Tecnologia de celulose e papel - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia de celulose e papel - Monografia - EE Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaSistemas de depuração de polpa virgem e reciclada em fábricas de papel e cartão, com ênfase no conceito de dispersão á quenteSantos, João Artur de Camargo (2012)O Presente trabalho tem como objetivo, abordar o ambiente do preparo de massa, com o enfoque na depuração de fibras oriundas de aparas de papeis usados. O intuito principal foi de discutir equipamentos de depuração pesada e principalmente discutir sobre a utilização de sistemas de dispersão de contaminantes, especialmente os que recorrem á elevação de temperatura durante o tratamento – denominados dispersão á quente. Este sistema por suas características de consumo de energia elevado e alto valor de investimento é bastante discutido em novas aplicações, sobretudo quando comparado á novas tecnologias. O trabalho quer demonstrar a sua eficiência positiva sobre a depuração final e a sua real necessidade de aplicação quando o nível de contaminantes na polpa fibrosa é elevado e composto por produtos químicos resinados (parafina, hot-melt, barreira água etc.) inseridos ao longo do processo de fabricação em função de alguma necessidade de aplicação. Estes tipos de contaminantes quando processados em um processo de reciclagem e depuração convencional, geram resíduos, comumente chamados de Stickies, que são incompatíveis á qualidade visual do papel. Além disso, inevitavelmente afetam o andamento de máquina gerando quebras da folha e deposição. Outro fator importante é para certos tipos de aparas oriundas de papeis com cobertura e impressos, a grande variação de pigmentos utilizada na formulação das tintas impressoras, incorrem em pintas e manchas ao papel, que em muitos casos só podem ser minimizadas ou até eliminados através de dispersão. A pesquisa teórica e bibliográfica foi baseada em livros acadêmico-científicos, apostilas de treinamento, publicações de artigos do gênero e manuais de equipamentos, voltados para as áreas de engenharia, mecânica e processo de fabricação de papel. Pretende-se também, comparar de forma exploratória e não experimental o material teórico com alguns dados de fábrica.
- MonografiaO impacto adverso das emissões de NOx em caldeiras de recuperaçãoLopes, Luis Fernando Gasparini (2012)O presente trabalho tem como objetivo de explicar como são formados os óxidos de nitrogênio em uma caldeira de recuperação no processo kraft, a formação da chuva ácida, as suas consequências para o meio ambiente e as tecnologias existentes para reduzir as emissões de NOX. As novas fábricas de celulose utilizam o licor preto cada vez mais concentrado, que nos dias atuais chegam a valores de cerca 80% de sólidos secos, para a queima na caldeira de recuperação, o que contribui para o aumento da sua eficiência energética. Mas por outro lado, a queima deste licor preto nas caldeiras de recuperação, contribuem para o aumento das emissões atmosféricas onde a concentração de NOx emitido na atmosfera aumenta significamente. Com isso, estas emissões afetam os padrões de qualidade do ar atmosférico além de ser um dos principais propulsores na formação da chuva ácida que, com a sua deposição úmida nos solos, rios, lagoas e florestas, o pH torna-se mais ácido nestes ambientes, afetando todos os organismos que interagem nestes ecossistemas. Será feito também uma breve abordagem no transporte de poluentes para outros estados e países, conhecido como poluição atmosférica transfronteiriça a longas distâncias, onde é observada deposição ácida em regiões que ficam muito distantes de centros industriais. Por fim, será discutido sobre as tecnologias existentes no mundo para que estas emissões de NOX em caldeiras de recuperação sejam diminuídas.
- MonografiaAplicação de amido na fabricação de papel : vantagens e variáveis da aplicação de amido na fabricação de papelFeltrin, Bruno Scotton (2012)Aborda a aplicação do amido em indústrias de papel, enfatizando sua importância e benefícios nas necessidades específicas da fabricação de papel. Relata que apesar dos amidos serem quimicamente iguais, a organização e funcionalidade desses polímeros depende das propriedades físico-químicas de cada fonte botânica. Descreve que os amidos podem sofrer diferentes modificações com a finalidade de aperfeiçoar certas características para aplicações industriais específicas. Apresenta os principais amidos utilizados na indústria de papel, bem como sua biossíntese e obtenção em escala industrial. Além disto, descreve suas propriedades tecnológicas, bem como enfatiza as influências da utilização do amido na parte úmida da máquina de papel, na colagem superficial, no revestimento, na fabricação de papelão ondulado e como promoter em colagem alcalina. Destaca a economia de fibras que a utilização do amido pode proporcionar, pois aumenta a resistência do papel e também destaca o ganho de produtividade devido à melhora na drenagem na máquina de papel. Verifica que na aplicação na massa o amido catiônico é o mais indicado, pois permite ganhos de resistência, retenção de fibras, melhora na drenagem e conseqüentemente na produtividade da máquina de papel. Relata que os vários fatores que influenciam na escolha do amido mais adequado para cada situação.
- MonografiaEstudo do efeito do tipo de celulose utilizada e da intensidade de refino no processo de refino da polpa celulósicaBortolan, Rafael Henrique (2012)Este trabalho tem o propósito de apresentar o efeito das principais variáveis do processo de refino da polpa celulósica de fibra curta que podem interferir nas propriedades físicas do papel, consumo de energia e produtividade. Testes em escala industrial foram realizados para estudar os seguintes parâmetros: variação do fornecedor da polpa celulósica e troca da configuração dos discos refinadores para avaliar o efeito da intensidade de refino na qualidade do papel. O processo de refino é o segundo maior consumidor de energia na produção de papel e pela constante busca das empresas pela sustentabilidade no seu processo produtivo, faz – se necessário estudos para promover a otimização do consumo energético da etapa de refino que se reverterá em ganhos econômicos para a empresa. Os resultados mostram que, com o mesmo tipo de celulose – fibra curta branqueada – foi possível observar diferenças significativas nas características finais do papel quando há a troca do fornecedor de celulose. A partir do resultado da melhor polpa celulósica a ser utilizada, esta foi usada como base para os testes variando a configuração do disco refinador para avaliar as características do papel com um refino em alta e em baixa intensidade, onde o papel produzido com baixa intensidade no refino apresentou menor consumo energético e melhores características físicas do papel. Avaliando essas duas variáveis foi possível encontrar a melhor combinação entre a polpa celulósica utilizada e a configuração dos discos refinadores a fim de obter melhores resultados na produção de papel com menor custo.
- MonografiaOs reflexos da implantação do sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO 9001:2008 no setor de produção de embalagens de papelão onduladoBorba, Carla Izidoro de (2012)Este estudo procurou investigar o grau de contribuição efetiva do sistema de gestão da qualidade, baseado na NBR ISO 9001:2008 na empresa PCE,Papel,Caixas e Embalagens, do segmento de papel e papelão ondulado, especificamente no setor de produção de embalagens. Sendo fundamentado com teorias de autores experientes e respeitados no contexto nacional e adotando a natureza da pesquisa quantitativa, com finalidade descritiva, usando como meio de investigação pesquisa bibliográfica, de campo e documental, dentro de um universo de 30 colaboradores, usando como coleta de dados questionário com perguntas fechadas e relatório da empresa. As informações obtidas com este trabalho confirmam que os colaboradores que trabalham na organização há mais de 01 ano demonstram maior percepção para avaliar as melhorias de modo geral por terem conhecido o funcionamento das atividades do setor de produção antes da implementação, acompanhando a implantação e posterior certificação da NBR ISO 9001:2008 enquanto os colaboradores que estão na organização até 01 ano não perceberam melhorias significativas por terem sido contratados após a certificação. Ainda os números evidenciam que após a certificação da NBR ISO 9001:2008 houve redução do tempo de máquina parada, menor índice de refugo e maior produção em relação ao programado demonstrando os reflexos positivos da implantação do sistema de gestão da qualidade no setor de produção baseado na NBR ISO 9001:2008.
- MonografiaMelhoria da formação do papel plano através da migração de tela formadora dupla e meia para tela tripla em máquina FourdrinierSilva, Nataniel Zaikowski Da (2012)Este trabalho apresenta um caso real de substituição de uma tela de dupla e meia camada por uma tela de tripla camadas em máquina Fourdrinier e evidencia os benefícios desta mudança no que tange à qualidade na formação da folha em papel monolúcido. Antes do caso real, o trabalho apresenta a definição de telas formadoras e suas funções. As etapas de produção das telas formadoras foram exploradas e ilustradas de maneira a propiciar um bom entendimento de seu processo produtivo evitando entrar muito profundamente em cada etapa. Os cuidados operacionais que devem ser seguidos para um bom desempenho da tela também foram relacionados.
- MonografiaAnálise de sistema de máquina de papel com foco em fechamento de circuito de águaOliveira, Denis Keler Lara (2013-05-06)O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma geral os sistemas de Máquina de Papel, mantendo o foco nos circuitos de água (água fresca e água branca1) de plantas genéricas (baseadas em sistemas existentes, no entanto os trabalhos de consultoria aqui referenciados possuem cláusula de confidencialidade e por isso não há a possibilidade de identificação dos clientes). Como consequência do desenvolvimento dos trabalhos, esta revisão bibliográfica visa enumerar e identificar de possibilidades de fechamento de circuito em plantas similares às genericamente descritas de modo a auxiliar a idealização de projetos para reaproveitamento das águas de forma sustentável, relacionando e analisando também eventuais impactos negativos aos processos de produção, os quais necessitem monitoração, controle e medidas de mitigação para evitar instabilidades que possam gerar interrupções de produção. A metodologia aplicada neste trabalho consiste na análise do processo por mapeamento dos circuitos de água, abrangendo pontos de consumo e geração (no caso da água branca), para em seguida identificar-se os pontos com potencial para reutilização de água, definição da qualidade desta água de reuso e eventuais necessidades de tratamento da água antes da aplicação no ponto de reutilização. Medidas de redução de consumo de água têm sido cada vez mais necessárias não só devido às previsões de escassez do recurso a médio prazo e um consequente apelo ecológico que esta condição traz aos fabricantes dos produtos de base florestal, mas também por razões econômicas uma vez que a ideia de cobrança pelos recursos hídricos tem ganhado corpo na política ambiental nacional e já está sendo aplicada em várias regiões do Brasil, especialmente no estado se São Paulo. O trabalho também disserta sobre as tecnologias utilizadas atualmente para os projetos de fechamento de circuito (para o caso de fábricas existentes com circuitos abertos ou com algum potencial de fechamento).
- MonografiaAvaliação de sistemas de lavagem de polpa marrom utilizando simulador de balanço de massaPolowski, Danielle Cristinne (2013-05-06)O presente trabalho tem seu foco na indústria de base florestal, mais especificamente no setor de celulose e papel com polpação pelo processo Kraft, o qual possui grande importância econômica no setor industrial Brasileiro. O trabalho apresenta e discute uma das mais importantes operações unitárias do ciclo de produção do processo Kraft, a operação de lavagem de polpa marrom. Durante a lavagem de polpa marrom é de suma importância que ocorra de forma eficiente a remoção do licor preto da polpa celulósica, uma alta eficiência de lavagem proporciona uma adequada recuperação dos compostos por orgânicos e inorgânicos durante o ciclo de recuperação, minimizando a reposição de insumos (sódio e enxofre), proporcionando um menor consumo de químicos e geração de efluentes no branqueamento, além de uma maior eficiência energética da fábrica. Primeiramente, faz-se uma revisão dos conceitos envolvidos no sistema da lavagem, os equipamentos mais utilizados nesta operação são apresentados e por fim ferramenta computacional de simulação de processo WinGEMS 5.3 (simulador matemático) é utilizada para simular o comportamento de um sistema de lavagem hipotético, avaliando a possibilidade de substituição de equipamentos de lavagem com tecnologia obsoleta por equipamentos com tecnologia mais avançada.
- MonografiaA química da parte úmida em produção de papel : conceitos e aplicaçõesLima, Arnaldo da Silva (2013-05-06)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a química da parte úmida, seus conceitos e princípios, alguns dos principais aditivos utilizados, bem como aplicação prática na fabricação do papel. Através de uma abordagem direta será apresentado as interações que ocorrem durante as etapas de preparação de massa e formação da folha, particularidades fibras, finos, aditivos e suas recomendações de aplicação. Também serão abordados,os parâmetros de processo que regem o controle deste tema, dentre eles se destacando o pH, pois este por sua vez, classifica o sistemas de fabricação que podem ser ácidos, alcalinos e neutros, pode mudar drasticamente o comportamento da química coloidal da suspensão aquosa que compõe a receita de fabricação do papel. Outro parâmetro de grande relevância também tratado neste trabalho é a qualidade da água utilizada, pois é ela que transporta todos os componentes dos papel durante toda a etapa de fabricação do mesmo e está presente até mesmo no produto final sob a forma de umidade. Sob o ponto de vista de matéria prima a qualidade da polpa celulósica que e o processo que à originou tem forte influência sobre as interações e mecanismos envolvidos na química da parte úmida. Pelas informações apresentadas a utilização de cargas minerais mostra-se de importância para a constante busca de redução de custos de produção e eficiência operacional, alavancando o desenvolvimento (por parte dos fornecedores) de novas tecnologias que viabilizem maiores níveis de carga sem prejuízo das propriedades de resistência da folha. O conhecimento dos fenômenos e mecanismos que ocorrem na química da parte úmida, em especial a retenção e drenagem permite ao fabricante de papel, resolver problemas de formação da folha, mau andamento de máquina, redução do consumo de vapor e consequente redução dos custos de produção.