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Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Assunto "abordagem dimensional"
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- TeseEspectro atencional e comportamental em adultos com relatos de desatenção e hiperatividade-impulsividadePaes, Izabella Trinta (2022-11-25)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por níveis prejudiciais de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que frequentemente persistem na vida adulta. Pode ser compreendido como um contínuo de diferentes perfis, que em decorrência de múltiplas causas genéticas/ambientais e variadas bases neurais subjacentes, apresenta heterogeneidade em relação aos sintomas, causas, comorbidades e perfil neurocognitivo (incluindo o dos processos atencionais). Devido a isso, pode ser mais bem compreendido por uma abordagem dimensional. As implicações sociais, acadêmicas, ocupacionais e intrapessoais do TDAH justificam ampliar o conhecimento sobre a variabilidade do transtorno. O presente estudo busca caracterizar habilidades atencionais e expressões comportamentais em adultos com relatos de desatenção e hiperatividade-impulsividade por meio de uma abordagem dimensional, de modo a categorizá-las em perfis com níveis baseados em agrupamentos de medidas cognitivas e comportamentais que representam diferentes expressões sintomatológicas. Além disso, busca compreender de que forma as associações entre estas medidas se relacionam com as expressões de perfis, e como estes interagem uns com os outros e com critérios clínicos de TDAH. A amostra contou com 120 participantes, entre 18 e 59 anos, no mínimo com ensino médio, com QI>80, sem prejuízo visual ou auditivo não corrigido, sem diagnóstico de síndromes genéticas, quadros neurológicos ou psiquiátricos não incluídos no estudo. Estes critérios foram verificados por: Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (presencialmente) e ficha de dados pessoais (on-line). Os índices analisados pelo estudo foram verificados por: 1. Participação on-line em avaliação comportamental com Escala de autorrelato de sintomas de TDAH em adultos, Inventário de lateralidade de Edimburgo (dominância manual), Escala de impulsividade de Barratt (impulsividade atencional, motora e por não planejamento), Escala de avaliação de disfunções executivas de Barkley (gerenciamento de tempo, organização/resolução de problemas, autocontrole, motivação, regulação emocional), Inventário de autoavaliação para adultos de 18-59 anos (problemas comportamentais e emocionais), Escala de prejuízos funcionais TDAH (áreas acadêmica, profissional, afetivo, doméstica, social, financeira, saúde, trânsito e risco legal); 2. Participação presencial em avaliação de desempenho com Teste de cores de Ishihara (indicadores de Daltonismo); Teste neuropsicológico de atenção on-line (atenção concentrada, alternada e dividida), Tarefas neuropsicológicas experimentais de orientação da atenção espacial (automática e voluntária), temporal e de sustentação. O plano de análise incluiu: análise descritiva da amostra e resultados dos instrumentos; análise de perfis latentes e análise de rede; análise descritiva de tabelas cruzadas entre perfis, e entre perfis e critério clínico de identificação. A análise descritiva indicou predomínio de queixas de desatenção e heterogeneidade nos resultados dos instrumentos. Entre os perfis latentes foram identificados: três comportamentais; quatro neuropsicológicos atencionais integrando atenção alternada, dividida e concentrada; cinco neuropsicológicos atencionais integrando atenção automática, voluntária, temporal e sustentada. Os resultados da análise de rede contribuíram para compreender variações nos perfis a partir das associações entre indicadores de diferentes dimensões, e apontaram sintomas de desatenção, indicadores de depressão e ansiedade como núcleos sintomatológicos. A análise de interações dos perfis, e destes com a classificações de TDAH (segundo DSM-5), corroborou a relevância da abordagem dimensional para caracterizar o quadro. O estudo acrescentou relevantes achados para a compreensão do TDAH, indicando uma promissora complementaridade entre as avaliações comportamental e neuropsicológica, especialmente envolvendo diferentes dimensões comportamentais e medidas computadorizadas de atenção.