Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Amaral, Liliana Chaves de Oliveira do"
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- TCCOs alunos nativos digitais e a gamificação como estratégia de ensinoAmaral, Liliana Chaves de Oliveira do (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa auxiliar o fazer docente buscando compreender o perfil dos alunos conhecidos como nativos digitais, que tem contato com tais tecnologias desde a primeira infância. Assim como a relevância dos jogos no cotidiano, conduzindo a reflexão sobre propostas mais adequadas para trabalhar com estes alunos. Esta pesquisa tem como referência o pensamento de teóricos como Cosenza e Guerra (2011), Prensky (2012), Cole e Engestrom (1993), Bannell, et al (2017), Serres (2013), Huizinga (2019) entre outros. Sugere-se então, dentre as metodologias ativas, a gamificação como excelente estratégia de ensino. Com o objetivo de verificar a viabilidade da proposta, foi feita uma pesquisa de campo descritiva, e exploratória análise de duas estratégias gamificadas. Uma utilizando ferramentas digitais e outra analógica. As estratégias foram aplicadas em duas turmas do 5° ano do ensino fundamental e contaram com a participação de cerca de 44 alunos e duas professoras, em uma escola da rede privada de ensino em Uberlândia, MG. Os dados da pesquisa, o desenvolvimento das estratégias, o levantamento e a discussão dos resultados, identificaram que conforme os referenciais teóricos as experiências realizadas efetivamente contemplaram ao que elas se propunham. Despertando interesse, promovendo o engajamento e protagonismo no desenvolvimento e aprendizado de competências e habilidades por parte dos alunos. Ambicionando auxiliar os profissionais de educação neste trabalho, partindo da própria dificuldade da pesquisadora, este trabalho também apresenta um glossário da cultura digital