Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Escola de Engenharia Mackenzie (EE) por Orientador "Akamine, Cristiano"
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise do padrão MMT para transporte de serviços de TV digitalDiniz, Celso da Silva (2019-08-08)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
A digital TV system uses standardized methods for compression, multiplexing and transmission of audiovisual signals and content data. Speci cally in the multiplexing stage, the most widespread systems are currently based on the international standard of the MPEG group (Moving Picture Experts Group) { ISO/IEC 13818-1 (2015). With the increasing volume of video streaming on the Internet, whether through on-demand or real-time services, the need arose for the development of transport mechanisms / protocols with greater exibility and control of the quality of the transmitted service. To meet this new segment and also ensure the evolution of television services, a new ISO (International Organization for Standardization) standard has been developed. This dissertation presents the main characteristics and functionalities of the new international standard MMT (MPEG Media Transport), developed by ISO, for the transportation and hybrid delivery of multimedia tra c of digital TV services in broadcast and broadband networks. The architecture of the MMT is presented, as well as its respective data structures, protocol formatting and control messages. It is also proposed the implementation of a protocol analyzer speci c to MMTP (MPEG Media Transport Protocol ), standardized by ISO/IEC 23008-1 (2017) and potential substitute of the MPEG-2 Transport Stream protocol (MPEG-2 Transport Stream), in operation in the current television networks - DissertaçãoAntena indoor de dupla polarização para recepção de TV digitalSantos, Guilherme Boscolo dos (2018-01-30)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Com o estabelecimento da tecnologia da televisão digital, melhorias surgiram comparadas com à analógica, como levar aos usuários uma melhor qualidade de imagem e vídeo. Essa transição do sistema analógico/digital já é uma realidade no Brasil, de modo que órgãos ligados ao governo brasileiro já estão realizando o processo de desligamento do sinal analógico. Esse desligamento que tem por objetivo liberar o espectro eletromagnético na faixa de UHF para permitir a expansão da banda larga móvel. Devido a esta operação em faixas adjacentes, existe a possibilidade do sinal LTE interferir na TV digital. Estudos apresentados por pesquisadores relatam que antenas projetadas com características de “inteligentes” podem reduzir interferências vindas de sinais indesejáveis. Quando projetadas com dupla polarização, tais antenas ainda possibilitam que o enlace sem fio se torne mais robusto frente às diferenças de polarização existentes entre o transmissor e o receptor dos sistemas de comunicações atuais. Esta pesquisa apresenta uma nova proposta de antena com dupla polarização, cuja faixa de operação é destinada a faixa de radiofrequência da televisão digital após o desligamento do sinal analógico, de forma a ser utilizada no atual sistema de televisão como em sua próxima geração. A antena proposta foi projetada com simulador de campo eletromagnético de onda completa. Um protótipo foi simulado e construído e os resultados experimentais demonstraram que a antena proposta pode cobrir uma banda de 384 MHz na faixa do UHF e 40 MHz na de VHF alto além de servir como filtro para a faixa do LTE. Testes foram realizados utilizando rádio definidos por software e mostraram sua qualidade de recepção. - TCCAplicações ópticas: infravermelho próximo para medição de glicosePais, Felipe Costa; Marquezino, Gabriel Araujo (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Classificada com uma das doenças que mais causam óbitos ao ano, o diabetes é uma doença crônica que afeta uma grande quantidade de pessoas, que atualmente recorrem a métodos invasivos (glicosímetros) para que possam medir os níveis de glicose diariamente para medicação adequada. A utilização de novas técnicas para medição dos níveis de glicose para que o paciente não tenha mais que recorrer aos métodos tradicionais que são inconvenientes e onerosos. Dentre essas novas técnicas o sistema infravermelho próximo baseia-se em uma técnica capaz de medir em determinadas faixas de frequências a concentração de determinados componentes químicos, assim como um oxímetro de pulso. Pensando em acessibilidade um equipamento de baixo custo foi desenvolvido e essa técnica foi aplicada para aferição de níveis de glicose. Para testes foram utilizadas soluções de glicose de 40, 70, 120 e 200mg/dL e comparação com a Lei de Beer Lambert em soluções. A calibração foi a partir da curva de resposta em tensão apresentada e por regressão determinando a tendência do sistema de acordo com cada valor de glicose. Foi observada uma tendência de variação de níveis de glicose de 17mg/dL. - DissertaçãoArquitetura de referência ATSC 3.0 em nuvem públicaKauffmann, Boris (2024-08-28)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Entre as tecnologias adotadas para a nova geração de Televisão (TV) no Brasil está o uso do Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) como técnica de transporte de áudio e vídeo. Esta tecnologia permite a convergência das arquiteturas de sistemas broadcast com as ja estabelecidas arquiteturas broadband ou over-the-top (OTT) usados pelas plataformas de streaming. Na opera,c˜ao dessas plataformas, ja é plenamente estabelecido o uso de provedores de nuvem como a Amazon Web Services (AWS) para hospedar a infraestrutura de codificadores de vídeo, o conteúdo transcodificado a ser transmitido, além de aproveitar o alcance das Content Delivery Networks (CDNs) oferecidas por esses provedores. Integrar essas eficiências da nuvem com os fluxos de trabalho de broadcast promete uma melhoria significativa na utilização de recursos e redução de custos. O objetivo desta pesquisa centraliza-se na implementação na AWS de uma arquitetura funcional fim-a-fim, baseada no padrão Advanced Television Systems Committee (ATSC) 3.0/TV 3.0, desde a originação do canal linear (Playout), a transcodificação e posterior empacotamento para distribuição terrestre over-the-air (OTA) e plataformas OTT. Um dos aspectos mais inovadores discutidos é a viabilidade da utilização da Internet publica para o transporte do fluxo Studio-to-Transmitter Link Transport Protocol (STLTP), detalhando o desenvolvimento de uma solução de software para monitorar a integridade e a segurança na transmissão de dados para as localidades on-premises usando o protocolo Secure Reliable Transport (SRT). A discussão dos resultados inclui aspectos técnicos, como a escalabilidade e a latência, bem como questões operacionais e estratégias, como a gestão de recursos, a otimização de custos. Os resultados dos experimentos demonstraram a viabilidade de uma arquitetura virtualizada para o ATSC 3.0/TV 3.0, com a entrega do fluxo STLTP em locais on-premises, seguida pela modula,c˜ao e demodulação em Radiofrequência (RF) alcançando um Service Level Agreement (SLA) de cinco noves (99.999% de disponibilidade), indicando alta confiabilidade do sistema. Este trabalho oferece uma visão abrangente e detalhada de como a transição para a nuvem e a convergência das tecnologias de broadband e broadcast, presentes na camada de transporte do ATSC 3.0/TV 3.0, podem ser implementadas eficazmente. - DissertaçãoAvaliação da tolerância à latência na transmissão e recepção de serviços MPEG-H Audio multi-stream via Broadband e BroadcastSantos Junior, Luciano Neves dos (2024-08-16)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
A adoção do Moving Picture Experts Group - High Efficiency Coding Part 3: 3D Audio (MPEG-H Audio) como codec oficial para a TV 3.0 trouxe novas possibilidades a serem exploradas. Seus recursos inovadores trazem muitas opções para a nova geração de TV como a possibilidade de reprodução de três formas diferentes (baseada em canais, objetos e ambiência), personalização, interatividade e integração da transmissão de conteúdo via ar, também conhecido como broadcast com a transmissão de conteúdo via internet, chamada de broadband. Essas melhorias proporcionam uma maior flexibilidade e controle à emissora e uma melhor experiência auditiva para o usuário final. A partir disso, são necessários estudos de suas funcionalidades para o seu uso de maneira inteligente para aplicações especificas no mercado brasileiro. Tendo isso em vista, este projeto tem por objetivo realizar testes de tolerância à latência de serviços MPEG-H Audio com a transmissão sendo realizada via broadcast e broadband. Esse teste é possível graças à função de entrega multi-stream. Este recurso facilita a recepção e seleção de streams transmitidas, combinando os fluxos de acordo com a escolha do usuário. Os resultados mostraram uma eficiência da funcionalidade de entrega multi-stream, sendo possível receber e decodificar o conteúdo transmitido sem erros em at´e 0,8 segundos após a recepção e leitura do arquivo manifesto. - TeseAvaliação de latência e escalabilidade de vídeo por broadband e broadcast utilizando-se o sistema ATSC3.0Vaz, Rodrigo Admir (2024-04-25)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O surgimento das modernas tecnologias de comunicação e informação multimídia vem impactando e transformando a vida da sociedade atual, alterando hábitos e costumes de seus usuários. A visualização destes efeitos não tem sido diferente no universo da TV (Television - Televisão) Digital. A sua inovadora proposta de entrega de conteúdos de vídeo ao usuário através de diferentes recursos, como a Internet, promete revolucionar hábitos e costumes dos usuários. A utilização do recurso de vídeo escalável volta à cena, de acordo com a publicação das modernos padrões de codificação de vídeo e de acordo com os recentes sistemas de TV digital, como o sistema ATSC (Advanced Television System Committee - Comitê de Sistema de Televisão Avançada) 3.0. Esta tese tem por objetivo a avaliação das características de escalabilidade de vídeo do padrão de codificação MPEG (Motion Picture Experts Group - Grupo de Especialistas em Quadros de Movimento) H - Parte 2/H.265 SHVC (Scalable High Video Coding - Codificação de Alta Eficiência de Vídeo Escalável), transmitindo suas camadas de forma híbrida: a camada base por RF (Radio Frequency - Radiofrequência) e a camada de enriquecimento pela Internet para utilização no próximo padrão de sistema de TV digital terrestre brasileiro. Para tal, é feita uma revisão da literatura dos padrões de codificação de vídeo existentes e em desenvolvimento, assim como dos diferentes padrões de multiplexação de A/V (Audio and Video - Áudio e Vídeo) atuais e em desenvolvimento. O ambiente experimental reproduz a cadeia de transmissão e recepção de TV digital terrestre, através do sistema ATSC 3.0, onde são feitos os procedimentos experimentais para transmissão híbrida do conteúdo de vídeo escalável. Desta maneira é feita uma avaliação a respeito da mudança da resolução espacial na transmissão e recepção, onde alcançou-se o êxito na recepção híbrida do conteúdo de vídeo fazendo o enriquecimento do vídeo de resolução FHD (Full High Definition - Alta Definição Completa) 2K para resolução UHD (Ulta High Definition - Definição Ultra Alta) 4K. Através da recepção híbrida, avaliou-se a latência de recepção entre os conteúdos recebidos por RF e pela Internet, medindo-se um valor médio máximo menor que 1500 ms, permitindo-se recomendar um buffer temporal mínimo de 2000 ms aos receptores da nova geração de TV digital com suporte ao vídeo escalável e à recepção híbrida para enfrentar as instabilidades da rede e oferecer uma boa experiência de uso ao usuário final. - DissertaçãoComparação do sistema LTE operando na faixa de 2,5 GHZ e 700 MHZIzario, Bruno Rodrigues Ferraz (2015-08-28)
Engenharia Elétrica
O sistema Long Term Evolution (LTE) pertence ao sistema da 4ª geração de telefonia (4G). Ele é padronizado pelo 3GPP e utiliza diversas tecnologias para melhorar o desempenho de transmissão de dados. O mesmo permite uma flexibilidade para dispositivos móveis, possibilitando uma alta taxa de dados na faixa de 50 Mbps a 100 Mbps, além de admitir acesso a diversos serviços multimídias. O estudo apresenta resultados de implantação de uma rede LTE na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, utilizando a faixa de 700 MHz comparando-a com a faixa de 2,5 GHz. Através do cálculo de link budget para o sistema LTE, é possível destacar informações como throughput e raio da célula de cobertura, além de outras informações. O software radio mobile foi utilizado para fins de comprovação de resultados. - TeseDeep learning contributions for the next generation of wireless systems = Contribuições de aprendizado profundo para as próximas gerações de sistemas de comunicação sem fioBarragam, Vinicius Piro (2024-02-16)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Os avanços tradicionais na camada física dos sistemas de comunicação têm sido impulsionados, normalmente, considerando cada etapa do processamento do sinal como um bloco isolado de processamento, cada um otimizado separadamente usando métodos matemáticos em uma abordagem descentralizada. No entanto, essa estratégia está sendo desafiada pelas crescentes demandas por conectividade sem fio e pela diversidade crescente de dispositivos e aplicações. Em contraste, sistemas baseados em Aprendizado Profundo (DL, do inglês Deep Learning) têm a capacidade de gerenciar tarefas complexas para as quais modelos bem definidos podem não existir. Esses sistemas, aprendendo diretamente dos dados, têm o potencial de se adaptar e até mesmo aproveitar os efeitos não intencionais das condições reais de hardware e canais, em vez de tentar eliminá-los. O objetivo da pesquisa apresentada nesta tese é explorar e contrastar diferentes metodologias para maximizar a eficácia de DL para estimação de canal em sistemas que utilizam Multiplexização por Divisão em Frequências Ortogonais (OFDM, do inglês Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Nesta tese, duas abordagens distintas para a estimativa de canal em sistemas de comunicação são investigadas. A primeira emprega Redes Neurais Profundas Totalmente Conectadas (FC-DNNs, do inglês Fully-Connected Deep Neural Networks), começando com o treinamento de neurônios para reter informações de canal usando estimativas de Mínimos Quadrados (LS, do inglês Least Squares) como entradas, tendo canais reais como alvos. Este método se assemelha à arquitetura do autoencoder e mostra eficácia na redução de ruído em cenários de Ruído Branco Gaussiano Aditivo (AWGN, do inglês Additive White Gaussian Noise) e canais Rayleigh. No caso AWGN, seu comportamente corresponde ao desempenho teórico, permitindo a redução do número de pilotos e melhoria da eficiência espectral. Para o caso do canal Rayleigh, ele corresponde ao desempenho do estimador de Erro Quadrático Médio Mínimo (MMSE, do inglês Minimum Mean Square Error ). A segunda abordagem explora Redes Neurais Convolucionais (CNNs, do inglˆes Convolutional Neural Networks) tratando canais sem fio de maneira semelhante a imagens, utilizando assim as propriedades de invariância a translação de características e detecção de bordas. Este método foi treinado a partir de dados de canais seletivos com desvanecimento rápido em frequência, e 22 dB de Relação Sinal-Ruído (SNR, do inglês Signal-to-Noise Ratio) usando o modelo Vehicular A (VehA) a 50 km/h, compara CNNs, Redes Convolucionais Densas (abreviado em inglês, DenseNets) e Redes Residuais (abreviado em inglês, ResNets). As últimas redes, com suas conexões saltadas entre blocos, demonstram desempenho superior em níveis mais baixos de SNR, extraindo efetivamente informações de canais ruidosos. - DissertaçãoDemodulação M-QAM empregando técnicas de Aprendizado de MáquinaToledo, Roberto Neves (2020-08-17)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Este trabalho apresenta os desafios enfrentados na demodulação de sinais M-QAM (Quadrature Amplitude Modulation) de alta ordem, uniformes e não uniformes, com o método de LLR (Log-Likelihood Ratio), que é um dos mais utilizadas nos sistemas de comunicação modernos. São abordados os principais conceitos téoricos como modulação, demodulação, aprendizado de máquina e rádio cognitivo. Resultados comparativos são apresentados para diversos algoritmos de aprendizado de máquina, atuando como classificação e regressão, até a definição pelo modelo final que é compatível com os padrões atuais. Então, é proposto um novo modelo de demodulação do sinal M-QAM, avaliando sua resposta para diferentes ordens de modulação e valores de SNR (Signal-to-Noise Ratio), quando concatenado a um codificador de canal LDPC (Low-density Parity-Check). Os resultados experimentais demonstram um ganho de desempenho de até 1485% para 4096-QAM em comparação com o demodulador clássico LLR Max-Log-MAP, mantendo o mesmo patamar de BER (Bit Error Rate). Finalmente, esse novo esquema demodulador foi implementado no ambiente do GRC (GNU Radio Companion) para validar as simulações computacionais. - DissertaçãoDesenvolvimento da etapa BICM do sistema ATSC 3.0 na plataforma GNU radioGanzaroli, Guilherme Rossi (2019-02-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho consiste na criação da etapa de transmissão e recepção do Bit Interleaving Coding and Modulation (BICM) do sistema de TV digital Advanced Television Systems Committee 3.0 (ATSC 3.0) para ser implementado em Rádio Definido por Software, em inglês, Software Defined Radio (SDR), utilizando a ferramenta GNU Radio Companion (GRC). O estudo da etapa BICM nos permite realizar simulações para verificar o desempenho do sistema ATSC 3.0 com relação à capacidade de correção de erros, algo que ainda não está presente na plataforma GRC e tem um grande potencial para futuros estudos do sistema ATSC 3.0. Para este fim, primeiramente são estudadas as etapas da camada física do ATSC 3.0. Depois, é feita uma introdução à tecnologia SDR e à ferramenta GRC. Então, é feita a implementação das etapas do BICM na ferramenta GRC utilizando a linguagem de programação C++. - DissertaçãoDesenvolvimento da etapa BICM do sistema ATSC 3.0 na plataforma GNU RadioGanzaroli, Guilherme Rossi (2019-02-06)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
This work consists on the creation of the Bit Interleaved Coding And Modulation (BICM) stage of the Advanced Television Systems Committee 3.0 (ATSC 3.0) digital TV system in Software Defined Radio (SDR), using the GNU Radio Companion (GRC) tool. The study of the BICM stage allows performing simulations to verify the ATSC 3.0 error correction performance, something not yet implemented in GRC and has a huge potential for future work featuring the ATSC 3.0 system. To reach this objective, first the stages of the physical layer of the ATSC 3.0 system are introduced. After, the SDR technology and GRC tool are introduced. Then, the BICM stage is implemented on the GRC tool using the C++ programming language - DissertaçãoDesenvolvimento de algoritmos de sincronismo e estimação de canal no GNU radio companion para o sistema ISDB-TSapia, Thiago Montanaro (2017-02-20)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
This essay presents theoretical concepts of the Brazilian Digital TV System (SBTVD) and Software De ned Radio (SDR). The purpose of this essay is to implement timing synchronization stages and a channel estimator to enable ISDB-TB reception via RF. Thus, enabling the analysis of the constellations of the received signals. To achieve this goal, it was used SDR concepts and the C++ and Python programming languages. Through the use of the GNU Radio tool, time, frequency and OFDM frame synchronization were implemented. Besides that, a channel estimator was also implemented Computer simulations were carried out to verify the performance of the implementations. - DissertaçãoDesenvolvimento de analisador de fluxo para o padrão ROUTE-DASHSantana, Matheus Andrade (2023-08-14)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Em 2020, o Fórum Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) lançou um Call for Proposals para o novo projeto ”TV 3.0”, o qual visa o desenvolvimento da próxima geração do sistema de televisão digital brasileiro. Como resultado da fase de testes, o Fórum decidiu adotar o padrão Real-time Object delivery over Unidirectional Transport / MPEG Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (ROUTE/DASH) para a camada de transporte, com algumas adaptações e extensões. Esta dissertação apresenta o desenvolvi mento de um analisador de fluxo do padrão ROUTE/DASH, o qual é definido pela norma A/331:2022-03 e esta presente na camada de transporte dos sistemas da nova geração de TV (Advanced Television Systems Committee (ATSC) 3.0). Além disso, também foi desenvolvido um módulo para analise de fluxo do padrão Studio-to-Transmitter Link (STL), o qual encapsula o fluxo ROUTE/DASH. Os analisadores foram desenvolvidos a partir das ferramentas Open Source Wireshark e das linguagens Lua e Python. O analisador ROUTE/DASH desenvolvido é capaz de identificar todos os campos do padrão ROUTE e salvar localmente os dados carregados no payload dos pacotes, sendo possível utilizar o script complementar em Python para identificar os parâmetros do Media Presentation Description (MPD) e renomear os arquivos, para que sejam reproduzíveis posteriormente. O trabalho apresenta a arquitetura e principais características do padrão ROUTE/DASH e um breve histórico do desenvolvimento da TV e do atual projeto TV 3.0 do SBTVD. - DissertaçãoDesenvolvimento de etiqueta RFID UHF de dupla ressonânciaFranco, Rafael Soleiman (2021-02-12)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
As regulamentações locais de licenciamentos do espectro de frequências é um tema em evidência no mercado e em centros de pesquisa que fomentam e desenvolvem aplicações voltadas à identificação por rádio frequência (RFID do inglês Radio Frequency Identi cation), com isso, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma etiqueta RFID de ultra alta frequência (UHF do inglês - Ultra High Frequency) que responda à condições mínimas numa aplicação de uso real e, ao mesmo tempo, seja suportada em regiões que atribuem regulamentações diferentes em termos de uso da faixa de espectro de frequências para RFID UHF. O desenvolvimento proposto nesta pesquisa estabelece o uso de ferramentas CAD (Computer Aided Design) para o desenho dos inlays RFID, simulações pelo software MWS-CST Studio Student Edition e testes de prototipação com o uso do Voyantic tagsurance. A utilização dos conhecimentos obtidos na fundamentação teórica e dos parâmetros obtidos pela análise de etiquetas RFID comercializadas atualmente no mercado, e, sobretudo pela exploração dos resultados práticos alcançados durante todo o processo construtivo de uma etiqueta RFID, isto é, arquitetura, desenho, simulações e prototipagem contribuem de forma significativa para os avanços tecnológicos associados às aplicações reais de mercado. A expansão do mercado de identifi cação por rádio frequência é incentivada pela constante e rápida evolução tecnológica, aliada à necessidade de pulverização da tecnologia, da redução de custos de fabricação pelo ganho em escala e da globalização dos padrões de utilização. Além disso, a implementação de melhorias no cenário tecnológico mundial deve incluir processos que reduzam ociosidades, diminuam correções de trabalhos, elevem a velocidade do desenvolvimento de produtos e que ao mesmo tempo atinjam os objetivos propostos pelos usuários finais com maior e ficiência durante a fase de projeto. Esses são fatores elementares para a adoção massiva desta tecnologia. - TCCDetecção de pessoas por meio do sinal de RFGonzalez, Thiago Trindade (2021-06-21)
Escola de Engenharia (EE)
O sinal de Rádio Frequência (RF) irradiado pelos sistemas de comunicação pode ser distorcido pela difração, reflexão e Doppler. Quando um indivíduo passa por meio a um ambiente de RF é possível detectar variações no espectro eletromagnético. Com essa visão, esse trabalho explora esses fenômenos e junto com a técnica de Rádio definido por software, em inglês Software Defined Radio (SDR) é possível capturar o sinal de RF e, por meio do processamento digital de sinais, detectar essas variações. O SDR é um dispositivo receptor de sinais de RF que opera em conjunto com o software que realiza todo processamento do sinal. Esses dispositivos poupam o uso de um hardware dedicado para a aplicação, sendo um conjunto flexível e com alta disponibilidade no mercado a baixo custo. Ressalta-se que com o SDR é possível captar sinais de RF, processar o sinal e detectar indivíduos com acurácia em torno de 80% com os algoritmos propostos. - DissertaçãoDiversidade espacial na recepção em sistemas ISDB-TbOlandim, Richard John Lintulahti (2015-06-25)
Engenharia Elétrica
No Brasil, o sistema de radiodifusão para conteúdos televisivos em alta definição é o ISDB-Tb. Apesar de robusto, a transmissão de conteúdos neste sistema, como qualquer propagação em radiofrequência, pode sofrer com fatores externos atenuantes, como por exemplo a distorção por propagação em multi-percurso. Uma das técnicas utilizadas em radiocomunicação para que se minimizem os efeitos deste tipo de distorção é a diversidade espacial na recepção, que utiliza múltiplas antenas conectadas a um mesmo receptor. Os sinais, recebidos pelas diferentes antenas, são trabalhados em uma técnica conhecida como MRC ou Combinação de Máxima Razão, de modo que a relação sinal-ruído de saída seja maior do que as relações sinal-ruído individuais, permitindo a decodificação do conteúdo com sucesso, mesmo que os sinais individuais em cada antena não tenham qualidade suficiente para serem decodificados independentemente. Este estudo tem como objetivo propor um método de diversidade espacial na recepção de sinais televisivos no padrão brasileiro ISDB-Tb, ponderando entre as vantagens e desvantagens de sua utilização em regiões de borda de cobertura, onde a recepção do sistema brasileiro de TV digital ainda não é total. - DissertaçãoEstudo comparativo de desempenho entre o sistema ISDB-TB e DVB-T2Esperante, Paulo Guedes (2015-02-05)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
This research presents a comparative study between the ISDB - TB and the second generation of European standard DVB - T2 systems. As a case of study it is demonstrating the information construction technique from the multiplexer system to the signal construction stage for both systems. The ISDB -TB system presents diferent blocks and processing techniques when compared to DVB - T2. On the other hand, these structures have the same principle and can be divided into four stages named source encoding, channel coding, modulation and transmission which are valid for both systems. The diferences and similarities since BTS data entrance to ISDB - TB as well T2-MI to DVB - T2, up to base band generation are presented. The measurements were performed in laboratory and TOV (Threshold of Visibility) criterion was used to analyse both systems performances. Emulations for performance analysis occurred in a channel on the interference (sensibility) absence and in a noisy channel. The noises considered in the experiments were white noise, impulsive noise, multipath and multiple-echoes. These measurements were applied to both studies patterns. The final part of this work presents both systems performance. - DissertaçãoEstudo de métodos de modulação e codificação de canal para a próxima geração de TV terrestreLeone, Leonardo Fernando (2016-06-07)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
This work aims at studying digital modulation and channel encoding for the next generation of digital terrestrial TV. From existing studies on the efficiency of diferent channel encoders FEC (forward-error-correction) and modulation order It was possible to adapt ISDB-TB (Integrated System Digital Broadcast - Terrestrial ) using the BICM (Bit-Interleaver Coding Modulation) scheme. Computational tool Simulink made possible model, simulate and lift curves for such a system. It was reached asymptotic gain of up to 3,48 dB in comparition with ISDB-TB and a bit rate of up to 34,82 Mbps. In addition to the results generated in simulation, this paper presents an overview of the scenario planned for the television content consumption taking as its starting point the UHDTV (Ultra-High Definition Television) and the internet. This paper also discusses the transmission techniques used by major TV systems in order to exploit their advantages regarding robustness and spectral efficiency. - DissertaçãoEstudo sobre os métodos de diversidade para sistemas de TV digitalRabaça, Ricardo Seriacopi (2017-08-08)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
This project presents the history, basic information and advantages of using Software De ned Radio (SDR), diversity, layer division multiplexing (LDM) technique and the latest digital TV standards in a digital communication system. These subjects have been relevant in the scienti c community, making the project attractive in terms of the possibility of discoveries and optimizations. After that, the implementation of a digital communication system using these technologies is proposed. This implementation was performed by means of GRC simulation software and the use of C++ and Python programming languages. Therefore, it was necessary to test the steps of coding, modulation and digital transmission / reception. Finally, tests were performed with systems that use diversity, for example, Single-Input Single-Output (SISO), as well as setting Single-Input Multiple-Output (SIMO), using the settings 1x 2, 1x3 and 1x4, in order to compare possible advantages in spectrum utilization, data rate and system robustness to interference. - TeseEvolutionary engineering: development of a framework for optimizing digital communication systems components based on evolutionary computingJerji, Fadi (2023-03-29)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O presente trabalho apresenta um estudo para desenvolver uma estrutura de engenharia evolucionária EvEng para projetar e otimizar os componentes de um sistema de comunicação digital DCS com foco nas etapas da modulação codificada e entrelaçada por bit BICM usando computação evolucionária EC. O objetivo deste estudo é fornecer uma estrutura que permita a minimização dos vieses durante o processo de criação na engenharia, substituindo o fator humano por um algoritmo baseado em EC. O estudo apresenta uma nova representação dos componentes de DCS como as constelações não uniformes NUCs e a introdução da estrutura genérica repetitiva acumulante irregular G-IRA como uma nova estrutura da matriz H dos códigos de verificação de paridade de baixa densidade LDPC H que combina as características de estrutura repetitiva acumulante irregular IRA e a estrutura de tipo de múltiplas bordas MET e a introdução dos códigos acoplados à modulação MC-LDPC que têm a vantagem de uma característica embarcada de entrelaçamento de bits. Os resultados da simulação demonstraram a capacidade do proposto EvEng em otimizar o LDPC acoplado a 16-NUC com uma melhoria de desempenho de até 0,8 dB quando comparado com a 16-QAM . Além disso, a estrutura EvEng foi capaz de projetar e otimizar códigos LDPC com melhoria de desempenho de até 1,0 dB pelo canal de ruído gaussiano branco aditivo AWGN e até 2,6 dB pelo canal Rayleigh em comparação com a inicialização aleatória dos códigos quase cíclicos QC-LDPC usando o decodificador do algoritmo soma-produto SPA.