Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Barreto, Klayson Souza Pavesi"
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- TCCAvaliação do desempenho das funções executivas de jovens estudantes a partir da intervenção de exercício físico agudoBarreto, Klayson Souza Pavesi (2023-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As funções executivas (FE) são habilidades cognitivas superiores que nos permitem planejar, organizar, priorizar, controlar impulsos, tomar decisões e resolver problemas. São essenciais para o desempenho eficiente de tarefas complexas e a tomada de decisões adequadas. A prática regular de exercícios físicos tem sido associada a benefícios significativos para as funções executivas. Estudos mostram que a atividade física melhora a atenção, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, que são componentes-chave das funções executivas. Além disso, o exercício promove o aumento do fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral, o que contribui para a saúde do cérebro. Uma das razões pelas quais o exercício físico beneficia as funções executivas é o aumento da produção de substâncias químicas cerebrais, como os neurotransmissores e fatores de crescimento neuronal. Essas substâncias promovem a sobrevivência, o crescimento e a diferenciação das células cerebrais, além de fortalecerem as conexões entre elas. Além dos benefícios cognitivos, a prática regular de exercícios físicos também está associada a melhorias na saúde física, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto, considerando que existe uma relação entre atividade física e melhora da FE, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito agudo do exercício físico de alta intensidade nas funções executivas, comparando os escores de leitura, contagem, escolha, alternância, inibição e flexibilidade do teste Five Digit Test (FDT) entre um grupo controle, que realizou uma série de alongamento ao grupo intervenção, que realizou uma série de exercício intervalado de alta intensidade (HIIT). Os resultados obtidos mostraram que houve uma melhora da função executiva nos dois grupos de exercício, porém sem diferença significativa entre os grupos. estes resultados devem ser complementados com análises de outras variáveis, como um possível efeito de aprendizagem da repetição do teste ou parâmetros ambientais, tais como a qualidade do sono e alimentação.