Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Atik, Maria Luiza Guarnieri"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA autoficção em o Diário da queda, de Michel LaubDias, Cláudia Aparecida Dans (2017-03-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho trata do romance Diário da queda (2011), de Michel Laub, cuja narrativa centra-se na família judaica do narrador-personagem. Recordando memórias e lembranças, o protagonista também apela à escrita de um diário, como fizeram o avô e o pai, com o intuito de compreender e de conhecer a si mesmo. Gênero subjetivo e íntimo, o diário relaciona-se com a autobiografia, uma vez que é o próprio autor quem narra e registra a sua vida. Porém, quando a verdade se mistura à ficção e aos dados pessoais do escritor, esse registro movimenta-se para uma nova estancia: a da autoficção. Envolto em polêmicas e contradições teóricas, esse neologismo indica que a fronteira entre ficção e verdade desapareceu, o que cria um texto ambíguo para o leitor. A fim de contribuir com as discussões sobre a autoficção, apresentaremos, em um primeiro momento, as principais teorizações e discussões tanto a respeito da autoficção, como da autobiografia e do diário. Num segundo momento, abordaremos o cenário literário nacional brasileiro com foco na obra de Michel Laub, para, a seguir, examinar como a autoficção se materializa em o Diário da queda e qual é a relação com o uso do diário como procedimento de escrita. Será analisado também em que medida a presença de diferentes diários, incluindo o É isto um homem?, de Primo Levi, contribui para que o romance em estudo afasta-se do relato histórico e se aproxima da ficção. - DissertaçãoBreve espaço entre cor e sombra: literatura e artes plásticasAlbuquerque, Mariana Ferraz de (2010-08-11)
Letras
O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Breve espaço entre cor e sombra, de Cristovão Tezza, seguindo os preceitos da literatura comparada. A obra transita entre a literatura e as artes plásticas, tornando-se, portanto, imprescindível conceituar o que é arte, entender os caminhos que ela vem percorrendo desde os primórdios e destacar algumas marcas presentes nas obras de artistas da modernidade. Uma vez que o fio condutor do romance gira em torno de uma falsa cabeça esculpida pelo italiano Amedeo Modigliani, por meio dos pressupostos teóricos de Walter Benjamin, entender-se-ão questões como a reprodutibilidade técnica e a reprodutibilidade manual. Sabido que os conceitos de arte perpassam todo o romance, o presente estudo tem, como fontes de referência, as obras de Mario Praz, Paulo Menezes, Jorge Coli, Alfredo Bosi e Aguinaldo Gonçalves. Analisar-se-ão não somente os conceitos de arte, mas, também, as descrições das telas que correspondem aos "quadros narrativos" presentes no romance, quadros estes que transformam as palavras em imagens. - DissertaçãoA carnavalização da morte nas intermitências da morte, de José Saramago, e em noiva cadáver, de Tim Burton: um estudo dialógicoOliveira, Júlia de Carvalho Almeida (2012-08-29)
Letras
Este trabajo tiene como objetivo presentar, a la luz de la concepción bakhtiniana del lenguaje, el diálogo intersemiótico entre la novela del portugués José Saramago, As Intermitencias da morte (2005), y la animación producida por Tim Burton, A Noiva cadáver (2005). En él se examinarán, por medio de los estudios comparativos, La muerte carnavalizada en ambos textos con el fin de identificar cómo se produce El proceso de carnavalización. Así, el estudio no se detiene en la similitud temática de las obras, sino también en la postura ideológica de sus autores y la visión del mundo que se puede ver en los relatos de ficción. El trabajo propone un ejercicio analítico entre los sistemas de signos diferentes, en que será posible conocer lãs particularidades de cada texto artístico y sus modos de producción. Para ello, se utilizará como referencial bibliográfico, así como el principio dialógico bakhtiniano, los estudios, sobre todo, de Mikhail Bakhtin, sobre los conceptos de carnavalización y grotesco. - DissertaçãoA construção do duplo em Rodrigo Terra Cambará e Floriano Terra Cambará nas obras O retrato e O arquipélago de O tempo e o vento, de Erico VerissimoNovroth, Ana Lúcia Macedo (2016-02-25)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente dissertação é um estudo crítico de base interpretativa que tem como proposta analisar como se dá a duplicidade – entendido o termo como consciência que se multiplica– entre as personagens Rodrigo Terra Cambará e seu filho, Floriano Terra Cambará, especificamente nos volumes de O retrato e O arquipélago, que compõem a trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Partimos do pressuposto que o escritor se preocupou em dar densidade ao protagonista fato que o distingue de uma personagem que funciona apenas como força motriz da ação. Podemos afirmar que o escritor gaúcho, por meio de sua proficiência literária, realizou a difícil tarefa de representar a crise identitária vivenciada pelo homem moderno, segundo a qual o ser duplicado é signo de um eu fragmentado. Dentre os estudiosos mais representativos que embasaram estes objetivos, foram de fundamental importância as elaborações de Mikhail M. Bakhtin e Volochinov que versam sobre dialogismo, ideologia, discurso individual e coletivo, passando pela questão da identidade. Como suporte teórico para exame do duplo, utilizamos autores que transitam pela filosofia como Clément Rosset, pela psicologia e psicanálise como Otto Rank, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, C.F.Keppler. Embora os teóricos adotem juízos distintos no reexame do duplo, a abordagem foi possível uma vez que a maioria admite certa correspondência quanto à questão da alteridade. Constatamos que as obras em questão se expandem a múltiplas análises e, com isso, pudemos atualizar a literatura de Erico Veríssimo e ressignificar o mito do duplo adequando-o ao contexto histórico, embora sem alterar, em sua essência, o símbolo da busca da identidade. - DissertaçãoA construção do romance policial em O caso da estranha fotografia, Berenice Detetive e Droga de Americana!Jesus, Adriana Pereira de (2009-02-11)
Letras
O objetivo do presente trabalho é estudar o romance policial, um gênero literário que instiga a curiosidade do público jovem e adulto desde a primeira até a última página de um livro. Desenvolvemos um estudo desse gênero em obras voltadas para o público infanto-juvenil que se identifica com as histórias, personagens e aventuras. Analisamos a construção da narrativa policial no universo infantil dos romances O caso da estranha fotografia (1977), de Stella Carr; Berenice detetive (1987), de João Carlos Marinho; e Droga de Americana! (1999), Pedro Bandeira. As obras desses autores foram construídas com crianças e adolescentes no papel de investigadores. Na análise, enfatizamos a caracterização dos integrantes dos diferentes grupos de jovens e crianças e suas atuações como detetives. Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, destacamos o romance policial em geral e sua evolução. O segundo capítulo discute a literatura infantil com foco nos autores das três obras mencionadas. Nos dois últimos capítulos, analisamos as três obras e a estrutura do romance policial infanto-juvenil. - DissertaçãoDafne: uma metamorfose sob diversos olharesRosa, Dafne Di Sevo (2012-02-09)
Letras
El mito de Dafne se reanudó, las artes y la literatura, en numerosas ocasiones desde la antigüedad clásica, pero la mayoría de las obras responsables de la consagración del mito se concentra en el siglo XVII y hace referencia directa a la obra Metamorfosis de Públio Ovidio. Se presenta en este trabajo, el mito en un estudio de Interarte, destacando los aspectos que contribuyeron a la fábula de Dafne fuera inmortalizada en la historia del arte y de la literatura. Para analizar el mayor número posible de interpretaciones del mito, fueron elegidos como el cuerpo de trabajo cinco obras, de las cuales cuatro son de la misma época: el Barroco. - DissertaçãoUm diálogo cultural: Tarsila do AmaralSantos, Sônia Duarte dos (2012-02-28)
Letras
Tarsila do Amaral a été, à un âge précoce, éduquée dans un environnement dans lequel la culture française faisait partie des habitudes et des coutumes de la famille, même en vivant dans une ferme de café dans l'État de São Paulo. En tant qu'adulte, elle a renforcé son éducation intellectuelle et artistique dans les terres françaises, précisément à la capitale, Paris, au point haut de l'avant-garde, ayant en tant que mentors, en particulier, les artistes cubistes. Cette recherche vise à observer le dialogue culturel entre le Brésil et la France à travers mouvements artistiques et littéraires qui a eu lieu dans ces deux pays dans les années 20: avant-garde européenne et brésilienne, ou mieux, examiner le dialogue organisé par Tarsila do Amaral entre contexte français et brésilien, dans sa carrière en tant que chroniqueur, ainsi que les relations qui sont établies entre le soi et l'autre dans les processus discursifs mis en place historiquement par des sujets différents. À cette fin, pour composer le corpus ont été choisies onze chroniques que Tarsila do Amaral a publiées dans le journalDiário de S.Paulo, entre les années 1936 à 1956, et rééditées dans l'anthologie organisée par Laura Taddei Brandini en 2008. - DissertaçãoDo livro à minissérie: diálogos entre a obra literária Vozes de Tchernóbil e a série televisiva ChernobylBrito, Isabel Santos (2021-02-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The relationship between literature and cinema, although highly studied, is enriched each year, as written works are transposed to audiovisual language, from films to series in online streaming services. Thus, there is always a new point to be observed and analyzed. A recent example of this kind of mediatic transposition was the adaptation of the book Voices from Chernobyl: the oral history of a nuclear disaster, originally published by Svetlana Aleksiévitch in 1996, to the HBO miniseries of five episodes Chernobyl, in 2019. The 2015 Nobel winner book brought to the television series the base for several characters who lived the Chernobyl nuclear accident closely. However different, both works came from the same point: the real events of 1986. After knowing what happened, the goal of this study is to analyze each work individually, to comprehend its elements and behavior to, then, compare them in order to understand how one starting point could create such different works. The analysis will approach the similarities and differences between them, and how the process of transposition from the accident occurred with each creation. Contributing to the study of the relationship between written and television works, this dissertation will be made through qualitative analysis, based on literature theory and cinema theory, converging into the comparison. - DissertaçãoOs doze trabalhos de Hércules: a estilização do mito na obra LobatianaOliveira, Diva de (2006-09-04)
Letras
The aim of this work is a dialogism approach between the basis-text, Héracles de Eurípedes, As metamorfoses de Ovídio and Os Doze de Trabalhos de Hércules by Monteiro Lobato. Firstly, it will be researched how Hercules, the Greek mith was stylised by Monteiro Lobato, throughout the gathering of signs inserted in the dialogical variety text pointing to the likeness and the difference concerning to the basis-texts. It will prosecuted, hence, the meeting between the theory about Mikhail Bakhtin s dialogism and the development about Julia Kristeva s theory related to the Bakhtin s proposals - The intertextuality. It will be still intended to demonstrate how the Taubaté s writer contributed to the formation of the Brazilian childish literature and the improvements idealized by him in several performance fields. - DissertaçãoGriffin & Sabine trilogy: o gênero epistolar sob o olhar de Nick BantockGomes, Luciana Teixeira (2008-08-21)
Letras
O presente trabalho discute em que medida a obra Griffin & Sabine Trilogy contempla o gênero e o romance epistolar tradicional. Para isso, aborda alguns conceitos e características do gênero e da narrativa epistolar incorporados na trilogia de Nick Bantock. Destaca os recursos utilizados pelo autor para conceber um romance epistolar instigante e inovador que mantêm em tensão dois diferentes discursos: literatura e artes plásticas. Portanto, torna-se, imprescindível não somente a análise das relações dos conteúdos textuais e pictóricos dos postais e cartas da trilogia (delimitada no 2º volume da trilogia, intitulado Sabine´s Notebook: In Which The Extraordinary Correspondence of Griffin & Sabine Continues), mas também o estudo do duplo como uma possibilidade de leitura da trilogia. - DissertaçãoO Invasor: do roteiro ao romanceBezerra, Silvia de Paula (2009-02-13)
Letras
Neste trabalho abordamos o romance e o filme policial O Invasor, destacando uma parceria de sucesso entre o romancista Marçal Aquino e o cineasta e diretor Beto Brant. O caminho entre romance, roteiro e filme foi transcorrido de forma diferente do habitual, pois Aquino finalizou a escrita do romance em 2002 após o lançamento do filme que ocorreu em 2001. Temos como objetivo principal do estudo em questão mostrar como as personagens Ivan, Anísio e Giba/Alaor são construídas no romance e no filme. Para tanto, o presente trabalho foi divido em três partes. Primeiramente, abordamos a questão das personagens no romance e no roteiro cinematográfico e as relações que lhe conferem verossimilhança. Depois tratamos da construção da personagem no cinema e do foco narrativo que, em um filme, é definido pela câmera e seus movimentos. Apresentamos também diversos aspectos da narrativa fílmica, identificando aqueles que possuem maior destaque para o desenvolvimento da história. Por fim, discorremos sobre as principais características do romance e do filme policial, bem como a relação entre literatura e cinema policial no Brasil. Quanto ao romance e ao filme policial noir, destacamos suas origens, influências e aspectos mais relevantes para situarmos o romance escrito por Marçal Aquino. - DissertaçãoLavoura arcaica: discursos em confrontoLustro, Adriano (2010-02-22)
Letras
Este trabalho faz uma reflexão da obra de arte e seus aspectos estéticos e sociais por meio do estudo da adaptação do livro Lavoura Arcaica para o cinema. Suas principais propostas são: estudar os mecanismos de transposição de uma linguagem para outra, pensando nas hierarquias de prestígio artístico que estas possuem, os valores simbólicos e estéticos que se revertem em valores sociais e mercadológicos e, ainda, até que ponto textos literários valorizados criticamente pela tradição podem transmitir valores a outros meios e linguagens, como o cinema e a televisão, através de suas adaptações. Discutem-se também quais os limites para se pensar em adaptações fiéis ao texto-fonte e como estas atitudes podem denotar pretensões e veleidades por parte dos adaptadores. - DissertaçãoA linguagem da sedução nos anúncios publicitários de escolas de inglêsMello, Vanessa Figueiroa de (2008-02-21)
Letras
A publicidade explora o universo dos desejos particulares de cada pessoa, manipulando, seduzindo e convencendo. O texto publicitário é uma forma de despertar o desejo na massa consumidora. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo analisar a linguagem usada no discurso publicitário de cinco diferentes escolas de idiomas selecionadas. Consideraremos, sobretudo, os recursos lingüísticos e estilísticos neles encontrados, apontando a sedução, a persuasão e a produção de sentido dos elementos estruturantes. A dissertação tratará, ainda, da Retórica, disciplina que surgiu entre os gregos, conhecida como a arte de argumentar e de levar à ação por meio da palavra. - DissertaçãoLolita de Ramsdale x Lolitas de Hollywood: uma análise do romance de Vladimir Nabokov e das adaptações fílmicas de Stanley Kubrick e Adrian LyneBatista, Fernanda Cristina Araújo (2010-08-12)
Letras
This paper aims at analyzing the relation between Vladimir Nabokov s novel Lolita (1955) and Stanley Kubrick s and Adrian Lyne s film adaptations of the novel, the former released in 1962 and the latter in 1997. We will base our study on French semiotics, also known as greimasian semiotics, to analyze the effects of meaning created by the different actantial roles played by the narrator, Humbert Humbert, in the novel and the strategies used in the filmic discourses to create the same effects in certain sequences in order to honor the original work or, on the contrary, to create different effects in order to revise it in some aspects, adapting it to their target audience, which was different from the one which had only had contact with the book because they lived in a different time and had expectations of how the movies would treat controversial subject matters that had been raised in the novel. - DissertaçãoPolicarpo e Juarez: duas trajetórias nacionalistas - de Triste Fim a Tudo BemFurniel, Fernanda (2006-02-14)
Letras
A partir do estudo das obras, Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) e Tudo bem (1978), situadas em campos sígnicos distintos: o literário e o fílmico, buscaremos estabelecer semelhanças e diferenças, um diálogo entre as personagens principais: Policarpo Quaresma e Juarez Ramos Barata que revelam ricas e conflitantes trajetórias nacionalistas. Para tanto enfocaremos Lima Barreto e sua obra literária; o Cinema como sétima arte, o movimento Cinema Novo; Arnaldo Jabor e suas obras. Ao buscar um diálogo entre os dois campos, o literário e o fílmico, analisaremos as duas narrativas e as personagens de ficção. Apoiando-nos nos estudos bakhtinianos principalmente no que diz respeito à ideologia na linguagem, à polifonia e à carnavalização. - DissertaçãoPulp fiction: diálogos com outras mídiasLima, Douglas Sáppia (2015-08-19)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984). - DissertaçãoA reatualização do mito de Peter Pan na modernidadeMelo, Karen Stephanie (2010-08-09)
Letras
O autor escocês James Matthew Barrie escreveu sobre Peter Pan pela primeira vez em uma obra intitulada The Little White Bird, em 1902. No ano de 1904, o escritor ampliou o universo de seu personagem, dessa vez, com uma peça teatral de nome Peter Pan ou O Menino que não Queria Crescer; o romance tal qual o conhecemos só seria concebido, no entanto, em 1911, quando o diretor decidiu reescrever e prolongar sua peça teatral. Era assim que surgia, então, um dos clássicos da literatura infantil mais conhecidos atualmente: Peter Pan and Wendy, obra que, hoje, faz parte da infância e da vida de muitas pessoas, tendo até mesmo criado um mito: o mito do menino que nunca cresce, da eterna e venturosa infância. Sendo assim, a obra daria margem a diversos pós-textos, ganhando inúmeras continuações e adaptações desde seu lançamento. Partindo de análises baseadas nas teorias de Dialogismo de Mikhail Bakhtin, de Intertextualidade de Julia Kristeva e de Transtextualidade de Gerard Genette, o presente trabalho visa ao estudo de três releituras e/ou adaptações do texto-fonte Peter Pan and Wendy a fim de se verificar em que medida o contexto histórico-cultural de produção dessas versões modifica, amplia ou contradiz o texto de 1911. Os textos escolhidos para a análise proposta são: Peter Pan, de Monteiro Lobato (1930); Peter Pan a animação dos Estúdios Walt Disney (1950) e Peter Pan o filme, do diretor australiano P. J. Hogan (2003). - DissertaçãoO romance "Jane Eyre" e as transposições cinematográficas de 1943 e 2011Golze , Hadassa Grignani (2019-08-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o romance Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, e as adaptações cinematográficas de Robert Stevenson e Cary Joji Fukunaga, a primeira lançada em 1943 e a segunda, em 2011. Baseando nossa análise em Robert Stam (2008) e nos estudos de Linda Hutcheon (2006) sobre adaptações de textos literários para outras mídias, o foco deste estudo é a observação dos mecanismos adaptativos usados para transpor o romance vitoriano para o cinema em dois séculos diferentes. Adaptar um texto implica fazer escolhas e mudanças, o que atribui caráter individual à história contada pelo filme. Portanto, analisaremos na narrativa elementos que caracterizam o romance de formação no percurso da protagonista Jane e as características góticas, dentro dos textos cinematográficos, considerando os diferentes contextos e significados atribuídos por cada produção ao elaborar suas tramas.