Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Caldeira, Adilson"
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- DissertaçãoConcepção e implementação de um projeto empreendedor no setor de turismo e viagens brasileiroPolaino Junior, Gregorio (2023-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Elaborado com o objetivo de desenvolver um projeto empreendedor dedicado ao suporte à gestão de empresas do setor de turismo e viagens brasileiro. O estudo envolve a concepção e implantação de uma estrutura de negócios que possibilite o aproveitamento da oportunidade identificada mediante alinhamento da proposta de valor às necessidades dos clientes-alvo, por meio da oferta de serviços de consultoria e soluções de travel technology. Aplicação: Após redução significativa da atividade devido às consequências da pandemia de COVID-19, o setor de turismo encontra-se em recuperação, com perspectivas de superação do volume de negócios que vinha realizando anteriormente. Tal cenário sugere a demanda por aumento de produtividade e aceleramento da transformação digital das empresas que compõem o setor, o que representa a oportunidade identificada, a ser explorada por meio de soluções e suporte à gestão para empresas do setor. Inovação: A transformação digital e a busca por inovação foram impulsionadas pela maior penetração da Internet nos negócios de turismo. O turismo, assim como os mais diversos setores da economia, tem sido transformado pelas empresas de base tecnológica, que já surgem digitais, desafiando as empresas em geral a incorporarem, em seus processos de gestão, conhecimento, adoção e aproveitamento de inovações em busca de vantagens competitivas. Impacto: A oferta de serviços proposta neste modelo de negócios potencializa a criação de valor para os clientes visados mediante alinhamento das soluções às suas necessidades, por meio de uma oferta inovadora de instrumentos e suporte à gestão. Complexidade: O início do desenvolvimento do projeto ocorreu em um período de exceção gerado pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19, com incerteza e imprevistos que aumentaram sua complexidade para além do que seria esperado pela própria dinâmica de mudanças do ambiente de negócios. À quantidade e diversidade de variáveis típicas a considerar como fatores de risco para o sucesso de um novo empreendimento somou-se essa realidade específica, que exigiu esforços de adequação do projeto para viabilizar as entregas em conformidade com o planejamento. Método e procedimentos: A proposta metodológica adotada foi a de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), orientada à elaboração de trabalhos práticos e aplicados na área de administração destinados a desenvolver soluções para o aproveitamento de oportunidades de negócio. A elaboração do projeto teve início na interpretação do contexto em estudo para entendimento da oportunidade identificada, apresentando, a seguir, uma análise das circunstâncias ambientais e das condições demandadas para o alinhamento da proposta de valor do negócio a ser criado e implementado, que conduziu à definição dos principais componentes do modelo de negócio concebido. Os passos seguintes envolveram o estabelecimento do plano de ações, a descrição da intervenção requerida para a implementação, e, por fim, a avaliação dos resultados já concretizados e potenciais.