Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis por Orientador "Meirelles, Dimária Silva e"
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- TeseAglomerações de serviço no Brasil: uma proposta de classificação de acordo com os processos econômicosLeón, Félix Hugo Agüero Diaz (2010-12-20)
Administração
Dentro de um contexto de integração mundial, o tema da concentração geográfica das atividades econômicas tem ganhado relevância significativa nos últimos anos no âmbito da literatura de estratégia. No caso das atividades de serviço, a localização é aspecto fundamental da vantagem competitiva empresarial. Todavia, a aglomeração geográfica é tema pouco explorado na literatura, sobretudo no caso brasileiro. Além disso, os estudos realizados partem de critérios de classificação que não refletem a diversidade do setor bem como a interação deste com as atividades de indústria. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento da localização das atividades de serviço no Brasil de maneira sistemática, baseada numa proposta de classificação dos serviços, de acordo com o processo econômico ao qual estão relacionados. Sendo assim, a principal contribuição deste trabalho é metodológica. Propõe-se um modelo de classificação das aglomerações de acordo com as categorias de serviço puro, de transformação e de troca e circulação. Foram identificados um total de 12.201 aglomerados de serviços: a maioria (60%) refere-se à categoria de serviço puro, seguido da categoria de serviços de troca e de circulação com (27%), e serviços de transformação com (13%). Sob a perspectiva das macrorregiões, a região sudeste possui a maior representatividade, com um total de 5.287 aglomerações, representando 43% do total das aglomerações. Nesta região, as três categorias de serviço apresentam participação significativa, ao contrário das demais regiões, o que confirma o elevado grau de desenvolvimento da base econômica da região, uma vez que quanto maior a composição dos setores, mais desenvolvida é a economia local. Neste sentido, as principais descobertas deste estudo explicam a força econômica das atividades de serviço nas regiões sudeste do país, com destaque para os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre os municípios que contemplam uma maior concentração das atividades de serviço, principalmente no que tange às atividades intensivas em conhecimento e de serviços financeiros. - TeseApropriação de valor e ambiente institucional: um estudo exploratório no setor de bares e restaurantes em São PauloFiore, Eraldo Genin (2020-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A poorly designed legal, normative and regulatory tangle is a frequent complaint of Brazilian entrepreneurs. Companies' resources would, in this scenario, be drained from companies to unproductive agents and organizations. In theory, this institutional environment plays an important role in the development and competitiveness of companies. Do companies create value for consumers, but in institutional environments that are more hostile to business can they actually take ownership of this generated value? This thesis contributed to a theory of appropriation of value that takes into account or the role played by the institutional environment in the elaboration of strategies of appropriation of value by decision makers of companies. The objective is to show an appropriation of value by companies because of strategic decisions of appropriation of value that are motivated by the formal institutional rules of the institutional environment. The study focuses on entrepreneurs in the sector of bars and restaurants in the city of São Paulo. Use in-depth interviews and qualitative data analysis. The study adopted a conceptual model that relates the qualification made when making formal rules decisions with an appropriation strategy used. To capture an image of the conflict between different economic agents for shares of value generated by a proposed company or term "fight rents". The need for decision makers to deal with this situation in their strategies for appropriating value and mediated by institutions. The agents' bargaining power is conditioned by formal rules and as a qualified company with an institutional environment that must define its strategies to appropriate these fight agendas. - TeseApropriação de valor e ambiente institucional: um estudo exploratório no setor de bares e restaurantes em São PauloFiore, Eraldo Genin (2020-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Um emaranhado legal, normativo e regulatório mal desenhado é uma queixa frequente de empresários brasileiros. Recursos das empresas seriam, nesse cenário, drenados das empresas para agentes e organizações improdutivas. Na teoria, esse ambiente institucional desempenha um importante papel no desenvolvimento e competitividade das empresas. As empresas criam valor aos consumidores, mas em ambientes institucionais mais hostis aos negócios elas de fato conseguem se apropriar desse valor gerado? Este trabalho propõe contribuir para uma teoria de apropriação de valor que leve em consideração o papel desempenhado pelo ambiente institucional na elaboração das estratégias de apropriação de valor por parte dos agentes tomadores de decisão das empresas. O objetivo é mostrar a apropriação de valor pelas empresas como resultado de decisões estratégicas de apropriação de valor que são motivadas pelas regras institucionais formais do ambiente institucional. O estudo se concentrou em empresários do setor de bares e restaurantes do município de São Paulo. Utilizou-se entrevistas em profundidade e análise qualitativa dos dados. O estudo propõe um modelo conceitual que relaciona a qualificação feita pelo tomador de decisão das regras formais com a estratégia de apropriação utilizada. Para capturar a imagem do conflito entre diferentes agentes econômicos por quinhões do valor gerado por uma empresa propôs-se o termo “rendas de luta” (ou struggle rents). A necessidade de tomadores de decisão lidarem com essa situação em suas estratégias de apropriação de valor é mediada pelas instituições. O poder de barganha dos agentes é condicionado pelas regras formais e a forma como a empresa qualifica e lida com o ambiente institucional irá definir suas estratégias para se apropriar dessas rendas de luta. - TeseConstrução coletiva da identidade no setor de coleta seletiva de resíduos sólidos de equipamentos elétricos e eletrônicos: uma análise a partir do processo de categorizaçãoBraga, Ana Carolina Simões (2015-10-27)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study aimed to describe the evolutive process of the identity in the organizational level from the categorization of the elements of the symbolic and formal order defined by the organizational members and external agents of the audience of the a cooperatives of the selective collection of the waste of electronics and electrical equipment. To obtain this objective, were reviewed the concepts: identity in the organizational level, audience, actors of the reverse chain and categorization. For the concepts identity in the organizational level and categorization, there was a preoccupation of the adequacy to the perspective of the processes. Anchored in these concepts, was developed a conceptual model, and, consequently, the operational that served, at first, as a guide for the development of case study Coopermiti, which tissue in narrative form made it possible to describe in chronological order the process of the collective construction of the Coopermiti identity, over time, constituted by events and their promoters. The data are longitudinal, encompassing a period of the gathering primary data of the 29 (twenty nine) months, starting in November 2012 and ending in April 2015. Were realized in total 11 (eleven) interviews between organizational members and external agents of the audience of the Coopermiti, being complemented with information arising from the non-participatory observation and secondary data. As a result, were observed the roles performed, either by organizational members, either by external agents, in the process of the inclusion, exclusion and alteration of the elements of the formal and symbolic order components of the identity in the organizational level, along the construction process. The period which comprise since the your birth at the end 2008 until the present time identified a evolution in the identity of Coopermiti, presenting a sequence of the seven identities over time, showing that, although its purpose of being remains the same, the identity of past and of present differ gradually, as was the inclusion, exclusion and alteration of the elements of the formal and symbolic order that constitute it. As theoretical contribution, highlights that adopt a process approach allows to view the identity in an evolutive perspective; as the empirical contribution, found that Coopermiti is a success story in Brazil of the cooperatives of selective collection of solid waste, were identified elements that prove its evolution and organizational development and the co-participation of organizational members and external agents of the audience for obtaining the social legitimacy. - TeseEvolução de capacidades dinâmicas: uma abordagem de processo a partir da teoria da prática social de BourdieuSantos, Tânia Letícia dos (2018-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com base em diferentes perspectivas ontológicas, o fenômeno capacidades dinâmicas tem sido definido como uma habilidade que a organização possui que reside nos processos, mas também como os próprios processos que a organização desempenha. O objetivo deste estudo é, adotando uma abordagem de processo, com o auxílio da teoria da prática social de Bourdieu, contribuir para a compreensão de como capacidades dinâmicas evoluem ao longo da trajetória da relação dialética, contínua, multinível e multitemporal entre o sistema de disposições e a estrutura ambiental. A partir de uma perspectiva ontológica e epistemológica de processo, capacidades dinâmicas são propostas como um sistema de disposições de indivíduos e grupos para se adaptar, que continuamente transforma ou reproduz, e é transformado ou reproduzido pela estrutura ambiental de níveis organizacional e macro. Os ambientes de nível organizacional e macro, por sua vez, são propostos como as relações objetivas definidas pela distribuição de recursos no espaço social. Por um lado, capacidades dinâmicas, construídas por condições prévias de existência, circunscrevem a percepção, apreciação e ação dos agentes com relação a possibilidades subjetivas. Os ambientes de nível organizacional e macro, por outro lado, cujas regularidades de funcionamento são definidas por suas histórias sociais, circunscrevem as possibilidades objetivas. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se uma abordagem de pesquisa de processo qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e estratégia de pesquisa de estudo de caso único, com design longitudinal e perspectiva histórica. A análise dos dados longitudinais referentes ao período de 2009 a 2017 coletados por meio de vinte e quatro entrevistas, observação não participativa e documentos, permitiu concluir que a origem do sistema de disposições da empresa Alfa antecede o estabelecimento e início de suas operações. Inicialmente reproduzido por profissionais com condições prévias de existência semelhantes à dos sócios fundadores, o sistema de disposições da empresa Alfa sofre transformações ao longo da trajetória de sua relação dialética com a estrutura ambiental. Com o objetivo deliberado de transformar o sistema de disposições predominantemente adaptativo da empresa, entretanto, a alta gestão da empresa Alfa transforma a estrutura ambiental de nível organizacional. - TeseModelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valorLemos Júnior, Luiz Carlos (2017-05-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta pesquisa busca estudar modelo de negócio sob uma lente pós-estruturalista, com o objetivo de estabelecer uma compreensão sobre configuração de valor para além da perspectiva funcionalista e/ou estática que predomina na literatura sobre o tema. Nesse sentido, propõe-se um modelo conceitual baseado na sociologia da translação e uma abordagem interpretativista de configuração do valor, onde modelo de negócio é entendido como processo de articulação dos agrupamentos de estruturas e práticas compostos por complexas relações. Opta-se por um estudo de caso único de escolha intencional e não aleatória, com abordagem qualitativa de natureza fenomenológico-hermenêutica. O estudo é desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, sediada na cidade de Piracicaba (SP). A coleta de dados é composta por um conjunto de cinco entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com o envolvimento de gestores da alta administração, técnicos-administrativos e docentes da organização selecionada. De forma complementar, foram analisados documentos institucionais e desenvolvidas observações não participantes. O corpus da pesquisa é interpretado com auxílio da Análise da Narrativa e da ANT, a partir de uma base teórica que busca privilegiar contribuições voltadas a uma perspectiva transformacional. Neste contexto, as principais contribuições deste estudo são: i) a interpretação e a caracterização da conexão entre as articulações, provenientes da rede de atores e artefatos que subsiste no interior do arranjo e, a configuração de valor no modelo de negócio e; ii) o fomento de uma discussão de natureza epistemológica sobre caminhos alternativos para a elevação do construto de modelo de negócio à condição de teoria. - TeseNovos paradigmas tecnológicos e novos modelos de negócio na indústria automobilística: uma análise a partir do ciclo do valorFerreira, Elcio Alves (2022-03-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Compreender as mudanças tecnológicas em curso na indústria automobilística e como as empresas interpretam o ambiente competitivo, criam suas narrativas sobre o futuro e tomam suas decisões estratégicas. Para isso, foram identificados os novos paradigmas tecnológicos da indústria automobilística, compreendida a visão dos atores do ecossistema da indústria sobre as incertezas, a partir da análise dos fatores do ambiente que contribuem ou limitam as inovações, bem como as tecnologias críticas que viabilizam a mudança e inovação na indústria. Fundamentação Teórica: Adotou-se a premissa de Daft & Weick (1984), que qualquer que seja a abordagem para estudar as organizações, estas têm que considerar premissas sobre a natureza da organização e como elas são construídas e funcionam. Os autores propõem quatro premissas básicas que fundamentam a abordagem de sistema de interpretação organizacional: (i) as organizações são sistemas sociais abertos que processam informações do ambiente; (ii) interpretações individuais versus as organizacionais; (iii) são os executivos de nível estratégico que formulam a interpretação da organização; e (iv) as empresas diferem sistematicamente entre si no modo como decorre o processo pelos quais elas interpretam o ambiente. O processo de interpretação não é randômico, mas as organizações desenvolvem maneiras específicas para aprender sobre o ambiente (Daft & Weick, 1984; Weick, 1979). Metodologia: Pesquisa de natureza qualitativa e tipo de pesquisa descritiva e exploratória (Malhotra, 2012; Merriam, 2002). Realizadas entrevistas com sete atores, gestores nível C que trabalham em empresas montadoras multinacionais de automóveis, sendo uma montadora importadora de origem chinesa, uma montadora com produção local de origem brasileira, mas com parceria com uma montadora chinesa, uma montadora com produção local de origem japonesa, duas montadoras importadoras de origem europeia e uma montadora importadora, que embora de origem europeia, se reporta à linha de comando estabelecida nos Estados Unidos. A amostra foi completada com uma empresa fabricante de partes e peças para a indústria automobilística, de origem europeia. Com relação à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, seguindo-se em grande parte as recomendações de (Bardin, 1977). Considerações Finais: Os novos paradigmas tecnológicos da indústria automobilística se originam de forças profundas que estão se manifestando no seio da sociedade. Essas forças sociais levam os governantes a desenvolverem todo um conjunto de políticas públicas e de legislação regulatória, de tal forma a dar conta aos anseios da sociedade. Complementarmente às forças sociais, a disponibilidade de tecnologias disruptivas como inteligência artificial, internet das coisas, nova geração de redes móveis 5G, novos tecnologias de motorização de veículos, são ingredientes vitais e viabilizadores do surgimento de novos modelos de negócios na indústria automobilística. Um fator desafiador para as empresas montadoras tradicionais, é o fato de que as principais tecnologias críticas são dominadas por empresas pertencentes a outros ecossistemas, ou seja, as empresas de tecnologia da informação e comunicação, que tem acesso ao grande capital e desenvolveram processo de tomada de decisão mais ágeis. Contribuições: Com o suporte do modelo conceitual de pesquisa, as proposições emergentes fornecem orientações e sugestões para os gestores desenvolverem modelos de negócios mais aderentes ao novo contexto, bem como contribuem para melhorar a capacidade de capturar valor, construir vantagens competitivas com a inovação e consequentemente, melhorar o desempenho de suas organizações. O poder público brasileiro poderá usar o estudo como insumo para a definição de políticas industriais para o setor automotivo, em toda sua cadeia de valor. Para a academia, fornece subsídios para novas pesquisas e abre novas possibilidades de estudo e geração de conhecimento para esse setor estratégico do país. - TeseO desenvolvimento do agroturismo a partir da sociologia dos mercados: a redescoberta da Mantiqueira Paulista no período da pandemia do Covid-19Basta, Flávio (2023-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O lockdown imposto a partir da declaração da pandemia, no início de 2020, acarretou o fechamento de comércios e serviços não essenciais e a imediata estagnação do setor de turismo. Com isso, novas demandas surgiram na área, deslocando os turistas para destinos mais próximos de suas residências. Este fenômeno coloca um holofote no agroturismo, que vem a ser a vivência de turistas em atividades de propriedades agrícolas. Assim, esta pesquisa busca responder à questão: De acordo com a visão dos agroprodutores, como ocorre o processo de estruturação e manutenção do turismo em propriedades agrícolas? Nesse sentido, realizaram-se cinco revisões sistemáticas da literatura científica, evidenciando categorias temáticas relacionadas ao redescobrimento, por parte da demanda local, consumo de produtos locais e viagens a zonas rurais, formas de inovação relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, disponibilidade de mão de obra, a importância de políticas de desenvolvimento e de regulamentação do setor, dentre outras. Para responder à questão de pesquisa, propõe-se a incorporação da Teoria de Campos de Ação Estratégica e Curso de Ação como lentes teóricas. A Teoria de Campos de Ação Estratégica oferece a leitura de mudança e estabilidade a partir das múltiplas relações entre atores, integrando a ação coletiva, espaço social, cultura, organização, Estado e mobilização de recursos. Enquanto isso, o conceito de Curso de Ação procura solucionar a lacuna evidenciada na teoria, buscando identificar as lógicas de ação da situação social pesquisada: produtores agrícolas que incorporam o turismo em propriedades. O método qualitativo de investigação, As Narrativas de Vida, permite a descoberta do funcionamento deste microcosmo societal, a partir de uma abordagem etnossociológica, conectando-se com as lentes teóricas, a situação social e os sujeitos da pesquisa. O estudo propõe um modelo do processo de estruturação e manutenção de propriedades agrícolas que incorporam o turismo, revelando as fases de estabelecimento e de manutenção da atividade turística, indicando que a lógica social dos atores, objetivando seu estabelecimento no ambiente, condiciona a identidade e as suas ações empreendidas, definindo assim as diversificações ocorridas. Os resultados deste estudo contribuem, transversalmente, com esclarecimentos das principais categorias que envolvem estudos de agroturismo em momento de incerteza, por meio da análise da evolução do tema e possibilidade de desenvolvimento de novas pesquisas englobando outras áreas que compõem o ambiente turístico. - TeseO papel das competências tecnológicas no surgimento das novas organizações de tecnologia da informaçãoMascarenhas, Sidnei Augusto (2013-08-09)
Administração
This study was conducted considering the gaps in the surveys about start up organizations, notably in the comprehension of initial competences deriving from the technical formation of a new organization founding group. Another important gap refers to the lack of studies towards the development process of technological competences. Most of the studies referring to this subject are about the organization technological competence rather than the individual s. Therefore the aim of this study is to understand the relation between the founding group development of technological competences and the emergence of a new information technology organization (IT). In this study, IT organization represents the firms focused on developing and/or implementing and/or administrating management programs for the various activities of other firms, these being either public or private firms. To meet this general objective three specific goals were established. The first specific objective focused on the identification of acquired knowledge by the founding group from their education and professional background. The second specific objective addressed the understanding of distinctive technologies that indicate the emergence of the new organization. To conclude, the third specific objective depicted the technological competences developed by the founding group and its evolution over time. In the methodological point of view, narrative interviews were used for its emphasis on the content of what is said rather than on how it is said. To start the narratives, interviewees were exposed to a generative question about their careers, experiences and firm foundation. The generative question was posed as an incentive to the construction of the narrative focusing on the space and time of interest to the researcher. The organizations selected to take part in this survey were domestic capital organizations, active in the market for at least five years, not interrelated and with founders still present, or at least traceable, in the national environment. The interviewees were the founders of six Brazilian IT firms. The evidences of technological competence development were found through indicators such as self-learning ability, key technologies usage, use and operation of new technologies, development and adaptation to new processes, technological innovation generation, optimization, marketing and negotiation skills and relational skills. From the final analysis of narrative interviews, through the chosen indicators, the key technological competences developed by the founders and which originated the new IT organizations have arisen. The evolution of these competences in the organizations envolved in the survey was also studied. - TeseRotinas de busca e competências para inovar: um estudo comparativo entre empresas de serviço e de indústriaSantos, Ana Maria dos (2011-02-11)
Administração
The current fierce competition pushes organizations to look for differentials in their activities and with this movement the innovation theme has been more present in the organizational strategies as well as in the academic studies. As numerous as the innovations studies are their perspectives. To mention some examples, there are researches based on different companies sizes; others are focused in specific economic activities; some are more directed to innovation management. However, it is realized that there is still a need of further investigation in order to better understand the innovation phenomenon itself. When approaching specifically the service innovation, some scholars indicate that it is necessary an integrative approach on innovation, which are based on technical characteristics and suppliers and customers competences. The proposal of this work is in this sense, that is, to study how the innovation phenomenon occurs, independently of the economic activities of searched organizations. To do so, the innovation is studied under the routines point of view. In order to accomplish such objective it was performed a research on six services and four products, being that all of them are considered innovative by their respective organizations. The research was based on individual interviews with people that took part of the innovative services and products developments. The semi-structured interviews were choosen as the technique to gather the data. The results analysis was performed using the template technique. It is perceived that one of the major contributions of this thesis is methodological, in the sense that it is established a way to investigate the innovation under the light of search routines. In this sense elements of search routines were identified in individual and theoretical perspectives. Besides this, it was confirmed a hierarchy among the search routines. Other contribution of this study is the verification of the existence of a commom structure, underlying the different innovative services and products investigated. This structure is composed by elements and the customers of the innovative organizations are among such elements. It was verified that the size of such customers is an important factor for the development of the innovative services and products. - TeseO uso de tecnologias capacitadoras na indústria 4.0 no Brasil: uma análise a partir das estratégias de criação, configuração e apropriação do valor das empresas prestadoras de serviços inteligentesVentura, Marcos Antonio de Araujo (2022-08-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A Indústria 4.0 é um conceito da última década que reflete a combinação de várias tendências em países que lideram a fronteira tecnológica, como os Sistemas Cyber-físicos e a Inteligência Artificial. tecnologias emergentes podem gerar valor para as atividades industriais e criar um cenário industrial, fortalecido pela Internet das coisas (IoT). Apesar de várias iniciativas o desenvolvimento da Indústria 4.0 ainda é incipiente, requer um conjunto de tecnologias e serviços que suportam a criação de sistemas inteligentes e Cyber Physical Systems. A partir de um estudo qualitativo e exploratório das estratégias baseadas no valor (value-based strategies), desenvolvidas pelos smart service providers, esta tese teve como objetivo compreender o uso de tecnologias capacitadoras da Indústria 4.0 e seus reflexos do ponto de vista das estratégias de criação, configuração e apropriação do valor que definem os modelos de negócio de empresas prestadoras de serviços inteligentes. Neste sentido, num primeiro momento, buscou-se identificar a criação do valor a partir do grau de digitalização e da customização dos serviços prestados, tendo como referência as tecnologias e atividades que suportam a criação de sistemas inteligentes e Cyber Physical Systems. Num segundo momento, buscou-se identificar a configuração do valor na Indústria 4.0 a partir das atividades da cadeia de valor dos serviços a ela relacionados, processos internos e relação com fornecedores e clientes. E, finalmente, buscou-se identificar a apropriação do valor na indústria 4.0, a partir das estratégias competitivas e de inovação, desenvolvidas pelos smart service providers. Por fim, esta tese identificou, por meio da técnica de análise de conteúdo, a estrutura de criação, configuração e apropriação do valor decorrente das atividades dos smart-services providers na Indústria 4.0 e o respectivo processo de servitização, propondo um framework para a sua melhor compreensão e respondendo à questão sobre como os smart service providers estão estruturando seus modelos de negócio, de modo a criar valor para a Indústria 4.0, no Brasil. - TeseValue migration and business model innovation: an analysis of the strategic change from a process perspectiveCamargo, Álvaro Antônio Bueno de (2022-10-28)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: A inovação do modelo de negócios (BMI) tornou-se indiscutivelmente uma maneira crítica de inovar. No entanto, seus fatores de sucesso ainda não são totalmente compreendidos. Esta pesquisa visa reduzir essa lacuna por meio da compreensão da dinâmica de inovação do modelo de negócios em empresas estabelecidas. Desenho/metodologia/abordagem: este estudo exploratório utiliza uma abordagem de processo e método qualitativo para coletar dados. Utilizou a técnica de “template” para analisar os dados utilizando uma amostra de seis empresas que inovaram seu modelo de negócios. Como fonte primária de evidência, este estudo utilizou entrevistas. A análise documental, os registros históricos e a observação direta foram fontes secundárias de evidência. Descobertas e resultados: este estudo define uma estrutura para entender o processo de inovação do modelo de negócios e as rotinas que compõem o processo. Também desvelou o setor e os contextos internos das empresas pesquisadas, apontando os aspectos favoráveis e desfavoráveis da inovação do modelo de negócios e os resultados obtidos pelos clientes e pelas empresas pesquisadas em relação à inovação do modelo de negócios. Limitações da pesquisa: este estudo foi realizado apenas em seis organizações, cinco das quais inovaram com sucesso seu modelo de negócios e uma que falhou. Implicação para pesquisadores: este estudo esclarece que o valor é o principal motivador para inovar um modelo de negócios, e avanços na compreensão das capacidades dinâmicas, mostrando capacidades adicionais, como agilidade, gerenciamento de projetos, modelagem e transição, também são cruciais para inovar um modelo de negócios. Por fim, as proposições deste estudo mostram que o campo de inovação de modelos de negócios e capacidades dinâmicas ainda apresenta lacunas de pesquisa. Implicações práticas: o framework definido neste estudo ajuda os gestores a entender como acontece o processo de inovação empresarial e esclarece as capacidades que qualquer empresa deve ter para inovar seu modelo de negócios com sucesso. Originalidade e valor: além de trazer uma visão mais operacional do processo de inovação do modelo de negócio, este estudo estende o conceito de capacidades dinâmicas ao incorporar conceitos críticos e apontar a importância do tempo como variável crucial na hora de inovar um modelo de negócio.