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Navegando Dissertações por Orientador "Brito, Eliane Pereira Zamith"
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- DissertaçãoO aglomerado calçadista de Jaú sob a perspectiva dos custos de transaçãoCarvalho, Lilian Soares Pereira (2008-01-28)
Administração
Zylbersztajn (2005) argumenta que a Economia dos Custos de Transação ainda carece de formalização e de testes empíricos. É nesta lacuna que este trabalho busca posicionar-se. Ele é um estudo empírico sobre os custos de transação, em particular sua influência sobre a sustentabilidade do aglomerado calçadista de Jaú. Buscou-se investigar uma variedade contratual de relações entre empresas: o aglomerado. Muitos autores, como Cassiolato e Lastres (2003), tratam o aglomerado como uma concentração de empresas da mesma cadeia produtiva na mesma localidade. Para Becattini (1999), o aglomerado não é só uma concentração de empresas na mesma localidade, mas configura-se em uma rede de empresas ligadas umas às outras. Dessa forma, pode-se incluir o estudo de aglomerados sob o escopo da Economia dos Custos de Transação: tratando o aglomerado como uma rede de empresas, pode-se investigar o grau de coordenação das empresas participantes e como as dimensões das transações são estabelecidas entre estes agentes. Segundo Becattini (1999) os laços estabelecidos entre as empresas, de competição e de cooperação, diminuem os custos de transação e as tornam mais competitivas. Para tanto, o trabalho aqui proposto busca responder a seguinte questão: como as dimensões das transações influenciam os custos de transação em um aglomerado e estes podem explicar sua sustentabilidade? O objeto pesquisado foi o aglomerado calçadista de Jaú, mediante o método de estudo de caso qualitativo exploratório. Foram realizadas entrevistas com os agentes do aglomerado, a observação direta durante as visitas a campo e a consultas aos dados secundários, advindos da análise documental e de fontes como jornais, estudos setoriais efetuados pelo BNDES e também estudos acadêmicos anteriores. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo buscando identificar em categorias de análise cada um dos discursos dos entrevistados em relação às categorias propostas. Pela análise dos dados coletados, pôde-se perceber a intensa freqüência das transações entre as empresas, a baixa incerteza devido à extensiva troca de informações entre os agentes e configuram-se, na percepção dos entrevistados, a especificidade de ativos humanos e a especificidade locacional como fatores preponderantes da sustentabilidade do aglomerado calçadista de Jaú. - DissertaçãoAlianças estratégicas na incorporação imobiliária paulistanaVasconcelos, Denise Labate Batalha (2007-10-29)
Administração
Este estudo tem como tema geral a utilização das alianças estratégicas no setor de serviços de incorporação imobiliária. Apesar de acordos de cooperação não se constituírem fenômenos recentes, sua importância e o conseqüente aprofundamento de seu estudo inserido na estratégia da organização tem se intensificado a partir da década de 1980. Isso ocorre em razão da crescente necessidade de se estabelecer parâmetros estratégicos para os relacionamentos interfirmas, uma vez que estes têm se formado no intuito de alcançar os objetivos estratégicos comuns por meio da cooperação. O mercado imobiliário é um setor de suma importância, compreendendo atividade econômica que possui muitos efeitos encadeadores, além de impactos sociais e ambientais relevantes e vem sofrendo transformações rápidas nos últimos anos em âmbito nacional, muitas delas decorrentes de um novo marco regulatório alicerçado nas modificações na legislação e políticas públicas, levando ao recente afluxo de crédito e investimentos públicos e privados no setor. Revelou-se imperativa a observação do papel das alianças estratégicas face ao dinamismo deste segmento, uma vez que estas, pela literatura, têm o poder de transformar e redefinir a própria natureza da competição entre as firmas. Neste sentido, este estudo objetiva observar as motivações que levam as organizações do setor de incorporações imobiliárias na cidade de São Paulo às alianças estratégicas. Complementarmente, visa a análise das formas de alianças que são utilizadas nesta atividade, considerando-se suas características, objetivos, evolução e desempenho, sob o enfoque teórico econômico e organizacional. Para tanto, apresenta-se base teórica ordenada fundamentando a pesquisa de caráter exploratório que foi efetuada dentre as empresas incorporadoras paulistanas. O método de estudo de múltiplos casos foi utilizado, tendo como estratégia principal para a coleta de dados a realização de entrevistas, identificando-se que as motivações que levam à adoção de alianças relacionam-se com o fato destas serem verticais ou horizontais, havendo indícios de que esta vinculação decorre dos processos econômicos envolvidos na atividade de serviços. - DissertaçãoAnálise da relação entre as características empreendedoras e tecnógicas e desempenho internacional de empresas industriais brasileirasBrero, Angelo (2007-03-09)
Administração
Pesquisas relacionadas à exportação vêm sendo desenvolvidas há muito tempo. As motivações e as relações focadas pelos estudos desta área são muitas. Um dos principais temas discutidos é o motivo pelo qual as firmas exportam. Complementarmente estudos sugerem que podem existir algumas variáveis comuns às organizações exportadoras que podem fornecer um entendimento mais completo sobre o porquê das firmas exportarem. Entre os estudos examinados salienta-se o de Bilkey (1978) e Cavusgil e Nevin (1981), que apontam as características empreendedoras e tecnológicas da firma como motivação determinante da atividade de exportação. Além do entendimento do perfil do exportador é importante compreender se estas características das firmas podem levar a um desempenho de exportação superior. Esta foi a motivação deste estudo, que teve como objetivo geral analisar a relação entre as características empreendedoras e tecnológicas e o desempenho e a atuação internacional das firmas do setor industrial brasileiro. Avaliou-se também o impacto da atividade de exportação da firma no seu desempenho financeiro e a influência do tamanho da firma neste processo. Foram contatados para este estudo, 976 firmas do setor industrial brasileiro listado da publicação anual da Gazeta Mercantil - Balanço Anual. Destas, 208 aceitaram responder ao questionário da pesquisa, que continha questões relacionadas ao perfil empreendedor, aos investimentos em tecnologia e atividades de exportação. Foram associados aos dados coletados junto às empresas outros dados relativos ao tamanho da firma e ao seu desempenho financeiro, que estavam disponíveis no Balanço Anual citado. Dados de desempenho de três anos foram usados. Os resultados das análises estatísticas mostram que o desempenho de exportação varia significativamente por tipo de atividade industrial e é influenciado por variáveis que caracterizam a firma. Além disso, observou-se a influência do grau de exportação e o desempenho das firmas e que o desempenho de exportação está associado com a persistência da atividade exportadora. - DissertaçãoConflito e interdependência na cadeia de suprimentos de marcas própriasDrügg, Antonio Carlos (2006-05-31)
Administração
The supply chain management involves participants with conflicting objectives. Attrition situations naturally occur and the use of power defines the conformation of the supply chain. Such attritions can, eventually, modify the product offered to the consumer, in the last loop of the chain. On the private label issue the behavioral dimension of the supply chain is even more accentuated because of differentiated retailer-manufacturer relationship. This paper analyzes the development and commercialization of private label products in the context of the supply chain. Using multiple case studies it was found that the private label factor does not contribute to minimizing the conflict, and in the contrary it might become a source of disagreements. - DissertaçãoA relação entre reputação corporativa e responsabilidade social corporativaLerner, Elisabeth Barbieri (2006-12-07)
Administração
Esta pesquisa avaliou a relação entre a reputação corporativa e a responsabilidade social corporativa pela perspectiva de stakeholders internos e externos às empresas. Para realizar pesquisa foi necessário desenvolver escalas de mensuração para os dois construtos. No caso da responsabilidade social corporativa, a confecção de um instrumento de medida levou à discussão de modelos teóricos de desempenho social corporativo e como traduzi-los operacionalmente na mensuração da responsabilidade. Dois reconhecidos instrumentos utilizados pelas empresas para reportar o seu desempenho social foram utilizados como ponto de partida (GRI guidelines e questionário Ethos). O estudo da reputação procurou entender as definições e atributos associados ao construto. Observou-se que a reputação corporativa e a imagem corporativa frequentemente aparecem na literatura como conceitos idênticos, totalmente separados ou inter-relacionados e, portanto foi feita uma proposição de definição para imagem e reputação. Os procedimentos adotados para a contsrução da escala de reputação basearam-se nos estudos desenvolvidos por Schwaiger (2004) e por Helm (2005), embasados em Churchill (1979), Anderson e Gerbing (1991), Bagozzi (1994a), Rossiter (2000), Diamantopoulos e Winklhofer (2001). As escalas desenvolvidas para a mensuração dos dois construtos foram construídas de forma segmentada por stakeholder, porém com o objetivo de serem universais para os diversos setores da economia. A amostra de respondentes foi composta de 7129 clientes e 679 funcionários de quatro bancos nacionais. Os resultados mostraram forte relação entre os construtos para os dois grupos de stakeholders demonstrando que empresas que não assumam postura socialmente responsável não poderão construir boa reputação. Pôde-se ainda identificar separadamente para clientes e funcionários quais os fatores da responsabilidade social são mais fortemente correlacionados com a reputação corporativa e contribuir para a discussão de como as empresas podem direcionar suas ações para estes públicos de forma mais efetiva. O estudo contribui também para a discussão da forma de medir os dois construtos. Este é um aspecto relevante, considerando a diversidade de correntes que abordam reputação e a necessidade de abordagem acadêmica para o tema responsabilidade social corporativa. - DissertaçãoReputação corporativa e desempenho financeiro: uma análise do contexto brasileiroArtoni, Fabio Luizari (2008-09-04)
Administração
O conceito de reputação corporativa é muitas vezes utilizado na representação de um grupo de ativos intangíveis dentre os quais estão: a marca da empresa, a qualidade de seus produtos, a motivação e conhecimento de seus funcionários e a carteira de clientes. Nota-se, por meio da revisão da literatura sobre reputação corporativa, que há distintas visões sobre o construto de reputação e constata-se que não há consenso sobre sua definição ou sobre sua forma de mensuração, embora suas linhas de pesquisa reforcem o caráter longitudinal do construto e a necessidade de seu gerenciamento cuidadoso por parte da empresa visto a existência de muitos estudos apontando a possível interferência dela no desempenho financeiro. Este trabalho busca compreender se há influência da reputação no desempenho financeiro das empresas. A opção metodológica realizada para este estudo foi a utilização da teoria de expectativas sociais para definição de reputação corporativa e sua mensuração por meio da pesquisa realizada pela CartaCapital/InterScience, As empresas mais admiradas do Brasil , por apresentar avaliação de atributos equivalentes aos reportados pela teoria. A escolha foi ponderada pela intenção de avaliar dados históricos que corroborassem com a característica longitudinal do construto. Os dados extraídos foram referentes a empresas de 39 setores, com operação no Brasil. No que se refere à mensuração de desempenho financeiro, utilizou-se como medida de desempenho financeiro o retorno sobre ativos, obtidos por meio da base Economática e da publicação Balanço Anual da Gazeta Mercantil. Analisaram-se os dados sob a perspectiva multinível que, quando comparada às técnicas estatísticas tradicionais, mostra-se mais complexa e completa por considerar a hierarquia dos dados. Com esta análise, identificou-se uma importante influência da variável reputação no desempenho financeiro das empresas. O ganho de uma posição no ranking de reputação da CartaCapital apresentou melhora de 0,24 pontos percentuais no desempenho anual da empresa, o que é significativo e demanda que as empresas considerem ambas as variáveis, reputação e desempenho, na gestão de seus ativos. Quando pondera-se o fato de que apenas constam nesta amostra as empresas de melhor desempenho nos seus setores, recorte realizado pela CartaCapital, este resultado torna-se ainda mais expressivo. O uso de dados secundários refletem uma limitação do estudo, a partir de onde sugere-se, para estudos futuros, a utilização de uma amostra mais ampla de stakeholders mantendo a característica longitudinal de análise.