Controladoria e Finanças Empresariais (Doutorado Profissional) - Teses - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Doutorado Profissional) - Teses - CCSA Higienópolis por Autor "Suzuki, Roberto"
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- TeseO ensino dual nos cursos de ensino superior das áreas de negócios: benefícios implementação e resultadosSuzuki, Roberto (2025-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mundo atual evolui muito rapidamente, transformando as empresas e as qualificações dos seus profissionais. Existe um distanciamento entre o que as empresas procuram e o que os jovens profissionais, disponíveis no mercado, buscam. As IES - Instituições de Ensino Superior deveriam formar estudantes capazes de atender às demandas exigidas pelas empresas, mas é crescente o número de empresas que não encontram profissionais qualificados, apesar da crescente quantidade de alunos que saem das IES. Isso também afeta o nível de desemprego, que é evidenciado nos jovens. Os países que utilizam o Ensino Dual têm menores índices de desemprego que os demais países. O Ensino Dual é uma metodologia de ensino integrada ao trabalho, na qual os alunos aprendem os conteúdos curriculares da profissão mediante atividades coordenadas nas IES e no local de trabalho. Apesar dos benefícios do Ensino Dual, que vêm sendo utilizados com sucesso há décadas nas IES da Europa oriental, este é pouco conhecido no Brasil, onde só recentemente foi implementado. Por estar nessa etapa embrionária no país, há uma imensa lacuna a ser preenchida, com contribuições nas esferas acadêmicas, educacionais, profissionais e para a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar a influência na formação dos estudantes do curso de graduação dual na área de negócios no Brasil, sob a ótica dos estudantes, das empresas e IES. Para atingir este objetivo, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos que abordam o tema, focando nos benefícios para as três principais partes interessadas: os alunos, as IES e as empresas, passando também pelo processo de implementação deste método de ensino. No segundo semestre de 2023, foram realizados questionários com os alunos, no primeiro semestre de 2024, entrevistas com os profissionais das empresas e das IES dos dois primeiros cursos de Ensino Dual de curso superior no Brasil e confrontados os achados com a literatura. Nesse método de ensino, a aprendizagem é fortemente influenciada pela interação com o ambiente e, por isso, o estudo estará baseado nos conceitos da Aprendizagem Situada, Engaged Scholarship e na Aprendizagem Baseada em Problemas. Como resultado acadêmico, foram identificadas as principais características do Dual Study nas IES analisadas e seus efeitos na formação dos estudantes. Como resultado técnico deste estudo, apresentou-se um guia de orientação prático para divulgação do tema e auxílio na implementação dessa metodologia nas IES do Brasil.