Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Bercovici, Gilberto"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseCrédito, Estado e desenvolvimento: o direcionamento federal do crédito pela perspectiva do direito econômicoSarai, Leandro (2017-04-07)
Faculdade de Direito (FDIR)
Given the importance of credit for economic development, this thesis sought to demonstrate the state action attached to it, mainly by earmark mechanism at the federal level, in addition to emphasizing the important role of public banks as instruments aimed at achievement of objectives of public interest. This research was justified by the scarcity of studies in Law about the subject providing a systematic and panoramic view of the most common forms of earmarked credit gathered in one body. This approach had the advantage of allowing the lifting of common points among the types of earmarked credit. It was justified also by the need to seek respect for the Constitution and the laws against simplistic views that preach practically the extinction of the state action in all that harms the capitalist accumulation or detrimental to the "free market forces", and due the fear that such claims lead to worsening social inequality. Based on these assumptions, and through legislative survey, some data and legal and economic literature, the thesis demonstrated the non-neutral character of credit, the importance of their proper destination, its peculiarity to function as infrastructure of economic activity, in addition to clarifying the concept of credit earmarking. It brought even a brief retrospect of the law evolution on the financial system and notes on the federal banks to demonstrate that their reason for being is not the pursuit of profit. Then it outlined the main features and critical of each type of earmarked credit: BNDES, real estate, rural and microfinance. At the end, without ignoring the critical and negative aspects of state action on credit, introduced the debate on such operations, but emphasizes that these disadvantages do not justify its extinction, but its improvement. To this end, it highlights the role of Law as an important institution to lead society to democratically elected objectives. - TeseDireito econômico, planejamento e orçamento públicoBeltrão, Demetrius Amaral (2015-08-28)
Direito
O objetivo desta tese é analisar o planejamento e, mais especificamente, o papel do planejamento econômico-social (art. 174, caput e § 1º, CF) para a implementação das políticas públicas, consistentes na efetivação dos direitos fundamentais e dos objetivos traçados no art. 3º da Constituição Federal − e sua vinculação com o orçamento público. É dado especial destaque ao perfil constitucional do planejamento econômico (como a Constituição de 1988 trata o planejamento), bem como aos parâmetros e critérios que devem ser utilizados para identificar os limites juridicamente impostos ao Estado brasileiro no que concerne à normatização e regulação da economia de mercado, diante do fundamento da livre iniciativa (art. 1º, III, CF), como a própria intervenção do Estado sobre o domínio econômico por meio do planejamento, por um lado, e, de outro, a racionalização das atividades públicas e da utilização dos recursos escassos para obter melhores resultados do seu aproveitamento. Enfatiza o papel do orçamento como instrumento fundamental do processo de planejamento, cuja função básica consiste em ordenar e coordenar os meios (receitas e despesas) em relação à implementação de planos e políticas públicas com vistas à satisfação das necessidades públicas e regulação econômica e social. Analisa as leis orçamentárias previstas no art. 165 da Constituição Federal, suas características e funções e, de maneira mais aprofundada, a forma pela qual estes instrumentos devem ser integrados entre si e compatibilizados com o planejamento global - econômico e social (de acordo com o art. 165, § 4º, CF). Por fim, apresenta uma perspectiva do planejamento no Brasil, acompanhada de um estudo da crise do Estado brasileiro e da crise do planejamento (como ficou o planejamento no Brasil). - TeseFrancisco Campos, Carl Schmitt e a atuação do estado na economiaMenezes, Daniel Francisco Nagao (2013-11-27)
Direito
Tese de doutorado que compara o pensamento autoritário do brasileiro Francisco Campos e do alemão Carl Schmitt. Ambos possuem seu ápice intelectual nas décadas de 20 e 30 do século XX ajudando a construir o modelo político econômico de seus países a partir de uma matriz de pensamento antiliberal. Mesmo não tendo contato direto um com o outro, o pensamento dos dois juristas é muito próximo, defendendo um modelo de Estado centralizado com alta capacidade de intervenção na sociedade. O poder de intervenção na sociedade leva a alteração da conjuntura de forças sociais e, no campo econômico acaba por levar a uma atuação estatal que organiza e garante um modelo liberal de economia, contradizendo os fundamentos antiliberais dos autores. Tanto no Brasil como na Alemanha encontramos o setor econômico atuando segundo as antigas regras liberais, porém, com uma nova forma de intervenção estatal, criando um autoritarismo pragmático eu buscava os resultados eficientes do capitalismo sem correr o risco de suas mazelas. - TeseIdeologia e dinâmica do direitoSantos, Edvaldo Araujo dos (2018-08-17)
Faculdade de Direito (FDIR)
Ideology runs the whole path of our society, including the right. As much as traditional doctrine tends to see law as an almost separate instance of society, it is not. The right is attached ideology riding our time, the capitalist ideology that is created and it is retro created, feeding and being fed by the same bases that build our society, so it is not neutral, is not only due to social peace and it cannot be seen outside the social scope that surrounds it. The present research seeks, through historical materialist analysis, to reposition the right question and the structure that surrounds it. In order to do so, the central questions of the classical Marxist reading will be analyzed and analyzed together with the new positioning of Marxism, as well as other authors that surround it, seeking to establish a dialogue between these lines that allows the repositioning of the law and the juridical dynamic - TeseInfraestrutura de transportes como instrumento estatal de promoção do desenvolvimento econômico e socialNakamura, Andre Luiz dos Santos (2018-02-23)
Faculdade de Direito (FDIR)
Brazil has a deficit of transport infrastructure that needs to be solved by the State through public planning and investments. Private initiative, even after the adoption of neoliberal measures since the 1990s, has not invested in infrastructure because of the high interest paid on public debt securities, thus not making long-term investments. The implantation in Brazil of a mistaken economic policy of high interest and primary surpluses removed the capacity of planning and investment from the State. Neoliberal governments dismantled the Brazilian state. Without state investment and without private investment, there was the chaos of national infrastructure. There was also a marked asymmetry of information in the relations between the public sector and the private sector, the capture of the state by economic power and the emergence of a new patrimonial state. Insufficient transport infrastructure has resulted in a bottleneck that impedes Brazil's economic and social development and the consequent noncompliance with the fundamental objectives of guaranteeing national development, eradicating poverty and marginalization, as well as reducing social and regional inequalities, as provided for in art. 3 of the Federal Constitution. Investment in transport infrastructure not only promotes economic development, but above all social development, with repercussions on employment, health and education. The positive externalities resulting from the investment in an adequate transport infrastructure justify the formulation of a public policy to build, modernize and expand highways, railways, waterways, ports and pipelines as a national priority. The factors impeding the investment, planning and execution of an efficient public transport infrastructure policy were verified, and from this, the solutions were formulated. The result obtained points to the need for institutionalization of transportation infrastructure planning, changes in economic policy and obtaining resources to enable state investment. Among the solutions proposed, it is worth mentioning the creation of a fund to finance public investment in transport infrastructure, funded by the resources derived from fuel taxation. - TeseNovos tempos, velhos problemas: legislação sobre a questão social na primeira repúblicaCovolan, Fernanda Cristina (2019-02-06)
Faculdade de Direito (FDIR)
The subject of this research proposed to think historically Brazilian social law in parallel to other countries in which there was similar initial structure. Within this theme, the main interest was to compare the Bismarckian German Welfare State and the historical circumscription of the social laws created in the First Republic, and the position of the jurists. In this sense, the main theoretical references were the political scientists specialized in the theme Esping-Andersen and Maurizio Ferrera; and the historians of Law Michael Stolleis and François Ewald. In documentary analysis, it was desired to take into account the existence of structures of slow and almost imperceptible historical movement in parallel with conjunctions that exert more intense forces, in conflict. In the first chapter, studying the reference points on Welfare State mentioned above, it was possible to observe that the Bismarckian model was characterized by conservatism, control of the class struggle, emphasis on character and moral construction, recognition of rights that maintained occupational differences, as from the existing forms of assistance and changes in legal forms and concepts. Thereafter, through historiographic sources and primary sources, the economic, political and social aspects related to the Brazilian social question in the First Republic were analyzed, and it was possible to verify that that the liberalism and the laissez-faire were constituted more in dominant discourse than in a real practice beginning in 1914, when internal and external material conjuncture pressured the modes of life and the actors involved. Finally, in the analysis of the formulation and reception of this interference of the State, it was seen that interests prevailed, varying the argumentative discourses, in order to brake the legal changes on the screen. Nevertheless, the Labor Accidents and Illnesses Act was finally approved in 1919, followed by the Eloy Chaves Law in 1923, and the Holiday Act in 1926. Lawyers at that time agreed with most of the normative content, as it is possible to verify in their works, but they wanted a more extensive intervention, even with conservative aims, maintainers of the social differences, but able to solve the class conflicts, what confirms the fit of the typology adopted. In this way, it was possible to see that, before Getúlio Vargas' project for the regulation of social issues, the molds were developed in the preceding decades, with the presence of the elements that would characterize our social protection system. - TesePlanejamento, desenvolvimento regional e o papel do estado: estudo comparativo entre o estado brasileiro e o estado italianoSoldi, Rodrigo (2013-06-28)
Direito
Um fato intrigante constata-se nos Estados brasileiro e italiano, pois mesmo estando em estágios de desenvolvimento diferenciados, tendo realizado a revolução industrial, evento típico do modo de produção capitalista, em épocas distintas, enfrentaram um problema macroeconômico comum: as desigualdades regionais. A Nova Programação implantada na década de noventa na Itália promoveu profundas transformações nas políticas de desenvolvimento regional, tendo em vista o fim das intervenções extraordinárias no Mezzogiorno, bem como as alterações promovidas pelas reformas na organização político-administrativa no final dessa década e início desse século. No Brasil, a recriação das Superintendências de Desenvolvimento Regional acena para o reaparelhamento do Estado, mas permite questionar se essas estruturas estão em sintonia para tratar os complexos problemas regionais. A tese propõe realizar o estudo comparativo do planejamento de desenvolvimento nos Estados brasileiro e italiano com enfoque na superação das desigualdades regionais, respeitadas suas características de organização políticas e econômicas, para que se possa realizar uma reflexão jurídica acerca dos planos do governo federal de desenvolvimento regional na última década, e aqueles em curso atendem aos objetivos da República Federativa do Brasil traçados na Constituição de 1988. Dentro desse contexto, a questão a ser trabalhada consiste em averiguar a compatibilidade das autarquias de desenvolvimento regional no Brasil com a forma de Estado federal cooperativo, a partir de uma análise comparativa com as Regiões italianas, inseridas num Estado unitário descentralizado. As similaridades das disparidades regionais e os reflexos das estruturas administrativas existentes nesses Estados, possibilitam apontar semelhanças e diferenças nas relações institucionais capazes de compreender o papel da intervenção do Estado para a redução das desigualdades regionais. Tanto na Constituição italiana como na brasileira há, em comum, uma forma particular de Constituição social que consagra cláusulas transformadoras. Ambas as constituições preveem disposições que permitem o planejamento do desenvolvimento pelo Estado, com algumas especificidades concernentes à previsão da questão regional, sobretudo, com relação às reformas que implementaram o federalismo de execução no Estado italiano. Se por um lado ampliou-se o espaço democrático para as decisões governamentais, de outro enfraqueceu-se a capacidade de coordenação do próprio governo central ao transferir atribuições administrativas aos entes regionais e locais, tanto que existe atualmente a intenção de criar a Agência de Desenvolvimento para o Mezzogiorno. Embora haja alguns órgãos colegiados criados para promover a participação política de representantes dos entes da federação e de representantes da sociedade civil, ainda a organização é bastante incipiente à organização da Administração Pública no Brasil, quando se trata da coordenação entre as administrações públicas das diferentes esferas da federação. - TeseAs politicas de ciência, tecnologia e inovação e a agenda estratégica educacional para o desenvolvimento nacionalBarbosa, Susana Mesquita (2019-02-18)
Faculdade de Direito (FDIR)
A presente tese de doutoramento analisa como as políticas de ciência, tecnologia e inovação do Estado Brasileiro, à luz dos princípios e fundamentos constitucionais do desenvolvimento nacional, com amplo e preciso destaque constitucional, a tese buscou evidenciar os caminhos adotados nas últimas d´cedas para sua concretização e suas contradições estruturais que, por vezes, vem gerando um desacerto entre as agendas científicas e tecnológicas-produtiva do país. Compreendendo o desenvolvimento nacional como desafia e propósito do Estado Brasileiro, a tese, por fim reafirma os fundamentos pedagógicos essenciais para o estabelecimento de estratégias educacionais, necessárias para a concretização do desenvolvimento nacional