Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Marcondes, Reynaldo Cavalheiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseCombinação de recursos e capacidades para a criação de valor para o clienteFreitas, Leninne Guimarães (2017-03-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A partir do objetivo de entender a combinação de recursos e capacidades que levam produtos e serviços à satisfação dos clientes de maneira diferenciada dos concorrentes, esta tese fundamentou-se nos pressupostos da visão baseada em recursos (VBR), por ser a teoria que explica a combinação de recursos e capacidades heterogêneos e inimitáveis que são transformados em produtos e serviços, em interface com a teoria de marketing, que é capaz de lançar luz sobre a natureza do valor para o cliente. O trabalho adotou a abordagem qualitativa exploratória-descritiva em que os dados foram coletados por meio de entrevistas padronizadas e analisados com a técnica de análise de conteúdo. O setor estudado foi o de sementes de soja e foi dividido em duas etapas. Na primeira foram entrevistados produtores de soja (clientes organizacionais), com o objetivo de caracterizar as dimensões de valor para o cliente e na segunda etapa entrevistou-se executivos de sementeiras com o intuito de identificar como recursos e capacidades são combinados para resultar em produtos e serviços valorizados pelos clientes. Concluiu-se que que a partir do valor para o cliente em termos do produto/serviço, há a formação de uma base de recursos e capacidades estratégicos e que para cada atributo do produto/serviço valorizado pelo cliente, há uma seleção e integração única dos recursos e capacidades estratégicos. Observou-se ainda que combinar recursos e capacidades requer não só a seleção e integração de recursos e capacidades estratégicos para o valor, mas a conexão desses com recursos e capacidades complementares, que foram considerados elementos-chave que os recursos e capacidades centrais devem manter para a entrega dos atributos que os clientes valorizam. Para prover diferenciação entre as combinações e competidores e garantir à empresa vantagem competitiva sustentável, há ainda a presença de recursos e capacidades complementares estratégicos (únicos) não presentes na combinação dos concorrentes. - TeseRecursos, capacidades e estratégias de negócio em ambientes dinâmicos sujeitos a alterações repentinas : um estudo de casos múltiplosBarbosa, Renato César Ottoni (2015-04-07)
Administração
Esta tese tem como objetivo entender de que maneira são tratados recursos, capacidades e estratégias de negócios, voltadas à busca de vantagem competitiva nas empresas que atuam com produtos e serviços de baixa diferenciação, em ambientes dinâmicos quando sujeitos a alterações repentinas. Como fundamentação teórica utilizou-se a visão baseada em recursos (VBR), incluídos os conceitos de vantagem competitiva, criação de valor, estratégias genéricas e capacidades dinâmicas. O mercado dinâmico escolhido foi o de emissores de cartões pré-pagos de viagem, carregados com moeda estrangeira, que sofreu impactos pelas alterações de regras do governo em 2011 e 2013. O trabalho adotou um estudo exploratório descritivo e utilizou a metodologia qualitativa. As percepções foram captadas do ponto de vista dos gestores. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, em que foram entrevistados por meio de roteiro semi-estruturado com perguntas abertas, doze executivos de quatro empresas (Banco Médio Porte, Corretora de Câmbio, Banco de Câmbio e Banco de Varejo),representando 77% do volume dos negócios do mercado de cartões pré-pagos de viagem. Os dados foram tratados e analisados com base nas técnicas da análise de conteúdo. Identificou-se que os recursos tiveram os seus atributos estratégicos modificados e que a sua relevância foi alterada, especificamente nos casos estudados. Foi possível observar uma mudança na maneira com que as empresas participantes da pesquisa trataram alguns recursos e capacidades existentes, a incorporação de novos e a necessidade de transformação de outros.Entretanto, parece que as empresas não olharam de maneira sistemática e intencional para a sua base de recursos e capacidades nos momentos de alterações repentinas em seus ambientes.Observou-se também que o posicionamento estratégico neste negócio permaneceu inalterado independente das mudanças ambientais ocorridas. Em resumo, a gestão estratégica de recursos e capacidades se torna mais complexa nos ambientes dinâmicos com alterações repentinas.