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Navegando Dissertações por Orientador "Ferreira, João Cesário Leonel"
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- DissertaçãoA face entre os versos: uma análise literária da alegoria da sabedoria em provérbiosBarbosa, Lucas Romaryo Nascimento (2023-09-22)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho é uma análise literária da alegoria da sabedoria em Provérbios. Objetivou-se compreender e explicar os efeitos de sentido criados por cada elemento que compõe a representação da sabedoria como alegoria dentro do livro, bem como seu desenvolvimento, especificamente nos capítulos 1, 8 e 9. Provérbios é um livro bíblico cuja autoria é atribuída ao famoso rei Salomão. A obra se insere na tradição de livros que constituem o gênero “Sabedoria”, pois trata, com linguagem poética, das discussões sobre “o que é” sabedoria e “como exercê-la” na prática. O percurso investigativo desta pesquisa partiu da compreensão de elementos externos (como a autoria e o gênero) e, depois, elementos internos (a estrutura do livro) para, então, realizar a interpretação da representação literária da sabedoria na obra. Utilizamos ferramentas de interpretação da linha teórica da “Bíblia como literatura” encontradas nos escritos de Robert Alter e João Leonel, bem como métodos de interpretação do conceito de “poesia hebraica bíblica”, como teorizado pelos autores Alonso Schökel e Zuleica Silvano. Como resultado, a pesquisa gerou subsídios para a leitura da poesia bíblica. - DissertaçãoDa Calormânia para Nárnia : a construção do personagem em O cavalo e seu meninoNascimento, Audrey Carine Cerqueira Santos do (2020-02-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Fairy tale, fiction, fantasy and imagination. A narrative with different characters, talking animals, adventures and dangers, some discoveries and surprises, new beginnings and interlaced stories, with expectations and perspectives of change related to fear and courage, subjects abstracted from The horse and his boy. Written by Clive Staples Lewis between the 1940’s and 1950’s, the text is one of the stories that are part of a famous series globally known as The chronicles of Narnia or As crônicas de Nárnia, in Portuguese. From the reading of The horse and his boy and based on the analyses done supported on the view of the Theory of Literature, observing and verifying the perspectives from the authors like Candido et al. (1968), Frye (2013), Wood (2017), Brait (2017), and Lewis himself, just to mention some theoretical thinkers that spoke about the construction of the characters, the research below intends to verify how the main characters, or the heroes of this story are developed. And by heroes, this author recognizes the boy Shasta, the male talking horse from Narnia, Bree, the girl Aravis and the female talking horse from Narnia, Hwin. The analysis also intends to study how these four characters develop their particularities through their relationship and meetings with other characters presented throughout the whole story and how they are presented by the understand of the secondary figures in the text. At the same time, intends to observe the point of view of the narrator that is also the author of the text, Lewis. Furthermore, it seeks to comprehend how their interactions contributes to their developments, because they are presented in many ways as the narrative is told as well related one to another in parallels. The story of this book tells the journey of the four figures mentioned above in their own way from Calormen, located at the south of Narnia, to the north, to Narnia itself. The plot tells the about the different situations that they must deal with before getting to the dreamed Narnia, as well tells about the meetings with the other actors of the story through their way. Actors that are equally important and significant to comprehend the text and the main characters of it. Therefore, it can be inferred that the analyses of The horse and his boy allows to deduce, from the point of view of fiction, which is the better path to follow in the matter of the study of the construction of the characters in literally texts. In consequence of this it’s possible to infer, likewise, due the parallels stablished between the characters and through the dialogues observed in the plot that the fictional narrative also allows to provide similar correlations between the text and with the reality. But, at the same time, The horse and his boy gives to the readers the opportunity to know better the author of this text and a little bit more of his ideas expressed in it the same way. - DissertaçãoDa Calormânia para Nárnia: a construção do personagem em O cavalo e seu meninoNascimento, Audrey Carine Cerqueira Santos do (2020-02-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Fairy tale, fiction, fantasy and imagination. A narrative with different characters, talking animals, adventures and dangers, some discoveries and surprises, new beginnings and interlaced stories, with expectations and perspectives of change related to fear and courage, subjects abstracted from The horse and his boy. Written by Clive Staples Lewis between the 1940's and 1950's, the text is one of the stories that are part of a famous series globally known as The chronicles of Narnia or As crônicas de Nárnia, in Portuguese. From the reading of The horse and his boy and based on the analyses done supported on the view of the Theory of Literature, observing and verifying the perspectives from the authors like Candido et al. (1968), Frye (2013), Wood (2017), Brait (2017), and Lewis himself, just to mention some theoretical thinkers that spoke about the construction of the characters, the research below intends to verify how the main characters, or the heroes of this story are developed. And by heroes, this author recognizes the boy Shasta, the male talking horse from Narnia, Bree, the girl Aravis and the female talking horse from Narnia, Hwin. The analysis also intends to study how these four characters develop their particularities through their relationship and meetings with other characters presented throughout the whole story and how they are presented by the understand of the secondary figures in the text. At the same time, intends to observe the point of view of the narrator that is also the author of the text, Lewis. Furthermore, it seeks to comprehend how their interactions contributes to their developments, because they are presented in many ways as the narrative is told as well related one to another in parallels. The story of this book tells the journey of the four figures mentioned above in their own way from Calormen, located at the south of Narnia, to the north, to Narnia itself. The plot tells the about the different situations that they must deal with before getting to the dreamed Narnia, as well tells about the meetings with the other actors of the story through their way. Actors that are equally important and significant to comprehend the text and the main characters of it. Therefore, it can be inferred that the analyses of The horse and his boy allows to deduce, from the point of view of fiction, which is the better path to follow in the matter of the study of the construction of the characters in literally texts. In consequence of this it's possible to infer, likewise, due the parallels stablished between the characters and through the dialogues observed in the plot that the fictional narrative also allows to provide similar correlations between the text and with the reality. But, at the same time, The horse and his boy gives to the readers the opportunity to know better the author of this text and a little bit more of his ideas expressed in it the same way. - DissertaçãoDespertai!: conhecendo quem são seus leitoresPereira, Anderson Gonçalves (2013-02-19)
Letras
O presente trabalho tem como objetivo identificar quem é o leitor da revista Despertai! (Awake!) e quais são as estratégias de convencimento usadas pela revista. Para alcançar esse objetivo foram analisados os artigos de capa das 12 edições da revista publicadas em 2010 visando identificar o leitor implícito contido neles. Primeiramente, foi apresentado um breve histórico sobre as Testemunhas de Jeová e Associação Torre de Vigia organização grupo e associação responsável pela publicação da Despertai!. Em seguida, apresentou-se um breve histórico da revista Despertai! e as mudanças ocorridas na revista desde sua criação até os dias atuais, em sua organização e conteúdo. Essa investigação mostrou a importância da revista para o desenvolvimento da Associação Torre de Vigia e também para a divulgação das doutrinas do grupo religioso Testemunhas de Jeová. Por fim, foi apresentado quem é o leitor da revista com base na análise das matérias de capa das 12 edições da revista de 2010, e quais foram as estratégias usadas para convencer o leitor e a importância dos elementos tipográficos para a construção de sentido dos artigos. O trabalho oferece a oportunidade de conhecer quem é o público-alvo desse grupo religioso. - DissertaçãoEncontros de Jesus com pecadores no evangelho de Lucas: a construção do protagonistaOliveira Júnior, Lucas Viana de (2022-08-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento narrativo do protagonista Jesus no terceiro evangelho. O evangelho de Lucas é a maior narrativa do Novo Testamento, e apresenta amplo material de referência ao longo de séculos de estudos. No entanto, no cenário acadêmico brasileiro, ainda é tímida a produção que oriente a pesquisa no campo das teorias literárias. Nosso objetivo específico é demonstrar como as narrativas de encontro de Jesus com personagens pecadores são uma estratégia narrativa para desenvolver o protagonista apresentando novos elementos e revelando aspectos fundamentais da caracterização de Jesus ao leitor. Depois de apresentar questões pertinentes ao gênero literário chamado de “evangelho”, e desenvolver questões pertinentes à elaboração do evangelho de Lucas, apresentamos uma proposta de enredo para evidenciar o desenvolvimento do personagem protagonista. Neste trabalho serão analisados três segmentos narrativos presentes no evangelho de Lucas em que se estabelece algum conflito do protagonista Jesus com determinado personagem, ou grupo de personagens, devido à associação de Jesus com personagens pecadores. Podemos encontrar tais narrativas no capítulo 5, nos versículos 17 a 26; no capítulo 7, dos versículos 36 a 50; e no capítulo 19, versículos 1 a 10. Nosso objetivo é buscar as estratégias narrativas presentes na estruturação desses segmentos que desenvolvem o protagonista Jesus no enredo do evangelho como cenas-padrão. Esses segmentos serão analisados literariamente considerando a formação do seu enredo em exposição, tensões, clímax, resoluções e desfecho. Para essas análises, os trabalhos de Antonio Candido (2014), Daniel Marguerat (2009), Daniel Marguerat e Yvan Bourquin (2000), Júlio Zabatiero e João Leonel (2011) e Robert Alter (2007) serão os referenciais teóricos, e a versão bíblica utilizada será a Bíblia Revista e Atualizada (1999), publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil. - DissertaçãoImagens da mulher no evangelho de Mateus: a construção de personagens femininasFernandes, Leni Soares Vieira (2015-02-20)
Letras
Esta dissertação analisa a imagem feminina no evangelho de Mateus por meio da análise narrativa. Estuda as estratégias usadas pelo narrador para apresentar e desenvolver várias personagens femininas e sua relação com Jesus, o protagonista da narrativa. Nesta biografia greco-romana, observa-se que todos os elementos da narrativa - personagens, tempo, cenário e enredo - convergem para o herói, Jesus. Foca-se na questão da identidade e a busca da definição de características que fornecem identificação às personagens. Para isso, usa-se as teorias sociais de Stuart Hall e Zygmunt o que força as personagens a passarem por cima de suas identidades estabelecias para atender suas necessidades imediatas. Pode-se ver que a questão da identidade em si, não existe na narrativa. A grande urgência é a sobrevivência, fazendo com que, várias vezes, as personagens passem por cima de suas identidades estabelecidas para poderem resolver suas necessidades imediatas. Apesar de parecerem distantes os problemas e pressões sociais, o papel social tão limitado dado às personagens femininas, a necessidade de sobrevivência e de garantir a descendência , conclui-se que a significação da narrativa, escrita há mais de dois milênios atrás, permanece atual já que aborda dilemas existenciais. Terríveis problemas sociais, culturais, políticos e religiosos, injustiça e questões de sobrevivência ainda são enfrentados pelas mulheres nos dias de hoje. Conclui-se, também que o narrador usa uma ampla gama de estratégias para construir as personagens, convocando a contínua participação do leitor para tirar conclusões e preencher espaços em branco. - DissertaçãoUma leitura do jornal Imprensa Evangélica a partir do romance LucilaNogueira, André Carreiro (2013-04-09)
Letras
O objetivo principal desta pesquisa é identificar a formação do leitor protestante brasileiro da segunda metade do século XIX, especificamente, da capital da República naquela época, o Rio de Janeiro. Para isso, pretendemos resgatar elementos que expliquem a utilização de uma narrativa ficcional pelo jornal Imprensa Evangélica, do século XIX. Basearemo-nos na história da leitura, particularmente, em Roger Chartier, para mostrarmos que essa a relação entre texto e leitor produz efeitos não só para a história da leitura, mas também para qualquer estudo que se preocupe com este assunto. Além disso, o trabalho buscará mostrar de que modo o jornal se utilizou deste recurso e como se configurou sua receptividade e aceitação pelos leitores protestantes residentes no Brasil. Dentro do contexto do leitor carioca, analisaremos a possibilidade do encontro deste com uma estratégia evangelística dos missionários protestantes enviados ao Brasil, a partir da utilização de uma obra literária por um jornal protestante. Isso faz do Imprensa Evangélica e de Lucila objetos fundamentais para nossa compreensão sobre a formação do leitor protestante brasileiro, representando o corpus desta pesquisa. O Imprensa Evangélica reuniu informações raras sobre a formação do protestantismo no Brasil. A partir da configuração periódica do jornal, com sua textualidade e diagramação, um dos objetivos do trabalho é verificar a possibilidade de estabelecer a imagem de um leitor protestante da segunda metade do século XIX. O Imprensa Evangélica foi um periódico religioso, em suas páginas havia anúncios, comunicados e notícias diversas, inclusive sobre fatos internacionais. Por ser administrado e dirigido por cristãos protestantes, o Imprensa Evangélica trouxe ao leitor brasileiro daquela época artigos e assuntos ligados à religião protestante, a sua doutrina e prática de fé. Além disso, o trabalho pretende unir argumentos científicos que mostrem a utilização da ficção dentro do jornal, se realmente foi uma maneira de convencer o leitor que estava acostumado a seguir o periódico por fidelidade à informação religiosa confiável. - DissertaçãoLendo a bíblia como literatura: análise de Marcos 5. 21-43Miranda, Carlos Roberto (2020-06-02)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The main goal of this work is to apply the literary methods of narrative analysis of the Gospel of Mark, especially in chapter 5, verses 21 to 43. The narrative of Mark was chosen because it was seen, by many scholars, as being a work without many attractions that respect literary art. In this literary analysis carried out, the usual narrative elements were examined: characters, scenery, time, plot. Based on these elements, the research was developed to analyze the role of the “narrator”, as well as his relationship with the narrative time and with the focalization technique or point of view. Understanding the importance of the “narrator” in the Gospel of Mark is a differential in the sense that a good understanding of the book. A literary analysis of some of the literary resources marked in the narrative revealed a greatness of his style, a sense of his purposes and a cohesion of the work. Finally, when considering an art of the narrative of the text of the Gospel of Mark, not only does the book become much more extraordinary for its readers, but its theological and moral meanings become more available. - DissertaçãoLogos em luta : diálogos como artifício literário no Quarto EvangelhoVito, Francikley (2015-08-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The fourth biblical Gospel – called Gospel according John – is one of the gospels that have more received analyzes and comments in the entire history of the Christian Church. In this work we intend to take a reading of the Fourth Gospel by the literary bias, considering the narrative elements present in it. Among the present elements in the narrative of the work training, we will look more closely for dialogue on the understanding that it have a device widely used by the narrator in order to make known the identity of Jesus as the Logos - the Word of God. As theoretical support will be useful in the work developed by Robert Alter (2007) and, for a theory about dialogue as a literary device to build the identity of Jesus, we will use the Mikhail Bakhtin’s (1895-1975) philosophical theory of language. In his work on speech and language, Bakhtin understood that all dialogue constituted as an "arena" in which opposing ideologies were put into the fight for the dialogue partners. Observing how this happens, we will analyze two dialogues of the Fourth Gospel: The dialogue between Jesus and Nicodemus (John 3) and the dialogue between Jesus and a Samaritan woman (John 4). The two sections were chosen because in them the dialogues are constituted as the most significant part of the narrative. Thus, the study aims to examine the identity of Jesus is built by the struggle between opposing ideologies in dialogue arena. - DissertaçãoO narrador em Lucas 24: a construção do sentidoOliveira, Fábio de (2021-02-02)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma leitura literária no evangelho de Lucas 24. Entre os objetivos específicos estão: analisar o trabalho do narrador a partir de pressupostos da crítica narrativa, ou seja, dando primazia ao texto em sua forma final; compreender como o narrador articula os elementos literários: cenário, tempo, personagens e enredo; descrever como a articulação de estratégias narrativas funciona na construção e comunicação dos sentidos. O foco da leitura desse trabalho é, em primeiro lugar, identificar o tipo de narrador escolhido por Lucas, com base na teoria de Norman Friedman (2002) sobre o ponto de vista; em segundo lugar, analisar a forma de construção do enredo, sob duas perspectivas: a retórico-afetiva segundo Karl Allen Kuhn (2017) e a estruturada por conflitos conforme Aristóteles (1987). Colaborando com a análise literária do corpus bíblico, são aplicados os conceitos de prosa ficcional, escala de conhecimento do personagem e narrador de Robert Alter (2007). No primeiro capítulo do trabalho é apresentado um breve panorama da história da pesquisa literária no evangelho de Lucas. No segundo é proposto um enredo para o livro, considerando-o como uma história autônoma. No terceiro, investiga-se como o narrador lucano trabalha na construção do texto e como a organização dos elementos narrativos comunica sua mensagem. O último capítulo traz uma análise do enredo de Lucas 24, organizando-o segundo os conflitos e as resoluções, destacando como o protagonista Jesus Cristo foi caracterizado e qual sua função para a construção dos sentidos desejados pelo narrador no relato da ressurreição. - DissertaçãoO narrador no livro das crônicas: estratégias narrativas para o estabelecimento de um novo discurso religiosoToniolo, Ricardo (2017-10-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present research aims to identify how the narrator of the book of Chronicles behaves in relation to the narrators of the books taken as sources, Samuel and Reis, since many of the same events are present in it. Comparing the source texts with that of Chronicles, it was possible to identify omissions and insertions. Parallel narratives and how the narrator of Chronicles established a new discourse from the same stories were specifically analyzed. The main strategies encountered were the insertion of reports, lists and data and, mainly, explanations and evaluations both in the Chronicles narrator's own voice and in direct speeches of key characters in greater numbers than occurs in the books of Samuel and Kings. It was concluded that the narrator of the new work behaves in a more intrusive way, interpreting and leading the reader as he delimits his way of interpreting the narratives. Acting in this way, the narrator could lead the reader to accept the priesthood and the Levitical ministry as fundamental for the construction of an identity of the Jewish people in the postexilic period. - DissertaçãoPoemas de viagem: a Itália revisitada por Cecília MeirelesMigliari, Irina Deffente (2020-08-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os Poemas italianos de Cecília Meireles, escritos entre 1953 e 1956 durante a visita da poeta à Itália e posteriormente no seu retorno ao Rio de Janeiro, compõem um conjunto de poemas de viagem em que as feições cecílianas são bastante marcantes; o equilíbrio entre a realidade e o sonho, a vida e a morte, o instante e o eterno, a luz e a sombra. A viagem, definida como a “arte de admirar” ou como “uma outra forma de meditar” pela própria poeta, pode ser desvenciliada por meio da leitura de seus Poemas italianos. Tratamos, neste trabalho, da construção desses poemas a partir dessa concepção de viagem em que a presença do efêmero e do sagrado são importantes conceitos para entendimento e análise dos poemas. Em especial, fazemos, aqui, uma leitura mais apronfundada sobre os poemas em que têm a cidade de Pompeia como cenário, a fim de apontar o entendimento sobre o efêmero na obra de Cecília Meireles. A leitura dos Poemas italianos revela a rica experência humana da poeta e suas relações com pessoas e diferentes culturas, realizada por meio das vozes, do silêncio e da solidão dos mortos, ora vivos a a partir das memórias construídas na poesia, fazendo com que Cecília se tornasse, conforme mencionado por Damasceno (1976, p. 10, grifo nosso) no prefácio de Ilusões do mundo, um ser um humano “brotado de uma aceitação maior do mundo e seus desconcertos [...]”. - DissertaçãoA relação entre a serpente e satã em Paradise LostFernandes, Marcos Aurélio Zamith (2016-04-18)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This work aims at analyzing the character of Satan in the epic work Paradise Lost by the Puritan writer John Milton (1608-1674). More specifically, it aims at offering an answer to the question: in what manner do the traits of the serpent reflect Satan? In order to do that, the analysis was divided into parts. In the first chapter, it was presented the context of the literary production and reception of the work Paradise Lost in order to show features of this corpus and to relate them to other literary works and with its historical moment. In the second chapter, concepts of the narrative theory of Mieke Bal (1997) were applied to the protagonist so that the analysis of Satan in itself and in relation to other elements of the narrative was theoretically based. Finally, in the third chapter, based on a list of features provided by Charlesworth (2010) about the animal serpent (author's expertise), these features were related to the Milton's serpent so that one comprehends traits of the character of the serpent that together relate to Satan. This analysis is justified because many works were found about the Satan of Paradise Lost, nevertheless none whose theme was delimited in that manner. Once a narrative theory and texts from the literary criticism on Milton and of his epic poem pertinent to the current theme were chosen, it is expected that this dissertation allows the reader of Paradise Lost to acquire a more accurate view on the function of the character of Satan in the plot, particularly in the form of the tempting serpent assumed by Satan. - DissertaçãoSimonton como leitor da Bíblia: uma análise dos seus sermõesAlmeida, João Batista dos Santos (2013-08-20)
Letras
The goal of this work is to study the modes of reading of the founder missionary of the Presbyterian Church of Brazil, Ashbel Green Simonton, taking his published sermons as the main object of study. This work analyzes his life in two basic periods, in the United States of America and in Brazil, whither he came as a missionary. It proposes to analyze his sermons, by using a combination of theories of some authors, among whom are Aristotle, with his Rhetoric, Roger Chartier and his approaching to the reading materiality, and Paul Ricoeur, with his theories of metaphor and of triple mímesis, together with others thinkers. It presents a brief account of the difficulty of analyzing a sermon as a literary-discursive genre, and it concludes to be possible, at least to the purpose of this work, to analyze sermonic genre through the theoretical tools used here. - DissertaçãoThe screwtape letters de C. S. Lewis no Brasil (1964-2014)Rocha, Esdras Alexandre Silva da (2018-02-02)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente pesquisa tem por objetivo identificar como o livro The Screwtape Letters (1942) do escritor britânico Clive Staples Lewis (1898 – 1963) foi recebida no Brasil à luz da História da Leitura, mormente os trabalhos do pesquisador francês Roger Chartier, numa perspectiva diacrônica. Outras questões corolárias, subjacentes a essa, tais como a análise literária da obra, a materialidade do texto por meio da presença de paratextos editoriais, perfazendo o perfil do público leitor alvo dos editores, as quatro traduções nacionais que circularam no país no período de 1964 a 2014, suas leituras, seus leitores e os ecos que a obra suscitou compõem o arcabouço deste trabalho. As principais estratégias encontradas foram a pesquisa bibliográfica, contato com as editoras e acesso ao site de relacionamento entre leitores denominado Skoob. Concluiu-se que há interesse na leitura do texto entre os brasileiros, no entanto, o mercado editorial precisa expô-lo de maneira mais audaciosa, com estratégias mais eficazes aumentando sua tiragem e atuando de forma eficiente nas novas plataformas de leitura, a fim de garantir sua inserção entre os mais jovens.