Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Silva e Meirelles, Dimaria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDeterminantes de poupança de indivíduos certificados: um estudo da influência de variáveis sócio-demográficasMarchesi, André Filipe Liberali Magajewski (2024-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Ao analisar-se o cenário econômico brasileiro e as dinâmicas transformações pelas quais passam as instituições e ferramentas de investimento, é mister que indivíduos tenham domínio sobre conhecimento financeiro e a importância do comportamento de poupança para seus futuros, de suas famílias e de seus sucessores. Através de uma survey online e 185 respostas válidas, realizada dentro do universo de indivíduos com certificação financeira chancelada pela Associação Nacional das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA), pôde-se avaliar o perfil de cada respondente, como seu gênero, idade, raça, bem como produtos financeiros investidos, planos para o futuro, nível de renda e influência (ou não) de variáveis sociodemográficas sobre seu comportamento de poupança individual. Os resultados obtidos corroboram com evidências do relacionamento da renda e educação com as decisões e capacidade de investimento observadas, levando à discussão sobre os impactos que esses efeitos comportamentais ocasionam e como pode-se estimular indivíduos a terem zelo sobre o seu bem-estar financeiro.