Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Milani Filho, Marco Antonio Figueiredo"
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- DissertaçãoAlocação de custos indiretos de uma estrutura de vendas compartilhada: um caso aplicadoYarussi, Fernando Modesto (2013-08-15)
Ciências Contábeis
The objective of this study is to verify, by means of action research, how to establish criteria to ensure the correct and proper allocation of selling costs, providing transparency in the technical aspects of the distribution of costs. Additionally aims to meet the expectations of internal users, featured by controller of business areas. This research was developed in a multinational company, from electric and electronic sector, which makes use of a shared organizational structure Sales. The data collection was performed using semi-structured interviews in order to identify the necessary elements to input for a framework that would meet the requirements of internal users. Based on the literature and information of these users, the results provided the elaboration of a method of cost allocation aiming to supply an immediate demand of the studied company. - DissertaçãoAnálise empírica sobre a gestão e a avaliação de marcas em empresas brasileirasAlves, Ricardo Cavalcanti (2012-03-26)
Ciências Contábeis
Nas últimas décadas o mundo tem assistido à grande proliferação de marcas poderosas, local e mundialmente conhecidas, avaliadas não raramente em bilhões de dólares, levando a vendas em massa de produtos e serviços a elas associadas. E nesse contexto é notório o impacto do valor intrínseco do ativo intangível marca no valor das empresas em movimentos de fusões e aquisições. Hoje sabe-se que um valuation conta com parte relevante de seu montante relacionado a ativos intangíveis e, entre tais, as marcas possuem significativo destaque. Este trabalho objetivou investigar qual é a percepção geral, o método de controle e a avaliação das marcas em companhias em operação no Brasil, a partir de levantamento de informações sobre as empresas em que trabalhavam estudantes e recém egressos de cursos de pós-graduação profissional em áreas ligadas à administração de negócios. Assim, da amostra pesquisada de 134 companhias atuantes no país, foram extraídos detalhes de cinco dimensões da marca:percepção sobre sua importância, avaliação financeira, reconhecimento contábil de seu valor,gestão desse ativo intangível e de seu uso como indicador de performance tática e estratégica. A metodologia utilizada foi um levantamento (ou survey) que, a partir de testes estatísticos qui-quadrado de Pearson , permitiu a constatação de que não há relacionamento significativo entre o fato das empresas comercializarem produtos e serviços e aspectos ligados a cada uma das cinco dimensões estudadas. Outras variáveis comparadas estatisticamente pelo teste de qui-quadrado resultaram para as companhias da amostra, entre outras constatações, a significativa correlação entre as empresas de grande porte e o fato das empresas avaliarem marcas ou as negociarem. O estudo também levou em conta o critério de escores de atitudes dos respondentes baseado na escala Likert. Os dados resultantes revelam que as marcas carecem ainda de maior atenção por parte das empresas. É minoritária na amostra estudada a incidência de avaliação financeira da marca, assim como o devido enfoque em relatórios contábeis e gerenciais. Os controles internos de gestão da marca e o sistema de remuneração variável baseado em indicadores da marca, embora existam, mostraram-se itens pouco observados nas companhias da amostra. - DissertaçãoPráticas de custos e formação de preços: um estudo com pequenas empresas de produção por encomenda do estado de São PauloPellegrino, Camila Filomena Apolinário (2012-03-26)
Ciências Contábeis
The management of small businesses, although less complex than large companies, requires the knowledge of important cost concepts and patterns of cost behavior to strengthen the decision making process. In this sense, the main objective of this descriptive study is to identifying the current practices of cost management and price formation used in small industrial companies. The sample was formed by five make-to-order small organizations located in Sao Paulo, Brazil. The qualitative approach for this study relied on the analysis of data collected from interviews with cost managers. The results showed that small companies adopt only one practice of cost management, based on the variable costing approach, and set their product prices taking the competitor's price into greater account than their own production costs. This study also pointed out that these companies use predefined mark up rates, which are not calculated on methodological basis and can expose them to financial and market risks. - DissertaçãoPráticas de custos e formação de preços: um estudo com pequenas empresas de produção por encomenda do estado de São PauloPellegrino, Camila Filomena Apolinário (2012-03-26)
Ciências Contábeis
A gestão de pequenas empresas, embora menos complexa do que a gestão de grandes organizações, exige conhecimento de importantes conceitos de custos e padrões de comportamento de custos para o processo de tomada de decisão. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo descritivo é identificar as atuais práticas de custos e formação de preços utilizadas em pequenas empresas industriais. A amostra foi composta por cinco pequenas organizações industriais de produção por encomenda localizadas em São Paulo, Brasil. A abordagem qualitativa para este estudo se baseou na análise dos dados coletados por meio de entrevistas com os gestores de custos. Os resultados mostram que as pequenas organizações adotam apenas uma prática de custos, com base na abordagem de custeio variável e determinam o preço de seus produtos levando-se em maior consideração o preço de mercado do que seus próprios custos de produção. Este estudo também apontou que as companhias utilizam taxas de marcação pré-definidas, as quais não são calculadas sobre bases metodológicas e tal fato pode expor essas empresas a riscos financeiros e mercadológicos. - DissertaçãoProbabilidade de insolvência das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e das demais listadas na BM&FBovespa no período de 2006 a 2011Moraes, Luis Fernando Salles (2012-08-15)
Ciências Contábeis
The current economic scenery, with high competition level among market players, easy access to economic and financial information and increasing number of companies that went bankrupt in recent years, changed the investors behavior and the decisive factors of investment targets. Nowadays, to mitigate these risks, shareholders became more concerned to long-term analysis and in this context arise the new concept of socially responsible companies, those that are sustainable and profitable to shareholders, even though this idea is also shared by BM&FBovespa it is not supported by current researches. This research aims to compare the probability of insolvency of corporations that make up the Corporate Sustainability Index (ISE) and others traded on BM&FBovespa. The research was done in two different moments: model creation and model application to a controlled group. The model used the insolvent and solvent companies from 2006 up to 2011 and established annual equations to calculate the probability of insolvency. Applying the model it was possible to identify the corporations probability of insolvency that belong to the ISE. The results of this study allowed to confirm based on the average probability of insolvency that ISE´s companies have less default chances if compared with sector correspondents traded in the stock market. - DissertaçãoA relação entre o nível de gastos socioambientais voluntários e a obtenção de benefícios fiscaisOliveira, Edimundo Dias de (2013-08-15)
Ciências Contábeis
Volunteer expenses with the Environment is becoming, every time more, regular action in various companies. Involvement and propagation practices, also policies aimed for corporate sustainability, can be considered common today, counting even with standard reports that provide some descriptive elements about these practices. There is, however, a gap in the scientific literature about the relevance of such participation spending on business structure. Many companies indicate in their reports the existence of social and environmental costs, but the real impact of these actions are unclear, beyond the supposed improvement of the institutional image. This exploratory, qualitative approach, aimed to verify if the level of corporate environmental spending is associated significantly with the tax benefits that they may have. The sample consisted of 35 companies of the Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) of BM&F Bovespa . The techniques that were applied are the content analysis. The results showed that the average level of environmental expenses are higher than the tax benefits obtained, indicating that these companies used a combination of donations, sponsorships and investments, suggesting the existence of other factors beyond the tax benefits limits involved. - DissertaçãoA relação entre o nível de gastos socioambientais voluntários e a obtenção de benefícios fiscaisOliveira, Edimundo Dias de (2013-08-15)
Ciências Contábeis
Gastos socioambientais voluntários se tornam, cada vez mais, ações regulares em várias empresas. Envolvimento e divulgação de práticas e políticas voltadas à sustentabilidade corporativa podem ser considerados comuns nos dias de hoje, contando com relatórios que oferecem alguns elementos descritivos sobre essas práticas. Existe, entretanto, uma lacuna na literatura científica sobre a relevância da participação de gastos dessa natureza na estrutura empresarial. Muitas empresas apontam em seus relatórios a existência de gastos socioambientais, porém o real impacto dessas ações ainda não são claras, além da suposta melhoria da imagem institucional. Este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou verificar se o nível de gastos socioambientais das empresas está associado, significativamente, com os benefícios fiscais que as mesmas possam obter. A amostra foi formada por 35 empresas integrantes do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa. Aplicaram-se técnicas de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram que o nível médio de gastos socioambientais é superior aos benefícios fiscais obtidos, indicando que estas empresas utilizaram uma combinação entre doação, patrocínio e investimento, sugerindo a existência de outros fatores envolvidos além dos limites de benefícios fiscais.