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Navegando Teses por Orientador "Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa"
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- Tese‘Arena de vozes’ - reflexões sobre as formações ideológicas e discursivas nas propostas de redação do ENEM regular e para pessoas privadas de liberdade - PPL (1998, 2009, 2010, 2016 e 2019)Souza, Marta Silva (2024-08-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
As propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM em suas aplicações regular e para Pessoas Privadas de Liberdade- PPL revelam efeitos de sentido com posicionamentos político-partidários em relação às reflexões sobre políticas públicas. Dessa forma, discorremos sobre a compreensão dos discursos constituídos nas propostas de redação elaboradas em contextos históricos que apresentam certa ruptura de mandatos políticos presidenciais. Nossa problematização está envolta em provocações que refletem sobre o ENEM ser democrático, mas a Educação não. Nesse sentido, a tese propõe que o ENEM, como instrumento de avaliação e seleção, não é neutro, mas orientado ideologicamente e revela disparidade em relação às situações sociais diversas, como a privação de liberdade. Além disso, as Leis que, a princípio, tratam da equidade não regem, de fato, o processo de construção das propostas de redação do exame. Orientada por estas proposições, a pergunta de pesquisa consiste em: quais posicionamentos discursivos político-partidários são desvelados a partir das escolhas linguístico-discursivas mobilizadas nas propostas de redação do ENEM regular e ENEM PPL? Como corpus de pesquisa selecionamos as propostas de redação das aplicações dos anos de 1998, 2009, 2010, 2016, 2019 e 2020, as quais são marcadas pela alteração presidencial e/ou implementação de novas configurações no cenário do exame e implementação do ENEM PPL. O aporte teórico consiste em estudos da Análise de Discurso, com maior especificidade a de linha francesa, nas concepções de ethos, semântica global, cenas da enunciação e polifonia de Maingueneau (1997; 2008a, 2008b; 2012; 2013; 2015, 2020). Para leitura dos documentos oficiais e educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dialogamos com as considerações de Saviani (2008; 2016; 2019). A pesquisa versou, ainda, em observações sobre a Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998, que implementou o exame em 1998. Constatou-se que o ENEM apresenta certa preocupação e propor discussões sobre temas socialmente relevantes. O exame requer que o sujeito mobilize sua memória discursiva, que abarca os saberes construídos em todo o seu processo de aprendizagem: tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e seja capaz organizá-los para a construção da redação. - TeseO caminho do discurso da Opus Dei: entre santificação, silêncio e mortificação: uma liberdade vigiadaOliveira, Tiago de Paula (2009-03-20)
Letras
The purpose of this work is to show as the speech of the Opus Dei evolved since its foundation until the current days, having as reference its book-base "Way". The answers to the investigations proposals will be gotten in the measure where the knowledge on the tripod will be extended in that it composes the Analysis of Speech, to know: the Theory of the Speech, to approach aspects semantic the Linguistic Theory, to study the syntactic structures that materially compose the analyzed texts and Social Sciences that will give the theoretical base to analyze the ideological anthropological and historical in this thesis The used methodology will leave of the conception of that the speech is one practical social one and being thus it can assist in the preservation or transformation of the reality of those responsible for the articulation. Thus being, one will search to understand the bases of this speech and its articulation, to determine and to understand the diverse voices that compose and profess this speech and to study the dialogism between the articulation and the society. - TeseA constituição do sentido nos discursos de Getúlio Vargas numa perspectiva retóricaSantos, Roberto Clemente dos (2014-08-15)
Letras
A presente tese filia-se à linha de pesquisa Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Surge como fruto dos questionamentos referentes à possibilidade da existência de uma inter-relação entre a retórica e as estratégias discursivas que se preocupam com a adesão do auditório e com o discurso como responsável pela construção do sentido por meio da manifestação linguística. A partir de um procedimento teórico analítico, observando-se a capacidade da retórica e do discurso de agirem simultaneamente no campo interdiscursivo, analisam-se os textos por meio da relação entre a produção de sentido e a persuasão que se concretizam na interação entre os sujeitos. Tem-se como Objetivo Geral analisar não somente a união entre a retórica e o discurso que se preocupam com a produção de sentido, evidenciando a constituição e a posição dos sujeitos nessa construção, mas também o como ela ocorre, o que coloca em cena os Objetivos Específicos, quais sejam: 1) analisar os recursos argumentativos que fundamentam a estrutura do real (exemplo, modelo e antimodelo) por acreditar-se que como elementos retóricos, podem ser utilizados para desconstrução e reconstrução da opinião pública diante de uma produção de sentido instável e 2) analisar os procedimentos linguísticos na construção e na confirmação de uma imagem retórica como possíveis estratégias discursivas que organizam a linha de raciocínio do orador como a dêixis eu-tu-aqui-agora. Para tanto, selecionaram-se como corpora, os discursos do presidente Getúlio Dornelles Vargas, os quais foram selecionados de acordo com o contexto histórico no que tange aos posicionamentos decisivos de sua carreira política: o primeiro discurso expõe a plataforma da Aliança Liberal na campanha para as eleições de 1º de março de 1930; o segundo que apresenta o sujeito enunciador, explica as razões do golpe de Estado e da Nova Constituição; o terceiro, que define o sujeito enunciador como o candidato do povo, e não dos partidos; e o último que revela os possíveis motivos da morte do estadista. Nesses discursos, serão aplicadas as categorias mencionadas a seguir: no campo retórico, analisam-se os argumentos que fundamentam a estrutura do real e no aspecto discursivo as dêixis de pessoa, espaço e lugar. Nossos resultados apontam para a maneira como o exemplo, o modelo e o antimodelo, na perspectiva retórica, e os dêiticos de pessoa, espaço e lugar na perspectiva discursiva, estão imbricados de modo a construir o cenário interpretativo e, consequentemente, o desenvolvimento da persuasão nos textos do sujeito enunciador (Getúlio Vargas). - TeseA construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval: uma apropriação vocacionalBatista, Mário Sérgio (2011-12-07)
Letras
Pretende-se, nesta pesquisa, com base nos princípios metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, de acordo com alguns teóricos da área como: Dominique Maingueneau; Patrick Charaudeau; Eni P. Orlandi; dentre outros, analisar a construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval, monge cisterciense que nasceu na última década do século 11 e viveu até meados do século 12. Os textos que compõem a constituição do corpus foram extraídos de seus sermões, cartas e tratados teológicos. A análise pretende explicitar que a consciência da vocação de abade se apropria do sujeito-enunciador e se reflete em seus textos. Para tanto, serão considerados o contexto histórico religioso da Idade Média, período em que a igreja exercia forte influência sobre a formação e cultura do homem medieval; a cena enunciativa dos referidos textos; o lugar que o sujeito-enunciador atribui para si em seu discurso; a imagem que ele constrói de si mesmo em seu discurso e a construção do ethos de credibilidade. Com o resultado da análise, se percebeu que São Bernardo de Claraval constrói o ethos de um sujeito-enunciador inscrito num contexto religioso cristão, que enuncia a partir de uma formação discursiva e ideológica cristã, com o propósito de persuadir seus enunciatários a buscarem a Deus e a se reconhecerem como necessitados pecadores, criando em seus enunciados a imagem de um sujeito-enunciador consciente da sua responsabilidade vocacional de abade. - TeseA contradição como fundamento para realização do discurso político brasileiroCaniza, Rodrigo Villalba (2015-06-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The aim of the thesis is to analyze the contradictions present in the Brazilian political discourse and its relation to political activity formulation of laws, understood as the institutional and bureaucratic order that determines human behavior in society. In particular, the work tries to show the occurrences of a variety of contradictions in the statements of candidates for presidential elections in 2014, the relationship between these contradictions and the gender characteristics of political discourse conducted within the social field of contemporary Brazilian democracy and the possibility of recognizing in such enunciative events, contradictions patterns that also unfold in the ideological and structural dimensions not as an exception or a side effect, but as a condition for the political realization. Therefore, a literature review of the history of political philosophy and the history of the formation of the Brazilian political thought is held and for the analysis of the corpus, are considered the theoretical proposals made by the French Discourse Analysis and by authors such as Jean-Jacques Courtine, Pierre Bourdieu and Patrick Charaudeau. In the document, the main ideas advocated by political thinkers are also associated with the historiographical process of register facts concerning the exercise of power and, from this association, it becomes possible to observe how the political discourse becomes constitutive of the exercise of state power by established authority by giving the right to organize and legislate from the guidance of an ethos that publicly seeks to meet expectations and rules of the TV debate show, but that within the political field, demands to matches internal rules to ensure their participation and increasing their symbolic power. The corpus of analysis allows the identification of four models of structural, ideological, discursive and enunciative contradictions that provide feedback to each other and are some of the main cultural instruments for maintaining an order that ensures the existence of the political field in Brazil, which is the direct consequence of the Brazilian political thought formation. Thus, once exposed the essentially contradictory character of the Brazilian political discourse as well as the difficulties it imposes on the ideal of justice and political participation, the reflection focuses on what are the alternatives to this model as well as its viability, which is made from reflection based on the works of authors such as Robert Dahl, Robert Nozick and Slavoj Zizek. - TeseO discurso da violência em anúncios publicitários comerciaisRoskowinski, Regiane Apolinário (2020-07-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta tese tem como tema o discurso da violência nos anúncios publicitários. A pergunta de pesquisa é: Quais características dos anúncios publicitários, relacionadas ao discurso da violência, levam parte da sociedade a registrar reclamações contra eles? A fim de buscar responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral examinar o discurso da violência em anúncios publicitários comerciais, selecionados por terem sido alvos de reclamações no CONAR. Já os objetivos específicos são definir as categorias de análise em relação à violência, de acordo com a base teórica utilizada neste trabalho, conforme premissas da Análise Crítica do Discurso (ACD), e analisar os anúncios publicitários selecionados como objeto de estudo. Este trabalho fundamenta-se na ACD, modelo de análise linguística e de intervenção social que melhor se adéqua à abordagem desta tese. A fundamentação teórica envolve os conceitos de violência, ACD e anúncios publicitários. A constituição do corpus deu-se pela seleção de anúncios publicitários distintos, veiculados em jornais, revistas ou canais de televisão, anúncios que apresentavam indícios de discurso violento e que foram alvo de reclamações no CONAR. A abordagem metodológica adotada é a descritivo-analítica. A análise textual e linguística considera a polidez, o ethos, o significado das palavras e as figuras de linguagem. A análise discursiva engloba a interdiscursividade, a intertextualidade e as cadeias textuais. A análise de prática social tem como foco a ideologia e a hegemonia. As análises indicaram características relacionadas ao discurso da violência em todos os anúncios analisados, o que confirma a hipótese de que existem características específicas nos anúncios publicitários que levam a sociedade a aceitá-los ou não. O discurso da violência está presente em diversos segmentos da sociedade, porém existe a perspectiva de mudança social de acordo com a conscientização e o posicionamento ético das pessoas. - TeseDiscurso Pedagógico versus Identidade Cultural: Estudo Comparado entre Brasil e AngolaMoura, Vagner Aparecido de (2016-02-25)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The discussion on implications of ordinary cultural heritage framed in a multiculturalist perspective, leads me to approach, over this research, the intersection between portuguese language and cultural identity from brazilian and angolan students. This approach has been built both by polyphonic and dialoguic listening (in order to give voices to CPLP members), as by close observation in scenario – Community of Portuguese Language Countries, full of discontinuities, porosities and conflicts. During this research, one of the essential goals have been understood the image setting’s brazilian and angolan over the history in the History textbook in the period from 1945 to 2014 and to verify the influence of pedagogic discourse and the institutional role in the process of individuation of social actors: brazilians and angolans. In order to get outcome in this investigation process, it was adopted the following methodology: a) literature review of History context in Brazil and Angola, through descriptive and compared historical method; b) pedagogical discourse analysis of the textbooks of History, through the theoretical framework of Cultural Studies, History, Semiolinguistics and Psychoanalysis and c) ethnological fieldwork that will emphasize, through the proposal of discourse analysis model (discussed in Chapter IV subsection 4.2), the continuous interaction between field research devices, the description, the interpretive process of socio-cultural phenomena, with order to understand the student`s first and second year of high school as historical subject in their daily practice. The proposed epistemological journey enables readers to understand the overlaps among language, knowledge and power in the lusophone scenario. This scenario is marked by discontinuities and porosities, because encompasses ideological, political and economic issues that interlace and provide us a scenario more dense and complex to the lusophone term and its respective community. - TeseO discurso sobre os muçulmanos, as muçulmanas e o Islã nas mídias digitais: construções, desconstruções e reconstruções discursivasFreitas, Priscilla Cláudia Pavan de (2021-08-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa de abordagem qualitativa se insere na Linha de Pesquisa, Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem o propósito de analisar, pelo viés da análise do discurso (AD) de linha francesa, 14 manchetes jornalísticas, de maneira mais detalhada, que trazem informações (de valorações positivas e negativas) a respeito dos muçulmanos e das muçulmanas, sendo elas, 5 do jornal Le Monde (França), 3 do jornal El País (Espanha), 1 do jornal El Mundo (Espanha), 2 da BBC (Brasil/Reino Unido), 2 da Revista Exame (Brasil) e 1 do jornal CNN (EUA/Brasil), todas na sua versão on-line. A partir da análise desse material e também de um material extra (uma obra literária, uma obra cinematográfica e a comparação com outros trabalhos acadêmicos com temas similares – “estado da arte”), intenciona-se investigar o processo pelo qual são construídos (e desconstruídos) os discursos sobre os muçulmanos em mídias digitais de grande circulação. A hipótese principal que conduz essa pesquisa é que os discursos sobre os muçulmanos e as muçulmanas, nas diferentes mídias escolhidas, trazem uma representação estereotipada dessa comunidade religiosa, o que contribui para a propagação de preconceitos que, em muitos momentos, são reflexos dos valores da sociedade. Para responder a essa questão foram utilizados estudos como os de Fiorin (2013) sobre a argumentação em diferentes aspectos, sobretudo no que tangem às ideias implícitas e explícitas que podem gerar opiniões preconceituosas, também, as ideias de Maingueneau (2004, 2006, 2014, 2015, 2020) no que se referem aos estudos sobre o ethos dos sujeitos envolvidos no discurso midiático, além do conceito de enunciação aforizante. Para embasar o conteúdo que diz respeito às mídias, como elas agem na sociedade e a construção das identidades dessas instâncias de informação, as ideias de Charaudeau (2013, 2016) e de John B.Thompson (2013) serviram de grande aporte. Para tratar da construção histórica do povo muçulmano, alguns autores foram fontes de pesquisa como: Demant (2013) e Edward Said (1990), além disso, utilizamos, também, para comprovar a imagem distorcida dos muçulmanos nas mídias, o livro Alcorão Sagrado, algumas Sunnas (hábitos) do profeta Muhammad e o depoimento de um líder muçulmano libanês. A pesquisa se dividiu em quatro partes, todas tratando do aspecto discursivo presente em cada instância, a primeira parte, tratando do discurso do islã e dos muçulmanos; a segunda parte, do discurso das mídias; a terceira parte, dos discursos literário, cinematográfico e acadêmico; e a quarta parte, tratando dos discursos construídos e desconstruídos nas mídias acerca da comunidade islâmica. Concluímos com este trabalho que a mídia, como uma poderosa influenciadora ajuda a moldar ideologias e, assim, pode construir imagens colaborantes ou deformantes dos muçulmanos e, por causa disso, muitos preconceitos podem ser evidenciados, reproduzidos ou até evitados. - TeseOs discursos de divulgação científica e de autoajuda na construção da persuasãoCatalano, Caio Vinícius (2020-02-21)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho tem por objetivo investigar textos de divulgação de conteúdos científicos, produzidos por médicos/escritores que gozam de notoriedade midiática – representantes da modalidade discursiva divulgação científica –, visando a identificar, nas marcas presentes em procedimentos de construção discursiva, sinais de adesão a determinados valores ideológicos com que, de fato, os enunciadores possam estar comprometidos. Esta obra descreve procedimentos discursivos utilizados pelos enunciadores para a construção da trajetória de produção de adesão aos seus discursos; apura de que modo o discurso de vulgarização científica e o de autoajuda, considerados aqui como categorias discursivas que estruturam a composição formal e argumentativa dos textos que compõem o corpus em análise, influem no modo de produção enunciativo dos enunciadores; afere como são construídos efeitos de sentido capazes de convencer o enunciatário, fazendo-o acreditar e conceder credibilidade ao discurso dos sujeitos enunciadores. Estipulou-se escrutinar alguns conceitos fulcrais para o desenvolvimento do trabalho, segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, postulados por autores representativos desta ferramenta de análise – Pêcheux, Althusser, Maingueneau, cujos preceitos dão conta de dois pilares teóricos: o conceito de ideologia e de discurso, de acordo com o conceito de heterogeneidade constitutiva do discurso. Como aparato teórico referente ao processo de interação social inerente de toda manifestação enunciativa, recorreu-se aos postulados das teorias sociais de Pierre Bourdieu referentes ao campo social e os preceitos teóricos que determinam esse fenômeno sociológico. A análise dos textos que compõem o corpus possibilitou a verificação de um “ponto em comum” que liga toda a formação discursiva. Ambos os discursos se entrelaçam e se complementam, fazendo uso da “verdade”, ratificando a certeza e destituindo a dúvida. - TeseO fenômeno e-éthos no universo digital: por uma educação mais ubiqueMenezes, Mônica Maria Penalber de (2022-08-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político, do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem como tema entender a importância de uma educação mais ubique, contando com o apoio da CAPES/PROEX e trazendo como hipótese verificar a ocorrência de dois éthe no universo digital: um projetado e outro manifestado. A proposta de analisar o manifestado surgiu a partir da noção de que éthos, regula uma sociedade e seus comportamentos e, atualmente, o universo digital tem ganhado força no que tange a influenciar a sociedade de modo geral. Ao fenômeno manifestado se postulou, aqui, como sendo um e-éthos. O cenário da Educação, principalmente, pós-pandemia, nos faz buscar por respostas no que diz respeito à formação do indivíduo quando o educar é a distância. Assim as teorias que corroboram nesse sentido são: as teorias da Educação a distância, considerando os postulados de Moore; Kearsley (2013), as teorias da Análise do Discurso, tendo nessa, como foco principal, os escritos de Pêcheux (1997) e Maingueneau (2008); e aspectos filosóficos a partir das pesquisas apresentadas por Lévy (1991) e Serres (1999). Consideramos, ainda, os postulados de Morin (2003) acerca da complexidade presente nos sistemas. A escolha por essas linhas teóricas se deu por conta de que a discussão abrange um contexto socioeconômico, cultural e histórico no qual estão inseridos aspectos tecnológicos, quando se trata de educação como um todo; aspectos educacionais, por questões relacionadas à formação do indivíduo e, por último, um aspecto que ponderamos como ponto de partida para entender o cenário de análise de forma mais ampla e até mesmo histórica do comportamento humano: o filosófico. O recorte do nosso trabalho é o cenário educacional, admitindo qualquer ambiente em que o processo de formação do indivíduo possa ser observado. O corpus é composto por posts e comentários publicados nas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook durante o período crítico da pandemia que, em tempos de distanciamento social, acaba por ter um teor formativo mais intenso. Temos por objetivo geral entender a necessidade de uma educação mais ubique, com o intuito de facilitar a formação do individuo e sua inclusão em uma sociedade cada vez mais digital, reconhecendo as dimensões continentais do Brasil e as suas diferenças socioculturais e econômicas. De forma mais específica temos por objetivo apresentar o panorama no qual se foi construindo a ocorrência aqui observada, além de enunciar e descrever o fenômeno e éthos, uma variação do éthos que se manifesta no universo digital. E ainda, mostraremos se há um continuum entre o éthos e o e-éthos e de que forma esse e-éthos se inter-relaciona com uma visão mais ubique da educação. Os resultados apresentados nesta pesquisa confirmaram a hipótese levantada, há um e-ethos que se manifesta no universo digital com características que revelam transformações, sociais e comunicacionais, no contexto analisado e que urge se relacionar com uma educação que precisa ser permeada por uma noção mais ubique - TeseLetramento digital: caminhos para o trabalho com leituraCosta, Victor Matheus Victorino da (2019-08-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The theme of this thesis deals with reading and literacy in a digital media context. Theoretical studies about reading and literacy (cf. Ferreiro 2014, 2017a, 2017b; Soares, 2011, 2012) are reported, in a tradicional view. It is reflected briefly on the pedagogical implication upon the reader development (Kleiman, 2006), including researches in Digital Literacy (Gillen & Barton, 2010) and new technologies. In respect to the study of text, the theoretical proposes about context are revised, in order to base the corpus analysis, which is formed by multimodal texts selected from Facebook. In the experiment report, the worked examples of activities are characterized. In the end, it is included a class exercise suggestion, taking in account the conceptions followed in this research, namely the cognitive activities and the relevance of context to the text comprehension of its multimodal elements, and the collective mobilization in the reading process. It is concluded that multimodal texts in the internet provide significative activities, because multiple interlocutors and multiple languages work together in a situated context. - TeseNelson Rodrigues adaptador e adaptado: a vida como “deveria ser”, do conto à telaThomaz, Daniel de (2015-07-31)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This research deals with the study of the adaptation process languages that has as objective to analyze the transition from written text to audiovisual through intersemiotic translation (Jakobson). Specifically we focus on the tales from the ' A Vida Como Ela É..." by Nelson Rodrigues, originally published in a newspaper in the 50s and later adapted for television in 90. The choice of the theme is justified by the continued increase in volume literary productions adapted to different audiences and new electronic media. Its first foray analyzes the author's journey, trying to draw parallels between his fictional work and journalism in order to locate the series of tales as a watershed in the production of Brazilian serials and later dramaturgical work of the author. Thus, from constant negotiations between the two productions, we assign Nelson Rodrigues the function of "adapter", drawing upon, among several concepts, the poetic emulation as a method of his authorial insertion in the Brazilian imagination. In a second assault, we seek possible reasons to explain why television 90s was chosen media for adaptation and display of 40 short stories in serial formats aired weekly in the program Fantástico, Globo. From a political and economic analysis of so called decade of globalization, we understand that such choices would be associated to the concept of promise of a world organized, proposed by JOST (2007), this, as a whole, in televisual communication of stations open during this period. In this context, the television episode justifies its adaptive potential and a permeable work by intertextuality and dialogism according to the versions previously performed for radio, film and television. Opting for the theoretical and practical methodology, this research is mainly an analysis of original content (written) and adapted (television) trying to find conjunctions, disjunctions and transmutations in the transition from one form to another. This is accompanied by an interview with the serial adapter and bibliographic research in order to provide a thorough reflection on the potential of authors and works to adapt to new languages and media. For this, in our specific objectives, we proposed the creation of categories of analysis, or adaptability factors, namely the receptive creativity, variability of formats, thematic break and crack narrative.