Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis por Autor "Alves, Vorster Queiroga"
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- TeseA competência em tecnologia de informação e sua relação com capacidade de inovação e a criação de valor: um estudo em empresas de base tecnológicaAlves, Vorster Queiroga (2022-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com essa pesquisa se avaliou a relação entre a Competência em TI com a Capacidade de inovação e a Criação de Valor nas empresas que estão localizadas em Polos e/ou Parques Tecnológicos Brasileiros, abordando empresas de base tecnológica. Tal abordagem desperta interesse acadêmico por não ocorrerem estudos aprofundados que envolvam os construtos principais da pesquisa. Com a revisão sistemática da literatura compreendeu-se o tema e as abordagens nas diferentes vertentes que envolvem à competência em TI, com o impacto na capacidade de inovação para criar valor à empresa que trabalha com tecnologias. Com o arcabouço teórico formulou-se as hipóteses que nortearam o direcionamento da pesquisa. A abordagem metodológica foi de cunho quantitativa, do tipo descritivo, com a utilização de questionário eletrônico, encaminhado para os gestores das empresas cadastradas em Polos e/ou Parques tecnológicos por meio de endereço eletrônico, no período de julho a novembro de 2021. O questionário eletrônico foi dividido em cinco partes: a carta de apresentação e termo de autorização; caracterização do respondente; competência em tecnologia da informação; capacidade de inovação; e criação de valor em TI, atendendo os objetivos traçado e problemática estudada. A amostra de pesquisa foi estabelecida em 176 empresas (dobro do cálculo feito com GPower®, obtendo-se o retorno de 107 respostas válidas, correspondendo a 61% da amostra pretendida. Para análise dos dados foi utilizada a modelagem de equações estruturais, recorrendo ao software SmartPLS 3.3.3®. Com a demonstração dos resultados, encontrou-se uma relação forte da competência em TI na capacidade de inovação, mas foi encontrada uma relação positiva e não significativa em relação a competência em TI e a criação de valor. Tal relação foi comprovada por meio da multicolinearidade, observando o efeito e caminho indireto da Competência em TI, mediada pela Capacidade inovação até a criação de valor, confirmada pelo valor VIF. Ao criar valor em seus produtos e/ou serviços para o mercado, as empresas de base tecnológica inicialmente buscam inovar para atender as exigências do mercado e consequentemente, conseguir o ganho de valor. Quanto as dimensões da competência em TI, as seis dimensões foram avaliadas e validadas, com um avanço na literatura. As contribuições são a compreensão do caminho e relação entre os construtos, assim como, o entendimento que a organização, para agregar valor em seus produtos e serviços, necessita conhecer as dimensões das competências em TI, para investir em capacidade de inovação, criando valor para seus consumidores.