Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Autor "Alencar, Roberto Alves de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoMackenzie: a história da expansão da Escola Americana no Brasil na primeira metade do século XXAlencar, Roberto Alves de (2024-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho versa sobre a história da expansão da Escola Americana de São Paulo na primeira metade do século XX. Para a compreensão desse processo fizemos uma incursão até o século XIX, conhecido na literatura como “um século longo”. A princípio, analisamos os antecedentes na gênese da Escola Americana de São Paulo, onde nos debruçamos sobre o contexto da Europa e dos Estados Unidos na primeira metade dos séculos XIX. No campo político, analisamos elementos que influenciaram as ações da época e seus respectivos resultados na mentalidade das pessoas em ambos os continentes. Na sequência, de igual modo buscamos entender os referenciais econômicos que permeavam os ambientes e exploramos os pensamentos de Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, Karl Marx e Friedrich Engels. Exploramos o ambiente social que foi um resultado natural dos campos anteriores e os movimentos e demandas que afloraram na época e, por fim, adentramos o campo educacional procurando entender os componentes educacionais existentes no pensamentos de João Calvino, João Amós Comenius, Jean-Jacques Rousseau, Pestalozzi, Wilhelm von Humboldt, Johann Friedrich Herbat, Friedrich Fröbel, Horace Mann, Émile Durkheim e John Dewey, que influenciaram direta e indiretamente a mentalidade dos fundadores da Escola Americana de São Paulo. Ao decorrer da pesquisa, adentramos a segunda metade do século XIX, especificamente do contexto brasileiro e, ao discorrer sobre uma escola americana no Brasil, fez-se necessário uma ambientação nos mesmos moldes anteriores, ainda que menos extensa. Durante a busca do contexto socioeconômico e educacional, foram analisados com ênfase maior a educação da época a partir da averiguação dos índices de alfabetização os métodos educacionais de Lancaster e La Salle. Identificamos e biografamos brevemente os fundadores: Rev. Ashbel Green Simonton, Rev. George Whitehill Chamberlain, Mary Ann Annesley Chamberlain e Dr. Horace Manley Lane. Ademais, demonstramos o método de ensino escolhido da época, a proposta educacional vanguardista, bem como sua origem, e concluímos o capítulo com a fundação do Mackenzie College bem como os resultados do trabalho de Horace Lane. A parte final desta pesquisa ocupouse da história da expansão da Escola Americana propriamente dita, seu personagem principal, o Dr. Horace Lane, bem como as diversas escolas inspiradas e fundadas no mesmo modelo e suas categorizações: filiais (Botucatu, Florianópolis e Araraquara), associadas (Araraquara, Graded School, Franco Brasileiro e Curitiba) e afiliadas (Araraquara, Curitiba, Alto Jequitibá e Graded). A pesquisa fez uso de fontes primárias, como relatórios educacionais, produzidos por Chamberlain, Lane, Waddell e outros, prospectos educacionais, relatórios de matrículas, cartas, além de pesquisa em fontes bibliográficas secundárias.