Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis
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Navegando Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Lopes, Marcelo"
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- TCCAlém de uma opçãoClaramunt, Victoria Pacheco (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O projeto propõe uma grande reportagem sobre filhos adotivos por jovens casais. Prevê que a imagem da adoção como atitude altruísta revela a desinformação sobre o tema; e que as novas famílias formadas sendo por jovens casais é criticada por quebrar padrões sociais. Além do estudo teórico e do contexto social e cultural sobre a problemática da adoção relacionada com famílias, pretende-se elaborar uma narrativa transmidiática, através de site e redes sociais para informar sobre o processo de adoção; ressaltar a visão de especialistas em relação ao tema; além de compartilhar histórias de adoção com relação de escolha, amor e gratidão. - TCCBezzies: relatório de realização de um portal de notícias no segmento de entretenimentoOliveira, Gabriela Cunha de (2021-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal, através de um portal de notícias, desenvolver conteúdos jornalísticos sobre entretenimento. Ao longo desses anos, a mudança no jornalismo causado pela inserção dos materiais na web criou também um perfil de profissional. A velocidade e as ferramentas para a recepção da informação são inúmeras e necessitam de agilidade e domínio. Nomes como Fábia Angelica Dejavite e Franthiesco Ballerini contribuem para a análise teórica deste projeto. Além disso, os entrevistados Ella Fernandes, Joaquim Pedra e Reddy Allor relatam suas experiências e futuros projetos no meio artístico para o portal. As obras Jornalismo cultural no século 21e INFOtenimento. Informação + Entretenimento no Jornalismo foram algumas das obras essenciais para a finalização do projeto. - TCCFeminino sagrado: mulheres conscientesMelo, Gabriela Raineri de (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente relatório deu base à realização de um documentário jornalístico como alternativa ao imediatismo vivenciado no jornalismo, que, devido ao avanço da comunicação digital, trocou o que antes exigia um trabalho demorado pela velocidade da informação. Por este motivo, tanto a apuração quanto a relação entre jornalista e personagens ao elaborar uma reportagem foram comprometidos. Assim, o documentário produzido retrata as experiências e o conhecimento de sete mulheres ao criarem a consciência do Sagrado Feminino, ou seja, de que são sagradas por natureza, reconciliando-se com seus ciclos menstruais, seus instintos femininos e sua energia criativa. Logo, o objetivo primário deste trabalho era minimizar o problema do imediatismo verificado no jornalismo por meio de uma experiência prática de um documentário. O objetivo secundário era promover a consciência nas mulheres de que elas são sagradas, a compreensão de que, por muito tempo, tiveram essa consciência reprimida, e a ressignificação de seus corpos. O projeto resultou no documentário Feminino Sagrado: Mulheres Conscientes de aproximadamente 25 minutos e foi uma experiência transformadora para a autora do trabalho, tanto na sua vida pessoal, que pôde se entender mais como mulher, conhecer e cultivar práticas que a auxiliam hoje a reconectar-se com seu Sagrado Feminino, quanto na profissional, que a permitiu ter um novo olhar sobre o jornalismo: que valoriza os sujeitos e os cenários da narrativa; um jornalismo não imediatista, mas humanizado. - TCCGrande reportagem – o HIV na geração YMoraes, Pedro Guilherme Silveira (2019)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A AIDS, (Síndrome da imunodeficiência adquirida) (do inglês, Acquired Immunodeficiency Syndrome) doença causada pelo vírus do HIV, (vírus da imunodeficiência humana) permanece um grave problema de saúde com agravante social público. Nas últimas quatro décadas, a doença elevou o preconceito, causou sequelas físicas e emocionais e provocou altos índices de mortalidade ao redor do mundo. Estimativas apontam que existe mais de 36,9 milhões de pessoas portadoras no mundo segundo a Organização das Nações Unidas. No Brasil, de acordo com o Boletim Epidemiológico de 2018, mais recente do Ministério da Saúde, pessoas entre 25 e 29 anos estão entre as mais infectadas. O público jovem adulto proveniente da geração Y se destaca entre o maior número de contágios nas últimos anos no Brasil. O presente relatório é de natureza descritiva e tem por objetivo compreender o processo de humanização no jornalismo que culminou em uma grande reportagem com o foco no público jovem brasileiro diagnosticado com o vírus da Aids e as suas consequências. Por meio do estudo das técnicas e da leitura sobre a humanização jornalística e o caráter humano emocional, a realização desse projeto de TCC buscou trazer um outro lado sobre o que é ser um jovem diagnosticado com o vírus do HIV nos dias de hoje.