Matemática (EAD) - TCC - FCI
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- TCCJogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemáticoHakuk, Sara (2020)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O raciocínio lógico matemático e os jogos são instrumentos importantes no ensino da matemática. Este trabalho visa explorar e apresentar: a) o raciocínio lógico matemático e sua importância para a matemática como um todo e para a resolução de problemas; b) a importância dos jogos para a aprendizagem. Foi conduzida uma revisão integrativa usando a expressão “desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e jogos”. Restringiu-se a pesquisa a estudos dirigidos a alunos do ensino fundamental e médio. As buscas se deram no portal de periódicos da CAPES, de artigos em língua portuguesa e inglesa. Este estudo apresenta resultados de 14 publicações. Os autores observaram que o raciocínio lógico matemático permite que o aluno estabeleça relações entre seu cotidiano e a matemática, que compreenda a matemática por ser lógica, validando seu conhecimento e assim, facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, os autores notaram que a matemática torna-se mais interessante para os alunos, e estes desenvolvem a capacidade de criar estratégias e resolver problemas. Associado à questão do raciocínio lógico, os jogos, sendo de caráter lúdico, tornam as aulas de matemática mais divertidas e assim despertam o interesse dos alunos para a aprendizagem matemática. - TCCMetodologias ativas e recursos digitais para o ensino de matemáticaBotelho, Wanessa Kato (2020)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho inicia-se descrevendo uma breve análise da sociedade da atual denominada “Sociedade da informação”, na sequência é abordado o perfil do aluno do século XXI a fim de compreender como devemos preparar esses alunos para um mundo volátil, conectado e cada vez mais tecnológico. Diante desse novo cenário, o trabalho propõe um estudo sobre as metodologias ativas e como estas podem auxiliar no desenvolvimento do aluno no que tange ao pensamento crítico e resolução de problemas para alcançar sucesso individual e coletivo, de acordo com as mudanças econômicas e sociais que se tem verificado a nível mundial. Apresentaremos um estudo sobre alguns tipos de metodologias, os recursos tecnológicos que podem ser combinados com elas e as possibilidades de benefícios nos processos de ensino aprendizagem. Como contribuição desta pesquisa, apresentaremos algumas estratégias de como sistematizar a aplicação destas metodologias contemporâneas, com apropriação de tecnologia para o ensino da matemática. Esta pesquisa revela como resultado a necessidade de incorporação de novas formas de aprender e ensinar, em especial ao ensino de matemática, e se vale deste estudo para revelar possibilidades de inserir recursos e metodologias que facilitem o processo de ensino aprendizagem. Este deslocamento permite pensar em ações que corresponda às competências e habilidades que os jovens terão de desenvolver para serem trabalhadores eficazes e cidadãos na sociedade do conhecimento do século XXI. - TCCJogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: revisão sistemática da literaturaMedeiros, Sílvio Diniz de (2020)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta monografia tem como propósito identificar e analisar os trabalhos de pesquisa a respeito do uso dos jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática, nos ensinos fundamental e médio, por intermédio de uma revisão sistemática da literatura. Para isso, a partir do portal de catálogo de teses e dissertações da Capes, no período entre 2014 e 2019, foram selecionadas vinte e duas pesquisas para análise. Os resultados evidenciam os seguintes benefícios dos jogos digitais nas aulas de matemática: melhoria nos aspectos motivacionais, nas habilidades cognitivas e de relacionamento dos alunos, bem como – em alguns casos – nos resultados de aprendizagem. Por outro lado, os desafios a serem vencidos são: a ausência de formação de professores sobre o tema; problemas com infraestrutura tecnológica e a necessidade da criação de uma metodologia sobre o uso de jogos digitais como apoio na construção de conceitos matemáticos.