Engenharia de Produção - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Engenharia de Produção - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Cymrot, Raquel"
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- TCCAnálise de perdas no processo produtivo via seca de uma indústria cerâmicaMatos, Gabriel Capoia de; Ortigossa, Luiz Felipe; Inácio, Maria Eduarda Machado Mamede (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
O Brasil ocupa no ranking mundial as primeiras posições, tanto na produção quanto no consumo de cerâmica para revestimentos. Trincas no piso podem ter sua origem em várias etapas do processo de produção, tais como: moagem/umidificação e granulação, prensagem, secagem, aplicação do vidrado e queima. Com o objetivo de analisar o processo produtivo e identificar as causas de quebras de piso cru no processo de produção de uma indústria cerâmica, este trabalho buscou analisar a produção de via seca de pisos crus de uma indústria cerâmica no interior do estado de São Paulo. Primeiramente, mapeou-se o fluxo do processo produtivo de pisos na via seca e, depois, foram levantadas as principais causas de quebras em cada etapa do processo produtivo, apresentadas em um Diagrama de Ishikawa. Com o propósito de identificar não conformidades e oportunidades de melhorias no processo, foram utilizadas cartas de controle estatístico do tipo P de Laney, devido à superdispersão, sendo comparadas as proporções médias de quebra e sua variabilidade, para as várias linhas de produção. Além disso, foi preparado um diário de bordo para que as equipes de operadores façam acompanhamentos diários em relação a fatores que influenciam na produção, registrando todos as variáveis e, assim, facilitando a tomada de decisões em dias em que as proporções de quebras se encontram fora de controle e em períodos de diminuição destas proporções. - TCCA indústria do esporte eletrônico e sua representatividade no BrasilMachado, Lucas Lopes; Moreno, Raphael Silveira; Saroli, Vitor Albuquerque (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
O Esporte Eletrônico, também conhecido como eSports, é uma modalidade de competição de jogos, online. No Brasil, tanto seu número de entusiastas, quanto os investimentos neste mercado têm aumentado progressivamente, havendo potencial para destaque mundial. Entretanto há lacunas que impedem ou atrasam o crescimento desse mercado. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar o potencial da indústria do eSports no Brasil, tendo como objetivos específicos caracterizar o perfil de consumidor e dos jogadores e ex-jogadores de eSports no Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com um jogador, um locutor e um gestor deste ramo. Segundo os entrevistados, a falta de maiores investimentos no setor, de profissionais especializados e de uma lei específica para o esporte eletrônico no Brasil são entraves que necessitam ser superados para maior crescimento da indústria de eSports no Brasil. Ressalta-se que mesmo nas condições atuais pouco favoráveis, as audiências de torneios de eSports já se igualam ou superam a de alguns eventos esportivos tradicionais. Foram também elaborados e aplicados um questionário a entusiastas e outro questionário a jogadores e ex-jogadores de eSports. Nas amostras coletadas entusiastas, jogadores e ex-jogadores são em sua maioria homens, jovens, com ensino superior ou pós-graduação, moradores da região Sudeste, com renda domiciliar entre 2 e 10 salários-mínimos e conheceram os eSports por meio de plataformas de streaming ou por meio de amigos e familiares. Outras variáveis destes grupos foram também analisadas nesta pesquisa. - TCCPercepções e perfil relativos as variáveis de recursos humanos dos colaboradores de uma rede de comércio de produtos esportivosHashimoto, Carlos Takeshi; Silva, Nayara Nair Ferreira da; Isa, Renata Yukari; Zhu, Sandra (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
O crescimento da adesão dos brasileiros a práticas esportivas tem impulsionado o comércio de artigos deste ramo. Ações gerenciais em pró dos trabalhadores colaboram para a retenção de talentos e motivação para melhor atendimento dos clientes, gerando melhores resultados para a empresa. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as percepções e o perfil relativos às variáveis de Recursos Humanos (RH) dos trabalhadores de uma rede de comércio de produtos esportivos do estado de São Paulo que afetam seu desempenho na empresa. Foram selecionadas quatro lojas da rede para realização da pesquisa e cedidos pela empresa dados relativos à motivação e satisfação do trabalhador, ao treinamento, ao planejamento estratégico da empresa entre outros, havendo a disponibilização de indicadores referentes ao ano de 2018 da idade média dos empregadores, número de faltas justificadas, porcentagem de meta atingida por loja, números de admissões, compactação dos resultados da pesquisa de clima organizacional, sendo realizada uma análise estatística dos dados. Foi também aplicado um questionário anônimo aos trabalhadores das lojas selecionadas com a finalidade de identificar as percepções quanto aos treinamentos recebidos, ao ambiente de trabalho e aos elementos motivacionais. Concluiu-se que embora, em geral, os fatores motivacionais e a satisfação no trabalho tenham sido satisfatórios, houve variáveis com respeito ao ambiente de trabalho e fatores motivacionais cujos resultados precisam melhorar.