Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Autor "Bueno, Glauco D'Alessandro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise do comportamento dos custos de transação de micro e pequenas empresas quando transacionam via plataformas de marketplace na perspectiva da economia de plataformaBueno, Glauco D'Alessandro (2022-08-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A digitalização como nova realidade da sociedade é um fato que tem impactado a todos. Uma sociedade em rede emergiu como resultado do arranjo entre diferentes TICs, impulsionada pelo fenômeno disruptivo da Internet. Dentre as transformações ocorridas por meio desse fenômeno, está a digitalização dos ativos econômicos e sociais, o que deu origem a um novo campo de conhecimento e de estudo nas ciências econômicas, denominado Economia Digital. Esse estudo teve como objetivo analisar o impacto que tais transformações vêm ocasionando na forma de vender e comprar, ou seja, no comércio. Com o surgimento e o predomínio das grandes plataformas de comércio eletrônico como ambiente virtual para transações comerciais digitais e físicas, aventou-se a necessidade de analisar como os micro e pequenos revendedores varejistas têm sido impactados. Para isso, buscou-se analisar qual o comportamento e o impacto dos custos de transação verificados nas operações comerciais por meio das plataformas de marketplace nas MPEs. Fez-se uma pesquisa exploratória por meio de revisão bibliográfica e documental, a qual proporcionou elementos para o desenvolvimento de um estudo de caso, com o que, através da análise do contrato de Prestação de Serviços de Marketplace da plataforma americanas.com.br, puderam ser identificados os custos de transação envolvidos e, assim, simular modelagens para auferir as margens de contribuição de duas operações similares, sendo uma referente a uma venda realizada por uma loja física e a outra por uma loja on-line. Ao fim desse estudo, pôde-se verificar que há um forte aumento nos custos de transação, a despeito da teoria da economia de plataforma, que prevê uma severa queda em tais custos.