Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis por Orientador "Coutinho, Suzana Ramos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseO apagamento histórico da guerra do pau de colher (Bahia, 1932-1938)Araújo, Wllyssys Wolfgang Reis Dias (2023-02-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A década de 1930 foi uma das mais áridas do século passado para a história do Brasil. Em meio às estiagens prolongadas e à situação política conturbada, a região nordeste vivia um caos social que resultou em movimentos como o Cangaço de Lampião em Pernambuco, o Sítio Caldeirão no Ceará e o Movimento do Pau de Colher na Bahia. Em ordem de repercussão, este último foi o que menos ecoou ou teve seus acontecimentos estudados, visto que não consta sequer na História Oficial do Brasil. Assim, durante essa pesquisa nos debruçamos sobre a ótica do silenciamento e do apagamento histórico provocado intencionalmente pelas instituições oficiais brasileiras. Recorreremos em muitos momentos às falas dos sobreviventes ouvidos para esta pesquisa, correlacionando-as às ponderações de estudiosos ou contrapondo-as à bibliografia que, mesmo escassa, amealhada numa cuidadosa investigação deste pesquisador, contribuirá significativamente para o reconhecimento do lugar das vítimas e de suas famílias. Com isso, essa tese deve figurar, sobretudo, como uma contribuição aos estudos e análises da Guerra do Pau de Colher, que permite o engrossamento de pesquisas acerca das manifestações religiosas no Nordeste, no Brasil e, quiçá, no mundo. - TesePlanos e contraplanos: uma cartografia das cineastas brasileiras nas duas primeiras décadas do século XXICavassani, Maria Fernanda (2024-08-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa realizou uma cartografia da produção cinematográfica feminina no Brasil durante as duas primeiras décadas do século XXI, utilizando como referência dois dos mais importantes eventos do audiovisual nacional: o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Festival de Cinema de Gramado. Este estudo se destaca por uma abordagem que, fundamentada em dados recentes, examinou as produções tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, incluindo dimensões como gênero, oportunidades, e a recepção crítica e do público. Além disso, investigou-se as escolhas narrativas e a coerência interna das representações do feminino, tanto diante quanto por trás das câmeras. A metodologia cartográfica, aliada às teorias de Estudos Culturais (Stuart Hall), de Gênero (Simone de Beauvoir) e de Cinema (Robert Stam e Jacques Aumont), constituiu o alicerce conceitual aos estudos desenvolvidos. Foram também consideradas fontes acadêmicas, sites e obras literárias que contribuíram para as questões levantadas por esta pesquisa, como a maneira pela qual as cineastas refletem, de forma explícita ou implícita, questões relacionadas ao universo feminino por meio de elementos cinematográficos, bem como sua postura ideológica frente a essas temáticas. Durante o estudo, observaram-se mudanças temáticas ao longo do tempo, especialmente em função das diversas formas de expressão da identidade feminina no contexto da realização cinematográfica. Assim, a elaboração interdisciplinar de uma cartografia das cineastas brasileiras nas duas primeiras décadas do século XXI revelou-se uma tarefa promissora, pois ofereceu novas perspectivas de análise que ultrapassaram o âmbito estritamente cinematográfico, considerando que essas produções estão entrelaçadas com a realidade social e cultural. Ademais, a tese possui relevância social, ao contribuir para o avanço da igualdade de gênero, destacando e refletindo sobre o papel das mulheres na cinematografia brasileira. Os dados e conclusões obtidos por meio deste estudo também podem ser utilizados para fomentar ações que promovam maior equidade de oportunidades para as mulheres no cinema nacional.