Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - Dissertações - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - Dissertações - EE Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 90
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCaracterização microestrutural de um componente de aço inoxidável 316L fabricado pelo processo de moldagem de pós metálicos por injeçãoCosta, Shalan Ariel Nobrega da (2016-12-09)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Através da metalurgia do pó (MP), foram desenvolvidas outras técnicas que combinam os mesmos princípios de conformação e processamento com outras tecnologias, como, por exemplo, a prototipagem rápida e a moldagem por injeção, permitindo, assim, a obtenção de peças acabadas de pequenas dimensões com alta complexidade geométrica, garantindo competitividade em comparação com outros processos. A moldagem de pós metálicos por injeção combina técnicas da injeção de polímeros com a metalurgia do pó, aliando versatilidade com repetitividade, garantindo bom acabamento superficial e ótima resistência mecânica. Este trabalho teve como objetivo a caracterização microestrutural de um componente obtido através de moldagem de pós metálicos por injeção do aço inoxidável 316L (austenítico), que é o material mais utilizado por essa técnica. Foram utilizados particulados (pós) com a mesma morfologia e tamanho médio, obtidos por atomização a gás e fornecidos por três fabricantes diferentes. Utilizou-se a microscopia óptica e a microscopia eletrônica de varredura em conjunto com a espectroscopia de raios X por dispersão de energia e, a técnica de difração de raios X, para caracterização microestrutural e química da matéria-prima e dos materiais sinterizados. Após o processamento do material e de acordo com os particulados metálicos disponíveis para fabricação, concluiu-se que o tamanho de partícula influencia diretamente na sinterização e no crescimento de grão, e que o controle da extração dos ligantes deve ser bem definido para que não haja formação de intermetálicos. Os parâmetros de sinterização foram definidos em comum acordo entre o autor e a empresa de moldagem por injeção. - DissertaçãoInertização de tinta offset em cerâmicaPereira, Juliana Alves Luiz (2017-11-10)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O presente estudo teve o objetivo de intertizar resíduos de tinta offset em material cerâmico, pois alguns resíduos de tintas gráficas offset são considerados como perigosos pela NBR10004, por conter materiais tóxicos em sua composição, como o chumbo e o antimônio. Utilizando planejamento fatorial observou-se que a adição de resíduo não causou grandes alterações na porosidade real e porosidade aparente da cerâmica sinterizada. Por meio dos resultados obtidos observou-se que tanto a 1100°C quanto a 1200°C os corpos de prova inertizaram os metais pesados pois não ocorreu lixiviação dos metais em ensaio segundo a norma pela norma ABNT NBR 10005:2004. A incorporação de resíduo a massa cerâmica é economicamente viável e socio-ambiemtalmente favorável, pois diminui o custo do resíduo de tinta a ser descartado bem como evita seu descarte no meio ambiente. - DissertaçãoPesquisa e desenvolvimento de nanocompósito constituído por embalagens recicladas e óxido de grafeno para aplicação em impressão 3DTegon, Carolina Comin (2017-11-30)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
The main objective of this work was to research and develop a polymer nanocomposite consisting of its matrix, recycled multilayer flexible packaging and of its dispersed phase, graphene oxide, for application in 3D printing. Flexible multilayer packaging underwent to a recycling recycling process and the incorporation of graphene oxide. For this, the processes of melting of the polymer and the incorporation of the graphene oxide were applied. Further, analyses were performed to characterization of the polymer matrix and the graphene oxide separately and both mixed through for tests such as X-ray diffraction (XRD), infrared spectroscopy (FTIR), differential scanning calorimetry (DSC), energy dispersive x-ray spectroscopy (EDS) and thermogravimetric analysis (TGA), for the morphological characterization such as scanning electron microscopy (SEM) and optical microscopy (OM), for rheological characterization, melt flow index (MFI), and for characterization of mechanical properties such as tensile strength and impact. The obtained results showed that with the incorporation of the graphene oxide in the polymer matrix, properties such as the reduction of density and improvements in the melt flow index and the impact resistance, make the nanocomposite developed interesting for the 3D printing process. - DissertaçãoFabricação, caracterização e estudo do desempenho de dispositivos filtrantes a base de óxido de grafenoOliveira, Andressa de Aguiar (2017-12-01)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O óxido de grafeno (GO) tem sido objeto de inúmeros estudos nos últimos anos, devido ao transporte anômalo de água através de suas membranas constituídas por estruturas em camadas laminadas com dimensões de micrômetros. A descoberta desse fenômeno abriu a possibilidade do uso do GO em uma diversidade de aplicações relacionadas a processos em nanofluidos e nanofiltração, assim como sua potencial inserção em métodos de separação em indústrias, por meio da utilização deste em diversos elementos filtrantes ou filtrações por membranas. No modelo mais aceito atualmente, algumas poucas camadas de água preenchem capilares bidimensionais (2D) em uma estrutura interconectada formada por e folhas de GO (HONG, 2017). Por razões econômicas, é desejável trabalhar com altas taxas de fluxo e membranas tão finas quanto possível. Visando principalmente atingir essas condições, neste trabalho foram fabricados elementos filtrantes a base de GO modificado. Logo, diversas amostras foram caracterizadas por FTIR, XPS, CHNS, ZP, EDS, XRD, MEV, AFM, Raman, MO e UV-Visível. Foi obtido um dispositivo nanoestruturado capaz de filtrar mais de 29 horas com estabilidade e eficácia em diferentes soluções aquosas de corantes orgânicos e suspensões de contaminantes argilosos até o limite de detecção da espectroscopia UV-Visível. Além disso, apresenta retenção entre 90% e 100% de alguns cátions trivalentes e bivalentes de soluções salinas. - DissertaçãoNovo nanocompósito ternário baseado em politiofeno, óxido de grafeno reduzido e dióxido de manganês para armazenamento de energiaCremonezzi, Josué Marciano de Oliveira (2017-12-06)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Os supercapacitores estão presentes em praticamente todo tipo de dispositivos eletrônicos que utilizamos no nosso dia-a-dia. Aplicações em sistemas para armazenamento da energia gerada a partir de fontes limpas e para a alimentação de automóveis elétricos, computadores e dos novos microdispositivos autossuficientes, requerem, no entanto, uma nova geração de materiais capacitivos. É necessário desenvolver supercapacitores com maior densidade capacitiva, melhor razão de capacidade e que mantenham a capacitância ao longo de vários ciclos. Para resolver este problema uma nova abordagem tem se mostrado promissora: a combinação de materiais de diferentes mecanismos capacitivos em compósitos ternários. A partir desta estratégia, tem se observado que a sinergia de três materiais leva a propriedades capacitivas superiores. Sendo assim, neste trabalho será apresentado um nanocompósito ternário inédito baseado em politiofeno, óxido de grafeno reduzido e dióxido de manganês. Tanto os componentes quanto o nanocompósito foram obtidos por rotas químicas simples, econômicas e eficientes. Adaptações no método de obtenção do óxido de grafeno reduzido resultaram num material de qualidade superior. O dióxido de manganês foi sintetizado por uma rota inovadora que apresenta vantagens em relação às mais utilizadas. Ao final, a sinergia dos três componentes conferiu ao nanocompósito propriedades de armazenamento de energia singulares e melhoradas em comparação com o politiofeno puro: a capacitância foi 230% maior que a do polímero com maior estabilidade cíclica nos 100 primeiros ciclos de carga e descarga. - DissertaçãoGrafeno e seus derivados: estudo das propriedades de superfície e processos de transferência para substratos poliméricosCosta, Mariana Caldeira Ferraz da (2017-12-13)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Esta dissertação relata um estudo das propriedades de superfície do grafeno obtido via deposição química na fase vapor (CVD) para avaliação da sua hidrofobicidade e transparência da molhabilidade, quando esse material se encontra depositado em diferentes substratos rígidos, tais como wafer de silício, vidro, entre outros. Para isso, medidas de ângulo de contato e cálculos das componentes polares e dispersivas foram realizados em amostras submetidas ou não a tratamento térmico em atmosfera inerte. Além disso, foi executado um estudo sobre a influência dos fatores que regem processos de transferência fundamentados na técnica Direct Dry Transfer (DDT), envolvendo materiais bidimensionais (grafeno CVD e óxido de grafeno – GO) para superfícies poliméricas, sejam elas de duas ou três dimensões, tais como as propriedades de superfície e estrutura química de ambos os materiais (bidimensionais e polímeros) e as propriedades reológicas dos polímeros. Os resultados indicaram que o grafeno é hidrofóbico e parcialmente transparente ao molhamento devido a influências da natureza do substrato no qual se encontra depositado. O tratamento térmico em atmosfera inerte altera significativamente as propriedades de superfície desse material, indicando que, para o grafeno, tais propriedades são fortemente influenciadas por moléculas adsorvidas na superfície, obtendo resultados muito próximos daqueles previstos teoricamente. Com relação aos processos de transferência de materiais 2D para polímeros, a avaliação das propriedades de superfície dos materiais se demonstrou eficiente na previsão da qualidade e quantidade do grafeno CVD transferido usando a técnica DDT. Contudo, fatores como propriedades reológicas e estrutura química devem ser avaliados concomitantemente. Por último, foi demonstrada a eficiência de uma técnica desenvolvida para recobrimento de superfícies poliméricas de substratos tridimensionais com óxido de grafeno utilizando processamento de moldagem por injeção. - DissertaçãoObtenção e caracterização de película de polietileno reforçada com óxido de grafeno para ser utilizado em processo de repuxo profundoCabrerizo, Diego de Tillio (2018-02-02)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Nos últimos anos a consciência ambiental tem crescido fortemente no mundo. Porém, alguns processos produtivos, entre eles o processo de repuxo profundo, não conseguem acompanhar essa necessidade devido a, entre outros motivos, dificuldade técnica na obtenção de um material menos agressivo ao meio ambiente e ao aumento de custo que a utilização deste possível produto agregaria ao processo. Portanto, o objetivo deste projeto é de produzir uma película de proteção com propriedades física e mecânica capazes de substituir as películas de policloreto de vinila ou de polietileno, produzidas com adesivo à base de solventes orgânicos, largamente utilizadas atualmente. Uma alternativa ecologicamente menos agressiva, seria a substituição do produto utilizado hoje por uma película feita a partir de polietileno de baixa densidade composto adesivo à base de água, sendo este o objetivo desta dissertação. Para atingir os objetivos, amostras de óxido de grafeno foram produzidas e incorporadas a uma matriz de PEBD por meio de uma extrusora de dupla rosca. Posteriormente uma película foi produzida por uma extrusorasopro conjugado monocamada. Os materiais foram analisados em cada uma das etapas, a mistura ocorreu da forma esperada, porém o filme produzido não apresentou as características esperadas para atingir os objetivos da dissertação pois a má dispersão dos grânulos na produção do filme causou redução significativa nas propriedades de resistência a tração e alongamento. - DissertaçãoObtenção e caracterização de película de polietileno reforçada com óxido de grafeno para ser utilizado em processo de repuxo profundoCabrerizo, Diego de Tillio (2018-02-02)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Lately the environmental conscience has been strongly rising around the world, even though some production processes, among them the deep drawing process, cannot attend the necessitiy because of, among other reasons, the technical difficulties to produce a material that is less aggressive to the environment and due to the cost raise that the use of that product would be added to the process. Therefore, the objective of this project is to produce a protective film with physical and mechanical properties that is capable of substitute the actual polyvinyl chloride or, in less amount, polyethylene films produced with organic solvent-based adhesive, which are largely used nowadays. One environmentally less aggressive alternative would be the substitution of the current products by a film produced from polyolefin using water based adhesive and that is the general objective of this dissertation. In order to achieve the objectives, the samples of graphene oxide were produced and mixed with a matrix of LDPE using an extrusion with twin screw. Afterwards a film was produced using a monolayer blow film extrusion line. All the materials were analyzed after each stage of production and it was noted that the mixture was as good as expected although the produced film did not show the expected characteristics to achieve the objectives of this dissertation. - DissertaçãoMaterial híbrido de paper clay / óxido de grafeno para adsorção de azul de metilenoFalzirolli, Graziella Pessôa (2018-02-02)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Materiais à base de óxido de grafeno e diferentes tipos de argilas são duas classes de materiais com propriedades únicas e com diversas aplicações, destacando a capacidade de adsorção de alguns corantes, metais e compostos orgânicos. A combinação destas estruturas pode levar a melhorias significativas em suas propriedades, através do sinergismo das duas espécies. O azul de metileno, um corante catiônico muito utilizado em diversos tipos de industrias, apresenta toxicidade considerável, além de causar desequilíbrios biológicos quando descartados de maneira equivocada. Por se tratar de um material de baixo custo e de grande aplicação, ele demonstra uma grande preocupação para as organizações de saúde, uma vez que podem causar danos irreversíveis quando descartados ou armazenados de forma equivocada no meio ambiente. Sendo assim a necessidade de tratamentos para remover este material da natureza se torna cada vez maior e dentre as diversas técnicas disponíveis a adsorção é uma da que mais se destaca, devido a sua capacidade de remover o material do meio contaminado sem comprometer o meio, porém os materiais utilizados atualmente apresentam uma série de desvantagens, tais como alto custo e eficiência considerável. Sendo assim este trabalho teve como finalidade a obtenção e caracterização de um material híbrido constituído pela deposição de óxido de grafeno (GO) sob uma porcelana baseada em mistura de argila e papel (paper clay - PC), e sua aplicação como material adsorvente do corante azul de metileno. Através de estudos cinéticos, os materiais híbridos com diferentes proporções de GO (400μL e 1200μL) foram testados como matrizes adsorventes, mostrando em seus resultados que a maior proporção de GO no composto, melhora o poder de adsorção, chegando a 98% de retenção do corante, devido a elevada área superficial do material carbonáceo e sua superfície de carga negativa são atrativos para a retenção do corante catiônico, uma vez que a interação entre os materiais se dá primordialmente por atração eletrostática. Outro fator que influenciou o poder de retenção do corante pela matriz foi o meio básico em que o corante se encontrava, uma vez que quando imersa a matriz, as moléculas de azul de metileno passaram a interagir com a mesma. A utilização do paper clay como matriz adsorvedora permitiu ainda a reutilização e reciclagem das matrizes, uma vez que após a primeira utilização ainda restaram sítios ativos nas matrizes e após a sua saturação, sinterizando-as novamente foi possível eliminar os materiais de sua superfície, permitindo assim a sua reutilização com GO depositado novamente. - DissertaçãoObtenção de scaffolds poliméricos baseados em poli(ácido lático), hidroxiapatita e óxido de grafeno utilizando o método de manufatura aditiva por “fused deposition modeling”Siqueira, André da Silva (2018-02-06)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O presente trabalho visa obter e caracterizar um filamento compósito baseado em poli(ácido lático) (PLA), hidroxiapatita (HA) e óxido de grafeno, processá-lo por Fused deposition modeling (FDM), fabricar scaffolds para crescimento de tecido ósseo. Para alcançar esses objetivos fcompósitos de PLA/HA, PLA/GO e PLA/HA/GO com concentrações de 0,05%, 0,1% e 0,3% de GO e 30% de HA (em massa) foram preparados por meio de mistura no estado fundido e posteriormente processados por FDM. Comprovou-se a obtenção do óxido de grafite por técnicas de difração de raios-X (DRX), análise termogravimétrica e espectroscopia Raman. O PLA e os compósitos foram caracterizados por medidas de massa molar da matriz polimérica, espectroscopia no infravermelho e Raman, ensaios mecânicos de tração, medidas de ângulos de contato (energia de superfície), calorimetria exploratória diferencial (DSC) e ensaios reológicos. A inserção do GO no PLA e no compósito PLA/HA conduziu a melhorias das propriedades mecânicas (tração) dos materiais e também modificou significativamente as propriedades de superfície dos materiais estudados, sendo a concentração de 0,05% em massa a que apresentou melhor desempenho em ambas as características. Essas melhorias aconteceram devido à forte interação das folhas de GO com a matriz de PLA, o que indica que o processo de obtenção dos compósitos via estado fundido foi corretamente conduzido. Todas as composições PLA/HA/GO apresentaram características reológicas compatíveis com o processo de produção dos scaffolds via FDM. A inserção do GO na matriz de PLA e no compósito PLA/HA demonstrou-se ser extremamente promissora, e possivelmente aumentarão a variedade de aplicações dos biomateriais baseados em PLA/HA. - DissertaçãoObtenção de scaffolds poliméricos baseados em poli(ácido lático), hidroxiapatita e óxido de grafeno utilizando o método de manufatura aditiva por “fused deposition modeling”Siqueira, André da Silva (2018-02-06)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
The present work aims to obtain and characterize a composite filament based on poly (lactic acid) (PLA), hydroxyapatite (HA) and graphene oxide, to process it by fused deposition modeling (FDM), and then make scaffolds for bone tissue growth and order to evaluate the properties of the obtained structure. To achieve these goals composite of PLA/HA, PLA/GO and PLA / HA / GO with concentrations of 0.05 wt %, 0.1 wt % and 0.3 wt % GO and 30 wt % HA were obtained by melt state blending and subsequently processed by FDM. The graphite oxide was obtained by modified Hummers method and characterized by X-ray diffraction (XRD), thermogravimetric analysis and Raman spectroscopy. The PLA and composites were characterized by molar mass measurements, infrared and Raman spectroscopy, tensile strength tests, contact angle measurements (surface energy), differential scanning calorimetry (DSC) and rheological tests. The insertion of GO into PLA and PLA/HA composites led to improvements in the mechanical properties (tensile) and also modified significantly the surface properties of the materials and the composition with 0.05 wt % of GO has shown the better results in both characteristics. These improvements occurred due to the strong interaction of the GO sheets with the PLA matrix that indicates the process of obtaining the composites via the melting state was correctly conducted. All PLA / HA / GO compositions presented rheological characteristics compatible with of scaffolds production process via FDM. The insertion of the GO into the PLA matrix and the PLA / HA composite has been shown to be extremely promising, and possibly to increase the variety of PLA / HA based biomaterials application. - DissertaçãoOxidação de esculturas de aço patinável pertencentes ao acervo da Pinacoteca de São PauloReis, Tatiana Russo dos (2018-02-19)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
The Pinacoteca de São Paulo has a collection of artworks by Brazilian artists dating from the 17th century to the present. An important part of the collection consists of weathering steel sculptures displayed in different internal and external spaces. Besides offering good resistance to corrosion, weathering steels are extensively used in outdoor sculptures and built structures, due to its attractive appearance and self-regenerating capacity. By identifying the materials that compose an artwork and the phenomena that might occur on a given surface, it is possible to carry out preventive conservation actions in the short, medium and long terms. Initially, a visual analysis was performed on each individual work, as well as an accurate identification of the metals with the aid of handheld X-ray fluorescence spectrometry (XRF). Afterwards samples were collected for scanning electron microscopy (SEM) and X-ray diffraction analysis, which identified different oxides formed on their surfaces. In order to obtain more precise results regarding the elements that compose the works, a new process of identification in situ was carried out using X-ray fluorescence spectrometry (XRF). The results reveal the predominance of goethite α-FeOOH, lepidocrocite γ-FeOOH and akaganeite β-FeOOH which shows the influence of the environmental conditions to which the artworks are exposed in the formation of the oxides that form the superficial patina. Moreover, the findings also point to the identification of akaganeite in a number of works where the conditions of the natural environment are not usually favourable for its formation. From this study it was possible to identify the environmental conditions in which the works suffer greater deterioration and the actual causes of this deterioration, enabling future actions and decisions concerning to the preventive conservation of these works, such as not applying coats of wax or varnish for protection. - DissertaçãoOxidação de esculturas de aço patinável pertencentes ao acervo da Pinacoteca de São PauloReis, Tatiana Russo dos (2018-02-19)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
A Pinacoteca de São Paulo conta com uma coleção de obras de artistas brasileiros desde o século 17 até os dias de hoje. Uma parte dessa coleção é formada por esculturas em aço patinável expostas em diferentes ambientes. O aço patinável além de oferecer uma boa resistência à corrosão é muito usado em esculturas pela sua aparência atraente e capacidade de autorregeneração. Conhecendo os materiais que constituem uma obra e os fenômenos que atuam sobre ela é possível planejar ações de conservação preventiva a curto, médio e longo prazo. Inicialmente foi realizada análise visual de cada uma das obras e a identificação dos metais com o auxílio de aparelho de fluorescência de raios X portátil (XRF). Posteriormente, amostras foram coletadas para exames de MEV e difração de raios X, onde foram identificados os elementos que constituem as obras e os diferentes óxidos formados em suas superfícies. Para obter informações sobre elementos leves que constituem as obras e que podem estar presentes em sujidades e materiais de corrosão na superfície delas, foi realizada nova identificação in situ com aparelho de fluorescência de raios X por disspersão de energia (EDXRF). Os resultados mostram o predomínio da lepidocrocita, α – goetita e akaganeita mostrando a influência das condições ambientais em que estão expostas as obras na formação dos óxidos que formam a pátina superficial, atentando para a identificação da akaganeita em algumas obras onde as condições naturais do ambiente não são favoráveis para a sua formação. A partir desse estudo foi possível identificar as condições ambientais em que essas obras sofrem mais danos e as causas desses danos possibilitando futuras ações e decisões em relação à conservação preventiva dessas obras, como a não utilização de coberturas utilizando ceras ou vernizes para a proteção. - DissertaçãoRevestimento cerâmico aplicado como barreira térmica em componentes automotivosMoraes, Denison Angelotti (2018-06-07)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Componentes automotivos estão sempre em desenvolvimento, seja objetivando a melhoria de performance e qualidade, seja pela redução de custos, necessidade de mercado, aumento de vendas e produtividade ou alguma nova legislação ambiental ou de segurança. Nos últimos anos o tema ambiental ganhou corpo e passou a ser central para os veículos que utilizam combustíveis fósseis, em especial o óleo Diesel, devendo atender a novas legislações de emissão. Para isso, novos motores e sistemas de exaustão e filtragem dos gases foram desenvolvidos, como os conversores catalíticos. A próxima legislação que entrará em vigor, chamada de PROCONVE P8 restringe os valores de óxidos nitrosos (NOx) e material particulado a valores muito baixos. Para que esses valores sejam atingidos foi desenvolvido o sistema de pós-tratamento de gases chamado de ATS (After Treatment System). Para que o processo de redução dos agentes poluidores seja feito dentro do ATS, os gases de escapamento queimados no processo de combustão dentro do motor devem estar a temperatura entre 450 e 550ºC. Os gases queimados, ou gases de exaustão, são conduzidos por tubulação metálica até o catalisador. Neste trabalho foi proposta a utilização de revestimento cerâmico de óxido de Zircônia estabilizado com Ítria a 8% em peso (ZrO2-Y2O3), conhecido como YSZ (Ytria Stabilized Zirconia), ou ainda 8YSZ, conhecido como TBC (Thermal Barrier Coating). Foi estudado o TBC como revestimento de tubulação de escapamento, por meio de cálculo analítico e por CFD (Computer Fluid Dynamics). Os resultados mostraram que o YSZ é um material de potencial para a aplicação estudada, bem como para aplicações onde o tema barreira térmica seja relevante. - DissertaçãoRevestimento cerâmico aplicado como barreira térmica em componentes automotivosMoraes, Denison Angelotti (2018-06-07)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Automotive components are always in development, aiming to improve performance and quality, either by reducing costs, market need, increased sales and productivity or some new environmental or safety legislation. In the last years the environmental theme has gained interest and has become central to vehicles that use fossil fuels, especially Diesel oil, and must comply with new emission laws. For this, new engines and exhaust systems and gas filtration have been developed, such as catalytic converters. The upcoming legislation, called PROCONVE P8, restricts the values of nitrous oxides (NOx) and particulate matter to very low values. In order to achieve these values, the post-treatment system called the ATS (After Treatment System) was developed. In order for the process to reduce pollutants to be made within the ATS, the exhaust gases burned in the combustion process inside the engine must be between 450 and 550 ºC. The burned gases, or exhaust gases, are piped to the catalyst by metal tubing. In this work was proposed the use of 8% by weight (ZrO2-Y2O3) stabilized Zirconia oxide ceramic, known as YSZ (Ytria Stabilized Zirconia), or 8YSZ, known as TBC (Thermal Barrier Coating). The TBC was studied as a coating of exhaust pipe, through analytical calculation and CFD (Computer Fluid Dynamics). The results showed that the YSZ is a potential material for the studied application, as well as for applications where the thermal barrier theme is relevant. - DissertaçãoTratamento de fibras de bambu com polipropileno para utilização em concreto estruturalCarraro, Cristine Grasselli (2018-08-03)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Neste trabalho foi estudado as propriedades do concreto estrutural reforçado com fibras de bambu tratadas com polipropileno sendo as mesmas comparadas com as propriedades do concreto estrutural sem adição de fibras e com a adição de fibras de aço. Muito se tem estudado a respeito do concreto reforçado com diferentes fibras. Entre as fibras naturais, as fibras de bambu estão entre as que apresentam um bom desempenho mecânico podendo ser comparado ao do aço. Um dos fatores que impede sua indicação para o emprego na construção civil deve-se a capacidade de absorção de água pela fibra, que resulta na perda das propriedades mecânicas da mesma e, por consequência, do concreto. Visando diminuir a absorção de água pelas fibras, estas foram tratadas com polipropileno (PP) em solução, para impermeabiliza-las e garantir a resistência aos esforços solicitados do concreto estrutural. Foram obtidos três (03) tipos de concreto estrutural: concreto estrutural sem adição de fibras, concreto estrutural com adição de 8% em volume de fibras de bambu e, concreto estrutural com adição de 8% em volume de fibras de aço. Os diferentes tipos de concreto foram caracterizados por meio de ensaios mecânicos, morfológicos e microestruturais. Os resultados mostraram que os diferentes tipos de concretos podem ser classificados como excelentes e que o concreto contendo fibras de aço é mais resistente embora a interação matriz reforço tenha sido maior para o concreto obtido com fibras de bambu revestidas com PP. - DissertaçãoTratamento de fibras de bambu com polipropileno para utilização em concreto estruturalCarraro, Cristine Grasselli (2018-08-03)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Neste trabalho foi estudado as propriedades do concreto estrutural reforçado com fibras de bambu tratadas com polipropileno sendo as mesmas comparadas com as propriedades do concreto estrutural sem adição de fibras e com a adição de fibras de aço. Muito se tem estudado a respeito do concreto reforçado com diferentes fibras. Entre as fibras naturais, as fibras de bambu estão entre as que apresentam um bom desempenho mecânico podendo ser comparado ao do aço. Um dos fatores que impede sua indicação para o emprego na construção civil deve-se a capacidade de absorção de água pela fibra, que resulta na perda das propriedades mecânicas da mesma e, por consequência, do concreto. Visando diminuir a absorção de água pelas fibras, estas foram tratadas com polipropileno (PP) em solução, para impermeabiliza-las e garantir a resistência aos esforços solicitados do concreto estrutural. Foram obtidos três (03) tipos de concreto estrutural: concreto estrutural sem adição de fibras, concreto estrutural com adição de 8% em volume de fibras de bambu e, concreto estrutural com adição de 8% em volume de fibras de aço. Os diferentes tipos de concreto foram caracterizados por meio de ensaios mecânicos, morfológicos e microestruturais. Os resultados mostraram que os diferentes tipos de concretos podem ser classificados como excelentes e que o concreto contendo fibras de aço é mais resistente embora a interação matriz reforço tenha sido maior para o concreto obtido com fibras de bambu revestidas com PP. - DissertaçãoLiberação de princípios ativos revestidos com biosistemas poliméricosMonção, Camila Paraiso (2018-08-10)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
In this work the main characteristics, applications, potentialities and limitations of the controlled release systems were studied, as well as the mechanisms that directly influenced the release kinetics of the active agent. Micro and nanostructured systems have great potential for the controlled release and encapsulation of bioactive molecules. The various biodegradable polymer systems represent a new strategy for the delivery of active ingredients. A controlled release system enables the drug concentration profile to remain constant within the therapeutic range thereby promoting increased therapeutic index and immune response to the patient and avoiding adverse side effects when compared to conventional methods of administration. In this work were obtained membranes formed by polymeric biosystems for application in controlled release of drugs and other assets. Four release systems were obtained: beeswax / protein / lecithin; beeswax / protein / alginate / lecithin and beeswax / alginate / chitosan / lecithin by methods of complex coacervation and spray drying. The results show that the most effective system was bee / protein / alginate / lecithin. - DissertaçãoLiberação de princípios ativos revestidos com biosistemas poliméricosMonção, Camila Paraiso (2018-08-10)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Neste trabalho foram estudadas as principais características, aplicações, potencialidades e limitações dos sistemas de liberação controlada de farmácos, bem como os mecanismos que influenciaram diretamente a cinética de liberação do agente ativo. Os sistemas micro e nanoestruturados apresentam grande potencial para a liberação controlada e encapsulação de moléculas bioativas. Os diversos sistemas poliméricos biodegradáveis representam uma nova estratégia para a veiculação de ingredientes ativos. Um sistema de liberação controlada possibilita que o perfil de concentração da droga se mantenha constante dentro da faixa terapêutica promovendo dessa forma, aumento do índice terapêutico e da resposta imunológica ao paciente e evitando efeitos colaterais adversos quando comparado aos métodos convencionais de administração. Neste trabalho foram obtidas membranas formadas por biossitemas poliméricos para aplicação em liberação controlada de proteína concentrada do soro de leite WPC. Foram obtidos 4 sistemas de liberação: cera de abelha/proteína/lecitina; cera de abelha/proteína/alginato/lecitina e cera de abelha/alginato/quitosana/lecitina pelos métodos de coacervação complexa e spray drying. Com a simulação do pH do sistema gastrintestinal (pH 1,2 e pH 6,8) pode-se observar o tempo em que cada membrana liberou a proteína. Com esta informação concluimos o local teórico da liberação da proteína e quais membranas não são compativeis com o local de ação escolhido. Os resultados mostraram que o sistema mais efetivo foi o de cera de abelha/proteína/alginato/quitosana com liberação em pH 6,8 nas duas concentrações de proteína utilizadas 40% e 60% de proteína m/m. - DissertaçãoObtenção e caracterização da liga ternária Cu(98,5%)-Ni(1,0%)-Cr(0,5%) feita por metalurgia do póCrivelari, Rúben Matheus (2018-08-17)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Neste trabalho foram feitas caracterizações da liga ternária de composição Cu(98,5%)-Ni(1,0%)-Cr(0,5%) obtida por metalurgia do pó. O material foi compactado com cargas e tempos de compactação diferentes e submetido a um processo de sinterização com temperaturas e tempos de sinterização diferentes. Foi feita a caracterização por microscopia óptica, eletrônica de varredura, por dispersão energética, difração de raio-x e ensaios mecânicos de micro dureza e resistividade elétrica. O estudo comparou as características, propriedades elétricas e mecânicas da mesma liga obtidas por metalurgia do pó com dados da literatura, com o intuito de verificar se o processo de obtenção da liga não altera suas propriedades, confirmando dados obtidos em trabalhos anteriores. As amostras mostraram consideráveis resultados de condutividade e foi possível encontrar uma temperatura inicial de crescimento das propriedades elétricas, fenômenos de difusão dos pós e boas interações entre os metais.