Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Hanna, Vera Lucia Harabagi"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseO discurso dos jornais impressos populares no início do século XXI: análise do jornal Super NotíciaTrigo, José Alves (2015-06-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This thesis discusses the transformation whose printed newspapers have been subjected to since the beginning of the twentieth century to the 1960s and it examines the influence of the society of the spectacle in the newspapers. In addition, it describes the scenario of printed newspapers of the early twenty-first century and their different strategies in the face of new technologies, especially the Internet. It also presents the stratagems that media organizations have used to try to overcome the difficulties arisen from the decrease in the number of readers and from the need for a change in its communication approach. The study quantifies and analyzes the main themes present on some covers of printed newspapers, seeking to detail the discursive resources, as well as the persuasive approaches, herein present. Finally, it presents a qualitative analysis of some newspaper covers of Super Notícia, one of the most popular newspapers in Brazil. - TeseEl español no está lejos de aquí: políticas linguísticas e o ensino de espanhol no BrasilMorais, Bárbara Baldarena (2018-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Na dissociação das fronteiras encontra-se a possibilidade de conhecer outros países, culturas e de ter contato com falantes de muitas línguas, logo, não se deve limitar a aprendizagem de idiomas na escola. Esta tese oferece um panorama da situação do ensino da língua espanhola no Brasil, em um contexto que deveria ser favorável e em sintonia com as ações para a integração latino-americana, mas que se mostra arbitrário em reconhecer essa língua enquanto componente curricular relevante para a formação dos alunos. No primeiro capítulo buscou-se refletir sobre questões de identidade, diferença, de como é ser um latino-americano e tudo o que isso acarreta; revelaram-se às lutas para se estabelecer a partir do que é necessário e do que é desejável, mostrando outro modo de situar às identidades e construir as diferenças. O segundo capítulo tratou das muitas mudanças de leis e pensamentos a partir do momento que houve modificações políticas/partidárias; o ensino de língua espanhola foi evidenciado em uma retrospectiva histórica delimitando-se momentos compreendidos entre o ano de 1942 até a atualidade. O capítulo três concretizou as demonstrações políticas ligadas ao espanhol em cada documento oficial da educação brasileira, reiterando o que cada governo deixou para a educação seguindo suas convicções e planejamentos econômicos, além da "política da boa vizinhança" se essa fosse lucrativa. O quarto capítulo expôs o embate entre a compreensão dos resultados das reformas educacionais brasileiras a partir do panorama do sistema, das políticas, da escola e do ensino e a busca por compreender que a educação deve ser contemplada na dinâmica do sistema educacional e nas relações da vida real das próprias escolas. Por último, se apresentou as considerações finais a respeito de toda a análise realizada e dos pontos mais significativos dessa pesquisa. - TeseEnsino de português como língua estrangeira e a perspectiva intercultural: um estudo etnográfico nos Estados UnidosSilva, Vanessa Maria da (2016-02-04)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este presente estudo, com foco no ensino de Português língua estrangeira nos cursos de graduação nos Estados Unidos, tem como objetivo investigar, sob os aspectos da perspectiva intercultural, como o ensino da cultura pode integrar o ensino da língua e sua contribuição para o aprendizado e desenvolvimento do estudante. A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e uma nova maneira de pensar e ver o outro. A fim de desenvolvermos esta investigação, optamos por pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, durante dois semestres, de 2013 a 2014, com acompanhamento direto e intensivo das aulas de língua Portuguesa no Department of Portuguese and Brazilian Studies (POBS), na Brown University, EUA. A metodologia do POBS proporciona aos estudantes elementos que conferem com o nosso estudo a respeito da integração do ensino de língua e da cultura e coadunam com o nosso referencial teórico no cerne da perspectiva intercultural. As aulas de Português língua estrangeira naquele departamento promovem o intercâmbio das informações sobre a vida cotidiana no Brasil e demais países lusófonos, desenvolvem conhecimentos de grupos sociais, seus produtos e práticas, incluindo marcas da identidade nacional, normas de conversação e gestos, favorecendo interpretação, descoberta e interação com a cultura do outro em situações reais de comunicação. Em nossa pesquisa observamos reflexões sobre similaridades e diferenças compreendidas no desenvolvimento linguístico e cultural e que consideramos fundamental no aprendizado do estudante. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1994, 1997,1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (1993, 1998, 2004, 2006, 2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de língua estrangeira a partir da perspectiva intercultural. - TeseEntre Mestizas e Nepantleras: a auto-história, de Gloria Evangelina Anzaldúa, em Borderlands / La FronteiraFigueiredo, Carlos Vinícius da Silva (2017-08-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Na contemporaneidade, o contexto histórico-cultural e literário de grande produtividade nos Estados Unidos tem fomentado intensivamente as literaturas imigrantes, de identidades em trânsito, que proporcionou a criação de uma obra como Borderlands/La Frontera: the new mestiza (1987), de Gloria Evangelina Anzaldúa, envolvendo o surgimento de um rótulo em particular, como o de literatura chicana, resultante do solo cultural da fronteira México – Estados Unidos. Por conseguinte, o objetivo principal deste trabalho é analisar Borderlands/La Frontera em sua 4ª edição, comemorativa aos vinte e cinco anos de sua publicação, nos aspectos de criatividade artística, do contexto sociocultural e da representação tematizados em sua narrativa, bem como a concepção de “auto-história” enquanto representativo para a história de vida da escritora, ultrapassando os limites de sua biografia, tornando-se a história de seu próprio povo. Complementam o corpus de análise os arquivos da coleção The Gloria Evangelina Anzaldúa Papers (1942-2004), depositados na biblioteca Nettie Lee Benson da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos. Para tanto, a metodologia que subsidia esta tese volta-se para as reflexões teórico-críticas acerca dos estudos pós-colonialistas, sobretudo as obras de Ashcroft & Griffiths & Tiffin (2003), Spivak (1988), Beverley (2004), Santiago (2004), Bhabha (2000), Mignolo (2003, 2007), Hall (2008), Hawley (2001) e ainda obras de exegese e fortuna crítica sobre Anzaldúa, como, Keating (2009), Cantú (2012), Fernandes (2011), Malvezzi (2010), Bowen (2010) e Torres (2001). Dessa forma, a operacionalização do trabalho contempla a contextualização da análise de Borderlands/La Frontera, seguida das relações de implicação entre texto vs. contexto, manuscritos vs. edição e publicação da obra, aprofundando no cotejamento do arquivo e repertório anzalduano como componente fundamental para compreensão da narrativa de Borderlands/La Frontera. Com efeito, o trabalho contribui particularmente para a ampliação da leitura de Anzaldúa no Brasil, contemplando aspectos de análise teórico-críticos do discurso latino-americano. - TeseUm estudo dos currículos de língua inglesa para a educação de jovens e adultos: uma dimensão interculturalNavarro, Daniela Bandeira (2021-08-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A perspectiva de que a educação escolar é um direito inviolável em quaisquer circunstâncias é assumida nesta tese. Destarte, defende-se que não se pode continuar permitindo que os sujeitos abandonem a escola ou concluam-na sem desenvolver, de modo adequado, as competências fundamentais para seu agir social. Agregasse-se a essas considerações que o aprendizado de línguas estrangeiras na instituição escolar é legítimo e, quando promovido à luz da Dimensão intercultural, contribui com a formação de alunos dotados de competência intercultural, logo, preparados para conviver em um mundo globalizado e multicultural. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo interpretar como a Dimensão intercultural se configura nos Documentos Curriculares de Inglês para o ensino dessa língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se atingir tal propósito, foram analisados Currículos de Língua Inglesa de cinco estados brasileiros para a EJA. A fim de se abordar a temática da EJA, recorreu-se a documentos legais e estudos recentes apresentados por Catelli Júnior (2017), Basegio e Borges (2013), Di Pierro (2017), entre outros. Para se refletir sobre o Currículo Escolar, partiu-se das contribuições de Silva (2019), Moreira e Tadeu (2011) e Sacristán (2017) como subsídios e, por fim, a Dimensão intercultural foi abordada, pautando-se nas pesquisas de Byram (2008; 2019), Hanna (2013; 2019), Jackson (2014), Giddens e Sutton (2017), Williams (2007), entre outros. Da análise realizada, concluiu-se que a maioria dos objetivos de ensino responsáveis pelo desenvolvimento da competência intercultural não são contemplados adequadamente pelos Currículos Estaduais nas diferentes regiões do Brasil, distanciando os estudantes de Inglês da Educação de Jovens e Adultos da oportunidade de repensar sua posição de sujeito individual e coletivo. - TesePesquisa global sobre língua, cultura, identidade e 'ensino bilíngue': ciências em um entrelaçarAvelar, Regina Paula Ambrogi (2018-08-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Throughout this thesis we have brought numerous examples of objects from the media - Brazilian and international press - in addition to objects from the sciences which pointed to both the alleged disadvantages, along with the advantages, of bilingualism and the teaching done in at least two languages for about one century long. We interwove knowledge of the three major fields of science, the Humanities, the Biological and the Exact, aiming at a broad view of bilingualism in order to see its importance in the current world scenario in which peoples are in immigration and there are contexts of linguistic-cultural conflict in vogue. Some authors who gave us theoretical background were the physiologist Bervely A. Clark (2000), the educator Antonieta Megale (2005), the anthropologist Néstor García Canclini (2006), the neuroscientist Angela de Bruin (2015) and the psychologist Ellen Bialystok (2017). In addition to these, we have brought from physics Thomas Kuhn (1962) and the conceptualization of paradigm; by Michael Agar (1994), anthropologist and also an ethnologist, we have brought the languaculture axiom; from Cultural Studies, the concept of cultural identity of one of its founders, Stuart Hall (2003), and the recent conceptualization of global competence of the researcher Vera L. H. Hanna (2018); the concept of culture of the philosopher Terry Eagleton (2005), and the conceptualization of bilingualism by François Grosjean (2008). All these concepts have based the formulation of a questionnaire for conducting a world statistical research on language, culture, identity and 'Bilingual Teaching' - elements which are substantiated first on the language(s) that forge(s) the bilingual individual. Our initial hypothesis was that the paradigms of science would have extrapolated their boundaries and would be reproduced in the common sense of citizens without having their essence altered, which in fact was confirmed. We have proposed, as well, nine parameters for the regulation of the so-called 'Brazilian Bilingual Education' - the education made by international schools, bilingual schools themselves, and the 'bilingual programs' for regular schools - since we have identified the lack of regulation for this sector, which is booming in the country, and urges references, so that Brazil can change the statistics of having only about 3-5% of its population within the bilingual condition. - TesePráticas computacionais no ensino fundamental: inspirando letramento em codificação por meio da construção de ambientes digitais 3d de realidade virtualFranco, Jorge Ferreira (2020-08-25)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The theme investigated in this thesis is educational computing practices related to coding literacy through building three-dimensional digital spaces of virtual reality. The research questions are: how computational practices through utilizing programming languages during the building of three-dimensional digital spaces of virtual reality can contribute for inspiring coding literacy within an integrated mood with processes of teaching and learning scientific concepts since Primary Education? Which are the impacts of inspiring coding literacy through building three-dimensional digital spaces of virtual reality at school spaces and times? For answering these questions the general objective is analyzing educational computing practices based on building and applying knowledge related to coding literacy during the construction of 3D digital environments of virtual reality at K-12 levels. The key concept of this research is the computing action, which encompasses proposal and practice of inspiring and sustaining computing education which empowers and teaches students and educators. This concept is interlinked with communicative and cultural perspectives of the third millennium, considering that many computer games and digital content are created from narratives and materialized throughout writing and visualization, verbal and non verbal, based on the use of computer programming languages, justifying to investigate about coding literacy in the field of Letters. It is a qualitative research that integrates action research and ethnographic characteristics. Analyses of the teaching and learning processes confirm the hypothesis that through integrating education computing practices of computer programming or – coding – by utilizing computer programming languages and their algorithms during the building of threedimensional digital environments of virtual reality within an integrated mood with the transdisciplinar application of curricular scientific concepts, it is possible inspiring that educators and students acquire and use cognitive and technical skills related to coding literacy for producing multimodal computational interfaces with autonomy. Impacts of these practices are using advanced technological and scientific knowledge, amplifying linguistic and cultural repertory, and capacity for learning to learn lifelong, and applying tacit knowledge in situations beyond the scholar context with sustainability. - TeseA reescrita de textos na escola: trabalhando com gêneros e sequências didáticasLima, Paulo da Silva (2014-12-10)
Letras
The present work aims at researching the interactive correction in the teaching of writing, focusing on a list of findings as a parameter in the assessment process. Our objective is to demonstrate that this form of intervention in school texts can provide an opportunity of dialogue between students and teachers, as well as offer students guidance on micro and macro-textual issues. In order to achieve our goal, we developed two teaching sequences directed to two genres of students´ writings: school essays and reviews, seeking to provide a real situation of verbal interaction. The subject addressed in the essays was the reduction of criminal responsibility and the theme of the review was the film "Dead Poets Society" (1989). When the project was concluded the students´ texts were shown in and outside school. Bronckart´s theory of text (2007) and the studies of Dolz and Schneuwly (2010) regarding the didactisation of genres were the basis of our investigation. Our work was conducted with students at a public high school, in which we analyzed the linguistic / discursive skills. In doing so, we firstly found out that there was an evolution between the first and last students´ text production, and secondly, that interactive correction educates the student about the importance of rewriting to accomplish a more proficient text production. Furthermore, the interactive intervention helped students to internalize both, the fundamental characteristics and the social-communicative functions of the genre.