Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Brito, Eliane Pereira Zamith"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseConfiança e desempenho organizacional: um estudo sobre a relação interorganizacional na prestação de serviço de festas infantisCaselani, Denise Maria Candiotto (2009-03-05)
Administração
Based on the relational perspective reasoning this doctoral dissertation proposed a model that theorizes on the relationship between organizational and individual trust, cooperative behaviors and organizational performance in the sector of entertainment, specifically children parties businesses segment. An extensive literature review was conducted to better understand the definition of those variables and their theoretical relationship. The review also helped to identify scales used in previous research to measure the research variables. The identified scales were then back translated and adapted to be used in this research. The cooperative behavior scale was translated and tested in other studies conducted in Brazil and as the procedures used in those studies were reliable we used the scale from Hashiba (2008). The research instrument was pre-tested during the first part of the research in which deep interviews were conducted with manufacturers of equipment for entertaining children, like professionals toys used in parks and their customers. This phase of the study also helped to better understand the business segment and the relationship between the players in the business. In the next phase of the research the boundary spanner of each company in the business segment was contact and those that accepted to take part in the study was personally helped to fill the research questionnaire. Some 158 good responses were available in the end of data collection. The data was then analyzed using the statistical packages Stata and Amos. The last one allowed to test validation of the research constructs through SEM. Validation of the research constructs were reached and the basic model had a good fit. The results from both phases of the research show that organizational and individual trust are highly correlated but they are different constructs. Cooperative behaviors were explained by organizational trust and that only joint problem solve is the only cooperative behavior tested which explain organizational performance. The data also indicated that flexibility in the negotiation is negative related to performance. These findings corroborate previous researches in the field and also helped to further the knowledge on the subject. - TeseA cooperação nas relações interorganizacionais sob a perspectiva da incerteza Knightiana e da teoria de valores básicosLombardi, Marta Fabiano Sambiase (2009-08-20)
Administração
A motivação para esta tese está na crença que pode haver uma dinâmica competitiva dos mercados baseada na cooperação, ao invés da opção exclusiva de competição e rivalidade entre firmas. Esta lógica de funcionamento econômico, que tem como base a teoria dos jogos, amplia o rol das estratégias empresariais. A busca por recursos e competências necessários ao alcance de uma posição competitiva superior, amplia as fronteiras organizacionais, moldando novos formatos baseados em relações externas à empresa. As relações interorganizacionais possuem um papel importante neste contexto, se considerada a interdependência e a reciprocidade como fatores que estimulam a cooperação, definida como a realização de atividades conjuntas e ou coordenadas, com um objetivo comum; no contexto dos negócios, o objetivo comum tem fins semelhantes que passam por uma lucratividade positiva. A presença de cooperação nas relações interorganizacionais, tende a resultar em longevidade da relação, diminuição de ambigüidades sobre os resultados esperados, de mecanismos de controle e governança, conseqüentemente, menores custos de transação, estimulação de um ambiente de aprendizagem, geração de conhecimento e inovações. Cabe, então, ao gestor fazer a leitura e interpretação dos eventos e sinais do ambiente para decidir a alternativa que proporcione os melhores resultados para a empresa e para si. A escolha e decisão do gestor são tomadas no presente com seu desenrolar no futuro, o que torna inevitável certa dose de imprevisibilidade. Esta incerteza presente na função gerencial e empreendedora tem um papel importante na vida das organizações; pois as probabilidades estabelecidas pelo gestor com base no conhecimento adquirido, experiência prévia, inferência e intuição, sem bases concretas mensuráveis, é a causa do lucro. Diante deste panorama, este estudo tem por objetivo identificar, se diante de incerteza, a cooperação é estimulada em relações interorganizacionais. Pois, se o ambiente é incerto e não há clareza da causa do lucro, então, a ampliação do território empresarial contando com relações interorganizacionais cooperativas, podem ser úteis para amenizar a dúvida e ambigüidade de desempenho. Além do conhecimento técnico, experiência e habilidade gerencial, o gestor, tomador de decisão na empresa, é um indivíduo com particularidades e estruturas próprias; assim, os valores, atitudes e comportamentos do gestor também são elementos influenciadores do julgamento, escolha e decisão estratégica, munidos de incerteza, e que é a causa do lucro. Sob a ótica comportamental do gestor que se define um segundo objetivo deste trabalho, que é levantar se a estrutura de valores básicos do gestor influencia a percepção de incerteza e a cooperação nas relações interorganizacionais. A atuação dos gestores é influenciada por um lado, pelos aspectos estratégicos e ambientais; e por outro por suas concepções e maneiras de ver o mundo. A verificação empírica, de tipo descritivo quantitativo, pesquisou 222 gestores brasileiros de setores e portes de empresas variados. Foi encontrado que uma dimensão de incerteza, relativa à resposta e ação do gestor, se relaciona com cooperação; mas é na ambigüidade do desempenho e na extensão do relacionamento que a cooperação é mais estimulada. A variação de uso tecnológico e natureza inovativa das empresas influenciam a relação de incerteza e cooperação, mostrando que o tipo de incerteza percebida pode variar e que a cooperação depende de uma função utilitária percebida. A estrutura dos valores básicos do gestor não possui uma relação linear direta com a percepção de incerteza e predisposição por cooperar; esta relação depende do que está em questão no ato de seu julgamento, prevalecendo uma atuação funcional dos valores, em busca de melhores formas de viver. - TeseA dinâmica da percepção de qualidade em serviços estéticos sob uma perspectiva diádicaZimbres, Rubens de Almeida (2009-06-02)
Administração
A presente tese teve como objetivo verificar a influência da clareza do papel de clientes e provedores de serviços estéticos na percepção de qualidade dos mesmos. Partindo de uma perspectiva diádica, estudou-se como as interações durante o ciclo de serviço esclarecem os papéis dos participantes do mesmo, gerando envolvimento cognitivo e emocional, e influenciando assim a percepção de qualidade de serviço e as intenções comportamentais. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa longitudinal, onde foram desenvolvidas escalas para mensuração dos construtos estudados. Foram avaliadas as propriedades psicométricas da escala desenvolvida e os resultados sugerem que as relações propostas e a escala desenvolvida apresentam validade. Os resultados também mostram que existem discrepâncias de percepção com relação aos critérios de qualidade entre clientes e provedores e o uso de variáveis de controle permitiu aprofundar o conhecimento das idiossincrasias de clientes e provedores. Após a análise dos dados, procedeu-se à construção de uma sociedade artificial baseada no conceito de autômatos celulares. Os resultados da simulação permitiram entender melhor a dinâmica de evolução de opiniões na rede social estudada, podendo ser úteis para gestão do ciclo de serviço e desenvolvimento de estratégias de Marketing baseadas em segmentação de mercado. - TeseIntegração vertical em cadeias de suprimentos e os pressupostos da teoria dos custos de transação: um teste empíricoSilva, Adilson Aderito da (2009-03-03)
Administração
Neste trabalho um modelo teórico para testar o relacionamento entre incerteza, racionalidade limitada, especificidade dos ativos, o comportamento oportunista e o grau de integração vertical em cadeias de suprimentos foi proposto e testado. Para tal foi realizada uma revisão na literatura de Teorias das Organizações, Teoria dos Custos de Transação e Economia visando fundamentar os conceitos subjacentes nessas variáveis latentes e identificar escalas com indicadores que se apresentaram confiáveis em estudos prévios. A partir dessa revisão, elaborou-se um instrumento para a coleta de dados que ficou disponível on-line entre os meses de abril a outubro de 2008. O universo da pesquisa foi definido pelo conjunto de empresas da indústria de transformação classificadas na seção D do CNAE (2004) constantes na base da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP envolvendo a transformação física, química ou biológica de materiais, substâncias ou componentes para a obtenção de novos produtos. Nesse universo foram selecionadas e convidadas para participar da pesquisa 3000 empresas. O convite foi efetuado, num primeiro momento, a partir do envio de mensagens eletrônicas contendo os objetivos, as instruções e o link de acesso à pesquisa e, num segundo momento, o convite foi ratificado junto aos respondentes por meio de contatos telefônicos. Dada a sua natureza, a pesquisa de campo foi limitada àqueles que desempenhavam funções de Gerentes ou de Diretores em suas empresas, resultando numa amostra com 111 respondentes, que representaram 87 empresas em 14 setores de atividades econômicas. Os dados coletados foram processados com o software EQS 6.1 que permitiu operacionalizar e validar os construtos propostos por meio da Modelagem por Equações Estruturais. A utilização dessa metodologia de análise representou um avanço em relação aos estudos anteriores, pois possibilitou a inclusão de um número maior de variáveis latentes no modelo de mensuração para avaliar o grau de integração vertical em cadeias de suprimentos. Nesse sentido o estudo trouxe contribuições metodológicas importantes no campo da pesquisa empírica em Teorias das Organizações e Teoria dos Custos de Transação. A primeira foi a validação do construto de incerteza como um construto multidimensional que subsiste em incerteza de estado, de efeito e de resposta. A segunda foi operacionalização do pressupostode racionalidade limitada como um construto de segunda ordem a partir das incertezas de efeito e de resposta. A terceira contribuição está relacionada ao nível de refinamento introduzido pelo processamento dos dados com o EQS 6.1 por meio de Equações Estruturais. A partir dessa abordagem foi possível verificar que a validação do modelo proposto, foi suportada pelos dados empíricos. As significâncias estatísticas dos efeitos diretos e indiretos entre os construtos propostos confirmaram empiricamente o relacionamento entre: incerteza, racionalidade limitada; especificidade dos ativos; e, comportamento oportunista. Estes conceitos, que são apresentados como pressupostos e dimensões básicas na Teoria dos Custos de Transação, são relevantes para explicar o grau de integração vertical em cadeias de suprimentos somente se considerados conjuntamente. - TeseReputação corporativa e seus construtos formativos: implicações para a gestão e vantagem competitivaThomaz, Jose Carlos (2006-12-19)
Administração
Corporate reputation has been considered as a resource that can represent a source of value for corporations, given the resources based view perspective. How to define and how to characterize corporate reputation have deserved attention from several authors throughout the last years. It s measurement hasn t been reaching a common-sense and the attributes that have been used for measuring are not always straightforward and useful to the managerial head of corporations in the light of managing this valuable resource. The proposal of this study was to define corporate reputation and to understand how it is built and further study its relation to the performance of corporations. Through theory revision it was decided to use the concept definition based on the theoretical approach of social expectation that uses formative indicators for its measurement. This choice is based, among other reasons, on the possibility to more directly manage variables that represent the concept and hence assist with the achievement of performance derived from reputation, as it is pointed out on the theory of strategy and finance, among others. The development of the study went through a deciding phase, when a scale for construct measuring was created that would fit to the Brazilian cultural reality. Previous research from the author showed that scales developed in other countries present difficulties for the interviewed understanding. Further, these scales present indicators that are distant from the Brazilian sociocultural reality. For this, the following methods where used: systematic revision of the literature, research of qualitative data in four focal groups, field surveys involving 3 successive samples with 379 subjects, and statistics treatment of data collected by the field survey. The second step of the study counted with 1,025 answers from employees from 12 surveyed companies and counted with 1,114 answers from clients from these companies. The surveyed companies are the food companies, the automobile assembler companies, hospitals, colleges and passenger airliner. Data was statistically treated by using the software SPSS. With this software factorial and correlation analysis were performed. Data was also treated by applying structural equations modeling techniques under the method of the partial least squared (PLS), as formative indicators have been used. For this latter treatment the software SmartPLS was used. In this phase of the study an adequate structural model built on formative indicators was obtained. It is concluded that the developed scale is a feasible alternative to the currently available scale. Further, its advantage is that it is built on formative indicators of the corporate reputation. These formative indicators are useful for the managerial head, as they indicate the strategic points of their actuation for construction and maintenance of the corporate reputation. It could be concluded that corporate communication and organizational identification are critical factors for the formation of corporate reputation. It could be also concluded that corporate reputation is a resource, which the corporate performance can take advantage from.