Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Orientador "Araujo, Paulo Roberto Monteiro de"
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAndarilho: Cao Guimarães e o documentário entre a factualidade e a ficcionalidadeSbragia, Piero (2016-08-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Pesquisa sobre como a relação de factualidade e a ficcionalidade convergem dentro do documentário, em especial na obra do artista plástico e cineasta Cao Guimarães, considerando não apenas os aspectos estéticos dos filmes mas toda a relação da obra acabada com o seu processo de criação artística, fundamentado na crítica genética. O processo de criação do documentarista e sua percepção da realidade ao longo do percurso, com novos olhares e modos de perceber o mundo à sua volta. O objeto principal é o documentário em longa-metragem Andarilho (2006) e a jornada de Cao Guimarães na construção de um documentário que representa a contemporaneidade. - TeseArte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneoGarcia, Sueli (2014-02-14)
Educação, Arte e História
A presente tese, intitulada Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo , teve como hipótese central a questão do ato de vestir como expressão das conexões entre arte e cultura da moda. A ideia central foi investigar a moda e sua importância na formação da subjetividade como meio de elaborar uma aparência que revele a dimensão do autoconhecimento do indivíduo. A aparência reflete o entendimento que o indivíduo tem de si, como também de sua identidade como um modo de ser. A questão simbólica e a interdisciplinaridade da moda correspondem às expectativas do indivíduo no processo da criação de uma aparência que extrapola a sua funcionalidade. A moda na esfera do sensível nos permite refletir sobre o grau de autoconhecimento do indivíduo que se expressa por meio das imagens provenientes da vestimenta no espaço público. Portanto, o autoconhecimento expresso pelo indivíduo por meio da aparência e da moda o posiciona no mundo como um modo identitário de ser, isto é, de expressar o seu self. - DissertaçãoArtefatos híbridos: uma reflexão sobre design e artesanato à luz do conceito de hibridismo culturalPaula, Tania Cristina de (2012-08-17)
Educação, Arte e História
A presente pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre artefatos que surgem da confluência do design com o artesanato à luz do conceito de hibridismo cultural. Busca compreender o convívio em artefatos contemporâneos de aspectos materiais e simbólicos da sociedade urbano-industrial e de culturas tradicionais, assim como os modos de produção artesanal. Esta investigação busca refletir sobre a adequação do conceito de hibridismo cultural e o adjetivo híbrido, provenientes dos estudos culturais, para descrever, qualificar ou caracterizar artefatos elaborados a partir do encontro do design com o artesanato. Para realizar tal reflexão, esta pesquisa se dá sob a ótica das concepções de hibridismo cultural de Peter Burke e Néstor García Canclini e busca conhecer o fenômeno no contexto da contemporaneidade. Busca também compreender os múltiplos aspectos e a abrangência das atividades design e artesanato no âmbito da cultura material, assim como, investigar o reconhecimento dos artefatos híbridos no Brasil e verificar a possibilidade de analisar os artefatos a partir dos processos de hibridização cultural. - TeseBarbárie contemporânea: a construção de novas formas de individualismoOliveira, Lamartine Gaspar de (2014-11-25)
Educação, Arte e História
The intellectual restlessness that has motivated this survey has set itself for defining the person enclosed within himself, clarifying the very beginning, developing his paths as a product and producer of the reasoning crisis and barbarity as well. The temporal cut has its beginning in the Renaissance, historical period in which the individual himself reaches a higher level of emancipation and human value (overvalued individuality) indeed. On that specific historical context, the collectiveness is relinquished, turning to individualism. The temporal cut of this thesis points specifically to the construction problem of the person enclosed within himself and his meeting with Brazilian contemporary society, involving with different social groups and their collective aims. It has been seen and approached that when someone is involved with social groups, the individualism of the person enclosed within himself is disclosed, egoistically carrying out his deeds on behalf of himself. The subject enclosed within himself began focusing on himself the totality of all things, from all to everything, enclosing himself. Therefore, this thesis holds the assumption that contemporary barbarity has its thresholds through new ways of individualism with the birth of the person enclosed inside himself. - TeseOs caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarcesResende, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de (2014-02-03)
Educação, Arte e História
This dissertation studies the fashion system development and its relationships with the art field. It analyses how the modern fashion system structure was founded by the Universal Exhibitions and the first department stores. It also shows how the fashion designers Charles Fréderic Worth e Paul Poiret built their artistic images, and states that these relationships were used to give an art status for their work. This research also verifies how the interdisciplinary practices of both Worth and Poiret established standards for the referred practices in contemporary fashion; it analyses the interdisciplinary dialogues present in fashion exhibitions located in art museums. It also considers the Arhem Mode Biennale and its connections with the fashion system and it concludes pointing out the importance of fashion exhibitions for the renewal and perpetuation of the fashion system. - TeseCinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de HollywoodTrevisan, Enrico Rosa (2021-02-03)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho tem o objetivo de estudar obras cinematográficas da indústria de entretenimento norte-americano (Hollywood), em busca de relacionar os elementos de composição formal e estrutural do cinema com teorias e conceitos psicanalíticos, visando investigar o uso de técnicas de manipulação emocional do público espectador. Para alcançar o objetivo proposto, são analisados, em ordem crescente de complexidade: (1) o meio cinematográfico, suas formas e suas abordagens de estudo; (2) a abordagem cultural de análise cinematográfica; (3) os elementos estruturantes da construção narrativa fílmica; (4) as teorias sobre estrutura narrativa e o envolvimento emocional gerado pelo "o narrar histórias (Storytelling); (5) a leitura psicanalítica do cinema e seus principais conceitos; e, por fim; (6) a literatura técnica de manipulação emocional exposta por participantes da indústria cinematográfica norte-americana. A análise de obras cinematográficas, com seus respectivos cruzamentos teóricos, permite formular o argumento de que os elementos técnicos de roteirização são ferramentas que roteiristas hollywoodianos usam, de forma intencional, para produzir o maior impacto emocional possível no espectador, acionando três processos psíquicos descritos pela psicanálise - a empatia, a identificação e a catarse - que constituem a própria sequência estruturante da narrativa do cinema: As análises apresentadas nesta tese contribuem para o campo de estudos interdisciplinares na medida em que estabelecem relações entre a recepção psíquica de produtos culturais - como o cinema - e a história social. - TeseA Comissão Nacional da Verdade: significados para a efetivação dos direitos humanos e contribuição para construção de uma educação políticaCardoso, Rogério da Silva (2016-01-29)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The purpose of this thesis has been that of showing the recent factors in Brazilian social, political and cultural scene, factors which have opened their way to the creation of The National Committee of Truth, designed to investigate violations against human rights during the Brazilian Military Regime in the period within 1964 and 1985. It has thus been a major objective to understand and emphasize the meaning and importance of the National Committee of Truth (NCT) in the aspects related to memory and truth recognition and further revision of Brazilian political history concerning the above mentioned period, being this considered a practical effectuation of both human rights and citizenship, and electing the term recognition as a hermeneutical key due to the semantic here applied to the term, in which the following aspect is reassured: it is what happens and can only happen to knowledge when it is officially approved of, when it becomes part of the public cognitive scene, being thus neither concealed nor put aside. In this research a hermeneutical-comprehensive approach has been adopted, based on the premise that history and memory are nation culture constituent elements, bringing, each of them in its own nature, the dynamic and constant challenge of casting new prospects derived from historical elements, submitting them to review especially when a politically repressive scene, where an authoritarian regime destroys civil freedom, is changed into a democratic political scene, in which civil freedom is reassured and new meanings of freedom may be found out. The pedagogical aspect Of NCT has been also analyzed, with its contribution being defended for the building of a political education, in accordance with the principles of Democratic State, so that violations of human rights won’t ever occur by means of the coordination and systematization of the power of the State. And also, aiming at the foundation of a citizenship formation for the generations ahead, a cast of contemporary educators and also the Postulate of the Human Rights Declaration have been used in this research, in order to demonstrate the convergence of educational themes to the NCT proposals for education and culture. The conclusion has been that the historical content produced by NCT, presented in its final report, fits the increasing of theoretical content for the confection of didactic material concerning education, which emphasizes both the importance of human rights and the fundamental ethic principles of a Democratic State - DissertaçãoCultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?Campos, Débora Caramaschi de (2014-06-09)
Educação, Arte e História
O presente estudo, intitulado cultura de moda: roupa e história, um meio sensível. um processo criativo, uma produção estética?, investiga uma prática educacional e possíveis assimetrias e impermanências do sujeito contemporâneo, aluno de graduação de Moda, através da produção de conhecimento em história da moda ao realizar uma atividade pedagógica denominada caderno de memórias , como um dispositivo (Foucault), experiência de abertura (Heidegger) e fruição artística. A pesquisa discute o trabalho do criador Yohji Yamamoto e sua identidade como designer de moda frente às artes plásticas. Usa do método fenomenológico-existencial, narrativas históricas, contato intersubjetivo e observação. Reflete o indivíduo criador / autor e leitor / desvelador frente aos contornos da modernidade em face da contemporaneidade. Utiliza como procedimento de análise a micro-história, dado seu caráter analítico e minucioso ao estabelecer um olhar mais amplo sobre a história cultural. E, com o intuito de interdisciplinaridade, apresenta criação e gestos inacabados de estudantes e suas singularidades, subjetividades, estórias e heranças vestimentares. - TeseDe matéria a afeto: a construção do significado da joiaPassos, Ana Cristina Barral Mariani (2018-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This thesis seeks to understand the meaning of jewellery and how it is built in contemporaneity. The aim is to understand its relevance as a cultural object today and to present some particularities leading to its meaning in the Brazilian context. It is a kaleidoscope of small fragments built from the point of view of those who are present at any given point of the jewelry’s life cycle, especially in those moments when it seems to receive a greater load of meaning. The interlocutors, divided into creators, guardians and resignifiers, point out how the transition from matter to affection happens. This study is composed from small treasures revealed through reminiscences, memories and narratives of professional and personal histories, individual and collective ones, as well as some silences which occasionally accompany the pieces of jewelry. Design, creation, choice, acquisition, use, gift, inheritance, guard, collection, care, and discard of jewelry: all these interactions charge them with meanings and are also permeated by those meanings. The gesture of having pieces of jewelry on the body is ancient, but their meanings are not evident. They were captured in an ethnographic-inspired research from the microcosm of the researcher’s jewelry studio. Interviews, the studio’s archives, and an online survey made available on social networks were instrumental to identify that jewelry, bearer of affections, can make us beautiful and desirable, unique and special, protected and powerful. In a fast and increasingly volatile world, these characteristics seem to be essential to define us as individuals. Identity, memory and affection are at stake. The conclusion is that in a world of flourishing creative economics, a cultural artifact that retains much of the old ways of making-thinking is once again appreciated. In contemporary times, jewelry becomes a form of anchorage in a reality that is more virtual than concrete, more fleeting than perennial, more isolated than gregarious. Their meanings are grouped into three broad categories: the adornment of identity, the file of memory, and the treasure of affections. This object of study required an interdisciplinary approach. The anthropologist Tim Ingold (2015) and the philosopher Gilles Lipovetsky (2016) were chosen to outline the course of the investigation. The first suggested understanding ‘things’ as a mesh of matter and processes. The second presented the tools to perceive the contemporaneity. Authors of Cultural History, Material Culture and Social Memory were also important references. Jewelry theorists – a discipline still in its early stages – Marjan Unger (2017) and Liesbeth den Besten (2011) have given the compass to navigate this universe. It is the first who offered the definition of jewelry that pervades the whole thesis: “A piece of jewelry is a discrete object that is worn by human beings as a decorative and symbolic complement to their appearance.” - DissertaçãoDesvendando Luíza Mahin: um mito libertário no cerne do feminismo negroLima, Dulcilei da Conceição (2011-08-12)
Educação, Arte e História
O presente trabalho discute o processo de mitificação que garantiu a manutenção de Luíza Mahin no imaginário afrobrasileiro. Parte-se do pressuposto de que o Feminismo Negro foi o principal responsável pelo seu desenvolvimento enquanto mito. Para tanto, foram analisadas as produções de Luiz Gama, Pedro Calmon e Arthur Ramos, entendidas aqui como norteadoras das produções das feministas negras. No período estabelecido entre 1980 e 2006 foram analisadas ações do Feminismo Negro que resultaram no fortalecimento de Luíza Mahin no imaginário afrobrasileiro como a cartilha Mulher Negra tem História, poemas das escritoras Alzira Rufino e Miriam Alves, a inauguração da Praça Luiza Mahim entre outras, por fim o romance Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves. Considerada uma das figuras de maior representatividade na memória do movimento negro, Luíza Mahin mãe do poeta, advogado e abolicionista Luiz Gama teria sido uma das líderes da maior revolta de escravos de que se tem notícia no Brasil, o Levante dos Malês, ocorrido na cidade de Salvador em 1835. No intuito de superar a violência simbólica exercida pelos estereótipos em torno da mulher negra, o Feminismo Negro procurou positivar a imagem das afrobrasileiras recorrendo à reelaboração e valorização das histórias de suas antecessoras. Consideradas heroínas, as trajetórias dessas mulheres foram também empregadas no sentido de forjar uma identidade que favorecesse a luta empreendida pelas organizações de mulheres negras. Compreende-se aqui o mito como agente na configuração de identidades individuais ou coletivas conforme a perspectiva de Ernest Cassirer em Filosofia das Formas Simbólicas, segundo a qual o mito como matriz de significação viabiliza a apreensão do mundo permitindo à consciência humana agir sobre ele. Justifica-se assim a afirmação feita pelo historiador João José Reis, em que define Luíza Mahin como um mito libertário - TeseEducar para o caos: história, cultura, arte e política em e para além de Nietzsche.Rezende, Angela Zamora Cilento de (2022-08-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Nossas indagações a respeito do tempo presente nos levaram a verticalizar nossos estudos à luz da filosofia nietzschiana com vistas a encontrarmos os subsídios teóricos que nos permitiriam encontrar as pistas necessárias de critérios para a formulação de uma verdadeira educação. Para tanto, foi necessário encontrarmos chaves-de-leitura que nos levassem a efetivar nosso problema de pesquisa já que o pensador não desenvolve um pensamento sistemático, de modo que suas ideias sofrem variações sobre os temas aos quais se debruçou ao longo de sua produção filosófica. Destarte, nosso primeiro capítulo discorre sobre as relações entre cultura e história, apresenta a dupla origem dos valores em sua gênese – a grega e a judaico-cristã, perfazendo dois perfis psicológicos respectivamente, o do Senhor e do Escravo. Discute o avanço do niilismo, posto que é tido como o motor da história no ocidente que desemboca na configuração da figura do ‘último-homem’, pleno de valores utilitaristas e de um ‘nada de vontade’. Para compreendermos melhor o que Nietzsche quis dizer, foi preciso aprofundar a questão dos instintos e sua relação com a teoria da vontade de potência e com a doutrina do eterno retorno que compôs a primeira parte do capítulo dois. A segunda parte deste capítulo se desdobra a partir da ideia de um instinto artístico da natureza (Kunsttriebe) que se estende e completa o capítulo anterior quando da análise de Nietzsche sobre os valores da cultura grega e de sua degeneração quando do fenômeno socrático-platônico, com as figuras de Sócrates e Eurípedes que matam a tragédia e instauram a razão como o único critério verdadeiro para ler e interpretar o mundo. Estes capítulos forjam em sua base os ideais de homem almejados por Nietzsche e o que se apresenta em oposição a estes ao longo da trajetória histórica da cultura ocidental. Esta trajetória histórica não pode ser desvinculada da política, entendida a partir da análise do fundo moral que dela decorre, tarefa empreendida por Nietzsche e tema do nosso terceiro capítulo. Por fim, de posse destas chaves-de-leitura e do levamento dos escritos de Nietzsche sobre educação, ousamos discutir este tema com e para além de Nietzsche: em uma proposição para a educação que se levanta em oposição ao caos dos tempos modernos. - DissertaçãoO encontro entre o feminino brasileiro e o Islam: caminhos e desencontrosBroti, Mônica Peralli (2018-01-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho propõe um estudo sobre a dinâmica da era pós-moderna, com o objetivo de analisar a relevância desse período histórico na articulação dos referenciais de ação do indivíduo e o posterior reflexo desse momento nas escolhas de vida do sujeito. Essa análise pressupõe uma discussão sobre a contemporaneidade em sua interconexão com o planejamento de vida das mulheres brasileiras, que optaram pelo convívio em comunidades tradicionais islâmicas, adotando uma identidade religiosa e uma nova reinterpretação à vida. Deste modo, a proposta de dissertação foi analisar a influência das transformações introduzidas pela pós-modernidade sobre as esferas da vida pessoal. As mulheres brasileiras muçulmanas tiveram destaque como protagonistas por reavaliarem a herança cultural ocidental e manifestarem o desejo à conversão ao Islam, com o propósito de mudar de comportamento, a mudar de religião e a mudar de vida. Sendo assim, o que fizemos, primeiramente, no decorrer dos três capítulos que compõem o trabalho, foi abordar a pós-modernidade e as suas interferências aos aspectos mais pessoais do indivíduo. A segunda preocupação ficou centrada na compreensão das concepções da religião e da fé Islâmica. E, por último, reconhecer os novos significados culturais e existências para entender o ser muçulmana. - TeseFrançois Truffaut e Arthur Schopenhauer: além do amor e da paixãoGóes, Véra Lúcia de (2021-01-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
François Truffaut was a great film critic, with many works published in Cahiers du Cinéma, a French magazine launched in the 1940s and still in operation. After his experience as a critic, he became a filmmaker, sharing ideas with Jean-Luc Godard and others, who, in the 60s and 70s, led the French movement later known as Nouvelle Vague. Truffaut is publicly recognizes as having a keen interest in romantic relationships. The basic themes of all his films were love, women and temporality. Arthur Schopenhauer, 19th century philosopher, author of Metaphysics of Love – Metaphysics of Death, who expresses the description of love between the sexes and their consequences. This thesis shows that Truffaut’s gaze went beyond love and passion, reaching an almost unhealthy obsession with the speed of time, and how his films relate to the philosopher’s theory. - DissertaçãoFrida Kahlo: roupa como linguagem (cultura, arte e identidade)Pereira, Fernanda Binotti (2016-12-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa tem como base a análise interpretativa do guarda roupa de Frida Kahlo a partir das imagens do livro El Ropero de Frida de 2007. A artista mexicana possuía uma forte identidade visual e conseguia se comunicar por meio de seu vestuário. As roupas permitem a formação de uma linguagem não verbal e quando analisamos o corpo vestido encontramos discursos pessoais. Dentro de uma sociedade a linguagem está sujeita aos valores culturais e estéticos, mas questões de interesses políticos, padrões de decoro e movimentos artísticos influenciam na escolha de cores, proporções, volumes e acessórios. A vida de Frida Kahlo foi conturbada e seu corpo foi marcado e transformado por doenças e acidentes. Como contraponto de uma história de fragilização, a artista se tornou uma mulher forte. Sua personalidade, seu engajamento político e principalmente sua carreira artística refletem o que viveu. Analisando seu guarda roupa reconhecemos três modelos de discursos que dividimos em painéis. O painel cotidiano apresenta as roupas que Frida usava em seu dia a dia. Peças casuais, adaptadas aos costumes e clima de seu país. As peças que a artista vestia com forte influência mexicana estão reunidas no painel cultural. Vestidos rodados, batas bordadas, com referências marcantes das tribos tehuanas e peças que permitem a leitura simbólica de uma forte cultura mexicana. E o painel protesto apresenta as roupas que Frida Kahlo usou com intenção de expor claramente suas intenções políticas ou insatisfações pessoais. Peças masculinas, roupas pretas e corpetes com símbolos comunistas conseguiram chocar no momento que se propôs. Comum nos três painéis está a forte personalidade de Frida, sua vontade em esconder sua deficiência física com saias e vestidos rodados, sua paixão por acessórios e cores, e sua fascinante história pessoal. - TeseFronteiras instáveis: inautenticidade intercultural na escola de Foz do IguaçuCarvalho, Francione Oliveira (2011-12-19)
Educação, Arte e História
A investigação parte da tese de que a integração cultural presente no imaginário social de Foz do Iguaçu, cidade brasileira de tríplice fronteira localizada no oeste do estado do Paraná, é mais uma construção política e ideológica do que uma expressão autêntica dos habitantes desta cidade. O recorte investigativo se dá a partir das relações sociais estabelecidas entre os habitantes de Foz do Iguaçu e os vizinhos da fronteira argentina, na cidade de Puerto Iguazú, e os moradores da cidade brasileira com os imigrantes de origem árabe. Tendo o Programa Escolas Bilíngues de Fronteira (PEBF) e a Escola Libanesa Brasileira como locais privilegiados da investigação. A partir de Charles Taylor, compreendemos a inautenticidade como ação alienada do sujeito, a falta de percepção sobre as configurações morais e elos referenciais significativos que formam a sua identidade. A percepção que os sujeitos possuem de si mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. Ao ficar alheios a esta percepção, os sujeitos acabam se movendo no espaço público de forma imprecisa e sem autenticidade. Acredita-se que a inautenticidade intercultural faz com os sujeitos de culturas diversas produzam ações ou práticas mais próximas do protocolo e da institucionalização da cultura do que do contato qualificado com o outro, criando relações instáveis e permeadas por poder e pela necessidade de reconhecimento identitário - DissertaçãoA geração sênior da sociedade contemporânea brasileira : os desafios na construção da identidade no século XXIRodrigues, Flavia Luciana dos Santos Souza (2016-12-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This study aims to identify and explore the key behavioral habits, lifestyles and construction of a new personal image of individuals 60 years or more, pictured in this dissertation, as 'senior generation'. By allowing themselves to track changes through fashion in contemporary society, in the face of rising expectations and quality of life, they see themselves as important transmitters of new meanings, using them as tools of socialization, identity and belonging. Thus, the senior is revolutionizing the concept of aging in contemporary society, rediscovering values conducive to personal fulfillment, where the senior learn to build his story. Realizing the active longevity as feasible, the prospects for the future become, through the challenge of time and aging stereotypes, use the technologies as ways of interaction and integration. Aesthetic procedures become increasingly more allied in the search for disguise timelines, and effect, soften the perception of aging, holding a significant role in consumer products and services. The senior generation is active and protagonist of the story itself as it aims for changes in appearance, demands for products that bring beauty, well-being and elegance, however, they think the market is incompatible with their expectations. This research is based on survey of bibliographic information. The methodology involves a qualitative analysis and concepts, addressing the design of fashion and personal image of a generation of bold and creative people looking for recognition in the society in which they live. - DissertaçãoAs imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua PortuguesaCarvalho, Francione Oliveira (2008-01-22)
Educação, Arte e História
A partir da discussão multiculturalista do filósofo Charles Taylor sobre a questão da identidade, essa pesquisa investiga como as ações humanas e os posicionamentos morais dos professores interferem na abordagem que fazem do negro no cotidiano escolar. Concentra-se na análise das imagens e dos temas afro-brasileiros utilizados pelos professores de História, Arte e Língua Portuguesa da cidade de São Paulo e região metropolitana. Procura esclarecer como as questões multiculturais interferiram no Direito, através das políticas de ações afirmativas e problematiza o conceito de cultura e o espaço que ela tem na escola e na formação dos professores. Aborda as representações dos negros nos livros didáticos e de como a sua identidade foi construída no Brasil através da arte, da imprensa e do debate político. A investigação constata que a capacidade dos professores de se pensar como indivíduo é amplamente determinada por suas interações e experiências sociais. A percepção que eles possuem deles mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. É justamente essa percepção que faz com que diferentes professores façam diferentes tipos de seleção no interior da cultura e comprova que o modo pelo qual a informação é selecionada está ligada às crenças e valores que orientam suas vidas. - DissertaçãoImaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressivaSato, Adriana Kei Ohashi (2007-09-14)
Educação, Arte e História
This work intends to analyze design as the object that generates answers to the user's (gamer's) expectations based on the collective imaginarium. In turn, this imaginarium originates in a specific social-cultural context. Considering men as symbolic beings, they look for the reason of their existence by attribuing meaning to objects. Those meanings are interpreted by society, creating values, behaviors and cultural references. This work presents fundamental concepts about design and its presence in the social-cultural context, being design the language that interprets and re-signify the electronic game based on the collective imaginarium. - TeseA impossibilidade da experiência humana nas determinações sociais contemporâneasBinja, Elias Justino Bartolomeu (2014-06-06)
Educação, Arte e História
Founded on the theme The Impossibility of Human Experience in Contemporary Social Determinations , this study aims at analyzing the relationship between Multiculturalism and Ideology, focusing the issue of the concept of Recognition in Charles Taylor s theory about identity formation. While exploring the concept of ideology, our intention is to analyze and evaluate its ontological usage in interpersonal relations in the dynamics of multicultural practice. This research aims therefore to grasp and clarify the impossibility of interpersonal experiences, the latter being understood as intersubjective acquaintanceship either inside different groups of a same society or in intercultural relations among societies with different traditions. On the other hand, it is not our intention that this research be limited to a frame of skepticism regarding social and cultural life of contemporary societies. Thus, this is the reason why our study has as its final purpose the development of concepts which may lead to the building up of a valorative vocabulary that allows us to overcome this hypothetical impossibility of genuine social acquaintanceship and intimacy. Our theoretical background is related to the investigation of such possible forms of social partnership and intimacy, forms which have been created by multiculturalism and which give way to a kind of opening space that might clarify the type of speech produced in our times. We also search to provide a conceptual basis that allows us to create new modes of being intersubjective human beings. - TeseInquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von TrierLima, Fransmar Barreira Costa (2018-03-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This essay intends a study of the Danish film-maker's work, Lars von Trier, as a grounding for the "cinema-thougt" that, when incorporated by a reader who assumes the reflexion in the existence, develops significant reviews. We call this reader "inspectador", because he is the initiative of incorporating the "restlessness" of the director and of assuming movie's situations in his subjectivity. The first part of the research analyzes the cinema as philosophy form Lars von Trier ideas, where the "inspectador"'s role is defined, the methodology of indirect communication and the cinema as possibility. This part also discuss the grounding and references that founds the problematic in Lar von Trier's work and how his movies stand out as "cinema-thougt. The second part analyzes the Cinema as philosophy from the "restnessless" of the existent, that is, visits Lars von Trier's production in order to reflect questions that arise in especific moments of his movie: as the Dogma 95 (Idioterne - #2, 1998), and the movies that precinds the correct formulation of the scenario, substituited by a "plan-map", as Dogviller (2003) e Manderlay (2005).