Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis
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Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis por Orientador "Araujo, Paulo Roberto Monteiro de"
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- TeseArte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneoGarcia, Sueli (2014-02-14)
Educação, Arte e História
A presente tese, intitulada Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo , teve como hipótese central a questão do ato de vestir como expressão das conexões entre arte e cultura da moda. A ideia central foi investigar a moda e sua importância na formação da subjetividade como meio de elaborar uma aparência que revele a dimensão do autoconhecimento do indivíduo. A aparência reflete o entendimento que o indivíduo tem de si, como também de sua identidade como um modo de ser. A questão simbólica e a interdisciplinaridade da moda correspondem às expectativas do indivíduo no processo da criação de uma aparência que extrapola a sua funcionalidade. A moda na esfera do sensível nos permite refletir sobre o grau de autoconhecimento do indivíduo que se expressa por meio das imagens provenientes da vestimenta no espaço público. Portanto, o autoconhecimento expresso pelo indivíduo por meio da aparência e da moda o posiciona no mundo como um modo identitário de ser, isto é, de expressar o seu self. - TeseBarbárie contemporânea: a construção de novas formas de individualismoOliveira, Lamartine Gaspar de (2014-11-25)
Educação, Arte e História
The intellectual restlessness that has motivated this survey has set itself for defining the person enclosed within himself, clarifying the very beginning, developing his paths as a product and producer of the reasoning crisis and barbarity as well. The temporal cut has its beginning in the Renaissance, historical period in which the individual himself reaches a higher level of emancipation and human value (overvalued individuality) indeed. On that specific historical context, the collectiveness is relinquished, turning to individualism. The temporal cut of this thesis points specifically to the construction problem of the person enclosed within himself and his meeting with Brazilian contemporary society, involving with different social groups and their collective aims. It has been seen and approached that when someone is involved with social groups, the individualism of the person enclosed within himself is disclosed, egoistically carrying out his deeds on behalf of himself. The subject enclosed within himself began focusing on himself the totality of all things, from all to everything, enclosing himself. Therefore, this thesis holds the assumption that contemporary barbarity has its thresholds through new ways of individualism with the birth of the person enclosed inside himself. - TeseOs caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarcesResende, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de (2014-02-03)
Educação, Arte e História
This dissertation studies the fashion system development and its relationships with the art field. It analyses how the modern fashion system structure was founded by the Universal Exhibitions and the first department stores. It also shows how the fashion designers Charles Fréderic Worth e Paul Poiret built their artistic images, and states that these relationships were used to give an art status for their work. This research also verifies how the interdisciplinary practices of both Worth and Poiret established standards for the referred practices in contemporary fashion; it analyses the interdisciplinary dialogues present in fashion exhibitions located in art museums. It also considers the Arhem Mode Biennale and its connections with the fashion system and it concludes pointing out the importance of fashion exhibitions for the renewal and perpetuation of the fashion system. - TeseCinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de HollywoodTrevisan, Enrico Rosa (2021-02-03)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho tem o objetivo de estudar obras cinematográficas da indústria de entretenimento norte-americano (Hollywood), em busca de relacionar os elementos de composição formal e estrutural do cinema com teorias e conceitos psicanalíticos, visando investigar o uso de técnicas de manipulação emocional do público espectador. Para alcançar o objetivo proposto, são analisados, em ordem crescente de complexidade: (1) o meio cinematográfico, suas formas e suas abordagens de estudo; (2) a abordagem cultural de análise cinematográfica; (3) os elementos estruturantes da construção narrativa fílmica; (4) as teorias sobre estrutura narrativa e o envolvimento emocional gerado pelo "o narrar histórias (Storytelling); (5) a leitura psicanalítica do cinema e seus principais conceitos; e, por fim; (6) a literatura técnica de manipulação emocional exposta por participantes da indústria cinematográfica norte-americana. A análise de obras cinematográficas, com seus respectivos cruzamentos teóricos, permite formular o argumento de que os elementos técnicos de roteirização são ferramentas que roteiristas hollywoodianos usam, de forma intencional, para produzir o maior impacto emocional possível no espectador, acionando três processos psíquicos descritos pela psicanálise - a empatia, a identificação e a catarse - que constituem a própria sequência estruturante da narrativa do cinema: As análises apresentadas nesta tese contribuem para o campo de estudos interdisciplinares na medida em que estabelecem relações entre a recepção psíquica de produtos culturais - como o cinema - e a história social. - TeseA Comissão Nacional da Verdade: significados para a efetivação dos direitos humanos e contribuição para construção de uma educação políticaCardoso, Rogério da Silva (2016-01-29)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The purpose of this thesis has been that of showing the recent factors in Brazilian social, political and cultural scene, factors which have opened their way to the creation of The National Committee of Truth, designed to investigate violations against human rights during the Brazilian Military Regime in the period within 1964 and 1985. It has thus been a major objective to understand and emphasize the meaning and importance of the National Committee of Truth (NCT) in the aspects related to memory and truth recognition and further revision of Brazilian political history concerning the above mentioned period, being this considered a practical effectuation of both human rights and citizenship, and electing the term recognition as a hermeneutical key due to the semantic here applied to the term, in which the following aspect is reassured: it is what happens and can only happen to knowledge when it is officially approved of, when it becomes part of the public cognitive scene, being thus neither concealed nor put aside. In this research a hermeneutical-comprehensive approach has been adopted, based on the premise that history and memory are nation culture constituent elements, bringing, each of them in its own nature, the dynamic and constant challenge of casting new prospects derived from historical elements, submitting them to review especially when a politically repressive scene, where an authoritarian regime destroys civil freedom, is changed into a democratic political scene, in which civil freedom is reassured and new meanings of freedom may be found out. The pedagogical aspect Of NCT has been also analyzed, with its contribution being defended for the building of a political education, in accordance with the principles of Democratic State, so that violations of human rights won’t ever occur by means of the coordination and systematization of the power of the State. And also, aiming at the foundation of a citizenship formation for the generations ahead, a cast of contemporary educators and also the Postulate of the Human Rights Declaration have been used in this research, in order to demonstrate the convergence of educational themes to the NCT proposals for education and culture. The conclusion has been that the historical content produced by NCT, presented in its final report, fits the increasing of theoretical content for the confection of didactic material concerning education, which emphasizes both the importance of human rights and the fundamental ethic principles of a Democratic State - TeseDe matéria a afeto: a construção do significado da joiaPassos, Ana Cristina Barral Mariani (2018-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This thesis seeks to understand the meaning of jewellery and how it is built in contemporaneity. The aim is to understand its relevance as a cultural object today and to present some particularities leading to its meaning in the Brazilian context. It is a kaleidoscope of small fragments built from the point of view of those who are present at any given point of the jewelry’s life cycle, especially in those moments when it seems to receive a greater load of meaning. The interlocutors, divided into creators, guardians and resignifiers, point out how the transition from matter to affection happens. This study is composed from small treasures revealed through reminiscences, memories and narratives of professional and personal histories, individual and collective ones, as well as some silences which occasionally accompany the pieces of jewelry. Design, creation, choice, acquisition, use, gift, inheritance, guard, collection, care, and discard of jewelry: all these interactions charge them with meanings and are also permeated by those meanings. The gesture of having pieces of jewelry on the body is ancient, but their meanings are not evident. They were captured in an ethnographic-inspired research from the microcosm of the researcher’s jewelry studio. Interviews, the studio’s archives, and an online survey made available on social networks were instrumental to identify that jewelry, bearer of affections, can make us beautiful and desirable, unique and special, protected and powerful. In a fast and increasingly volatile world, these characteristics seem to be essential to define us as individuals. Identity, memory and affection are at stake. The conclusion is that in a world of flourishing creative economics, a cultural artifact that retains much of the old ways of making-thinking is once again appreciated. In contemporary times, jewelry becomes a form of anchorage in a reality that is more virtual than concrete, more fleeting than perennial, more isolated than gregarious. Their meanings are grouped into three broad categories: the adornment of identity, the file of memory, and the treasure of affections. This object of study required an interdisciplinary approach. The anthropologist Tim Ingold (2015) and the philosopher Gilles Lipovetsky (2016) were chosen to outline the course of the investigation. The first suggested understanding ‘things’ as a mesh of matter and processes. The second presented the tools to perceive the contemporaneity. Authors of Cultural History, Material Culture and Social Memory were also important references. Jewelry theorists – a discipline still in its early stages – Marjan Unger (2017) and Liesbeth den Besten (2011) have given the compass to navigate this universe. It is the first who offered the definition of jewelry that pervades the whole thesis: “A piece of jewelry is a discrete object that is worn by human beings as a decorative and symbolic complement to their appearance.” - TeseEducar para o caos: história, cultura, arte e política em e para além de Nietzsche.Rezende, Angela Zamora Cilento de (2022-08-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Nossas indagações a respeito do tempo presente nos levaram a verticalizar nossos estudos à luz da filosofia nietzschiana com vistas a encontrarmos os subsídios teóricos que nos permitiriam encontrar as pistas necessárias de critérios para a formulação de uma verdadeira educação. Para tanto, foi necessário encontrarmos chaves-de-leitura que nos levassem a efetivar nosso problema de pesquisa já que o pensador não desenvolve um pensamento sistemático, de modo que suas ideias sofrem variações sobre os temas aos quais se debruçou ao longo de sua produção filosófica. Destarte, nosso primeiro capítulo discorre sobre as relações entre cultura e história, apresenta a dupla origem dos valores em sua gênese – a grega e a judaico-cristã, perfazendo dois perfis psicológicos respectivamente, o do Senhor e do Escravo. Discute o avanço do niilismo, posto que é tido como o motor da história no ocidente que desemboca na configuração da figura do ‘último-homem’, pleno de valores utilitaristas e de um ‘nada de vontade’. Para compreendermos melhor o que Nietzsche quis dizer, foi preciso aprofundar a questão dos instintos e sua relação com a teoria da vontade de potência e com a doutrina do eterno retorno que compôs a primeira parte do capítulo dois. A segunda parte deste capítulo se desdobra a partir da ideia de um instinto artístico da natureza (Kunsttriebe) que se estende e completa o capítulo anterior quando da análise de Nietzsche sobre os valores da cultura grega e de sua degeneração quando do fenômeno socrático-platônico, com as figuras de Sócrates e Eurípedes que matam a tragédia e instauram a razão como o único critério verdadeiro para ler e interpretar o mundo. Estes capítulos forjam em sua base os ideais de homem almejados por Nietzsche e o que se apresenta em oposição a estes ao longo da trajetória histórica da cultura ocidental. Esta trajetória histórica não pode ser desvinculada da política, entendida a partir da análise do fundo moral que dela decorre, tarefa empreendida por Nietzsche e tema do nosso terceiro capítulo. Por fim, de posse destas chaves-de-leitura e do levamento dos escritos de Nietzsche sobre educação, ousamos discutir este tema com e para além de Nietzsche: em uma proposição para a educação que se levanta em oposição ao caos dos tempos modernos. - TeseFrançois Truffaut e Arthur Schopenhauer: além do amor e da paixãoGóes, Véra Lúcia de (2021-01-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
François Truffaut was a great film critic, with many works published in Cahiers du Cinéma, a French magazine launched in the 1940s and still in operation. After his experience as a critic, he became a filmmaker, sharing ideas with Jean-Luc Godard and others, who, in the 60s and 70s, led the French movement later known as Nouvelle Vague. Truffaut is publicly recognizes as having a keen interest in romantic relationships. The basic themes of all his films were love, women and temporality. Arthur Schopenhauer, 19th century philosopher, author of Metaphysics of Love – Metaphysics of Death, who expresses the description of love between the sexes and their consequences. This thesis shows that Truffaut’s gaze went beyond love and passion, reaching an almost unhealthy obsession with the speed of time, and how his films relate to the philosopher’s theory. - TeseFronteiras instáveis: inautenticidade intercultural na escola de Foz do IguaçuCarvalho, Francione Oliveira (2011-12-19)
Educação, Arte e História
A investigação parte da tese de que a integração cultural presente no imaginário social de Foz do Iguaçu, cidade brasileira de tríplice fronteira localizada no oeste do estado do Paraná, é mais uma construção política e ideológica do que uma expressão autêntica dos habitantes desta cidade. O recorte investigativo se dá a partir das relações sociais estabelecidas entre os habitantes de Foz do Iguaçu e os vizinhos da fronteira argentina, na cidade de Puerto Iguazú, e os moradores da cidade brasileira com os imigrantes de origem árabe. Tendo o Programa Escolas Bilíngues de Fronteira (PEBF) e a Escola Libanesa Brasileira como locais privilegiados da investigação. A partir de Charles Taylor, compreendemos a inautenticidade como ação alienada do sujeito, a falta de percepção sobre as configurações morais e elos referenciais significativos que formam a sua identidade. A percepção que os sujeitos possuem de si mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. Ao ficar alheios a esta percepção, os sujeitos acabam se movendo no espaço público de forma imprecisa e sem autenticidade. Acredita-se que a inautenticidade intercultural faz com os sujeitos de culturas diversas produzam ações ou práticas mais próximas do protocolo e da institucionalização da cultura do que do contato qualificado com o outro, criando relações instáveis e permeadas por poder e pela necessidade de reconhecimento identitário - TeseA impossibilidade da experiência humana nas determinações sociais contemporâneasBinja, Elias Justino Bartolomeu (2014-06-06)
Educação, Arte e História
Founded on the theme The Impossibility of Human Experience in Contemporary Social Determinations , this study aims at analyzing the relationship between Multiculturalism and Ideology, focusing the issue of the concept of Recognition in Charles Taylor s theory about identity formation. While exploring the concept of ideology, our intention is to analyze and evaluate its ontological usage in interpersonal relations in the dynamics of multicultural practice. This research aims therefore to grasp and clarify the impossibility of interpersonal experiences, the latter being understood as intersubjective acquaintanceship either inside different groups of a same society or in intercultural relations among societies with different traditions. On the other hand, it is not our intention that this research be limited to a frame of skepticism regarding social and cultural life of contemporary societies. Thus, this is the reason why our study has as its final purpose the development of concepts which may lead to the building up of a valorative vocabulary that allows us to overcome this hypothetical impossibility of genuine social acquaintanceship and intimacy. Our theoretical background is related to the investigation of such possible forms of social partnership and intimacy, forms which have been created by multiculturalism and which give way to a kind of opening space that might clarify the type of speech produced in our times. We also search to provide a conceptual basis that allows us to create new modes of being intersubjective human beings. - TeseInquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von TrierLima, Fransmar Barreira Costa (2018-03-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This essay intends a study of the Danish film-maker's work, Lars von Trier, as a grounding for the "cinema-thougt" that, when incorporated by a reader who assumes the reflexion in the existence, develops significant reviews. We call this reader "inspectador", because he is the initiative of incorporating the "restlessness" of the director and of assuming movie's situations in his subjectivity. The first part of the research analyzes the cinema as philosophy form Lars von Trier ideas, where the "inspectador"'s role is defined, the methodology of indirect communication and the cinema as possibility. This part also discuss the grounding and references that founds the problematic in Lar von Trier's work and how his movies stand out as "cinema-thougt. The second part analyzes the Cinema as philosophy from the "restnessless" of the existent, that is, visits Lars von Trier's production in order to reflect questions that arise in especific moments of his movie: as the Dogma 95 (Idioterne - #2, 1998), and the movies that precinds the correct formulation of the scenario, substituited by a "plan-map", as Dogviller (2003) e Manderlay (2005). - TeseAs mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodianoCanassa, Rosângela Donizete (2018-01-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present thesis "Women in the Pedro Almodóvar Caballero’s cinema and the reinvention of Hollywood melodrama" investigates the cinematographic work of the Spanish director and the reinvention of classic Hollywood melodrama as the called woman´s film of Douglas Sirk. The Spanish filmmaker provoked a reconfiguration of the cinematographic genre and with its insights shifts the social role of the woman from its conventional place in the cinema. The research also allows to establish the debate in the field of Psychoanalysis with the formulations of Sigmund Freud, Georges Bataille, Judith Butler, E. Ann Kaplan and Laura Mulvey around the melodramatic personages and their internal conflicts. The melodrama is renewed from its ironic forms and the appropriation of intertextuality, of the dialogue with the own cinema, works of art, literature, music and dance incorporating them to its narratives and imprinting its authorial mark. - TeseO álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memóriaLima, Manoel Roberto Nascimento de (2023-08-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O registro de imagens de viagem ganhou impulso avassalador com a descoberta e a disseminação da fotografia, ainda no século XIX. A fotografia não apenas se estabeleceu como um novo meio de registro de viagem como também criou e fixou uma memória de viagem particular, antes impossível, ao aproximar do real o imaginário de lugares, regiões, paisagens e povos. Esses novos registros de viagens, antes possíveis apenas pela descrição oral, pela escrita, pela pintura, pelo desenho e gravura, exerceram (e exercem) papel importante na transformação da memória individual e coletiva. Explorar a história de álbuns fotográficos no século XIX, com maior dedicação à Coleção Dona Thereza Christina, da Biblioteca Nacional, acervo que foi de D. Pedro II, com foco nos álbuns de viagem dos fotógrafos Revert Klumb e Marc Ferrez e, ainda álbuns de viagens pioneiros do fotógrafo francês Maxime Du Camp e do ítalo-britânico Felice Beato foi a intenção dessa pesquisa. Estabelece vínculos entre esses álbuns com a narrativa das imagens, a construção de memória e pertencimento, e ao embate das subjetividades com o outro. A fotografia e seus álbuns, nesse período, já assumem um estatuto de verdade factual e sobrepõem-se a formas anteriores de registros de viagem como os álbuns pictóricos, também na sua versão pittoresca. Os álbuns fotográficos de viagem aportaram um novo repertório de memória visual que, como narrativas, contam histórias e presentificam esse outro lugar para aqueles que os viam, revelando e recriando uma memória de terras, pessoas e objetos distantes, estrangeiros, contribuindo para a construção de novas referências, valores, identidades e culturas. - TeseAs origens das guerras culturais no Brasil: desdobramentos político-filosóficosSantos, Alan dos (2020-01-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This is a research on the "cultural wars" - the conceptual definition, the birth and invention, the import of this debate into Brazil and its consequences for politics and for contemporary social conflicts. Our thesis consists of problematizing cultural wars, this new way of dividing and polarizing society, as a particular chapter in the class struggle, especially in Brazil. At first, the cultural war seems to undermine and secondary class conflicts, but then we realize that it updates this fundamental historical conflict since the emergence of capitalism. Having arisen in the United States in the transition from the 1980s to the 1990s, with James Hunter (1991 ), cultural wars have placed a moral burden on the political struggles of our time. The declaration of cultural war refers to the birth of contemporary political struggles of the 1960s, especially the policies of moral openness: legalization of drugs, sexual liberation, the discussion on abortion, the rights of homosexuals, the social movements of identity - what Conservative literature called it a "cultural revolution". ln dialogue with the works of Moretto, Ortellado and Solano (2017) and other Brazilian researchers, we defe nd the perspective that cultural wars have arrived in Brazil. Our objective is to investigate the transformation of politics into war (FOUCAUL T, 2012), and especially into cultural war (KREEFT, 2011; SCRUTON, 2014), and to map the developments of this war in our country. - TesePráxis jornalística de proximidade : experiência de ensino de jornalismo, cidade e cotidianoLopes, Marcelo José Abreu (2023-08-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O jornalismo é muitas coisas: uma prática profissional, um acontecimento social, um espaço de poder, uma representação cultural, uma forma de expressão, uma forma de conhecimento, um lugar de mediação, entre outras coisas. Essas definições explicitam a interdisciplinaridade contida no jornalismo. Como prática profissional, ele desenvolve uma forma de pensar, de ver, de agir e de pronunciar o mundo que tende a cristalizar uma representação da vida cotidiana em suas várias temáticas. É o que chamamos de noticiabilidade, uma percepção e interpretação a priori das coisas que dá sentido aos acontecimentos. Por ser a priori, dizemos que o significado do que acontece já existe antes mesmo que aconteça. Por isso, o jornalismo é um poder cristalizador, um poder de predefinir o que as coisas são ou deixam de ser. O jornalista consciente desse processo, entretanto, busca uma epistemologia mais plural para mediar os protagonistas da vida cotidiana em torno do mundo em que vivem. Para tanto, é preciso aprofundar a capacidade dialógica desse profissional, pois só assim é possível buscar outros caminhos para além daqueles já estabelecidos pelos apriorismos, que já se tornaram habitus, seja por condicionamentos mecanicistas, pela atrofia das sensibilidades ou pela conveniência dos pequenos e grandes poderes proporcionados pelo status quo – ou um mix de tudo isso. A consciência desmistificadora, contudo, é um processo lento de construção, embora absolutamente necessário. A consciência é forjada na práxis, ou seja, na observação de nosso fazer, que nos inspira conceitos sobre nossos feitos, ao passo que permite questionarmos, sucessivamente, nossas façanhas e as ideias que temos delas, modificando-as. O que gera novos fazeres, novas ideias, novos questionamentos, novas transformações. Mas, assim como o jornalista, também o professor de jornalismo precisa se imbuir dessa práxis, mediando criticamente seus estudantes em torno da profissão e da realidade concreta com a qual trabalham. É aqui que encontramos um lugar em comum, onde a vida cotidiana acontece e onde a reportagem – expressão maior do jornalismo – manifesta sua potência mediadora, criativa e transformadora. Uns dizem que é o espaço local, do bairro, da cidade. Nós dizemos que é o espaço da proximidade. Esse é o lugar da vivência, do encontro do Eu com o Outro. Esse é o lugar onde todos somos alguma coisa; por isso, a tarefa aqui é fazermos as perguntas fundamentais. Quem somos? Quem poderíamos ser? São perguntas para a primeira pessoa do plural, pois só juntos se torna possível responder. Esse estar junto é o que move o aqui chamado jornalismo de proximidade. Esta tese é sobre uma experiência de práxis jornalística e de práxis docente a respeito dessa ideia, levada a cabo em um componente curricular voltado para o estudo da editoria de “cidade e cotidiano”, no curso de Jornalismo de uma universidade privada paulistana. De 2018 a 2022 – período de pandemia de covid-19 incluso – criamos e recriamos um roteiro de conteúdos e atividades – as trilhas de aprendizagem – com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os aprendizes de jornalismo sobre as possibilidades da mediação social. Para tanto, adotamos a Aprendizagem Baseada em Projetos – no caso, a produção de livros digitais de reportagens sobre comunidades de interesse nos distritos da cidade de São Paulo – ao mesmo tempo em que analisávamos a nossa própria prática docente. A experiência revelou um profundo conflito entre a necessidade de busca de sentidos – não apriorísticos – para a vivência em um mundo onde se duvida da existência de algum sentido. - TeseRelações imagéticas entre artes plásticas e cinema: universos paralelos?: problematizando a elaboração de "A garota dinamarquesa"Brito, Emerson Rodrigues de (2018-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente tese intitulada "Relações Imagéticas entre Artes Plásticas e Cinema: Universos Paralelos? Problematizando a Elaboração de A Garota Dinamarquesa", teve como hipótese central a questão de leitura narrativa poética do filme como expressão simbólica de um tema religioso / criacionista por meio da Direção de Arte. A ideia da análise do filme "A Garota Dinamarquesa" parte da investigação da linguagem cinematográfica por meio de relações com as artes plásticas para a construção dessa narrativa. Tal análise discute questões relativas ao processo de reconhecimento de obras plásticas, seus conceitos e linguagens simbólicas utilizadas no sistema de comunicação do cinema. A narrativa cinematográfica utiliza-se da Direção de Arte na busca de desenvolver e apresentar uma proposta de observação ao processo de criação que possibilite orientar a discussão sobre o entendimento de uma obra fílmica. Denominamos tal proposta de Análise e Construção da Narrativa Poética. O desenvolvimento desta proposta está diretamente relacionado à maneira como se define o processo de criação visual das artes plásticas e do cinema. Portanto, o reconhecimento e a análise de concepções estéticas na História da Arte posicionam a narrativa cinematográfica como adaptações a serem apreciadas não como uma mera transposição, mas como uma releitura, com originalidade e valores próprios. - TeseO trabalho manual comunitário e o desvelamento de si-mesmo em HeideggerRibeiro, Débora Inácia (2018-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Mãos Solidárias é um grupo de mulheres que se reúnem semanalmente para a realização de trabalhos manuais como costura, bordado, crochê, pintura, entre outros. Os artigos produzidos por elas são vendidos e a renda obtida é doada a entidades assistenciais. A presente tese investiga o contexto de socialização e trabalho das voluntárias do grupo à luz da analítica do Dasein proposta por Martin Heidegger em sua obra Ser e Tempo. A investigação do tema recebe contribuições de diversos campos do saber, buscando as interfaces entre educação e história da cultura. Os conceitos heideggerianos de ser-no-mundo, ser-com e ser-si-mesmo norteiam a investigação, conduzindo a compreensão das possibilidades do Dasein como abertura, velamento e desvelamento. O modo de aproximação do tema é a fenomenologia que, em Heidegger, encontra o seu sentido mais radical na hermenêutica da facticidade. As questões de gênero perpassam a reflexão sobre a precedência ôntica e ontológica da questão-do-ser. Como ser lançado no mundo, o Dasein pode decair na impropriedade, mas pode também fundar o seu ser mais próprio. Nossa proposição central identifica o grupo Mãos Solidárias como espaço facilitador à abertura do ser e ao desvelamento de si-mesmo das mulheres que ali se reúnem. Enquanto trabalham comunitariamente, operando a transformação dos objetos materiais, as voluntárias transformam a si mesmas e se apropriam de um modo de ser mais autêntico.