Engenharia de Segurança do Trabalho - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Segurança do Trabalho - Monografia - EE Higienópolis por Autor "Machado, Simone Christiane"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaPosição em pé e o trabalho de professores da Universidade Presbiteriana MackenzieMachado, Simone Christiane (2009)Este trabalho tem como principal objetivo relacionar a incidência de doenças que atingem membros inferiores e coluna vertebral em professores com a permanência na posição em pé por longos períodos. Apresenta um levantamento geral das doenças ocupacionais que afetam estes profissionais. Enfatiza a importância da ergonomia no ambiente de trabalho e os fatores ergonômicos que colaboram para melhorar sua condição. Compara os prós e os contras do trabalho realizado em pé e do trabalho realizado sentado. Relaciona dados de pesquisas realizadas com professores em vários locais do Brasil, informando os principais problemas de saúde que os afetam. Apresenta a análise estatística dos dados obtidos a partir da aplicação de um questionário anônimo que abordou temas como: tempo de permanência na posição em pé, uso de escada, uso e transporte de materiais e equipamentos, desconfortos e partes do corpo atingidas, prática de atividade física, entre outros, mostrando como principais resultados: 61,7% dos professores pesquisados informaram ter algum tipo de desconforto, sendo ombros, pescoço e coluna as partes do corpo mais atingidas; cansaço e dor foram os desconfortos mais referidos; 53,1% dos professores que referiram desconforto associam-no à permanência na posição em pé; a faixa etária mais acometida por desconforto é a compreendida entre 50 e 59 anos; 66,7% dos participantes do estudo praticam alguma atividade física com frequência; a prática de atividade física interfere diminuindo a sensação de desconforto. Finaliza recomendando um programa de ginástica laboral, a prática de atividade física e a divulgação destes conhecimentos.