Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Lima, Ana Gabriela Godinho"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA voz das mulheres na teoria do urbanismo: uma análise crítica dos guias de urbanismo feministaGomes, Norma Gislene Urban (2023-08-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Essa tese insere-se no campo de pesquisa do urbanismo feminista e do planejamento urbano com perspectiva de gênero, tendo como objetivo a análise de ferramentas projetuais abordadas nos Guias de Urbanismo Feminista. Apresenta-se como uma ferramenta que permite investigar o modo de expressão das desigualdades entre mulheres e homens na vivência do espaço urbano, e de que maneira esse espaço pode contribuir para a reprodução das desigualdades de gênero. Os Guias, são analisados de forma sistematizada por um método organizado em seis passos analíticos, estruturados após a elaboração de uma ficha técnica, onde são estudados 22 trabalhos. A aplicação dos seis passos é realizada em cinco Guias, e os resultados apresentados em uma tabela comparativa. Tendo em vista que são enormes as especificidades dos espaços urbanos, a hipótese aqui formulada sustenta que é muito difícil adequar um único Guia para o entendimento necessário dessa diversidade, e que para uma completa compreensão da realidade, é necessário uma ampla opção de metodologias presentes em diversos Guias. O desenvolvimento da pesquisa e a exposição de seus argumentos foi estruturado em duas partes, e cada parte em dois capítulos. A primeira parte destinada ao referencial teórico e a fundamentação conceitual, caracterizando pontos importantes como a falsa neutralidade dos espaços urbanos e o entendimento de temas relevantes para o Urbanismo Feminista como trabalho produtivo e reprodutivo, qualidade de vida entre outros. O segundo capítulo faz uma reflexão sobre questões envolvendo o feminismo e a construção, sob essa ótica de cidades mais justas e igualitárias. Para alcançar esse objetivo, o estudo das vidas cotidianas é apontado como imprescindível. No desenvolvimento da segunda parte, o terceiro capítulo é pautado na apresentação dos Guias de Urbanismo Feminista, suas particularidades e possibilidades de uso. Apresenta a criação do método comparativo dos Guias a serem analisados e um gráfico com a proposta de aplicação desse método. No quarto capítulo, o método desenvolvido é aplicado para a análise comparativa de cinco Guias e o resultado é apresentado em uma tabela, onde é possível a comparação entre os Guias. Como resultado obtém-se um modelo que pode servir de referência para os profissionais envolvidos com o desenho das cidades em várias escalas, uma escolha mais adequada e também uma abordagem metodológica para entender as múltiplas especificidades. - DissertaçãoArquitetas e arquiteturas em panoramas latino-americanosBarbosa, Mariana Alves (2023-08-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa analisa a intersecção entre arquitetas e arquiteturas latino-americanas por meio do levantamento de edições de periódicos publicados com a intenção de retratar panoramas de arquiteturas latino-americanas. A seleção está posicionada dentro de um período de dez anos, de 2007 a 2016, aprofundando-se em um debate sobre arquitetura contemporânea a partir de quatro periódicos de ampla repercussão na grande mídia da arquitetura e do urbanismo originários de quatro diferentes países, são eles: 2G Dossier Iberoamérica - arquitectura emergente (2007), na Espanha; volume 34 da Harvard Design Magazine, Architectures from Latin America (2011), nos Estados Unidos da América; volume 24 da PLOT, América Latina hoje (2015), na Argentina; e a edição especial da Arquine, Radical - 50 arquitecturas latinoamericanas (2016), no México. Os periódicos serão analisados e comparados minuciosamente — desde sua apresentação formal até a construção narrativa de seu conteúdo —, a fim de evidenciar como a relação desses dados constroem o espaço de intersecção entre esses exemplares e a figura das arquitetas autoras de projetos capazes de representar as arquiteturas latino-americanas. Para tanto, a análise passa pela investigação das cartas editoriais que revelam, ou não, a complexidade dos métodos e/ou intenções da construção de suas publicações, além dos conteúdos físicos, textuais e projetuais. Desse modo, a pesquisa identifica a existência de restrição ou padrão de seleção de trabalhos concebidos por arquitetas para integrarem os periódicos de arquiteturas panorâmicas latino-americanas. Nota- se como tais edições acabam colaborando para o apagamento ou enviesamento do trabalho das mulheres desta região, além de reforçar os estereótipos canonizados que não esgotam em si a produção arquitetônica na América Latina. - DissertaçãoCaracterísticas peculiares a pesquisas acadêmicas em áreas de prática projetual no Brasil : abordagem da obra de Frank Lloyd WrightBeck, Turna Hortela (2011-08-25)
Arquitetura e Urbanismo
Esta pesquisa aborda, em sua primeira parte, a problemática da prática projetual na produção acadêmica na área de arquitetura. O objetivo é verificar em que medida comparecem métodos de pesquisa ligados a processos não textuais de análise e ponderar sobre seu papel como elementos de argumentação acadêmica. A intenção é contribuir para a reflexão sobre produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação nas áreas de prática projetual X padrões exigidos no contexto acadêmico. Para limitar o âmbito da pesquisa foram analisados trabalhos acadêmicos brasileiros (teses e dissertações) que contassem com métodos projetuais e/ou visuais na abordagem da obra arquitetônica de Frank Lloyd Wright. Ao proceder com as leituras desses trabalhos foi identificada uma lacuna: a ausência de análises iconográficas mais aprofundadas sobre a ressonância da arte e arquitetura japonesa na obra do arquiteto norte-americano. A segunda parte deste trabalho, portanto, apresenta e enfatiza o papel das imagens quando se fala sobre a ressonância da cultura japonesa na obra de Wright. O objetivo deste esforço tem dupla intenção: a primeira é ilustrar e enfatizar a importância do emprego de material de natureza visual, e não-textual, na construção de argumentações acadêmicas na área de arquitetura, que visem, por exemplo, detectar ou discutir influências projetuais. A segunda é a contribuição para suprir a lacuna identificada acima, qual seja, a pouca atenção dada pelos trabalhos acadêmicos brasileiros sobre Frank Lloyd Wright à ressonância da arte japonesa em sua obra. A análise dos trabalhos acadêmicos buscou contribuir para a melhor compreensão da dinâmica entre os elementos e recursos textuais e não-textuais na elaboração da argumentação acadêmica. A construção do exercício na segunda parte do trabalho utiliza a associação de texto e imagem, apontando assim, para efeito desta investigação, indícios de que se a utilização de recursos não-textuais por vezes se mostra essencial na substanciação de uma argumentação, por outro lado, esta mesma argumentação não pode prescindir do texto para ser claramente enunciada. - DissertaçãoA casa de la abuela cuentacuentosFerreira, Mariana Montag (2022-08-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho documenta e analisa, sob a perspectiva da reflexão acadêmica, o processo colaborativo de concepção do projeto da Casa de Abuela Cuentacuentos, localizada no vilarejo de Escobilla, México, Oaxaca. Ao lado de Maria Luísa Rivera Grijalva, Abuela Cuentacuentos, Xiuhmixtlicoatl - seu nome da língua Nahuátl - foi desenvolvido um espaço arquitetônico, que será sua Casa, e que incluirá as formas e materiais utilizados pelos povos originários em seus processos de construção, e gerando um espaço para a recuperação do patrimônio Totonaca. A pesquisa é estruturada por 3 partes, cada uma delas tece uma interlocução distinta em cada parte. A linguagem utilizada resulta de um estudo da forma adequada de comunicar cada tipo de conhecimento. A pesquisa tem como objetivo fazer uma reflexão sobre como o processo de concepção da arquitetura pode ser um processo colaborativo. O trabalho se iniciou como uma investigação de campo, realizado entre os meses de dezembro de 2020 a maio de 2021 no México. Como metodologia foi adotada a metodologia clínica, consistindo em quatro fases. A primeira fase implica que a pesquisadora assuma o papel de uma aprendiz, na tentativa de entender a situação que está sendo pesquisada. A segunda fase desenvolve a documentação, que consiste em um mapeamento do tecido dos fenômenos: os símbolos, os significados, os rituais, as rotinas, o folclore e a história. A terceira fase visa identificar os temas chave e as interpretações da situação. A quarta etapa da pesquisa corresponde em testar a validade do conhecimento produzido. Nesta pesquisa, a quarta etapa, o teste de validade do processo, se dá através da ação projetual. A pesquisa resultou no desenvolvimento do projeto executivo e o financiamento, processo que antecede e se prepara para a construção. Como validação do processo, María Luisa, Abuela Cuentacuentos, além de participar do processo projetual, fez o convite para continuar a colaboração em uma ação em que estão se reunindo Abuelos e Abuelas na região de norte do Estado de Chiapas, México. A pesquisa conclui que as formas de colaborar estão ligadas ao modo como os diferentes conhecimentos interagem por meio das relações que se estabelecem entre as participantes do projeto. A arquitetura é vista como ponte para aprendizagem direta com as comunidades as quais ela serve, que no caso, é a fonte do conhecimento sobre colaboração. - DissertaçãoA cidade de Fortaleza e suas raízes industriais: ensaios sobre formação urbana e patrimônio industrialViana, Flávio Gondim (2015-02-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
According to the Statistical Yearbook of Brazil (1976) the population of Fortaleza went from 41,000 people in 1890 to about 2,571,896 inhabitants in 2014, according to IBGE (2010) and estimates of the resident population of July 2014, published in the Journal Union official on 08/28/2014. This population increase caused rapid expansion of the urban space. From the 1970s the phenomenon of de-industrialization in the urban area of Fortaleza, in addition to causing the transfer of numerous plants to other parts of the city and the state of Ceará, contributed to the closure and abandonment of other areas, some of which are true documentary records of the landscape, identity and symbols that form the local history. On the theme of industrialization and urban space this work aimed to characterize the urbanization of Fortaleza, with reference to the historical context of industrialization from the installation of the first industries in the city. In the text are addressed issues related to industrial heritage, from the reasons why cultural property are not preserved and its implications in the history of communities. Industrialization in Fortaleza seek rescue examples of three ancient city industries: Brazil Oiticica SA , San José Textile Factory ( SA Philomeno Industry and Trade ), and the Oficina do Urubú (Office of the Vulture), belonging to RFFSA, trying to analyze not only the constructed object but the whole process and the circumstances that resulted in him. This literature qualitative study aims not reach conclusive criteria defining categorically that the urbanization of Fortaleza was determined by the arrival of industrialization, but rather to contribute reflections on the theoretical and historical implications of this fact. - DissertaçãoDesign de mobiliário residencial brasileiro: análise e projeto de um carrinho de cháVezzi, Juliana Papis Baldocchi (2021-02-04)
Faculdade de Direito (FDIR)
This dissertation aims to examine the authorial work of Brazilian designers and architects throughout the 20th century to the present day, with the general objectives of analyzing, describing and practicing production in the ield of residential furniture from both the analysis and the development of an object of study: the tea cart. Thus, the following project intends to contribute with inputs for research dedicated to the design practices of furniture, verifying the consolidation of modern and contemporary furniture in Brazil from the development of the referred piece of furniture. The research is divided into three chapters. The irst chapter, of a more conceptual sense, proposes the presentation of characteristics used in tea carts developed in Brazil during the 20th century, by leading architects and designers of that time, as well as the analysis of the language adopted by each investigated author. The second chapter is dedicated to showing contemporary national references designed by architects, freelance designers and professionals with their own brand, thus showing the great national interest in continuing this tradition. In both chapters, the investigation is carried out in the context of design, shape, aesthetics and material of objects. The third and last chapter is entirely dedicated to the study of the authorial tea cart, describing the processes of its conceptualization until its inal consolidation. - DissertaçãoEdificios de saúde : Construção RetrofitPereira, Carmem Campos (2020-05-28)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação de mestrado consiste na análise de três conceitos-chave a serem considerados no projeto de arquitetura de hospitais construídos por operadoras privadas de saúde no Brasil: 1. Atendimento ao paciente - contemplando as dimensões sociais e terapêuticas da cura; 2. Cumprimento da legislação - abrangendo o projeto, construção e intervenção em hospitais, com foco nas estratégias de prevenção de contágio e infecção; 3. Viabilidade do negócio hospitalar contemporâneo - relacionado às dimensões econômicas, envolvendo as relações custo-benefício na implantação e manutenção do empreendimento de saúde. As discussões empreendidas acerca dos três conceitos-chave são realizadas sobre um quadro em que se identificam três elementos arquitetônicos fundamentais no projeto do edifício hospitalar, seja público ou privado: setorização, barreiras e fluxos. O foco desta discussão recai sobre os projetos de retrofit, mas os elementos da análise podem ser transferidos para a investigação ou projeto de edifícios novos, em redes públicas ou privadas. Como fundamentação teórica, a autora recorre principalmente à literatura acadêmica brasileira atualizada acerca da arquitetura hospitalar, bem como aos textos das legislações aplicáveis. A revisão bibliográfica e discussões propostas foram realizadas sobre um pano de fundo constituído pela experiência da pesquisadora em cargos executivos de uma operadora de saúde ao longo de oito anos. - DissertaçãoEm busca do Wayfinding Design: um estudo propositivo sobre o campus da Universidade de FortalezaNormando, Carlos Alberto (2015-02-05)
Arquitetura e Urbanismo
Uma investigação sobre os problemas e as condições ideais para a orientação espacial de pessoas e veículos em grandes ambientes internos e externos. A partir do instrumental variado do Wayfinding Design, faz-se um estudo propositivo para o Campus da Universidade de Fortaleza - Unifor. A proposta é adotar um conjunto de instrumentos como sinalização, zoneamento, codificação cromática, marcos referenciais, detalhes arquitetônicos, entre outros recursos para promover a boa navegabilidade do público usuário de ambientes construídos, especialmente o da Unifor. - DissertaçãoEscola americana Mackenzie Săo Paulo (1870-2020), das origens a atualidade: uma leitura a partir da documentaçăo do centro histórico e cultural Mackenzie (CHCM)Goes, Graziele de Oliveira Gonçalves (2021-02-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação constitui uma cronologia da Escola Americana Mackenzie, que visa relatar uma continua evolução dos principais eventos ocorridos desde a sua fundação, em 1870 até os dias atuais, focando a atenção nos arquivos encontrados em Relatórios Anuais catalogados no acervo do Centro Histórico de Cultural do Mackenzie (CHCM) que registra os principais fatos, dominantes da evolução da escola. Após discorrermos sobre a fundação da Escola Americana, traremos mais três capítulos. Após a introdução, relatando a fundação da escola, tratamos o segundo capítulo trazendo os avanços e desenvolvimento da instituição, onde relatamos os motivos de mudança do espaço físico atrelado as origens pedagógicas resultantes do capítulo três. Dois deles registrando os períodos de mudança de espaço físico da Escola Americana dentro do campus São Paulo, mostrando os possíveis motivos para as alterações físicas, associados aos reflexos de crescimento da Universidade e do Instituto Presbiteriano Mackenzie. O último capítulo será destinado a fotografias que registraram o período desde o seu nascimento até a atualidade. - DissertaçãoEspaços comunitários em territórios vulneráveis: uma análise sobre processos e realizaçõesPardo, Laura Paes Barretto (2019-02-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O tema da presente pesquisa são os centros comunitários de uso e apropriação coletiva, construídos sem apoio governamental, nos últimos dez anos, em territórios vulneráveis de países em desenvolvimento. O intuito do trabalho foi entender o que caracteriza o território vulnerável e verificar, a partir da seleção de dezessete obras construídas nestas condições, as soluções empregadas em relação a sua viabilidade, a construção do edifício e a sobrevivência do mesmo, para que, por meio de uma análise seja possível avaliar e identificar as soluções empregadas capazes de embasar futuros projetos a serem realizados nestas condições - DissertaçãoIdentidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São PauloCastanha Junior, Marcos Aurélio (2014-08-13)
Arquitetura e Urbanismo
Esta pesquisa procura iluminar um campo de trabalho específico da identidade visual que refere-se ao design de marcas, abordando uma atividade relativamente nova no Brasil: os projetos de design de marcas para cidades. Ao entender suas características criativas, procedimentos e o processo aos quais os designers foram envolvidos, o presente trabalho traz a discussão para um ponto de vista que busca relacionar os resultados das marcas, sua documentação em manuais e suas aplicações ao processo de desenvolvimento em que foram geradas. Assim, percorreremos algumas marcas de cidades do estado de São Paulo. Usando como exemplo três marcas, relacionaremos o que foi de fato realizado e em que bases teóricas e práticas de pesquisa se fizeram. Procuraremos conhecer, descrever e aprofundar nossos conhecimentos a este segmento profissional e suas peculiaridades. - DissertaçãoIndie Games: a atuação dos independentes no design de videogamesCastro, Vinicius Oppido de (2015-09-30)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação de mestrado na área de Arquitetura, Urbanismo e Design investiga as práticas projetuais envolvidas na produção de videogames independentes. Os Indie Games são abordados como artefatos culturais produzidos por indivíduos ou grupos interessados em se expressar com originalidade e criatividade por um meio interativo que permite experimentações na linguagem gráfica e narrativa. O objetivo foi explorar as práticas projetuais adotadas por estes produtores, a partir de um experimento que percorreu as etapas de criação, produção e publicação de um game com a utilização de tecnologias de internet e de computação gráfica. O sumário proposto contém 4 capítulos, iniciando com uma investigação sobre como a Economia Criativa e as novas formas de produção alavancaram os independentes, seguindo com o papel atual dos videogames e as relações dentro dessa indústria, passando pelas etapas do Game Design que, em seguida, são utilizadas como os instrumentos para a compreensão da prática projetual, e finalmente, a experiência envolvendo o projeto, a execução e a distribuição de um jogo eletrônico independente. - DissertaçãoInstrumentos projetuais na pesquisa acadêmica em Arquitetura e Urbanismo: oito estudos de casoAtique, Andraci Maria (2013-05-02)
Arquitetura e Urbanismo
Esta dissertação busca contribuir para a reflexão sobre a produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação em áreas de prática projetual, bem como expor os modos como esse trabalho vem sendo encaminhado no Brasil. Aborda, dentre outros fatores, a discussão da validade do uso de elementos não textuais, como imagens, desenhos, diagramas e demais elementos que formam parte dessa prática. A metodologia desta pesquisa envolveu a análise de oito trabalhos acadêmicos em áreas de prática projetual, individual e comparativamente, desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileiros e disponíveis no acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP. Estas análises são apresentadas em forma de fichas e quadros comparativos. Conclui-se então, considerando as diferentes características encontradas nesses trabalhos com relação aos seus objetivos, métodos, percentual de texto/imagem e recursos iconográficos utilizados, que todos eles se encaixam nos moldes do rigor acadêmico e contribuem para a produção de conhecimento na área de processo de projeto em arquitetura. - DissertaçãoA invenção e reinvenção do Parque Público Paulistano : um olhar sobre a produção municipalCasimiro, Matheus de Vasconcelos (2017-12-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
The object of this dissertation is the design developed for the municipal public parks of the city of São Paulo. The main intention is to set up a historical overview of the architecture projects, and trough that, identify and analyze the project variations and uniformity by comparison of the program, design and constructive techniques developed in the draws that subsidized the implantation of these equipment in the capital. The fulfillment of this task will go through the definition of what would be the object of analysis, looking at the beacon of what would be the public parks, the public park in municipal instance and the specific stage of the public park project. From the scene of the organization of the municipal public authority to provide the green spaces itself, there will be a special focus given to two specific moments of creation of the public parks: the production from 1968 to 1992, with the clairvoyance of a specific department for the formulation of projects, and those ones made between 1993 and 2012, already with a Municipal Secretary with the same attribution. What can be noticed, in general features, is that it is possible to identify, from the graphic material proposition, some ineffaceable characteristics of the formation of the municipal public park in São Paulo, and on the other hand, to highlight the mutations that occurred with the substitution of a hegemonic thinking that valued the public recreational by the environmentalist theme. The main interest of this research is to bring to the surface of the academic discussion what had been the production of the municipal departments of this specific area and produce a debate about the paths that have been taken in the practice of formulating the green spaces, emanating notes that can be useful both the theoretical reflection of this object as giving practice parameters that help the reflection of its contemporary agents. - DissertaçãoLeitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso jardim LapennaHasswani, Miriã Dias Carvalho (2018-09-27)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A presente pesquisa estuda e analisa o espaço pré-escolar em territórios vulneráveis, a partir da leitura do objeto pelos seguintes eixos investigativos: contexto urbano e social, que constituem a leitura do território, o ambiente pedagógico, ambiente de trabalho em suas relações sociais e profissionais e o ambiente para criança a partir das dimensões do cuidado, do ensino e da recreação, tendo como estudo de caso o CEI Jardim Lapenna I, do bairro Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista - São Paulo. Também analisa o espaço pré-escolar como um ambiente de qualidade, que pelos mesmos eixos, diagnostica e sugere possíveis intervenções baseadas no levantamento em pesquisa de campo, parâmetros projetuais qualitativos alicerçados nos referenciais teóricos e nos manuais técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, tendo como prioridade o conforto ambiental, a organização e funcionalidade do espaço pré-escolar. Tem como finalidade contribuir na elaboração e revitalização de Centros de Educação Integral de contextos semelhantes, promovendo diagnósticos dos ambientes de trabalho e ambiente para as crianças, adequando-os às necessidades locais e oportunizando o bem-estar das crianças e adultos que utilizam o espaço. Para a investigação foram considerados os aspectos que constituem o contexto urbano e social: caracterização, infraestrutura, intervenções sociais e intervenções urbanas presentes no bairro; e aspectos que constituem o espaço pré-escolar: infraestrutura, práticas pedagógicas, jornada de trabalho, questões de gênero, desejos e expectativas, motivações e desafios, mapeamento de necessidades e alternativas de resolução. - DissertaçãoO lugar das galerias do centro de São Paulo: relações entre espaço público e privadoMachado, Joana Sarue (2008-08-13)
Arquitetura e Urbanismo
Ao analisar os antigos espaços destinados ao comércio na história da civilização mundial pode-se notar que esses locais não só se destinavam à troca de mercadorias excedentes, mas também funcionavam como lugar do encontro e da vida pública dos cidadãos, como era o caso do bazaar árabe, da ágora grega e dos mercados de Paris. Este uso do espaço público para o comércio irá sofrer grandes modificações com a Revolução Industrial, quando as mercadorias passaram a ser produzidas em grande escala e a população como um todo passou a ter acesso ao local de venda destes produtos. É a época do surgimento das grandes lojas de departamento e das galerias comerciais. As galerias, também chamadas de passagens, surgiram em Paris, no século XIX e se espalharam pelo mundo, modificando as relações entre público e privado no espaço urbano das cidades. Por ser um espaço privado, acessível ao público em geral, pôde-se transitar nele sem que a necessidade de consumir algo. Diferentemente dos centros de compras fechados, estes espaços se relacionavam de forma mais aberta com a cidade, sem barreiras tão definidas entre os espaços públicos e privados ou semi-privados. Em São Paulo as galerias comerciais surgiram no século XX, tendo como base a idéia francesa e com a intenção de aumentar as áreas "rentáveis" dos edifícios. A grande maioria delas existe até hoje e está localizada no Centro Novo da cidade. Com seus usos destinados ao comércio e serviços, muitas delas acabaram por se especializar em algum tipo de produto. São utilizadas também como passagem para os pedestres que querem apenas cruzar as quadras através de seu interior.Esta pesquisa visa a análise de alguns destes lugares, do ponto de vista da relação que estabelecem entre os espaços público e privado, levando em conta os acessos, circulação interna e outros pontos importantes do projeto de cada uma dessas galerias. - DissertaçãoMapeamento e análise do território de prostituição do centro de São Paulo: uma perspectiva histórica (1771-1970)Nappi, Flávia Terruggi (2021-05-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação de mestrado desenvolve uma reflexão sobre as relações entre a evolução urbana e a atividade de prostituição, a partir de um estudo sobre os pontos do mercado do sexo na região central de São Paulo - delimitada geograficamente pela subprefeitura da Sé - no período entre 1770 e 1970. O objetivo do trabalho foi construir um quadro espacial deste perímetro urbano constituído por marcos históricos - arquitetônicos e urbanísticos - relativos à prostituição, contribuindo para dar visibilidade ao papel pouco reconhecido da prostituição como constituidora da história da cidade e de sua configuração socioespacial. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes: na primeira, traça uma cronologia da prostituição no Brasil, a partir de marcos históricos significativos. O segundo capítulo, focaliza a evolução urbana de São Paulo e suas interações com as atividades de prostituição. Por fim, o terceiro capítulo, sistematiza informações iconográficas disponíveis sobre a prostituição no período estudado dentro do perímetro urbano selecionado, constituindo assim um mapa geográfico e histórico da atividade, comentado a partir dos elementos de reflexão construídos ao longo da dissertação - DissertaçãoMies Van Der Rohe e as decisões do espírito : leituras sobre a imaterialidade na obra do Pavilhão de BarcelonaMartignago, Marianna Dal Canton (2015-01-22)
Arquitetura e Urbanismo
Diversos movimentos arquitetônicos e artísticos marcaram de modo transformador a primeira metade do século XX. Neste cenário o arquiteto Mies van der Rohe (1886 1968) acabou se tornando, por meio de seus discursos, um porta-voz da "busca espiritual" na arquitetura. Diante disso o presente trabalho buscou, em primeiro lugar, traçar uma trajetória profissional do arquiteto e, em segundo lugar, buscou por meio da articulação dos estudos do discurso textual acerca da espiritualidade de Mies van der Rohe e a análise projetual do Pavilhão de Barcelona (1929-30), projetado pelo arquiteto, compreender as dimensões do anseio pela expressão da dimensão espiritual , e em que constituíam as "decisões" de ordem espiritual que poderiam elevar a arquitetura ao status da arte. - DissertaçãoNovas formas de representação gráfica nos tabletsMazzini, Alex (2011-08-11)
Arquitetura e Urbanismo
Esta dissertação analisa, sob a perspectiva da representacão gráfica, alguns aspectos da passagem dos textos para o meio digital e interativo dos tablets. Para tanto busca, em primeiro lugar, comentar, a partir da visão de Vilém Flusser, aspectos da codificação digital envolvida no processo de digitalização dos textos e situar historicamente o papel dos código na comunicação visual humana, seja ela textual ou não textual. Em seguida discute fatores tecnológicos da digitalização e alguns de seus desdobramentos para a pesquisa e as dinâmicas sociais, com base em Lev Manovich, David Harvey e José da Silva Ribeiro. A partir daí, discutem-se aspectos da relação do texto digital com o leitor, principalmente de acordo com Roger Chartier. Este é o cenário no qual se situa o registro e a análise de como está se dando, hoje, a representação gráfica nos tablets. As análises aqui apresentadas retomam os conceitos de Emil Ruder, enunciados em Typographie: A Manual for Design (1967), verificando, por um lado, sua atualidade: trabalhos recentes como o de Hilary Kenna (2011) observam que a representação gráfica contemporânea ainda fundamenta-se nos princípios do designer suíço. Por outro lado, ao analisar o modo como os conceitos de Ruder são empregados para o meio digital interativo também é possível verificar, em alguma medida, como vão se modificando e se adaptando ao novo meio. A dissertação se conclui apontando para a importância que a codificação digital passa a representar na era dos textos eletrônicos e interativos, seu impacto no mundo social, e as novas práticas de representação gráfica que devem emergir daí - DissertaçãoOswaldo Bratke - Vila Serra do Navio: soluções projetuais e construtivasChile Villà, Silvia Regina (2014-01-29)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Condições extremas de calor, umidade e incidência solar exigem a elaboração de estratégias para criar espaços que promovam abrigo e conforto eficientes. O prévio conhecimento de soluções arquitetônicas e das técnicas construtivas que as possibilitaram, aliadas à familiaridade com os princípios da industrialização da construção e com a temática da habitação, foram questões presentes no enfrentamento do projeto da Vila Serra do Navio, no Amapá, por parte de Oswaldo A. Bratke. As condições extremas de isolamento, as particulares condições climáticas e ambientais da selva amazônica, a cultura e os hábitos das populações locais foram determinantes na adoção de decisões projetuais – pensadas simultaneamente a processos de produção e de construção de todo o ambiente construído. A presente dissertação de Mestrado, sobre o projeto e a obra da Vila Serra do Navio de Oswaldo Bratke, é um intento de desvendar a natureza das soluções projetuais e construtivas, presentes nas reflexões do arquiteto e em sua prática do ofício, e que o levaram a estabelecer uma rara unidade entre a Arquitetura e a Construção.