the point of view of professionals of the physiotherapy in relation to the accessibility of the physical deficient ones. It was interviewed 10 physiotherapists that act in the neurology area, close to a University in the State of Paraná. Starting from the results it was identified the great support need to the physical deficient seeing that although there is specific legislation about the accessibility there are not services and enough supports offered for them. The interviewees considered important the approach of the inclusion of the physical deficient during the physiotherapist's formation, as well as the participation in debates, seminars and lectures about the theme. It was also considered important the approach of that thematic in the new professionals' formation, so the same ones can perform with larger conscience his/her social paper in the process of rehabilitation of a person with physical deficiency. - DissertaçãoRecursos em sala de aula para alunos com deficiência visual: orientações para professores de educação básica e nível superiorCouto, Maria Angélica De Paula (2024-02-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Educação Especial, no Brasil e no mundo, foi marcada por uma trajetória de muita exclusão e segregação. A Educação Inclusiva surgiu como uma perspectiva nova de atenção para a diversidade, contemplando diversos âmbitos dos sistemas educacionais. O aluno com deficiência visual está presente em todos os níveis de ensino e inserido em classes regulares. Essa deficiência traz limitações significativas de acesso ao conhecimento. Assim, o uso de recursos tecnológicos e ferramentas específicas garantem a equiparação de oportunidades ao processo de ensino-aprendizagem frente aos alunos videntes. Para que todas as oportunidades de acesso e conhecimento sejam garantidas, é necessário que os professores estejam preparados para o uso desses recursos diferenciados em sala de aula. Considerando isso, o objetivo deste trabalho foi promover informações sobre acessibilidade a professores da Educação Básica e Ensino Superior, com práticas de sala de aula inclusivas com ênfase para os alunos com deficiência visual. À vista disso, este estudo investigou de forma quali-quantitativa a percepção e o nível de conhecimento sobre acessibilidade destes professores, por meio de dois instrumentos de coleta de dados, aplicados em diferentes momentos, sendo: o questionário um, no início do primeiro módulo, e o questionário dois, após a conclusão do último módulo. Por conseguinte, ministrou-se um curso de maneira on-line pela Plataforma “Teams” para 30 professores de Ensino Básico e Ensino Superior de Instituições públicas e privadas. O curso foi ministrado em duas frentes: 1) três encontros semanais com duração de duas horas cada e 2) dois encontros aos sábados, com duração de três horas cada. A carga horária total do curso foi de seis horas em ambos os formatos. Ademais, foi confeccionado um ebook que contextualizou o objetivo do trabalho. O baixo conhecimento sobre a deficiência visual, a inclusão escolar e o despreparo de algumas instituições foram os principais fatores levantados pelos participantes. Nota-se que os professores necessitam de treinamentos constantes, contemplando momentos para discutir sobre as suas dificuldades, incertezas e inseguranças, pois as instituições de ensino públicas e privadas têm recebido, cada vez mais, alunos do PAEE. De modo geral, os professores aprovaram a metodologia, o conteúdo do ebook, o tempo das aulas e recomendariam o curso para outros professores.