Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Bernal, Paulo Sérgio Milano"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCO estudo para implantação de uma Fintech de crédito para o público de baixa renda na cidade de São PauloPimentel, Gabriel Fracalanza; Silva, Leonardo Henrique da; Vendramin, Matheus Pesce; Barbanera, Stephani Papa (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
Fintech, pode ser definida como uma startup vinculada ao setor de serviços financeiros, de modo que tecnologias são incorporadas com o propósito de tornar o mercado financeiro mais eficiente. O objetivo desta pesquisa foi determinar indicadores de avaliação para comparar os resultados obtidos pelas principais fintechs que cedem crédito para jovens entre 18 e 25 anos, classes C e D, na cidade de São Paulo com o perfil teoricamente ideal, para avaliar quais estão sendo mais bem-sucedidas em seu modelo e operação. A pesquisa foi realizada de modo exploratório pela Internet e por e-mails para determinar quantas e quais são as principais fintechs no segmento estudado, com a coleta de dados sobre: operação, satisfação dos clientes, resultados, modelo do negócio, oferta realizada para os clientes e desempenho. Foi feito uma análise de benchmarking entre as principais fintechs atuantes e foram criados três indicadores: de experiência do cliente na contratação do crédito, do produto ofertado e de satisfação do cliente. Foram realizadas algumas análises quantitativas e qualitativas, de modo a se aproximar do modelo de fintech ideal. Entre as conclusões, destacam-se: a majoritária não solicitação de garantia e a experiência digital do usuário na obtenção do crédito como fundamental. - TCCVale da Morte: estudo sobre as causas e aplicações nas startups de tecnologiaMunhoz, Fernando Molina; Bressan, Gabriela; Issa, Narriman Iskandar (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
Startup é um termo que tem se popularizado no mundo do empreendedorismo. São organizações temporárias criadas para crescerem e se tornarem grandes companhias sob condições de extrema incerteza e cuja inovação é o alicerce das operações. Estas estão sujeitas ao período chamado Vale da Morte, o qual se refere à fase compreendida entre a abertura da empresa para o mercado e quando o fluxo de caixa passa a ser positivo. Muitas startups têm seus negócios descontinuados dentro dessa etapa da vida devido às grandes dificuldades enfrentadas por seus fundadores, como falta de investimentos, não absorção do produto/serviço no mercado ou desentendimento entre gestores. Não obstante, é possível desenvolver práticas que sejam capazes de mitigar os efeitos observados dentro deste período de incerteza pelo qual passam. Foi tido como embasamento de dados de startup a base da StartupBase para se configurar o cenário desse modelo de empreendimento no Brasil, destacando os principais segmentos e investimentos que devem ser feitos, dando um foco especial às fintechs, segundo maior segmento em número de startups e o primeiro em termos de impacto financeiro. Diversos autores apontaram características pessoais e técnicas necessárias ao enfrentamento das dificuldades relacionadas a startups. Sendo assim, um estudo quanto a estas, relacionando-as com os desafios enfrentados por este tipo de negócio é válido para auxiliar futuros empreendedores, principalmente no que tange a parte de investimentos externos ao capital dos fundadores.