Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Hanna, Vera Lucia Harabagi"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoBatman vs Capitão América: os heróis norte-americanos por uma perspectiva cultural, discursiva e identitáriaPizzolato, Juliana Escames (2017-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa propõe estudar dois super-heróis das histórias em quadrinhos norte-americanas, Batman e Capitão América, em um viés identitário, discursivo e cultural, partindo de uma breve retrospectiva acerca de suas origens (e editoras). Como objeto de pesquisa foi selecionada a história em quadrinhos (comics) Marvel vs DC (edição nº3), de 1996 – no Brasil publicada como Marvel vs DC: o Conflito do Século – que narra uma batalha entre ambos os super-heróis. A fim de analisar a razão da vitória do morcego em relação ao soldado patriota, fruto de uma votação online e cédula de papel nos EUA, optou-se por estudar, em recortes, a sociedade norte-americana entre a década de 1930 e 1990 para que pudesse ser observada a evolução dos super-heróis diante das transformações sociais que aconteceram no país (e no mundo). Sabe-se que foi a partir da década de 1930 que as HQs de super-heróis foram criadas no intuito de entreter a população que ansiava por esperança logo após a Queda da Bolsa de Nova York em 1929. Anos mais tarde, Batman e Capitão América eram lançados com propósitos diferentes: o primeiro enaltecendo uma imagem de um indivíduo capaz de tornar-se um super-herói com a persistência e inteligência para salvar a sua cidade; o outro um soldado patriota que vestia a bandeira azul-vermelha-branca para combater o nazismo no auge da Segunda Guerra Mundial. Partindo das teorias dos Estudos Americanos com Horwitz (2001), Winfried (2007; 2011), Baker (2004), e dos Estudos Culturais com Hall (2001; 2006; 2015), Bauman (2005) e Silva (2014) pretende-se complementar a dissertação com aspectos relacionados à identidade dos super-heróis e a influência cultural da América. - DissertaçãoA biografia de Alexander Hamilton e o musical Hamilton: the revolution: história, cultura e pós-modernidadeDelamangi, Vitor Cesar (2021-02-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo investigar não só a figura de Alexander Hamilton na história norte-americana tendo em base a biografia escrita por Ron Chernow (2005), mas também o musical da Broadway Hamilton: The Revolution criado e protagonizado por Lin-Manuel Miranda (2016). Para isso, dividimos a pesquisa em: (i) leitura crítica da obra Alexander Hamilton (2005) e além disso, do discurso histórico de independência pelo viés do Pós-Modernismo; (ii) estudo dos dois atos do musical, levando em consideração o contexto da adaptação; e (iii) análise da peça e canções pela perspectiva do Pós-Modernismo, atentando-se: na subjetividade, intertextualidade, referência, ideologia e a manutenção coesivo-narrativa e também pelo viés dos Estudos Culturais, destacando: imigração, identidade, colonialismo e representação. Os resultados deste estudo indicaram que mesmo Hamilton: The Revolution possuir uma visão mais progressista da imigração, ainda reitera discursos conservadores, como: os mitos da Terra Prometida, do Herói e do Sonho Norte-americanos. Espera-se que esta dissertação possa instigar além de uma leitura crítica das Artes contemporâneas, uma maior valorização a vozes menos privilegiadas. - DissertaçãoCarências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problemaSilva, Thais Marchezoni da (2013-06-19)
Letras
O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional. - DissertaçãoA competência comunicativa intercultural e o cinema contemporâneo no ensino de letras estrangeirasAssoni, Ana Carolina Pimenta (2017-10-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Na sociedade contemporânea temos nos deparado com contextos que envolvem a necessidade de habilidades que vão além de um nível proficiente de um idioma ao nos relacionarmos com pessoas de outras culturas, e sim de habilidades que incluem motivação, respeito e atitudes eficazes para se comunicar em contextos com culturas diferentes. Por essa razão, consideramos a Competência Comunicativa Intercultural (CCI) uma palavra-chave para essas interações, a partir dos teóricos Edward Hall (1959, 1966, 1976, 1988, 1990) e Bennett (1993, 2008), entre outros. Desse modo, buscamos compreender, no contexto do Ensino de Línguas Estrangeiras, como desenvolver essa competência, em autores, como Kramsch (1993, 2005) e Byram (1997; 1998; 2001; 2002). Nesse âmbito, apoiamo-nos no cinema contemporâneo sob um viés intercultural, com França e Lopes (2010), Mishan (2005), além de outros pesquisadores, como material autêntico para dois propósitos: como objeto de estudo, em que analisamos cenas de filmes mostrando a manifestação e a relevância de habilidades da CCI; e segundo, como ferramenta prática para sala de aula de línguas estrangeiras. Essa pesquisa apresenta a importância de professores, aprendizes e interessados em buscarem seu próprio desenvolvimento para se tornar um aprendiz e um falante intercultural. - DissertaçãoO conto A festa de Babette e sua adaptação cinematográfica a partir da perspectiva dos Food StudiesSalomão, Thais Morais (2021-08-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar o conto A festa de Babette (1950), da autora dinamarquesa Karen Blixen (ou Isak Dinesen), e sua adaptação cinematográfica (1987), do diretor e roteirista Gabriel Axel, sob a perspectiva dos Food Studies. Para isso, a pesquisa foi dividida em: (i) exame dos Food Studies, nomenclatura dada ao conjunto de pesquisas acadêmicas de disciplinas como História, Sociologia, Filosofia, Antropologia e Semiologia, que tomam a alimentação como ponto de partida para compreender aspectos sociais, culturais e econômicos de uma sociedade, assim como distinções de gênero e classes sociais; (ii) estudo do conto A festa de Babette e da biografia de sua autora, bem como de sua adaptação cinematográfica e de seu idealizador, com o intuito de apontar diferenças e semelhanças entre as duas obras, a partir de conceitos teóricos de Robert Stam, Linda Hutcheon e Syd Field; (iii) análise do conto e da adaptação cinematográfica pela ótica dos Food Studies, utilizando como referencial teórico as pesquisas de autores como Rebecca Spang, Davi Le Breton, Jesús Contreras e Mabel Gracia, Amy B. Trubek, Roy M. Anker e outros, para esmiuçar aspectos como o surgimento do restaurante na Paris do século XVIII, a gastronomia como forma de arte, a presença das mulheres em cozinhas profissionais, a relação entre gastronomia e religião e gastronomia e bruxaria e, por fim, o conceito de capital cultural, de Pierre Bourdieu, como forma de distinção social. Buscamos, com esta pesquisa, demonstrar como Karen Blixen foi uma mulher à frente de seu tempo e seu êxito ao desfazer o fictício conflito existente entre arte, prazer e religião. - DissertaçãoEnsino de inglês na escola pública: contribuições para uma aprendizagem significativaGouveia, Andréia Maria Moura de (2016-05-04)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The teaching of the English Language in the Brazilian Educational System is not very efficient nowadays. Before this unfavourable educational scenario for teaching languages, this study aims to contribute for the teaching and learning of English, at a public school, and tries to make it significant. It is a Qualitative Action Research, which deals with students from two big groups, with around forty students each, who are in the 3rd year of High School, studying in the morning, at a school which is located in the outskirts of Sao Paulo City. The researcher, who is also these students’ teacher, has searched for answers in theories belonging to the area of Foreign Language Teaching, such as the Communicative Approach (CLT) (Richards 2001, 2006, 2010; Brown 2007; Nunan 1989, 1995), CLT and the binomial language-culture (Kramsch 1996, 1998, 2001; Hanna, 2012; 2013; 2015) and the Post Method Condition (Kumaravadivelu 1994, 2001, 2003, 2008; Prabhu 1987, 1990). She has also consulted Brazilian official documents such as the National Curriculum Standards for High School (2000) and the Curriculum of the State of São Paulo (2012) in order to make the activities here proposed be in agreement with the proposed content in these official documents, and also with the books the students receive in the beginning of every year. This research took place during the year 2015. Five different activities were done and analysed with these students. The results had a positive impact, although there were some obstacles, such as the great difficulty these students had, the amount of students per group, the lack of suitable tools and of cooperation from some students, among other things. However, it is believed that, despite all these occurrences, it was possible to act in this educational atmosphere in a significant way. - DissertaçãoEnsino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professoresSilva, Vanessa Maria da (2012-03-09)
Letras
Este trabalho tem como objetivo investigar a formação de professores de Língua Inglesa pelos Cursos de Letras, a saber, se o ensino da cultura está presente no ensino da língua. Procuramos analisar como os Cursos de Letras preparam efetivamente seus alunos, futuros professores, para alcançarem as propostas idealizadas pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, aos docentes de Língua Estrangeira no Ensino Médio. As Orientações Curriculares Nacionais contemplam o ensino de língua estrangeira contextualizado pela abordagem cultural, a fim de promover o desenvolvimento da consciência social, criatividade, mente aberta para conhecimentos novos, enfim, uma nova maneira de pensar e ver o mundo. Para este estudo analisamos e estabelecemos um paralelo entre os Planos de Ensino do Curso de Letras de duas conceituadas universidades do Estado de São Paulo, uma universidade privada e uma universidade pública. Investigamos as disciplinas com foco em língua inglesa e verificamos detalhadamente, com base no princípio de Conexão Linguístico-Cultural, a presença, ou não, do ensino da cultura no ensino de língua. Os resultados desta pesquisa qualitativa indicam diferenças evidentes entre a teoria e a prática, ou seja, entre os objetivos que os documentos das instituições de ensino propõem ao Curso de Letras e o que esses mesmos documentos sugerem como prática. Espera-se que este estudo instigue reflexão, discussão e futuras pesquisas sobre a relevância da interconexão entre o ensino da cultura no ensino de línguas nos Cursos de Letras para a formação de professores. - DissertaçãoO ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aulaSantos, Vanessa Zanelato dos (2019-08-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta dissertação tem como objetivo analisar o livro didático da coleção Way to English (aprovado pelo Guia PNLD 2017), de autoria de Claudio Franco e publicação pela Editora Ática, utilizado na rede pública e elaborado para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Examinamos os documentos norteadores da Educação Básica (PNLD, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais), a fim de selecionarmos alguns de seus princípios para então investigarmos no capítulo de análise, se estes fundamentos estão de fato presentes no material didático escolhido. Para isso, organizamos um quadro no qual estabelecemos seis categorias (que representam alguns destes princípios); são elas: Interdisciplinaridade, Diversidade sociocultural, Experiências significativas de interação e reflexão, Representação de um mundo plurilíngue e multicultural, Uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais e Construção da cidadania. Observamos ainda nas oito unidades da obra, as seções e atividades propostas. Detalhamos também nesta pesquisa, a origem e a trajetória da língua inglesa, mostramos algumas projeções para o inglês global, assim como os desafios enfrentados por esta língua, através de Crystal (2003) e Graddol (2006). Pesquisamos ainda teóricos como Lacoste e Rajagopalan (2005), que analisam os lugares sociais de avanço da língua inglesa, Hanna (2012) que apresenta um panorama a respeito das principais abordagens do ensino da língua inglesa e Hanna (2016; 2018) que aborda a globalização cultural e a forma pela qual a interculturalidade se apresenta nos estudos de línguas estrangeiras. Além disso, para expor a visão da língua como prática social, destacando a presença do falante intercultural no ambiente das comunidades discursivas, utilizamos Kramsch (1994). Finalmente, por meio de Jackson (2014), pudemos discutir a importância do estudo de línguas por meio da comunicação intercultural em um mundo globalizado e interconectado. - DissertaçãoEverything was good-bye : a mulher da diáspora indiana na narrativa de Gurjinder BasranMoura, Erica de (2016-02-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho consiste na análise do romance Everything was good-bye, de Gurjinder Basran, tendo como foco as perspectivas dos Estudos Culturais. Centraliza a análise desta obra literária na discussão sobre a identidade dividida da personagem-protagonista da obra. Especifica dentro do conceito de cultura as questões relacionadas à identidade cultural, sendo importante para a análise identitária da personagem central, Meena, pois a protagonista em questão coloca em dúvida suas tradições indianas ao comparar-se aos demais canadenses com quem convive. Apresenta a distinção entre multiculturalismo e interculturalismo, para ressaltar a significância do contato entre as diferentes culturas e o que resulta dessa aproximação. Discute o movimento diaspórico, a partir da perspectiva da família central da narrativa, que é de origem indiana, mas reside no ocidente. Evidencia as marcas de autoficção presentes no romance de Gurjinder Basran (2010), reforçando a formação identitária da protagonista que discute. Analisa o posicionamento da protagonista frente à sua família, aos seus colegas de escola e trabalho e aos seus três grandes relacionamentos amorosos. - DissertaçãoHabilidade intercultural e ensino de língua estrangeira: uma amostragem com uso de material autênticoSole, Elen Del (2014-10-22)
Letras
This study aims at adding some considerations on the development of intercultural competence in teaching English as a foreign language teaching (TEFL). The corpus under analysis has consisted of the observation of a group of adult students linguistical behavior in English as a foreign language classes within a 12 months ́ period of time. The programme content has been elaborated in such a way that dynamic activities should take place and provide the subjects ́ interaction, that is, the researcher and teacher on one side and the students, on the other side, as the participant group. The purpose has been to analyze students intercultural abilities on the basis of research-action methodology. Intercultural pieces of reality from Western countries, as well as the emphasis on multicultural thought, have been presented to the students. The technique adopted to introduce distinct intercultural pieces of reality has used authentic material and the criterion has involved themes related to politics, economics and creative thinking. Observation of the students linguistical behavior has resulted in subcategories such as generalization, which has been analyzed under the parameter of foreign language teaching as the third space. - DissertaçãoIdentidade brasileira tipo exportaçãoSollai, Sílvia Regina Ramos (2011-06-21)
Letras
O presente estudo focaliza a tríade texto, cultura e os processos de ensino e aprendizagem de Português como Segunda Língua (PL2) em contexto brasileiro e de Português como Língua Estrangeira (PLE) em contexto internacional. Se entendermos texto como todo processo de comunicação dotado de sentido (GUIMARÃES, 2009) e se, em sala de aula de PL2 e/ou PLE, o processo de ensino e aprendizagem objetiva a produção de sentido, logo texto é a materialização da cultura-alvo. A atuação da pesquisadora enquanto professora da área evidenciou a carência de formação específica e de material didático sobre a cultura brasileira para cursos de Português para falantes de outras línguas. O cruzamento entre língua, cultura e texto, em especial quando se torna objeto de pesquisa, é analisado e avaliado quanto ao seu aspecto metodológico, e pouco ou nada se diz acerca de seu caráter estereotipado, isto é, invariável. Com o intuito de enfocar esse aspecto pouco abordado nos trabalhos desenvolvidos nessa área, nossa proposta é comparar textos sobre cultura brasileira produzidos por professor e aluno estrangeiro. Após a realização do levantamento do corpus e elaboração do quadro de temas para a categorização dos textos analisados, apuramos a representação do Brasil e dos brasileiros neles configuradas sob o olhar de aprendizes de nacionalidades diversas e do professor, com a finalidade de detectar convergências e divergências entre o ensino de segunda cultura e de cultura estrangeira. Concluímos que os textos de PL2 selecionados para compor o quadro de elementos identitários mostram a nossa sociedade de maneira mais realista, enquanto as representações declaradas pelos estudantes de PLE refletem um Brasil de forma estereotipada como o país do futebol, do carnaval, das belezas naturais e de pessoas cordiais. Os resultados também sugerem que a relevância de reflexões e pesquisas nessa área e, especificamente, sobre estereótipos e identidade cultural brasileira, advém da evidenciada necessidade de apreender esses materiais em sua complexidade e disponibilizar alguns dados que permitam uma melhor atuação dos profissionais envolvidos. O conhecimento daquilo que já existe publicado em termos de material permite abrir caminhos para a formação acadêmica que assegurem a melhoria e a qualidade do ensino de português para estrangeiros. - DissertaçãoA interculturalidade e os programas de mobilidade estudantil: uma amostragem com participantes do AFS Intercultural ProgramsRudolf, Lilian (2015-02-06)
Letras
O presente trabalho se filia à linha de pesquisa de aprendizado de línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa e no papel da interculturalidade nos programas de mobilidade estudantil, destacando o programa de High School (Ensino Médio) oferecido pela Organização sem fins lucrativos AFS Intercultural Programs (antigo American Fields Service) sediada nos Estados Unidos da América. O objetivo principal do estudo é o de compreendermos a experiência da interculturalidade adquirida num programa de intercâmbio, no país receptor, em que o intercambista conviverá com uma família nativa, frequentará uma escola da comunidade, estudará disciplinas relacionadas ao Ensino Médio; destacamos naquele contexto o convívio com uma nova cultura por intermédio da escola, do clube, da família que irá hospedá-lo e das novas amizades que fará. Abrdaremos além dos conceitos de interculturalidade, o binômio língua-cultura, a relação entre língua, cultura e identidade, comunicação intercultural e competência intercultural. Pretendemos examinar o impacto que o programa de intercâmbio exerce na vida dos participantes ao regressar ao país de origem, o Brasil, na escolha da profissão, no mercado de trabalho, no que se refere a questões pessoais, acadêmicas e profissionais tanto quanto em itens como amadurecimento, tolerância, liderança, respeito, independência, organização, bagagem cultural e desenvolvimento da competência intercultural. O referencial teórico que dá suporte ao estudo concentra-se em conceitos essenciais para o trabalho relacionados à língua, cultura, identidade, comunicação intercultural e competência intercultural além de mobilidade estudantil. Estudiosos como: Kramsch, Hall, Byram, Fleming, Valdes, Signorini, Laraia, Hertsgaard, Nye Júnior, Hanna, Chauí, entre outros. Para atingirmos nossos resultados faremos uma pesquisa que será elaborada a partir de um questionário aplicado a um grupo de estudantes do AFS Intercultural Programs de diversas regiões do Brasil que realizou o intercâmbio nos Estados Unidos em diferentes épocas. O questionário será respondido por meio de e-mails contendo questões de múltipla escolha, com exceção das três últimas questões abertas. - DissertaçãoOs multiletramentos e o contexto de educação bilíngue de línguas de prestígio: um estudo de casoCamargo, Cintia Cristina (2021-03-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O crescimento do número de escolas bilíngues de línguas de prestígio no Brasil não é novidade e a procura pelo ensino do inglês, como uma língua que representa ascensão social para os brasileiros (RAJAGOPALAN, 2015) também não. Para além de muitas questões relevantes a serem problematizadas com relação às demandas decorrentes dos processos de globalização no mundo e no Brasil, entre elas, a expansão da educação bilíngue de línguas de prestígio, está a busca por metodologias e pedagogias que considerem tais demandas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca compreender as principais concepções de Multiletramentos no Brasil, e como eles são trabalhados em contexto de Educação Bilíngue de Línguas de Prestígio. Com base em contribuições teóricas do New London Group (19996/2000) e Cope e Kalantzis (2009, 2013, 2015, 2020), primeiramente, este estudo faz um levantamento histórico do construto teórico que constitui as teorias e a pedagogia dos Multiletramentos, considerando também as diferentes maneiras que acadêmicos brasileiros ressignificam essas teorias em seus contextos de trabalho. Em seguida, apresentamos a pesquisa realizada em uma escola bilíngue português-inglês na cidade de São Paulo, que trabalha com os Multiletramentos em seu projeto pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (SEVERINO, 2007, MOITA LOPES, 1994), que se enquadra nos modelos de um estudo de caso holístico exploratório (YIN, 2005, LUDKE E ANDRÉ, 1986) por objetivar não apenas descrever como acontece a aplicabilidade dos Multiletramentos a partir de uma única unidade de análise, mas também explorar questões para futuras investigações. Este estudo investigou a concepção de Multiletramentos adotada pela escola pesquisada, e a maneira como ela é trabalhada e compreendida pelos professores, resultando em uma discussão e análise de dados de cunho crítico-interpretativista, que levam em conta o entendimento do pesquisador sobre os dados gerados, em confronto com os conceitos teóricos que fundamentam o trabalho. Os resultados indicaram que a escola pesquisada tem um amplo entendimento sobre as teorias que baseiam a pedagogia dos Multiletramentos e suas potencialidades para uma ferramenta pedagógica condizente com a realidade multicultural do contexto de EBLP. Eles revelaram ainda que os professores participantes compreendem a utilização da pedagogia como uma prática com potencial de promover a participação dos alunos na sociedade de forma engajada e consciente. - DissertaçãoPós-método e autonomia no ensino de língua inglesa: uma proposta de avaliação do livro do professorSilva, Vania Maria Colaço (2019-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Nossa pesquisa é baseada no axioma "língua é comunicação e comunicação é cultura", a partir do qual chegamos ao ensino de língua estrangeira na condição Pós-Método, com vistas à importância da autonomia do professor. A língua estrangeira em foco é a língua inglesa EFL (English as a foreign language, i.e., inglês como língua estrangeira) por ser a língua franca da atualidade, conforme JENKINS e MAURANEN, 2017. Hanna (2012 e 2016) auxilia-nos no entendimento do diálogo possível, ou melhor, necessário e inevitável, entre o ensino de língua estrangeira e os Estudos Culturais; um ensino voltado ao social e ao contexto de professores e alunos, assim como destacado por Byram (2002 e 2013) e Kramsch (1998). Perante a corrente importância do aprendizado do segundo idioma, surge a necessidade de promover um olhar crítico e reflexivo sobre o ensino de línguas estrangeiras, seus métodos e abordagens, de forma a avaliar e encarar os desafios e os novos papéis desempenhados por alunos e professores na contemporaneidade. Brown (2002 e 2007), Jackson (2014), Nunan (1989) e Richards (2002 e 2006) são alguns dos nossos alicerces quanto ao ensino de línguas e suas metodologias, incluindo a Abordagem Comunicativa que conduziu-nos ao Pós-Método, essencialmente pela obra de Kumaravadivelu (1994 e 2008), que propõe a procura por uma alternativa ao método ao invés da procura por um método alternativo, ou pelo "melhor método". Em seguida, aprofundamo-nos na questão da autonomia do professor sob a visão de Contreras (2012), Lamb e Reinders (2008) e Leo van Lier (1996), com a proposta de que os professores tenham autonomia para tomar decisões, elaborando técnicas que sejam eficazes e específicas às suas aulas (contextos e alunos). O livro do professor é o nosso corpus, no qual analisamos as oportunidades de autonomia oferecidas na parte "Introdução" (do livro do professor) da série de livros didáticos openMind (MACMILLAN, 2016). Nosso intuito é contribuir para o ensino de língua inglesa / EFL condizente com diferentes contextos socioculturais, promovendo o pensamento autônomo, crítico e reflexivo do professor, bem como dos futuros professores. - DissertaçãoA questão identitária na personagem Ifemelu em Americanah: um estudo sobre o cidadão em trânsito culturalMorato, Ana Maria Cassiano (2020-09-03)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The aim of this study, based on the book Americanah, which was written by the Nigerian and activist author, Chimamanda Ngozi Adichie, is to analyze the identity of an individual who heads from one country to another on account of many reasons. Taking this into consideration, the general objective is to demonstrate that once one had his/her own identity changed, how it would be possible to keep some characteristics of the original one. To do so, the strategies that Ifemelu (Americanah’s protagonist) used will be shown throughout the analysis. The specific objectives are: (a) to investigate what strategies the protagonist used to deconstruct and reconstruct her own identity with trates of the original one; (b) analyze that she discovered herself as a black woman in the USA; (c) demonstrate that after living such a long period in two different places, Ifemelu had her identity transformed and shared, and also discovered how it was to feel displaced not only in America, but also in her own country; (d) also investigate that the feeling of belonging to both countries or neither of them, it is common to people who live in two or more countries and, lastly, (e) it will be analyzed that due to the fact of not knowing where she belonged to also made her having issues to recognize her true home. In order to do such analysis, the theoretical contributions count on names of authors who, not only are researchers of these subjects, but also have been through this experience of displacement and had their own identity shared as well as Adichie, among them are: Stuart Hall (1998; 2003), Homi Bhabha (1990;1998) and Edward Said (1999). Besides these ones, to analyze the concept of identity and race the research counted on Chris Barker (2004) and Raymond Williams (1983); considering globalization the chosen authors were Anthony Giddens (1990) and Jane Jackson (2014); hibridization Tomaz Tadeu Silva (2006) and Nestor Garcia Canclini (2003;2007) were the chosen researchers; to displacement the research counted on Said (1999); and to analyze the concept of home, belonging and homesickness, Bauman (1996) was the chosen author, among others. - DissertaçãoRoosevelt, Vargas e a liberdade: história em contexto: o ethos e a guerra da língua pelas perspectivas da AD e dos estudos culturaisAvelar, Regina Paula Ambrogi (2014-04-23)
Letras
The present thesis can be read as possible transcultural implications referring to conceptualization of liberty as a socio-cultural theme determined by the identity of a people. We analyzed the position assumed by the subject (discursive ethos) and its roles considering the bivocality speaker/audience in dialogism of the following policy addresses: the speech of the American President Franklin Delano Roosevelt The four freedoms (1941), and the address of the Brazilian President Getúlio Dornelles Vargas (1943), known as The celebrations of National Independence and the Entrance of Brazil in the War . Our general objective is to seek the voice of freedom in the process of erasure of voices which naturally act in the discourse, besides the observation of language wars which frame themselves surreptitiously there. The first stage of this research consisted of surveying concepts of Discourse Analysis (DA) concerning the notions of discourse and political discourse, its constitutive elements, its space-time coordinates, besides a panorama of discursive ethos knowledge from the Aristotelic understanding to its perspective in Cultural Studies. The procedure adopted aims to analyze the ethe built in the speeches selected with the intention of revealing voices of freedom that they might entail. The second phase examined the concepts of transculturality, interculturality and multiculturality through the perspective in Cultural Studies in order to depict a comparison between the ideas of liberty for the American and Brazilian peoples through transcultural analysis of language wars which wage themselves in the discourse. The third stage brought a stocktaking of the aspects from the historical-ideological-sociocultural context from the moments of the addresses which allowed us to delineate the analyses including those aspects. The transdisciplinary analysis here developed targeted for articulating three distinguishable subjects History, DA and Cultural Studies in a transcultural approach of a universal thematic (liberty/freedom) aiming at fostering the critical analysis of moments and speeches which left (trans)cultural legacies relevant to the present time. - DissertaçãoTeaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeiraRamalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos (2011-10-14)
Letras
This paper aims to study the usage of American TV series in English as a foreign language classes through the gathering of chunks of language. Though we start this dissertation from the description of the communicative and its innovative principles by presenting the communicative competence and its four divisions strategic, grammatical, discursive and sociolinguistic based on researches like Hymes (1972), Brown (2000), Richards (2006), Richards e Roberts (1986) and Savignon (1983; 1991). Besides we describe the importance of the realia in a communicative class. As well as we discuss the lesson of the communicative approach and the four abilities reading, writing, speaking and listening. Still talking about the communicative lesson we discuss about teaching grammar, vocabulary and culture. The choice of using TV series is justified because they are a rich source both linguistic and cultural of the English language (North American) and we can find a plenty of examples chunks of language, collocations, phrasal verbs, and idioms. In our analysis we gathered not only the linguistics but also the cultural references of the first episode of Gilmore Girls by using software known as Unitex® that searches the chunks in the script selected and finally we propose some activities based on the analysis. - DissertaçãoA utilização do blog como apoio pedagógico no ensino de língua inglesa: um estudo de casoSantos, Karine Guerra dos (2012-03-15)
Letras
This research concerns to a case study performed with thirty students studying English language in a language school in the city of São Paulo. It was elaborated a 2-month project planning in order to use a significant pedagogic support tool in which the student would have the opportunity of working with something from his daily life, in addition to face to face class. Thus, the teacher/researcher has created a blog to investigate if this virtual environment would contribute for the development and construction of knowledge through interaction with and collaboration between student/student and student/teacher. Furthermore, this study aims identifying if the affective ties would collaborate to a significant learning of English Language. For analyzing the comments and posts from the blog, this research was based on Socio-interactionism and on the Communicative Approach. After two months of project performance, the investigation showed the blog was very efficient as a virtual learning community by propitiating the interaction and to the project attendants in target-language. - DissertaçãoA utilização dos gêneros textuais no desenvolvimento da leitura em espanhol como língua estrangeira: material didático e documentos oficiaisMorais, Bárbara Baldarena (2012-03-16)
Letras
Este trabajo trata sobre el uso de tipos de texto en el desarrollo de la lectura en español como lengua extranjera (ELE). En los primeros pasos de la investigación, para lograr este objetivo, nos encontramos con textos legales, estudios de investigadores y teóricos que argumentan a respecto del desarrollo de la lectura a través de textos representando géneros textuales diversificados. Para confirmar nuestra intención, nos pusimos en contacto con dos colecciones de materiales didácticos (Prefiero Español y Expansión). El análisis se compraba con nuestro enfoque realizado por los documentos que guían la Educación Brasileña, demostrando su aflicción y las consideraciones sobre la formación de las expectativas deseadas de los alumnos para el mundo contemporáneo. El análisis también nos permite reflexionar sobre la necesidad y la importancia del conocimiento de la enseñanza de los conceptos expuestos en esta investigación, así como la delimitación de la secuencia de instrucciones en el momento de la adopción de material educativo que está a la venta. Con base en la información obtenida algunas consideraciones que creemos que puede constituir una forma de ayuda a la difícil tarea de elegir una colección de material didáctico, dando alguna información acerca de las deficiencias que se encuentran en las colecciones seleccionadas, resultando en el malo desarrollo de la labor de los profesores con los estudiantes.