Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Campos, Ana Paula Soares de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAlfabetização: reflexões sobre a aprendizagem após a pandemia da Covid-19Borges , Veronica Catiele Souza (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Tendo como embasamento a ciência cognitiva da leitura, a alfabetização é definida pela Política Nacional de Alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético. Com o surgimento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Milhares de estudantes, do mundo todo, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. O presente artigo apresenta como objetivo principal entender os efeitos do ensino remoto utilizado durante a pandemia da Covid-19 na alfabetização de crianças de uma escola cursando o 4º ano em 2023. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, e caráter bibliográfico e exploratório sobre Alfabetização. Constatou-se que existem práticas e estratégias baseadas em evidências, que quando bem executadas e utilizadas de forma planejada e intencional em sala de aula, podem levar o aluno a desenvolver habilidades de leitura e escrita que o ajudarão no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Supõe-se que existe uma necessidade de compartilhamento e disponibilização das ferramentas, assim como informação para o melhor desempenho e aplicação das práticas educacionais propostas, e por fim, implementação de políticas públicas que garantam um processo com qualidade de ensino e aprendizagem para seus alunos